AmigodoOscar Escreveu:
(...)
… …
Se alguém me leu até aqui, entro então no motivo que me leva a escrever este post. É que ainda não sei assim tanto de gatos quanto isso. Por vezes penso que deveria ter aprendido antes de ter um gato em casa, mas se assim fosse o Óscar se calhar ainda andava à procura de comer em volta dos caixotes do lixo.
Posto isto, se alguém me puder ajudar com algumas respostas sobre as várias dúvidas que temos cá por casa, agradecemos.
a) Muitas vezes, quando lhe tentamos fazer festas, por vezes ele aperta os nossos dedos com os seus dentes. Não morde com força, mas também não larga. Se tentarmos tirar aleija um pouco. Isto é normal? Que podemos fazer?
É normal! Há gatos que brincam a mordiscar, sendo um acto ainda indicador de ser mesmo um gato jovem. Contudo, é de desencorajar esse tipo de brincadeira. Melhor colocar um peluche nas mãos de quem esteja a brincar com ele, para que ele "lute" com o boneco e não mordisque as mãos.
b) Aos miúdos, quando eles vão a passar, por vezes atira-se as pernas. Não parece por mal, parece brincadeira, mas como eles andam com pouca roupa nesta época do ano, por vezes arranha um pouco, mas, pior ainda, assusta-os. Também é normal? Que podemos fazer?
Também é normal eles bricarem "às caçadas"... mas, também é de desencorajar porque chegam mesmo a magoar.
Esse gato revela-se bastante activo e muito brincalhão o que,mais uma vez, confirma ser jovem..
Comprem brinquedos próprios para gatos, usem bolinhas de papel para nessas alturas, os piquenos mandaram as bolinhas para longe para ele as caçar!
c) O Óscar agora já não nós passa tanto cartão, nem salta para o nosso colo como quando cá chegou, nem parece apreciar tanto as festas. Será porque já tivemos que ralhar com ele algumas vezes? (por saltar para cima da bancada da cozinha, para cima do aquário, para cima da pedra da lareira, ou pelos quatro bibelots que já partiu desde que cá chegou), será que os gatos são mesmo assim? Andou-nos a dar graxa nos primeiros dias?
Não foi graxa. Foi mesmo euforia por novamente ter um LAR!
Esse gatinho já foi de alguém
e ou perdeu-se ou foi abandonado, como milhões deles, infelizmente!
Depois, percebeu que afinal lhe impunham regras às quais ele não percebe muito bem o porquê (?!) se, afinal, é normal um gato saltar, correr e brincar "às caçadas.." Entristeceu-se com as novas regras... e precisa que continuem a mimá-lo, a tolerar algumas trepelias (afinal são como crianças, sem tirar nem pôr) e especialmente a brincarem bastante com ele
d) Por muitas vezes que lhe mudemos a água, ele gosta mesmo é de beber da sanita. Quando nos distraímos com a porta e o tampo abertos, lá vai ele. Normal? Que podemos fazer?
É manter a tampa fechada! Cuidado com a água da sanita se por acaso usam produtos desinfectantes...! O animal pode envenenar-se! E, por falar em envenenamento, atenção se tem plantas em casa. A grande maioria são venenosas para eles e acredite que, mais tarde ou mais cedo, ele irá mordiscá-las!
e) Para ir prevenido, directo ao assunto, e não correr o risco de ser enrolado (novamente?), que testes ou vacinas precisa realmente um gato, normal, jovem adulto, que agora não sai de casa?
Vacinas, as normais, como p.e. as TRICAT
Quanto a testes... existem os do FIV e FELV mas que, para lhe ser franca, como não têm outros gatos, eu nem perderia tempo nem dinheiro nisso!
Desculpem a extensão do post, agradeço desde já a ajuda que puderem dar, quer dizer, agradecemos, eu, o resto da família, e o Óscar, claro.
Ass. O amigo do Óscar