Pequeno lago Jardim - ajuda

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Xinavane
Registado: segunda set 07, 2009 3:03 pm

segunda set 07, 2009 3:50 pm

Viva:

Decidi registar-me neste site porque conheci recentemente a loja da Arca de Noé e pareceu-me a mais especializada na zona do norte.

O meu interesse pelos adoráveis peixes foi de certa forma indirecta. Na casa da minha mãe existe um pequeno lago de jardim com cerca de 600 litros. No passado, o lago esteve infestado com nenúfares cujas raízes proliferaram atingindo quase toda a superficie do pequeno lago. Subitamente os 6 peixes que lá habitavam morreram sobrevivendo apenas um grande cometa vermelho. Perante este desastre, decidimos limpar todo o lago retirando todos os nenúfares (tarefa árdua porque as raízes habitaram todo o lago) e colocando-os em pequenos potes abertos. Mais tarde compramos novos peixes para além do grandalhão, nomeadamente 2 orandas pretos, e 3 cometas. Durante 15 dias os peixes deram-se bastante bem, mas até à última semana começaram a ter uma atitude inactiva, permanecendo todos juntos junto aos potes com os nenúfares. De referir que o meu lago não teve até hoje qualquer motor de água e filtração, apenas mudanças de água regulares e um pequeno chafariz. Ontem colocamos uma bomba e filtro e vamos ver como os dois peixes que sobreviveram (entre os quais o grandalhão) se adaptam.
Com toda esta informação gostaria de saber se os nenúfares atrapalham de certa forma a vida dos peixes e se existem outro tipo de plantas aquáticas mais indicadas? Gostaria também de comprar algumas carpas, mas quantas poderei ter num lago com estas dimensões?
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

segunda set 07, 2009 3:56 pm

Boas

Com umas fotos era mais fácil ajudar em relação as plantas.

Carpas não convem colocar, é pouca litragem para carpas.
SofiaRakel
Membro Veterano
Registado: sexta ago 08, 2008 4:21 pm

segunda set 07, 2009 3:58 pm

Desculpem o off topic..Element vou mandar mp,ok??
Xinavane

segunda set 07, 2009 4:07 pm

Ok, que pena adoro carpas! São necessários mil litros por cada carpa. certo? Vou tirar alguma fotos ao lago hoje e amanhã mostro-as. Podes indicar-me de qualquer das formas quais são os peixes mais indicados para o meu lago de jardim.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda set 07, 2009 4:38 pm

Loja da Arca de Noé?

Convém esclarecer que a existir uma loja com esse nome nada tem a ver com este site... não sei se foi erro de compreensão meu mas deu-me a impressão que pensa estar registada no site da loja e não é assim.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Xinavane

quarta set 09, 2009 9:44 am

Viva:

Como combinado envio então as fotos do meu pequeno lago de jardim, para que me possam ajudar a melhorá-lo.

http://www.flickr.com/photos/42303990@N02/?saved=1

Grazie,
element
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 10:40 am

Porreiro :wink:

Em primeiro lugar aconselho a encher mais o lago, quanto mais água melhor, os peixes vão agradecer e ainda lá cabem uma boas dezenas de litros.

Os nenufares podia retirar secalhar um ou dois vasos e ficava só com os outros dois, e colocando-os do mesmo lado, dessa forma haveria uma zona de sombra no lago e seria uma boa forma de os peixes no verão terem uma parte mais fresca.

Algumas plantas que pode colocar no lago:

papiro
papiro anão
lobelia
iris
menta aquatica
sombrinha chinesa
salvinia
azolla
euphorbia
filipendula
Houttuynia Cordata
Lychnis Flos-Cuculi
Ranunculus Lingua
Typha Angustifolia
Xinavane

quarta set 09, 2009 11:51 am

Obrigada:

Onde posso arranjar essas platas aquáticas na zona do Porto?
Outra coisa: Não é aconselhado mesmo colocar carpas nesta quantidade de água?

Para já estou à espera que os dois peixinhos que sobreviveram recuperem da doença dos pontos brancos, andam muito parados e apenas vejo o oranda a comer. Tenciono comprar apenas kinguios cometas, mas gostaria muito de ter uma ou duas carpas.

Grazie,
element
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 12:39 pm

Para carpas o indicado é 1000litros por carpa, mas não é aconselhavel colocar carpas em lagos com menos de 4000 litros.

Não conheço lojas no Porto mas há, posso é mais tarde enviar-lhe por pm lojas online de aquariofilia.
Xinavane

quarta set 09, 2009 1:04 pm

Agradeço que envies então os sites de venda online. O meu email é: [email protected]. Gostaria mesmo de fazer uma surpresa e comprar a flor de lotus (não nenúfares), já procurei em todo o lado e nunca vi à venda. Sabes onde há?

Obrigada,
fcneto
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 7:39 pm

sábado set 12, 2009 11:39 am

desculpem o offtopic.
eu tenho um "lago natuaral" que a agua vem de uma mina e depois vai para o lago e de seguida para um poço, a agua é bastante calcária, será que posso la colocar peixes, ou o facto de a agua ser calcaria impede-me de o fazer? e visto que é agua corrente não seria necessario filtro certo?
os peixes que estava a pensar colocar era 3 peixes dourados que o meu primo tem num lago que vai desactivar, e um cometa que a minha namorada tem num globo porque lhe disse que aquilo era pequeno para ele... tem cerca de 500lts
Responder

Voltar para “Peixes”