Reprodução de mandarins - ovos.

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
kool
Membro
Registado: domingo mar 23, 2003 6:09 pm

terça set 02, 2003 1:02 pm

Olá a todos!

Após o insucesso na primeira tentativa de reprodução de mandarins, pois os ovos não estavam galados, retirei o ninho e deixei passar uma semana. No sábado passado, depois de limpa a gaiola decidi colocar novamente o ninho e alem disso forneci ao casal o material para o ninho, e para grande surpresa minha ao fim de 3 horas, o ninho estava feito e no seu interior estava um ovo. Segunda-feira mais um ovo.

Pelo que vi na primeira tentativa, penso que o casal é compatível e sabem fazer a incubação correcta dos ovos, só que não sei se devia ter esperado mais um pouco para garantir que a fêmea estivesse fertilizada pelo macho. Contudo, não há nada como esperar.

Aguardo a vossa opinião.

Obrigado,

Kool.
tiagosac23
Membro
Registado: sábado abr 05, 2003 9:53 pm

terça set 02, 2003 1:18 pm

Boas , acho que o que fizeste não foi mal feito, quando passarem uns quantos dias tens de verificar se os ovos estão galados,boa sorte na reprodução!! :D :D
tiagosac23
Membro
Registado: sábado abr 05, 2003 9:53 pm

terça set 02, 2003 1:18 pm

Boas , acho que o que fizeste não foi mal feito, quando passarem uns quantos dias tens de verificar se os ovos estão galados,boa sorte na reprodução!! :D :D
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

terça set 02, 2003 4:28 pm

Olá,

O que é preciso é não desanimar. Mas prepara-te porque os Mandarins não desistem e gostam muito de procriar :lol: :lol: :lol:

Infelizmente os meus decididamente não são compatíveis, porque se de ínicio ainda chocavam os ovos agora já nem isso fazem... a fêmea mais parece uma galinha!!! :o :o :o

Boa sorte com a nova postura e dá noticias :)
Piscas
Membro
Registado: quinta dez 26, 2002 12:26 pm
Localização: 2 cães, 4 gatos, aves (mandarins, bengalins, capuchinhos, canários, periquitos, degolados e dominós)

sexta set 05, 2003 11:59 am

Em muitos casos os problemas na reprodução de mandarins não reside no facto dos casais serem incompatíveis (não digo que esse não seja o problema da Sac) mas sim no facto dos mandarins serem ainda muito novos para criarem.
É sabido que os mandarins são das aves que mais cedo atingem a maturidade sexual, podendo criar a partir dos três meses de idade, caso lhe permitamos. No entanto, com esta idade são ainda muito inexperientes e daí o facto de muitas das criações serem mal sucedidas. Pior ainda. Quando as primeiras tentativas são mal sucedidas, as aves ficam mesmo com celeumas, que poderão conduzir a tentativas frustadas em futuras criações.
É pois aconselhável que permitamos apenas qua as aves iniciem a sua primeira criação depois de completarem os seis meses de idade e de preferencia que esta primeira criação coincida com a chegada do tempo mais quente (Março), excepto em casos de possuirmos salas de criação aquecidas.
Falo por experiência própria. Só este ano me iniciei na criação de madarins (já criava outras aves como periquitos e canários) e deparei-me com problemas semelhantes aos vossos. concluí, pois, que se tratava de casais ainda jovens e inexperientes. Fiz uma pausa pelo tempo que achei necessário e acabei bem sucedido. Com apenas dois casais, este ano vi nascer 28 crias, fruto de três posturas praticamente sucessivas. As últimas crias só no inicio desta semana as separei dos pais, que terão agora o merecido repouso até pelo menos ao mês de Março do próximo ano.
Certo, certo é que com paciência sempre chegamos onde pretendemos.
Espero ter ajudado.
Piscas ;) ;) ;)
Responder

Voltar para “Aves”