O cão que roeu o cano...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
cpontos
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2009 7:04 am

terça set 08, 2009 10:28 am

LucNun Escreveu:E agora uma sugestão politicamente incorrecta: se ele rói a madeira dos móveis e nunca lhe fez mal, também pode arranjar-lhe uma ripa bem grossa de madeira dura, que funcionará como brinquedo para roer.
Também já tentamos, mas ele traça tudo num instante e depois vai aos armários. Também só fizemos uma vez porque receámos que visse TODA a madeira como brinquedo, móveis incluidos!

Relativamente à fechadura, já arranjámos um dispositivo artesanal... que durou um dia... :? Estamos magicar a aplicação de um fechadura, tipo ferrolho, talvez, nas portas. Mas nas gavetas não sei como faço... Ele é muito forte, arranca... :(
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

terça set 08, 2009 10:32 am

LucNun Escreveu: E agora uma sugestão politicamente incorrecta: se ele rói a madeira dos móveis e nunca lhe fez mal, também pode arranjar-lhe uma ripa bem grossa de madeira dura, que funcionará como brinquedo para roer.
A madeira lasca, o que lhe pode causar imenso problemas a nivel do aparelho digestivo, comecando pela boca. Os caes nao digerem madeira, portanto como entrar, assim vai sair... e alem disso tambem nao conseguem distinguir entre um pau que os donos lhe dao e uma perna de cadeira, ou uma porta, portanto vai estar a reforcar o comportamento de roer coisas de madeira, que e exactamente o que nao quer que eles facam.
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

terça set 08, 2009 10:32 am

cpontos Escreveu:...Relativamente à fechadura, já arranjámos um dispositivo artesanal... que durou um dia... :? Estamos magicar a aplicação de um fechadura, tipo ferrolho, talvez, nas portas. Mas nas gavetas não sei como faço... Ele é muito forte, arranca... :(
As fechaduras ficam embebidas na madeira e pela parte de dentro, duvido que ele consiga chegar-lhes. E as gavetas também podem levá-las. :wink:
Última edição por LucNun em terça set 08, 2009 10:33 am, editado 1 vez no total.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça set 08, 2009 10:33 am

Não tem maneira de vedar-lhe o acesso aos canos?

E sim, pode ser uma fase passageira se bem que haja cães que são destruidores toda a vida.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

marizacruz
Membro Veterano
Registado: terça nov 25, 2008 6:27 pm

terça set 08, 2009 10:37 am

cpontos Escreveu:Relativamente ao episódio da bola, eu costumo oferecer uma guloseima em troca da bola, não tiro à força. Ele larga num instante e assim evito entrar em jogos tipo ''cabo de guerra'', que é o que ele quer! Adora puxar e eu nunca ganho. Assim, evito. Para não o deixar pensar que é superior a mim porque fica com a corda/boneco/etc. Pelo menos foi algo que aprendi em artigos acerca da dominância numa matilha (neste caso família), se estiver errada, agradeço correcção.
ah sim tambem li que se entramos na guerra do puxar entao temos de ganhar..mas tambem os meus canitos nao sao de raça dominante o que torna tudo muito mais facil e nao os treinamos com biscoito..é que com eles nao adiantam sentem o cheiro e biscoito ou grao de raçao e ja nao fazem mais nada a nao ser sentar..e largar um fio de baba que vai do focinho ate ao chao...

cada cao é um caso e o seu deve ser bem bicudo...ja que ele esta entediado...e arranjar outro cao?!ha casos em que resulta!
cpontos
Membro Veterano

terça set 08, 2009 10:50 am

dinodane Escreveu:Não tem maneira de vedar-lhe o acesso aos canos?

E sim, pode ser uma fase passageira se bem que haja cães que são destruidores toda a vida.
SOCORRO!! :lol:

Vamos tentar com fechaduras resistentes, no próximo fim-de-semana (que é quando nos reunimos com calma e tratamos deste tipo de assuntos).
cpontos
Membro Veterano

terça set 08, 2009 10:55 am

marizacruz Escreveu:cada cao é um caso e o seu deve ser bem bicudo...ja que ele esta entediado...e arranjar outro cao?!ha casos em que resulta!
Tinha de ser um cão bem forte, porque o meu é bruto e tenho sempre medo que magoe... E não é nada que já não tenha sugerido ao esposo...

Eu tenho uma gata, que ele adora desafiar, mas leva patada. Mas estou sempre com medo que ele a magoe com as patas (não digo com os dentes porque nunca a tentou morder). É que a brincadeira dele é assim: vê a gata, baixa a parte da frente do corpo e levanta os quadris, em posição de brincadeira e abana o rabo. Se ela lhe dá as costas ele corre para ela. Quando ela está com o cio, é mais permissiva e ele já se jogou com as 4 patas para cima dela. Faz-me lembrar uma raposa a saltar na toca do coelho, não sei se já viram no BBC Vida Selvagem... A título ilustrativo...
ziggy
Membro Veterano

terça set 08, 2009 10:58 am

cpontos Escreveu: O que não sei é onde errei na sua educação. Não lhe damos abébias em casa, sabe quem manda e respeita (agora está na fase de adolescência, mais teimosinho e finge-se surdo, às vezes...). Mas quando está sozinho... destrói...
Eu digo-lhe onde e que errou:
cpontos Escreveu: Quando era mais novo (3/4 meses) achávamos normal ele roer as pernas das cadeiras quando estava sozinho, afinal é um cachorro! Mesmo assim passava cerca de 2/3 horas sozinho por dia, pois eu e o meu esposo conseguimos adaptar os horários nesse sentido.
E normal ele querer roer essas coisas todas, mas assim que o faz e necessario arranjar estrategias para ele nao voltar a fazer. Quando o tinha apenas 2/3 horas sozinho por dia, tinha sido facil habituar o bicho a ficar numa crate durante esse tempo, e tinha parado a destruicao. Agora precisa que ele fique muito mais tempo sozinho, e o treino de crate faz-se por pequenos periodos de cada vez, vai ser muito mais moroso e complicado. Se achar que a crate e um espaco demasiado confinado, arranje um parque para cachorros, sempre tem mais espaco. Vai ter de criar barreiras entre ele e qualquer coisa que ele possa destruir, porque para o cao neste momento, isso e um comportamento normal.
cpontos
Membro Veterano

terça set 08, 2009 11:07 am

Nunca me ocorreu colocá-lo numa crate, sempre achei que um animal doméstico como o cão não deveria ser confinado a uma jaula.

Mas tenho uma dúvida, se eu o deixasse na crate durante 2 horas por dia, o que é que isso iria ajudar agora? Não concebo a ideia (isto não é uma crítica, é uma opinião) de deixar o cão numa jaula durante 4/6 horas diárias.

Quando saísse o seu comportamento não seria pior?

Além disso, estou segura que a crate não é o método mais frequente para educação de cães, pois muitos donos não a podem comprar por falta de espaço (ou verbas talvez, mas como não sei se são caras ou baratas...).

Julgo eu... :?
ziggy
Membro Veterano

terça set 08, 2009 11:23 am

A crate para mim e uma cama com porta. E bem usada e uma ferramenta muito util para treinar os caes. Os meus caes, enquanto sao cachorros, ficam fechados na crate enquanto se fazem as limpezas de manha, para nao andarem a patinhar no chao molhado, nem a correr atras de esfregonas e aspiradores, e por uma questao de respeito pela pessoa que limpa, que nao tem de estar a aturar com cachorros a saltarem-lhe em cima enquanto trabalha. Quando se acaba a limpeza, sao soltos. Os caes adultos vao sozinhos para a crate e ficam la durante esse tempo. Alias, basta-lhes ouvir o som do aspirador para se irem enfiar la dentro. E quando saem de la nao se portam pior. O seu cao porta-se pior quando sai da cama?
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

terça set 08, 2009 11:29 am

cpontos, não tem espaço ao ar livre para ele ficar na vossa ausencia?

varanda ou terraço? a minha cadela se ficar no jardim, dorme como uma santa enquanto saio, mas se a deixar dentro de casa vem chorar para a entrada, arrasta o ninho e da ultima vez espalhou a ração toda...

nada comparado com o seu problema , mas para a minha que é uma molenga eu achei aquilo um holocausto :lol: :lol: :lol: ( ela nem as mantinhas do ninho desarruma).

como este drama é só quando se ausentam e pelo que percebi ele é obediente na vossa presença, talvez fosse bom deixá-lo no exterior 8 se houver essa hipotese).

de todo em todo, muito boa sorte! coragem! :D
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
cpontos
Membro Veterano

terça set 08, 2009 11:30 am

ziggy Escreveu:A crate para mim e uma cama com porta. E bem usada e uma ferramenta muito util para treinar os caes. Os meus caes, enquanto sao cachorros, ficam fechados na crate enquanto se fazem as limpezas de manha, para nao andarem a patinhar no chao molhado, nem a correr atras de esfregonas e aspiradores, e por uma questao de respeito pela pessoa que limpa, que nao tem de estar a aturar com cachorros a saltarem-lhe em cima enquanto trabalha. Quando se acaba a limpeza, sao soltos. Os caes adultos vao sozinhos para a crate e ficam la durante esse tempo. Alias, basta-lhes ouvir o som do aspirador para se irem enfiar la dentro. E quando saem de la nao se portam pior. O seu cao porta-se pior quando sai da cama?
Se a cama fosse uma jaula, suponho que sim. Qual é o cão que passa o tempo em que o dono está fora de casa na cama? Pelo menos, o meu não passa. É muito enérgico.

O exemplo mais próximo que consigo fornecer é o do açaime, quando lho tiro o cão corre casa fora e dá pulinhos, parece-me alegria de se ver livre dele.

Mas deixa a porta da crate fechada, certo? O cão está preso. Não foi para isso que quis um cão, já tenho um hamster. Há certamente meios menos limitativos para educar o cão. Mas claro que agradeço a opinião, foi para isso que aqui vim. Obrigado!
cpontos
Membro Veterano

terça set 08, 2009 11:36 am

Há mais algum forista apologista de crates? Tendo em conta o tempo que animal passa sozinho, em média. Não o meu, mas julgo que seja qualquer coisa como 7 horas diárias, em média...
cpontos
Membro Veterano

terça set 08, 2009 11:41 am

bastet1 Escreveu:cpontos, não tem espaço ao ar livre para ele ficar na vossa ausencia?

varanda ou terraço? a minha cadela se ficar no jardim, dorme como uma santa enquanto saio, mas se a deixar dentro de casa vem chorar para a entrada, arrasta o ninho e da ultima vez espalhou a ração toda...

nada comparado com o seu problema , mas para a minha que é uma molenga eu achei aquilo um holocausto :lol: :lol: :lol: ( ela nem as mantinhas do ninho desarruma).

como este drama é só quando se ausentam e pelo que percebi ele é obediente na vossa presença, talvez fosse bom deixá-lo no exterior 8 se houver essa hipotese).

de todo em todo, muito boa sorte! coragem! :D
Tenho mas ele salta para o do vizinho, e não posso subir a vedação, porque a casa é alugada.

Eu tenho é um anexo no 'quintal' que posso adaptar, mas gostava mesmo que ele se habituasse a conviver pacificamente com os móveis e canos :lol: Além disso adaptar o anexo pressupõe um pedido de autorização ao senhorio...

Ou isso ou as fechaduras, uma das duas.

Aproveito, já agora, para agradecer a todos a participação e vontade de ajudar. A sério, de coração.

Obrigado (podem continuar a opinar, claro!)
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

terça set 08, 2009 11:50 am

olhe que essa ideia do anexo não é nada má!

arranjadinho para ele, com brinquedos e uns chinelos velhotes para roer :lol:

ele se calhar divertia-se ali um bom bocado e evitava o desespero de chegar a casa e ver tudo em pantanas ( é de morrer, bem sei, essa situação dos canos... nem quero imaginar o stress... depois de um dia de trabalho.)

quando voltassem para casa, o patudinho ia para dentro :wink: cão feliz, donos tranquilos!!

eu por mim nunca mais deixo a maggie sozinha em casa, ela fica mesmo infeliz.

abraço
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
Responder

Voltar para “Cães”