Olá,mikabento Escreveu:para estarmos prevenidos é preciso saber algumas dicas, por isso coloquei a questão, porque as certezas sei eu quais são. chamar o vet .mas quando?! não é? preciso de muitas dicasmikabento Escreveu:pode ter a certeza que vão ter muitas fotos dos n/ meninos.obrigadoXelele Escreveu:E de preferência ter o veterinário em "stand-by" não vá ser necessário uma intervenção mais radical, como p.e. uma cesariana. Avise o seu veterinário da data prevista do nascimento da ninhada e questione da disponibilidade para assistir ao parto ou de intervir. Em principio o vet não se recusa a ajudar no que for preciso.dinodane Escreveu:Têm que assistir mesmo, não são raras as vezes que há complicações.
Boa sorte, ficamos a aguardar novidades e fotos.
Experiência recente com Pastor Alemão:
Detectados oito cachorros e nasceram 10+1 morto (último);
Início às 23h e final às 10,30h do dia seguinte;
Primeiros 3 nas primeiras 2 horas +-, seguintes de hora em hora+- ;
Quando a cadela começar a arfar muito o nascimento está eminente;
Não te assustes se a cadela abocanhar a cabeça dos cachorros, é normal;
Tens que ter à mão leite em pó de substituição e biberons, para o caso da cadela não os amamentar por algum motivo;
A cadela vai comer a placenta, mas não a deixes exagerar, limpa alguma;
Fala com o teu veterinário, sobre aquilo que podes fazer e atitudes a tomar, em caso de emergência, enquanto ele não chega;
Explica-lhe bem onde vives, da-lhe boas coordenadas para ele não andar às voltas e se atrasar;
Telemóvel à mão com o número de urgência do Veterinário;
Podia dizer-te em que circunstâncias deves chamar o veterinário, mas acho que deve ser ele a dizer-te que é quem conhece a cadela;
Deixa o comedouro e o bebedouro abastecidos ao máximo perto da cadela;
Compra um saco de ração puppy júnior para alimentares a cadela pós-parto, que é melhor para a sua recuperação;
Luvas de latex porque podes ter que ajudar a cadela a parir, no caso de um cachorro ficar entalado à saída;
Quanto à amamentação se a ninhada for grande, fica de olho nos primeiros a chegar à teta e vai alternando com os últimos;
Para evitar que a cadela se afaste muito dos cachorros, arranja um dispositivo tipo "catre", que a impeça de se afastar deles nos primeiros 2/3 dias.
A alimentação da cadela no pós-parto tem que ser reforçada;
IMPORTANTE: Não entres em pânico
Um abraço