Livro de reclamações/Pet-shops

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

segunda set 07, 2009 1:00 pm

Este tópico vem na sequencia de ter visto animais em más condições numa loja de animais...comentei isso em outro forum e disseram-me (como eu tambem já tinha tambem lido por cá) que em caso de encontrar animais em más condições podia pedir o livro de reclamações.

A questão é que eu não fazia a minima ideia de como funcionava o livro de reclamações...depois de alguma pesquisa, encontrei um artigo da DECO que me pareceu bastente util e passo a partilhar aqui com todos os foriastas :wink:
Um livro de reclamações em cada canto

Desde o início de 2006, o número de fornecedores de bens e prestadores de serviços obrigados a ter livro de reclamações foi alargado.

O que é e para que serve?
O livro de reclamações é um dos meios mais práticos e comuns para o consumidor apresentar queixa. Quando algo não corre bem na prestação de um serviço ou na compra de um produto, o consumidor pode solicitar este livro e reclamar logo nesse local, sem nenhum encargo.
Mesmo que a entidade a quem a queixa é enviada já não possa solucionar o problema, esta forma de reclamar pode ajudar a evitar que outros cidadãos sejam prejudicados pelas mesmas razões.

Como funciona?
A reclamação é registada no livro em triplicado. O responsável do estabelecimento entrega ao cliente o duplicado da queixa e tem cinco dias úteis para enviar a sua cópia à entidade competente para a apreciar. O consumidor pode proceder também ao envio da queixa para aquela entidade, para se assegurar de que esta chega ao destino (ver DINHEIRO & DIREITOS n.º 67, de Janeiro de 2005). Uma terceira cópia da reclamação permanece no livro, não podendo dele ser retirada.
Depois de analisar o que foi escrito, o organismo competente decide se deve ou não penalizar o estabelecimento ou instituição. Se os dados não forem suficientes para avançar com o processo de contra-ordenação, o estabelecimento tem um prazo de 10 dias para apresentar alegações em sua defesa.

Como preencher a reclamação?

Para que tudo corra bem, convém preencher com cuidado. Há algumas regras que não pode esquecer quando tiver o livro nas suas mãos.

-Use sempre uma esferográfica (para que a queixa não possa ser apagada) e escreva de forma legível. Se achar necessário, faça um rascunho numa folha à parte, para que a reclamação final seja o mais concisa e objectiva possível.

-Depois de indicar qual o estabelecimento ou serviço em causa (nome e morada), identifique-se correctamente (com o seu nome, morada e número de bilhete de identidade ou de passaporte) e refira os motivos que conduziram à reclamação, bem como a data e a hora em que fez a queixa.

-Guarde toda a documentação que comprove o objecto da reclamação (tais como facturas, contratos, brochuras, fotografias, etc.), bem como a cópia da queixa a que tem direito. Procure também obter o testemunho de quem possa comprovar aquilo que alega.

À vista de todos

O cartaz “Este estabelecimento dispõe de livro de reclamações” já há muito que deixou de despertar a curiosidade dos frequentadores de cafetarias e restaurantes. A partir de agora, poderá avistá-lo em farmácias, lares, creches ou universidades privadas, entre outros locais abrangidos pela nova lei. A afixação desta frase em local visível é obrigatória em todos os estabelecimentos com livro de reclamações. O nome do organismo competente para apreciar a queixa tem também de ser incluído no cartaz.

Quando algo corre mal

Sempre que o livro de reclamações lhe seja solicitado, o proprietário do estabelecimento não pode exigir a apresentação de qualquer documento de identificação como condição para o apresentar. Se o acesso ao livro lhe for negado e chamar a polícia, para tentar resolver a situação. Depois, numa segunda fase, até pode dirigir duas reclamações escritas à entidade que tutela a actividade ou serviço: a primeira, pelo facto que originou o pedido do livro de reclamações; e a segunda, pela recusa em facultarem-lho.

Se a instituição ou entidade prestadora de bem ou serviço não cumprir as regras relativas ao livro de reclamações, pode incorrer na prática de contra-ordenações. No caso das empresas, a coima pode, em algumas situações, ir até 30 mil euros.

Exija o livro
Até agora, o livro de reclamações estava à disposição, entre outros, nos seguintes estabelecimentos:

-empreendimentos turísticos, restaurantes e bares, agências de viagens, turismo rural, espaços de jogo e lazer, campos de férias e termas;

-escolas e centros de exames de condução e centros de inspecção automóvel;

-clínicas, laboratórios, hospitais e centros de reabilitação privados;

-mediadoras imobiliárias e agências funerárias;

-instituições privadas de solidariedade social e serviços de apoio social e domiciliário.

Desde 2006, entre outros, também passam a ser obrigados a ter livro de reclamações:

-jardins de infância e creches, centros de actividades de tempos livres, lares e instituições com acordos de cooperação com os centros distritais de segurança social (como cantinas sociais, por exemplo);

-cabeleireiros, institutos de beleza, estabelecimentos de tatuagens e colocação de pírcingues e ginásios;

-prestadores de serviços de transporte, telefone, água, gás, electricidade, acesso à Internet e correios;

-lojas de venda a retalho e estabelecimentos de comercialização ou reparação de automóveis;

-postos de abastecimento de combustíveis, parques de estacionamento;

-farmácias, lavandarias e engomadorias;

-recintos de espectáculos;

-seguradoras, mediadores e corretores de seguros, instituições de crédito e estabelecimentos do ensino particular e cooperativo.

(fonte: http://www.deco.proteste.pt/direitos/um ... 407841.htm)

Coloquei o artigo na integra porque sei que as vezes seguir links da um bocadinho de preguiça :D

Espero que nunca precisem de usar esta informação :wink:

Saudações Imagem
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

segunda set 07, 2009 1:04 pm

Boa iniciativa, c_saraiva! :wink: Não sei se há algum artigo sobre isto na Arca, mas bem podia figurar entre eles!
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

segunda set 07, 2009 1:10 pm

Sim, mas tenham cuidado. Assegurem-se de que têm razão, reunam provas e testemunhas e escrevam a queixa de forma objectiva e sem muitos adjectivos depreciativos. Há vários casos em que quem acabou multado foi quem apresentou a queixa...
"Se não houvesse tótós para enganar, não havia tótós enganados"  (Eu)
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda set 07, 2009 3:07 pm

E quando os cretinos são os compradores?

Há dias fui comprar ração, estava na loja, toca o telefone, o dono da loja atende, e pela conversa consegui perceber que uma cliente tinha-lhe comprado uma caniche havia uma semana. E a caniche continuava a fazer chichi no tapete da sala. A cliente estava muito zangada com o lojista e queria devolver a cadela, porque obviamente tinha defeito de fabrico.
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

segunda set 07, 2009 3:49 pm

:o

Pois...às tantas a senhora queria comprar um peixe e enganou-se...lolol...Conselho a dar a senhora: comprar um peluche...lol

Bom tópico :)

Jocas caninas
c_saraiva
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 5:49 pm

Musky Escreveu:E quando os cretinos são os compradores?

Há dias fui comprar ração, estava na loja, toca o telefone, o dono da loja atende, e pela conversa consegui perceber que uma cliente tinha-lhe comprado uma caniche havia uma semana. E a caniche continuava a fazer chichi no tapete da sala. A cliente estava muito zangada com o lojista e queria devolver a cadela, porque obviamente tinha defeito de fabrico.
:o

Bolas! Há com cada um!
c_saraiva
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 5:59 pm

Fjord Escreveu:Sim, mas tenham cuidado. Assegurem-se de que têm razão, reunam provas e testemunhas e escrevam a queixa de forma objectiva e sem muitos adjectivos depreciativos. Há vários casos em que quem acabou multado foi quem apresentou a queixa...
Acredito...Acho que o melhor é usar sempre termos politicamente correctos para não termos chatices :lol:

Mas fiquei com uma duvida...por exemplo, eu vejo uma loja com os animais sem condições nenhumas de higiene, faço uma queixa e depois antes da loja ser inspeccionada limpam tudo muito limpinho e põe tudo que é uma beleza...como é que arranjo provas?tiro fotos?não sei se as fotos poderão ser apresentadas como provas... :? Se não forem arrisco-me a ser multado? Será assim? :?
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda set 07, 2009 10:48 pm

Quanto às fotos não tenho a certeza... mas uma coisa sei, é que num centro comercial da Amadora foi encerrada uma loja de animais devido às queixas apresentadas.

A loja onde vou nunca tem mais de 2 animais para venda - quando tem - e na semana passada tinham uma cachorra de um dos mais conceituados criadores da raça de Portugal. Cusca como sou, pedi para ver o dossier e estava lá a documentação todinha.

Mas o espaço e a limpeza naquela loja são impecáveis.
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

terça set 08, 2009 1:55 am

Muito bom amigo c_saraiva.

Acho que fotos mais testemunhas locais ou que pelo menos tenham amor a causa, podem servir.
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
marizacruz
Membro Veterano
Registado: terça nov 25, 2008 6:27 pm

terça set 08, 2009 9:30 am

Musky Escreveu:E quando os cretinos são os compradores?
ah pois ha muita gente paí muito picuinhas...eu a reclamaçao mais irreal que ja tive de ler no livro de reclamaçoes foi quando trabalhava num hotel e o cliente escreveu la que tinha o antigo testamento (na gaveta da mesinha de cabeceira) e que nem sequer era cristao...deve ser por estas e por outras que la se vai a fé toda nas pessoas...
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

terça set 08, 2009 5:39 pm

Musky Escreveu:Quanto às fotos não tenho a certeza... mas uma coisa sei, é que num centro comercial da Amadora foi encerrada uma loja de animais devido às queixas apresentadas.

A loja onde vou nunca tem mais de 2 animais para venda - quando tem - e na semana passada tinham uma cachorra de um dos mais conceituados criadores da raça de Portugal. Cusca como sou, pedi para ver o dossier e estava lá a documentação todinha.

Mas o espaço e a limpeza naquela loja são impecáveis
.
ainda bem que vão aparecendo mais exemplos de boa qualidade no que toca a lojas de animais.

sempre se vai desmistificando o assunto e não se mete o bom e o mau todos dentro do mesmo saco.

é erradissimo dizer que os criadores dignos de tal intilurarem nunca vendem para lojas. a canicultura evoluiu e como tal a forma de comercializar também. é inevitável.

também eu conheço uma loja ( na realidade são duas do mesmo proprietario) em que o trato dados aos animais é irrepreensível e todos os animais têm proveniencias legitimas.

tendo inclusive assistencia veterinária todos os dias uteis à tarde, para os animais residentes ( para venda e adopção ).

as excepções confirmam a regra! :wink:
Última edição por bastet1 em terça set 08, 2009 5:44 pm, editado 1 vez no total.
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça set 08, 2009 5:42 pm

bastet1 Escreveu: é erradissimo dizer que os criadores dignos de tal intilurarem nunca vendem para lojas. a canicultura evoluiu e como tal a forma de comercializar também. é inevitável.
Não, não é erradíssimo nem inevitável.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça set 08, 2009 5:55 pm

Não concordo. Acho que faz parte da ética da criação não escoar produto através de lojas ou intermediários.

E independentemente da origem do animal, comprar um animal num loja é má opção, quanto mais não seja por alguns factos indiscutíveis:

- Não pode ver a progenitora, a sua conformação e temperamento, nem o ambiente em que o animal foi criado, nem tão pouco pode escolher um cachorro da ninhada;
- A ser de "criador conceituado" certamente será o pior exemplar da ninhada.

Todas as regras têm excepções. Mas não considero uma excepção a esta regra lojas que mantém cães e gatos para adopção, na medida em que as que conheço que fazem isso não comercializam cães e gatos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

terça set 08, 2009 6:03 pm

Resta também saber o que é que a Musky entende por "conceituado", e como é que esse "conceituado" realmente trata os cães. Conheço alguns "conceituados" que não são muito melhores que puppy mills ...
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

terça set 08, 2009 6:11 pm

dinodane Escreveu:Não concordo. Acho que faz parte da ética da criação não escoar produto através de lojas ou intermediários.

infelizmente, isso é cada vez mais uma utopia, dadas as exigencias do mercado.

E independentemente da origem do animal, comprar um animal num loja é má opção, quanto mais não seja por alguns factos indiscutíveis:

- Não pode ver a progenitora, a sua conformação e temperamento, nem o ambiente em que o animal foi criado, nem tão pouco pode escolher um cachorro da ninhada;

este aspecto é relativo.

- A ser de "criador conceituado" certamente será o pior exemplar da ninhada.

para mim é puro preconceito.

Todas as regras têm excepções. Mas não considero uma excepção a esta regra lojas que mantém cães e gatos para adopção, na medida em que as que conheço que fazem isso não comercializam cães e gatos.

os exemplos a que me referido tem animais para venda ( cães, gatos, etc) e gatos para adopção, devidamente apartados uns dos outros naturalmente.

no entanto, todos os gatos para adopção estão no minimo desparasitados ( interna e externamente claro)

Última edição por bastet1 em terça set 08, 2009 6:15 pm, editado 1 vez no total.
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
Bloqueado

Voltar para “Cães”