O cão que roeu o cano...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
cpontos
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2009 7:04 am

terça set 08, 2009 7:31 am

Bom dia,

estou com um problema, e necessitava de ajuda. Tenho um cão/cachorro, com 10 meses, SRD, está comigo desde os 2 meses de idade. É saudável e muito acarinhado pelos donos.

Está a receber treino de obediência, pois é um cão possante e, de modo a usufruir da sua companhia em mais locais, decidimos investir em aulas de obediência, para já (daqui a mais um ano, provavelmente pensaremos em desporto).

Em casa é obediente, noto que as aulas lhe fazem muito bem, mas na rua puxa muito a trela e reage mal a agressões de outros cães. É dominante quando se trata de outros cães, daí termos agendado a esterilização para o próximo mês, até porque é arraçado de pit bull e a lei a isso obriga. E confesso que esta sua faceta dominante (que aproveito para informar que nunca se reflectiu em casa ou com outras pessoas) estava a prejudicar as aulas, onde se encontram mais cães, alguns igualmente dominantes.

Isto foi uma descrição razoável do canídeo. Agora o problema: ele é muito destructivo. Quando era mais novo (3/4 meses) achávamos normal ele roer as pernas das cadeiras quando estava sozinho, afinal é um cachorro! Mesmo assim passava cerca de 2/3 horas sozinho por dia, pois eu e o meu esposo conseguimos adaptar os horários nesse sentido. Agora, não há um dia que chegue a casa e não tenha as gavetas tiradas e todo o seu conteúdo destruido. Ontem roeu os canos do lava-loiça. Passei-me! Passa mais tempo sozinho, é verdade, a vida nem sempre permite adaptações favoráveis. Deixamos-lhe brinquedos, que ele destrói em minutos, já não sei que mais lhe comprar. Deixamos-lhe ossos grandes (da canela da vaca e do joelho) mas fica com prisão de ventre. Deixamos todos os dias uma cama nova/lavada, onde ele urina.

Sei que a culpa é nossa, porque subitamente começamos a trabalhar mais (tenho dois empregos) e ele não está conosco tanto tempo. O que não sei é onde errei na sua educação. Não lhe damos abébias em casa, sabe quem manda e respeita (agora está na fase de adolescência, mais teimosinho e finge-se surdo, às vezes...). Mas quando está sozinho... destrói...

Nunca me passou pela cabeça desfazer-me dele (Deus me livre!), ou se passou foi num acesso de raiva, pelo que o pensamento durou apenas 2 segundos :oops: O que peço (por favor, sem julgamentos menos favoráveis e sem agressões ou arrogâncias), são conselhos de donos mais experientes. Como minimizar este massacre de que são alvo, frequentemente os meus móveis e canalizações? Já tive cães, não lhe dava tanto como a este pois a vida não me permitia, quer relativamente a despesas ou mesmo tempo e companhia. Nunca passei por uma situação destas. Cada cão, é um cão, é verdade. Mas quando o salvei do canil ele esqueceu-se de me contar que na vida passada tinha sido o Conan, o Bárbaro! :| Se calhar se não fosse assim, a minha vida era uma chatice, mas como me custa gastar dinheiro a arranjar canos/móveis/etc para no dia seguinte os ir encontrar no mesmo estado, solicito auxílio.

Antes que me perguntem, ele é exercitado regularmente. Passeios demorados (uns 3 nos dias em que tenho menos tempo), mais as aulas 2 vezes por semana (com respectivo reforço em casa todos os dias), onde dispende energia e aproveita para socializar e rambóia na floresta aos fins-de-semana.

Este post está enorme, desculpem... :oops:

Obrigado pela atenção
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça set 08, 2009 8:46 am

Já tive cães altamente roedores e a solução, que não é solução nenhuma, sempre foi deixar o espaço despojado de tudo a que eles pudessem jogar o dente...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

cpontos
Membro Veterano

terça set 08, 2009 8:54 am

Pois, nós tentamos, já só lhe deixamos a cama e o brinquedo e/ou osso. Como faziam com os móveis? O meu problema são os canos, porque móveis podemos renovar quando (e se...) lhe passar esta fase de parvoeira, mas os canos é mais complicado... infiltrações e tal... Nem posso lavar a loiça...

Estou mesmo desanimada, porque tento fazer tudo segundo manda ''a lei'', dicas que retiro daqui e de outros locais, e conselhos da treinadora. Tanto eu como o meu esposo tentamos ao máximo ser donos exemplares, dar-lhe carinho, mas sobretudo disciplina. Não deixamos passar maus comportamentos em branco.

Quando chegamos já não vale a pena ralhar com ele, acho eu. Então limpo tudo em silêncio e às vezes com uma lagrimita no olho. Não direcciono a minha furia para ele... Mas mesmo antes de nós tomarmos atenção ao que ele fez, assim que abrimos a porta, já ele está deitado, encolhido, com ar de culpa... Sei que cães não sentem culpa, mas porque reage ele assim, antes sequer de olharmos para ele ou dizermos algo? :|

Não percebo... Se calhar é uma fase... :(
Lena1
Membro
Registado: segunda dez 01, 2008 1:15 pm

terça set 08, 2009 9:09 am

Não tenho nenhuma experiência com treino de cães, mas não há uns sprays repelentes? Poderia usar nos canos.
De certeza haverá alguém aqui do fórum que poderá ajudar. Há aqui muita gente experiente! :)
marizacruz
Membro Veterano
Registado: terça nov 25, 2008 6:27 pm

terça set 08, 2009 9:10 am

nao sentem culpa mas certamente que sente a sua pilha de nervos..pelo menos os meus quando andam a lamber o caixote do lixo ou a cozinha eu começo aos berros basicamente a falar sozinha ja que nao entendem grande coisa mas bem que sentam e ficam a olhar a ver o que se passa comigo..

de resto nao sei se podera fazer um seguro para qualquer coisa que o cao destrua na casa..acho que nao..mas era bom que existisse:)

e muito muito osso nao resulta?
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

terça set 08, 2009 9:23 am

Sei que há pessoas que conseguiram alguns resultados com uns brinquedos que se chamam Kong. Alguns conseguem ficar entretidos durante bastante tempo e esquecerem-se de outras coisas
Pode ver este tópico da arca que explica como funciona:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
cpontos
Membro Veterano

terça set 08, 2009 9:30 am

marizacruz Escreveu:nao sentem culpa mas certamente que sente a sua pilha de nervos..
Mas eu não grito, não falo sequer. E ele adopta esta postura mal eu abro a porta, ou seja, eu ainda nem vi bem o que ele fez e já ele parece que sabe o que fez. Parece mesmo que diz ''ups...''

Muitos ossos resultam em prisão de ventre, ele fica muito aflito, nota-se mesmo que tem dificuldade em evacuar.

Relativamente aos Kong, a verdade é que nunca experimentei, por uma razão: o meu cão tem o condão destruir os brinquedos num ápice, mesmo aqueles masi resistentes. De qualquer modo, estou disposta a experimentar, até já encomendei numa loja on-line, estou à espera que chegue...

Vamos ver no que dá... Alguém sabe onde se vendem bolas da mesma borracha dos Kongs? Precisava de umas grandes, com mais de 20 cm de diâmetro, para ele não abocanhar, mas não vejo em lado nenhum... Já corri muitas lojas...
cpontos
Membro Veterano

terça set 08, 2009 9:36 am

Esqueci-me de explicar que o cão teve um osso de borracha muito rija, que durou bastante (suponho que seja do mesmo material que o kong), desde o 2 meses até aos 9. A partir daí, já ele conseguia despedaçar o osso, o que constitui um perigo para a sua saúde, porque o parvo engole os pedaços :|

Daí a minha falta de confiança...
marizacruz
Membro Veterano
Registado: terça nov 25, 2008 6:27 pm

terça set 08, 2009 9:38 am

cpontos Escreveu:
marizacruz Escreveu:nao sentem culpa mas certamente que sente a sua pilha de nervos..
Mas eu não grito, não falo sequer. E ele adopta esta postura mal eu abro a porta, ou seja, eu ainda nem vi bem o que ele fez e já ele parece que sabe o que fez. Parece mesmo que diz ''ups...''
ah pois entao nao sei..se calhar ja entra em casa a medo do que vai encontrar..ou entao ele sabe mesmo...olhe o meu cao (agora com 13 meses) nunca nos dava a bola de tenis...tinhamos de lha tirar a força da boca ou usar o metodo do meu namorado que era ameaça-lo que lhe batia..enfim...eu usava o de tirar à força da boca...um dia trincou-me um dedo..como habitualmente tenho a tensao baixa fiquei uns momentos parada a chorar para dentro e a ver se nao desmaiava...a partir daí vai buscar a bola chega à minha beira e larga no chao..e quando nao faz isso nao meto la a mao na boca nao..arre que aquilo doeu e arrancou carne!como tenho uma paciencia que vai daqui a china fico a espera que ele desista e largue se quer brincadeira!:)
cpontos
Membro Veterano

terça set 08, 2009 9:50 am

:) Sou da opinião que os cães possuem uma certa sensibilidade. O meu não salta para mim se eu estou doente. E um dia ele estava na sala e deve ter-me sentido a chorar no quarto, veio logo ter comigo, à outra ponta da casa, e deu-me um beijinho na face (sabia a lágrima).

Agora a questão, se ele soubesse (creio que neste caso não sabe, mas a sua atitude para mim é ligeiramente estranha) porque continua a fazer? Deve ser para ralhar com a gente, porque o deixamos sozinho... :oops:

Relativamente ao episódio da bola, eu costumo oferecer uma guloseima em troca da bola, não tiro à força. Ele larga num instante e assim evito entrar em jogos tipo ''cabo de guerra'', que é o que ele quer! Adora puxar e eu nunca ganho. Assim, evito. Para não o deixar pensar que é superior a mim porque fica com a corda/boneco/etc. Pelo menos foi algo que aprendi em artigos acerca da dominância numa matilha (neste caso família), se estiver errada, agradeço correcção.
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

terça set 08, 2009 10:02 am

cpontos Escreveu: Vamos ver no que dá... Alguém sabe onde se vendem bolas da mesma borracha dos Kongs? Precisava de umas grandes, com mais de 20 cm de diâmetro, para ele não abocanhar, mas não vejo em lado nenhum... Já corri muitas lojas...
Dê uma espreitadela aqui:
http://petness.pt/loja/advanced_search_ ... 2f1a8d69c9
Tem várias opções.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
cpontos
Membro Veterano

terça set 08, 2009 10:14 am

Já vi, obrigado!

Foi dessa loja que encomendei o kong, mas as bolas são de plástico duro, segundo a descrição... Preferia de borracha. Que tipo de plástico duro? Parecido com quê? Como não sei, se calhar vou ligar para lá.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça set 08, 2009 10:15 am

cpontos Escreveu: Alguém sabe onde se vendem bolas da mesma borracha dos Kongs? Precisava de umas grandes, com mais de 20 cm de diâmetro, para ele não abocanhar
Isso é uma coisa enorme! :? Nem dá para o cão brincar...
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

terça set 08, 2009 10:22 am

Não pode começar por fechar as portas dos móveis em que os canos estão inseridos, como é caso dos canos dos lava-louças? Há vários dispositivos para isso, destinados a impedir ciranças traquinas de chegarem aonde não devem.

E se esses dispositivos não bastarem, há senpre fechaduras e chaves... :wink:

E agora uma sugestão politicamente incorrecta: se ele rói a madeira dos móveis e nunca lhe fez mal, também pode arranjar-lhe uma ripa bem grossa de madeira dura, que funcionará como brinquedo para roer.

Quanto à culpa, ela sabe que os donos não gostam de certas coisas que faz e por isso anuncia que as fez com esse comportamento à vossa chegada. Não sei se será culpa em sentido estrito, mas pelo menos é consciência de que fez coisas que sabe perfeitamente que vos desagradam, mas que não consegue impedir-se de fazer.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
cpontos
Membro Veterano

terça set 08, 2009 10:23 am

:D Não é para ele brincar sozinho, é para brincar com os donos, correr atrás dela. Se não a conseguir apanhar suponho que ande atrás dela, pelo menos se os donos também andarem. Tipo futebol!

Enfim, era apenas uma experiência que gostava de fazer: jogar à bola com o meu cão, companheiro de alegrias e 'pilhas de nervos' :D
Responder

Voltar para “Cães”