Como um gato adoptou a minha família e algumas dúvidas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
AmigodoOscar
Membro Veterano
Registado: sexta set 04, 2009 8:25 am

segunda set 07, 2009 2:18 pm

miggas Escreveu:É uma história lindissima!!!
Muitos Parabéns!!!
As suas dúvidas já foram esclarecidas, apenas aconselho a procurar um veterinário de confiança...
Pelo que conta aquele 1º que consultou está fora de questão...Eu adoptei uma 2ª gatinha há 1 mês e a 1ª coisa que fiz foi levá-la ao vet antes de a trazer para casa, atenderam-me na hora de almoço, fizeram tds as análises necessárias, desparatização interna e externa, mais medicação para a coriza e paguei menos...
Desejo-lhe tudo de bom com esse novo amiguinho!!!! :wink:
Muito obrigado por ter gostado.

Pois, bem que eu gostava de ter um veterinário de confiança. Se calhar vai ser a tarefa mais difícil em relação ao Óscar. O primeiro veterinário pareceu-me que nem lhe quis tocar. O segundo, para tratar a diarreia, receitou um tratamento completo que deu resultado. Como não sei de melhor, provavelmente voltarei lá em breve.

Felicidades para si e para as suas gatinhas.
AmigodoOscar
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 2:29 pm

leonildecarvalho Escreveu:Beeeeeeeeeeeeeem, deliciei-me a ler... :D
É bem verdade que os animais é que escolhem os donos e o seu caso não foi excepção, felizmente! Só prova serem boa gente :D
Agora, respondendo a algumas questões, a AZUL e dentro das citações, mediante o que me seja possível opinar:
AmigodoOscar Escreveu: (...)
… …

Se alguém me leu até aqui, entro então no motivo que me leva a escrever este post. É que ainda não sei assim tanto de gatos quanto isso. Por vezes penso que deveria ter aprendido antes de ter um gato em casa, mas se assim fosse o Óscar se calhar ainda andava à procura de comer em volta dos caixotes do lixo.
Posto isto, se alguém me puder ajudar com algumas respostas sobre as várias dúvidas que temos cá por casa, agradecemos.

a) Muitas vezes, quando lhe tentamos fazer festas, por vezes ele aperta os nossos dedos com os seus dentes. Não morde com força, mas também não larga. Se tentarmos tirar aleija um pouco. Isto é normal? Que podemos fazer?

É normal! Há gatos que brincam a mordiscar, sendo um acto ainda indicador de ser mesmo um gato jovem. Contudo, é de desencorajar esse tipo de brincadeira. Melhor colocar um peluche nas mãos de quem esteja a brincar com ele, para que ele "lute" com o boneco e não mordisque as mãos.

b) Aos miúdos, quando eles vão a passar, por vezes atira-se as pernas. Não parece por mal, parece brincadeira, mas como eles andam com pouca roupa nesta época do ano, por vezes arranha um pouco, mas, pior ainda, assusta-os. Também é normal? Que podemos fazer?
Também é normal eles bricarem "às caçadas"... mas, também é de desencorajar porque chegam mesmo a magoar.

Esse gato revela-se bastante activo e muito brincalhão o que,mais uma vez, confirma ser jovem.. :wink: :D
Comprem brinquedos próprios para gatos, usem bolinhas de papel para nessas alturas, os piquenos mandaram as bolinhas para longe para ele as caçar!

c) O Óscar agora já não nós passa tanto cartão, nem salta para o nosso colo como quando cá chegou, nem parece apreciar tanto as festas. Será porque já tivemos que ralhar com ele algumas vezes? (por saltar para cima da bancada da cozinha, para cima do aquário, para cima da pedra da lareira, ou pelos quatro bibelots que já partiu desde que cá chegou), será que os gatos são mesmo assim? Andou-nos a dar graxa nos primeiros dias?

Não foi graxa. Foi mesmo euforia por novamente ter um LAR! :wink: Esse gatinho já foi de alguém :wink: e ou perdeu-se ou foi abandonado, como milhões deles, infelizmente!
Depois, percebeu que afinal lhe impunham regras às quais ele não percebe muito bem o porquê (?!) se, afinal, é normal um gato saltar, correr e brincar "às caçadas.." Entristeceu-se com as novas regras... e precisa que continuem a mimá-lo, a tolerar algumas trepelias (afinal são como crianças, sem tirar nem pôr) e especialmente a brincarem bastante com ele

d) Por muitas vezes que lhe mudemos a água, ele gosta mesmo é de beber da sanita. Quando nos distraímos com a porta e o tampo abertos, lá vai ele. Normal? Que podemos fazer?

É manter a tampa fechada! Cuidado com a água da sanita se por acaso usam produtos desinfectantes...! O animal pode envenenar-se! E, por falar em envenenamento, atenção se tem plantas em casa. A grande maioria são venenosas para eles e acredite que, mais tarde ou mais cedo, ele irá mordiscá-las!

e) Para ir prevenido, directo ao assunto, e não correr o risco de ser enrolado (novamente?), que testes ou vacinas precisa realmente um gato, normal, jovem adulto, que agora não sai de casa?

Vacinas, as normais, como p.e. as TRICAT :wink:
Quanto a testes... existem os do FIV e FELV mas que, para lhe ser franca, como não têm outros gatos, eu nem perderia tempo nem dinheiro nisso!

Desculpem a extensão do post, agradeço desde já a ajuda que puderem dar, quer dizer, agradecemos, eu, o resto da família, e o Óscar, claro.

Ass. O amigo do Óscar

Ainda, recomendo-lhe que castre o gatinho o quanto antes porque se começar a fazer demarcação pela casa, o odor é bem forte :wink: e corre o risco das miadeiras constantes e incomodativas, bem como uma possível fuga para a rua!
Ainda, não deixe o animal na varanda se esta for aberta porque os gatos não olham a meios nem a alturas para se avantajarem a caçar um pássaro, borboleta ou o que seja, podendo a "caçada" custar-lhe a vida :( já para não falar no desgosto e trauma que fica, especialmente para as crianças! :|

Parabéns pelo feito e pelo texto :D

Boa sorte,

Leo

Muito obrigado por ter gostado e particularmente pelas ajudas, deve ter dado trabalho mas ficou tudo muito bem explicado.

Parece-me que a ideia de castração é uma unanimidade por aqui, pronto, lá terá o Óscar que perder um bocadinho da sua anatomia.

Como referi noutra resposta, a minha varanda não será das mais arriscadas, e parece-me que o Óscar reconhece o perigo, porque quando o pegamos ao colo para lhe mostrar a altura para a rua, ele não gosta de se chegar à beira da varanda, pelo que sentimos que ele reconhece o perigo. Agora a porta ainda está aberta com alguma regularidade, mas quando vier o inverno a passará a estar quase sempre fechada. E desgostos é coisa que ninguém quer.

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda.
AmigodoOscar
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 2:30 pm

cararoxa Escreveu:Boa Sorte para o Oscar e para a sua familia...:)
Muito obrigado. Felicidades para si.
AmigodoOscar
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 2:33 pm

TatiMatos Escreveu:Não vai arrepender-se concerteza, do seu feito, os gatos são magníficos e muito especais!!! :D

Agora, podia deliciar-nos com uma foto do Óscar, please!!! :?: :idea:

FOTO, FOTO, FOTO!!!! :o :o :o
Obrigado.

A foto é uma ideia. Vou tratar de tirar e depois colocar aqui.
AmigodoOscar
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 2:42 pm

del3 Escreveu:Boa tarde

Deliciei-me com a o texto. Brilhante!!!...
Lembrei-me eu e o meu filho quando decidimos trazer o nosso preto. A nossa ignorância era tanta que desconhecíamos que havia areia para gatos. É verdade não e história!!!...
E em relação aos gastos eu também fiquei assim, porque a princípio fica mesmo caro.
Quando o tirei da rua tive que ir nesse fim de semana para fora. E o que fazer com o gato? Levei-o comigo dentro de uma caixa de sapatos, ás tantas saiu da caixa e fiz um xixi encima de quem lhe pegou.
Foi delirante. Agora vejam o cheiro que tivémos que aguentar durante a viagem.
Maçaricos!!!

Desejo-lhe as maiores felicidades para o Óscar e a família do Óscar.

Muito obrigado por ter gostado

Bem, areia para gatos já sabíamos que havia, mas, provavelmente, mas muito mais do que isso não. O seu fim de semana foi engraçado, para quem está de fora, na altura se calhar não achou muita piada. Mas, por outro lado, deu uma bela história para marcar a entrada do seu gatinho na família e as experiências porque passamos tornam-nos mais fortes.

Felicidades também para si e para os seus.
AmigodoOscar
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 2:46 pm

dinodane Escreveu:
AmigodoOscar Escreveu:
dinodane Escreveu:Que relato delicioso...

A Carol e a Pendragon já responderam à maioria das questões, eu só vim recomendar-lhe uma coisa: castre o gatito assim que puder. :wink:
Obrigado por ter gostado e pela ajuda. Parece que o Óscar vai mesmo ter que ir à faca, coitado.
Olá, não sinta pena por isso. O seu instinto sexual não lhe vai servir para muito entre 4 paredes, pense nisso.

A castração é uma intervenção muito simples e rápida, faz-se em 10 minutos e o pós-operatório é muito pacífico.

Muita sorte para o Óscar e para todos lá em casa! Não se esqueça de pôr aqui uma foto do espertalhão.

Olá.

A castração faz-se em dez minutos? Pensei que fosse uma coisa mais complicada.
A foto fica prometida e virá em breve.

Felicidade para si e para os seus.
AmigodoOscar
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 2:55 pm

Nita77 Escreveu:Tenho acompanhado este tópico com uma apazível sensação de cumplicidade.

Também eu adoptei um Óscar com apenas um mesinho. Hoje, o Osky, assim o rebaptizámos, é o traquina mais mimado e reguila, como convém aos seus 4 mesitos.

Antes de mais louvo a sua atitude e tal como já foi dito, quando um animal nos escolhe saberá seguramente o porquê de tal escolha :wink:

Sobre as suas dúvidas, foristas mais experientes que eu já se pronunciaram, no entanto, face à escolha da comida, gostaría de lhe sugerir que consultásse o fórum pesquisando sobre rações e alimentação.

Entretando deixo aqui um dos links para um tópico sobre o assunto:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ra%E7%F5es

A Friskies não é média... É de facto uma das rações menos equilibradas.

Entendo que uma ração superior impõe um maior investimento. No entanto, esse traduzir-se-à na saúde do animal e, de futuro, poderá evitar complicações e poupar nas idas ao vet.

Por outro lado, uma ração mais nutritiva fará com que a quantidade consumida seja menor. Feitas as contas o investimento será aproximadamente o mesmo :wink:

Felicidades para o Óscar. Contamos conhecer o ilustre através de fotografias, assim que lhe fôr possível.

Obrigada por partilhar esta história :)

Olá cara cúmplice nesta aventura dos Óscares felinos.
Quem escolheu o nome para o gato recém chegado a casa foi o meu filho de três anos, acho que é um personagem de uns desenhos animados, mas não sei de quais.

Obrigado pela sugestão, vou investigar o tópico das comidas com atenção, no caso da Friskies fomos um pouco atrás do nome, que é relativamente conhecido, e pensamos que estávamos a fazer bem. Vamos rever isso.

Em relação às fotografias, em breve estarão por cá.

Felicidade para si e para o seu Osky
AmigodoOscar
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 3:10 pm

TSaphira Escreveu:Olá Óscar e amigos :)

Só duas pequeninas achegas:
- a varanda: apesar de ele não mostrar vontade de subir o parapeito da mesma, às vezes na brincadeira e consequente perseguição de algo, inadvertidamente ele pode saltar sem sequer ter a noção para onde está a saltar; atenção que até uma mosca é motivo para grandes e altas brincadeira levando muitas vezes a altos saltos também :lol:
- a desparasitação externa: pelo que percebi (desculpe se percebi mal) não irá fazê-la pois o Óscar não irá sair de casa... mas vocês vão sair e ao entrarem podem trazer alguma coisa convosco, nomeadamente pulgas, que logo irá para ele e levar a situações desagardáveis
- a ração: tal como já foi dito é dos componentes da vida do gatinho mais improtantes, e a Friskies não é das mais aconselhaveis, entre outras razções, porque tem corantes, e porque a percentagemd e gordura é bastante elevada (e por isso ele gosta :wink: ); se puder opte por exemplo pela Purina One (existe em hipers) que já é uma boa ração

Já agora aproveito para dar os parabéns pela adopção do Óscar e pelo delicioso texto de introdução :)

Olá. Obrigado pela ajuda e também por ter apreciado o post onde coloquei as dúvidas cá de casa.

Agradeço a preocupação com a varanda, talvez tenhamos de repensar o caso, mas, sinceramente, não temos consciência de que a nossa varanda em especial seja assim tão perigosa. Espero não pagar por isso. Mas, ela é fechada até uma altura considerável, cerca de um metro, não há bancos, cadeiras nem nada que sirva de apoio, ele vai lá só de quando e vez e no inverno não irá mesmo, ele reconhece o perigo, e, não é brincadeira, mas não costumamos ter muitas moscas por aqui. Mas obrigado por chamar a atenção.

A questão da desparasitação externa, acho que já li opiniões diferentes, e eu também não sei o que é melhor. Quanto ao trazer pulgas para casa, não sei se isso acontece na cidade, não sei mesmo. No entanto, considerando que será só colocar o frontline como fizemos inicialmente, também não será por isso que o Óscar terá problemas.

A questão da ração, como já referi noutra resposta, passou-nos ao lado. Não compramos das mais baratas nem das marcas “brancas”, fomos atrás do nome e Friskies nós conhecíamos como comida de gato, por isso compramos. Mas vamos rever esse assunto lendo com atenção o tópico sobre as comidas que uma colega forista indicou.
AmigodoOscar
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 3:47 pm

Acho que respondi a todos que tentaram ajudar ou que de alguma forma exprimiram solidariedade. Desculpem se ficou monótono, afinal, foram uma série de posts meus uns atrás dos outros, mas, de alguma forma, queria retribuir a atenção que nos dispensaram.

Verifico que a castração é imperativa, (alguém sabe aproximadamente quanto custa uma operação dessas?). Percebi que a comida que estamos a dar ao Óscar não é a melhor pelo que vamos tratar de mudar isso, que devemos ter cuidado com as idas à varanda, que a desparasitação interna é imprescindível e a externa pode ser pertinente. A vacinação é para fazer, mas existem algumas opiniões diferentes sobre quais as vacinas, pelo que, em última análise, terei que confiar no veterinário que acabar por escolher, naquela que é uma questão a resolver com alguma urgência.

No segundo dr. onde fui não posso dizer que tenha sido mal atendido, pelo que será sempre uma possibilidade a considerar. No entanto, se houver foristas a recomendar veterinários na zona de Torres Novas, Entroncamento, Tomar, agradeço.

Quanto à foto do Óscar, já prometi a mesma em mais do que um post, pelo que, logo que possa, a colocarei por aqui.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda set 07, 2009 5:26 pm

O preço da castração depende do veterinário. Aqui na zona de Lisboa faz-se por volta dos 70, 80 euros.
É uma coisa rápida, anestesia-se o animal, faz-se uma incisão no escroto para retirar os testículos, laqueiam-se os canais deferentes e voilá, a última que vi fazer nem costura levou. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda set 07, 2009 9:46 pm

AmigodoOscar:

Não tem que agradecer... :wink: e estarei ao seu dispor no que me seja possível.

Boa sorte com o bichano e felicidades para todos,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
8patas
Membro
Registado: terça jul 14, 2009 4:08 pm

terça set 08, 2009 9:51 am

Adorei (tb) te ler a sua historia, fez-me lembrar a mnh com a Misha...
Mto parecido mesmo, foi ela que fez tudo pra vir morar connosco... E eu trouxe-a pra casa, contra a vontade de a mnh mae!! Hehehehe, mas ela agor é a menina querida dos meus pais!!
Tudo começou, por volta de uma semana depois do meu Havane (pastor alemao) ter falecido, andava tudo mto triste em casa, pox eu tinha crescido com o cão desde dos 6 anos, morrera com 13 anos... :(
Enfim, tava a mnh mae a levar as compras pra casa quando de repende aparece uma gata vindo do nada, e vai direitamente pra mnh mae, a se rossar e miar, etc...
resultado?? ganhou uma tigela de agua e de comida... (ja tinhamos a Tina em casa, a tal marinheira espanhola). A noite, eu ia passear o Valentin o nosso outro caozinho, e la vinha a gata cmg, nao falhava... andava sempre ao meu lado, o Kiki pouco se importava com ela, ela de vez em quando la subia pelas mnh pernas pra vir ao colo e quando voltava pra casa, ela ia dormir pra uma casa abondonada que estava ai... Partia-me o coração... Por ixo ao fim de alguns dias de ela vir passear cmg o Kiki (Valentin) levei-a pra casa, e virei-me pra mnh mae como nao quer a coisa: olha mae viste ela segui-me ate casa!!
:) :D
E pronto... Tambem nos primeiros dias andava mto meiguinha e do foi-lhe passando, nao nos tava tanta astenção!! A Tina é que nao gostou mto nos primeiros tempo de ter uma mana, mas elas ate se dao bem agor...
<p>&nbsp;</p>
AmigodoOscar
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 9:11 am

dinodane Escreveu:O preço da castração depende do veterinário. Aqui na zona de Lisboa faz-se por volta dos 70, 80 euros.
É uma coisa rápida, anestesia-se o animal, faz-se uma incisão no escroto para retirar os testículos, laqueiam-se os canais deferentes e voilá, a última que vi fazer nem costura levou. :wink:

Obrigado Dinodane.

Não fazia ideia do que podia custar, cinco, cinquenta ou quinhentos, não sabia mesmo. Assim já fiquei com uma ideia.

Quanto ao procedimento, pode ser rápido, mas arrepiei-me todo ao ler a descrição. Primeiro pensei "coitado do Óscar". Depois, não consegui deixar de me interrogar sobre, se ele soubesse o que o espera, será que não desejaria antes ter ficado no seu no caixote do lixo?
AmigodoOscar
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 9:18 am

leonildecarvalho Escreveu:AmigodoOscar:

Não tem que agradecer... :wink: e estarei ao seu dispor no que me seja possível.

Boa sorte com o bichano e felicidades para todos,

Leo
Obrigado. Felicidades para si e para os seus.
AmigodoOscar
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 9:20 am

8patas Escreveu:Adorei (tb) te ler a sua historia, fez-me lembrar a mnh com a Misha...
Mto parecido mesmo, foi ela que fez tudo pra vir morar connosco... E eu trouxe-a pra casa, contra a vontade de a mnh mae!! Hehehehe, mas ela agor é a menina querida dos meus pais!!
Tudo começou, por volta de uma semana depois do meu Havane (pastor alemao) ter falecido, andava tudo mto triste em casa, pox eu tinha crescido com o cão desde dos 6 anos, morrera com 13 anos... :(
Enfim, tava a mnh mae a levar as compras pra casa quando de repende aparece uma gata vindo do nada, e vai direitamente pra mnh mae, a se rossar e miar, etc...
resultado?? ganhou uma tigela de agua e de comida... (ja tinhamos a Tina em casa, a tal marinheira espanhola). A noite, eu ia passear o Valentin o nosso outro caozinho, e la vinha a gata cmg, nao falhava... andava sempre ao meu lado, o Kiki pouco se importava com ela, ela de vez em quando la subia pelas mnh pernas pra vir ao colo e quando voltava pra casa, ela ia dormir pra uma casa abondonada que estava ai... Partia-me o coração... Por ixo ao fim de alguns dias de ela vir passear cmg o Kiki (Valentin) levei-a pra casa, e virei-me pra mnh mae como nao quer a coisa: olha mae viste ela segui-me ate casa!!
:) :D
E pronto... Tambem nos primeiros dias andava mto meiguinha e do foi-lhe passando, nao nos tava tanta astenção!! A Tina é que nao gostou mto nos primeiros tempo de ter uma mana, mas elas ate se dao bem agor...
Outra história gira em que o gato escolhe os donos, aparentemente, eles sabem bem o que fazem.
Felicidades para si e para a Misha.
Responder

Voltar para “Gatos”