Livro de reclamações/Pet-shops

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

quarta set 09, 2009 1:14 pm

vamos aguardar....
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

quarta set 09, 2009 1:18 pm

bastet1 Escreveu:se não existe troca de dinheiro , qual a necessidade de uma garantia por escrito?
Eu disse que não crio para vender, não disse que não vendo o que crio. Está a ver a diferença?
bastet1 Escreveu:até porque num perimetro de 20 km em volta do grande porto não existem canicultores dignos do nome... percebi! mas como eu comprei a 50 km então não percebo...
Já ouviu falar em figuras de estilo? Acha mesmo que o número "20" tem mesmo o significado de "20" no contexto da frase? :lol:
bastet1 Escreveu:na medida em que??....
Ora, na medida em que, quem vacina cães no Vet Municipal, em instalações que seguramente não serão exemplares e que não têm capacidade para mais nenhuma coisa para além de vacinação, o faz para poupar dinheiro. Quem poupa nas vacinas poupa a muitíssimos outros níveis ...
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
marcoliv
Membro
Registado: domingo mai 10, 2009 1:05 am

quarta set 09, 2009 1:30 pm

Fjord Escreveu:
Ora, na medida em que, quem vacina cães no Vet Municipal, em instalações que seguramente não serão exemplares e que não têm capacidade para mais nenhuma coisa para além de vacinação, o faz para poupar dinheiro. Quem poupa nas vacinas poupa a muitíssimos outros níveis ...
Eu acho que julgar os donos em função do dinheiro que gastam com os seus animais é um bocado como dizer que os melhores pais são aqueles que metem os filhos em escolas caríssimas, roupas caríssimas, etc...
Tomara nós que todos os donos de cães em Portugal levassem os seus ao veterinário municipal já se quer uma vez na vida!
Fjord
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 1:51 pm

Como sempre, fala-se em alhos e há sempre quem venha falar em bogalhos :roll: Não estamos a falar da velhinha que vive da pensão, estamos a falar de alguém que está a produzir um bem que irá vender e está a cortar nas despesas, usando o que de mais barato existe no mercado. Consegue ver a diferença? :roll:
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
bastet1
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 2:10 pm

Fjord Escreveu:
bastet1 Escreveu:considerando a hipotese meramente académica de um dia a curto/medio prazo estar impedida de vender os seus cachorros directamente aos futuros donos; deixaria a canicultura para venda?
:lol: Minha cara, eu não crio cachorros para vender, de forma que essa hipótese é, de facto, muito académica :lol:
bastet1 escreveu:
se não existe troca de dinheiro , qual a necessidade de uma garantia por escrito?

fjord:
Eu disse que não crio para vender, não disse que não vendo o que crio. Está a ver a diferença?
Não.
-------------------------------

concluo então que não cria para vender, mas vende o que cria.

se não cria para vender cria para...

a pergunta mantem-se:

na eventualidade ainda que académica de poder deixar de vender ao "consumidor final" deixaria a canicultura para venda?

assumiria a canicultura como um mero passatempo e gosto pessoal?
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

bastet1
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 2:42 pm

Fjord Escreveu:

estas divagações são especulatorias, como sabe.

existem clinicas privadas em edificio degradados e bolorentos e também canis municipais com gabinetes verdadeiramente exemplares. é tudo uma questão particular, varia de caso para caso.
não pode especular sobre o que desconhece.

é realmente surreal como se pode generalizar assim.
existem muitas realidades diferentes. existem localidades onde o veterinário mais disponivel é mesmo o municipal, até porque não existe outro.
enfim, quando a amplitude de visão é limitada somente ao que se conhece é de facto dificil ver mais além.

ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

quarta set 09, 2009 3:02 pm

bastet1 Escreveu: se não cria para vender cria para...

a pergunta mantem-se:

na eventualidade ainda que académica de poder deixar de vender ao "consumidor final" deixaria a canicultura para venda?

Mas ainda nao lhe explicaram que ha muita gente que nao cria caes para vender? Que faz uma ninhada para ficar com um cachorro... e que os outros sao vedidos porque nao se pode ficar com todos. Que se cria para melhorar a raca, nao para fazer dinheiro. Que mesmo os melhores criadores com o dinheiro das ninhadas so cobrem as despesas, porque o preco de um cachorro num bom criador e geralmente inferior ao preco de um vindo sabe-se la de onde numa montra de loja. Esses, fazem dinheiro, que compram a 150 e vendem a 1500. Os que testam os pais, e as vezes mandam a cadela para cascos de rolha para ser coberta, porque nao usam o cao la de casa, nem o do vizinho (e geralmente sao as cadelas que vao ao cao, nao o contrario), e fazem ecografias, criam os cachorros em condicoes, ficam em casa com a cadela parida, dao-lhes comida adequada, vacinam, chipam, registam e testam os cachorros, nao os despacham assim que comecam a comer, e ainda sacrificam os fins de semana para conhecer os potenciais donos porque ja que nao podem ficar com todos, o menos que se pode fazer e escolher bem as pessoas com quem vao ficar, geralmente quando vendem os cachorros ficam com o mesmo dinheiro com que comecaram se correr tudo bem.
Fjord
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 3:28 pm

bastet1 Escreveu:se não cria para vender cria para...
Deixe estar, assim como você há muita gente que não percebe :lol:
bastet1 Escreveu:na eventualidade ainda que académica de poder deixar de vender ao "consumidor final" deixaria a canicultura para venda?

Minha cara, para mim a canicultura É um passatempo que faço por gosto pessoal. Na eventualidade de não poder conhecer o "consumidor final", venda ou não, acho que acabaria de vez, sim. Não estou a ver-me a mandar cachorros meus para a completa incerteza.
bastet1 Escreveu:existem clinicas privadas em edificio degradados e bolorentos e também canis municipais com gabinetes verdadeiramente exemplares. é tudo uma questão particular, varia de caso para caso.
não pode especular sobre o que desconhece.
Eu de facto não conheço canis municipais, com gabinetes exemplares ou não, blá blá, mas dá-me muito mais confiança quem trabalha a tempo inteiro numa clínica, do que alguém que faz uns biscates ao fim da tarde, quase como hobby, depois de desempenhar as variadíssimas tarefas que o veterinário municipal tem atribuidas. Já para não falar que operações, raios X, internamentos, etc nicles ...
bastet1 Escreveu:existem localidades onde o veterinário mais disponivel é mesmo o municipal, até porque não existe outro.
Está a falar do quê? Terreolas perdidas no meio da serra, certo? :roll:
tlopes

sexta set 11, 2009 4:51 pm

O tópico foi editado. Por favor participem com cordialidade.

Melhores cumprimentos,
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

sexta set 11, 2009 5:10 pm

c_saraiva Escreveu:Este tópico vem na sequencia de ter visto animais em más condições numa loja de animais...comentei isso em outro forum e disseram-me (como eu tambem já tinha tambem lido por cá) que em caso de encontrar animais em más condições podia pedir o livro de reclamações.

A questão é que eu não fazia a minima ideia de como funcionava o livro de reclamações...depois de alguma pesquisa, encontrei um artigo da DECO que me pareceu bastente util e passo a partilhar aqui com todos os foriastas :wink:
Um livro de reclamações em cada canto

Desde o início de 2006, o número de fornecedores de bens e prestadores de serviços obrigados a ter livro de reclamações foi alargado.

O que é e para que serve?
O livro de reclamações é um dos meios mais práticos e comuns para o consumidor apresentar queixa. Quando algo não corre bem na prestação de um serviço ou na compra de um produto, o consumidor pode solicitar este livro e reclamar logo nesse local, sem nenhum encargo.
Mesmo que a entidade a quem a queixa é enviada já não possa solucionar o problema, esta forma de reclamar pode ajudar a evitar que outros cidadãos sejam prejudicados pelas mesmas razões.

Como funciona?
A reclamação é registada no livro em triplicado. O responsável do estabelecimento entrega ao cliente o duplicado da queixa e tem cinco dias úteis para enviar a sua cópia à entidade competente para a apreciar. O consumidor pode proceder também ao envio da queixa para aquela entidade, para se assegurar de que esta chega ao destino (ver DINHEIRO & DIREITOS n.º 67, de Janeiro de 2005). Uma terceira cópia da reclamação permanece no livro, não podendo dele ser retirada.
Depois de analisar o que foi escrito, o organismo competente decide se deve ou não penalizar o estabelecimento ou instituição. Se os dados não forem suficientes para avançar com o processo de contra-ordenação, o estabelecimento tem um prazo de 10 dias para apresentar alegações em sua defesa.

Como preencher a reclamação?

Para que tudo corra bem, convém preencher com cuidado. Há algumas regras que não pode esquecer quando tiver o livro nas suas mãos.

-Use sempre uma esferográfica (para que a queixa não possa ser apagada) e escreva de forma legível. Se achar necessário, faça um rascunho numa folha à parte, para que a reclamação final seja o mais concisa e objectiva possível.

-Depois de indicar qual o estabelecimento ou serviço em causa (nome e morada), identifique-se correctamente (com o seu nome, morada e número de bilhete de identidade ou de passaporte) e refira os motivos que conduziram à reclamação, bem como a data e a hora em que fez a queixa.

-Guarde toda a documentação que comprove o objecto da reclamação (tais como facturas, contratos, brochuras, fotografias, etc.), bem como a cópia da queixa a que tem direito. Procure também obter o testemunho de quem possa comprovar aquilo que alega.

À vista de todos

O cartaz “Este estabelecimento dispõe de livro de reclamações” já há muito que deixou de despertar a curiosidade dos frequentadores de cafetarias e restaurantes. A partir de agora, poderá avistá-lo em farmácias, lares, creches ou universidades privadas, entre outros locais abrangidos pela nova lei. A afixação desta frase em local visível é obrigatória em todos os estabelecimentos com livro de reclamações. O nome do organismo competente para apreciar a queixa tem também de ser incluído no cartaz.

Quando algo corre mal

Sempre que o livro de reclamações lhe seja solicitado, o proprietário do estabelecimento não pode exigir a apresentação de qualquer documento de identificação como condição para o apresentar. Se o acesso ao livro lhe for negado e chamar a polícia, para tentar resolver a situação. Depois, numa segunda fase, até pode dirigir duas reclamações escritas à entidade que tutela a actividade ou serviço: a primeira, pelo facto que originou o pedido do livro de reclamações; e a segunda, pela recusa em facultarem-lho.

Se a instituição ou entidade prestadora de bem ou serviço não cumprir as regras relativas ao livro de reclamações, pode incorrer na prática de contra-ordenações. No caso das empresas, a coima pode, em algumas situações, ir até 30 mil euros.

Exija o livro
Até agora, o livro de reclamações estava à disposição, entre outros, nos seguintes estabelecimentos:

-empreendimentos turísticos, restaurantes e bares, agências de viagens, turismo rural, espaços de jogo e lazer, campos de férias e termas;

-escolas e centros de exames de condução e centros de inspecção automóvel;

-clínicas, laboratórios, hospitais e centros de reabilitação privados;

-mediadoras imobiliárias e agências funerárias;

-instituições privadas de solidariedade social e serviços de apoio social e domiciliário.

Desde 2006, entre outros, também passam a ser obrigados a ter livro de reclamações:

-jardins de infância e creches, centros de actividades de tempos livres, lares e instituições com acordos de cooperação com os centros distritais de segurança social (como cantinas sociais, por exemplo);

-cabeleireiros, institutos de beleza, estabelecimentos de tatuagens e colocação de pírcingues e ginásios;

-prestadores de serviços de transporte, telefone, água, gás, electricidade, acesso à Internet e correios;

-lojas de venda a retalho e estabelecimentos de comercialização ou reparação de automóveis;

-postos de abastecimento de combustíveis, parques de estacionamento;

-farmácias, lavandarias e engomadorias;

-recintos de espectáculos;

-seguradoras, mediadores e corretores de seguros, instituições de crédito e estabelecimentos do ensino particular e cooperativo.

(fonte: http://www.deco.proteste.pt/direitos/um ... 407841.htm)

Coloquei o artigo na integra porque sei que as vezes seguir links da um bocadinho de preguiça :D

Espero que nunca precisem de usar esta informação :wink:

Saudações Imagem
Bom tópico, ou inicio dele...ou...vou-me já embora antes que sobre para mim :oops:
isatoday
Membro Veterano
Registado: sexta fev 01, 2008 5:44 pm
sexta set 18, 2009 1:07 am

voltando ao inicio do topico...

hoje vi numa loja de animais dois chihuahuas a venda. quando estranhei as orelhas ainda nao estarem em pé fui ver a idade... um mes e meio. porque nao faz mal nenhum a um cachorro tao pequeno estar afastado da mae, sem qualquer socializaçao numa caixa de vidro, e sem a vacinaçao completa. especialmente a um cachorro fragil como o chihuahua.

fora o pormenor de nao serem cachorros de grande "qualidade" e custarem 1300€...

isto nao é nada de especial, é o que se vê em quase todas as petshops, mas faz-me confusao estar lá e ainda ouvir as pessoas a comentar o quao giros eram os cachorros e que deviam ser muito bons para custar tanto dinheiro...

:roll:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta set 18, 2009 8:56 am

Não é nada de especial mas É ILEGAL, a legislação sobre a venda de cães em lojas PROÍBE que sejam expostos com MENOS DE 8 SEMANAS DE VIDA...

Esses animais são de puppy-mill agora vejam bem para os estarem a vender por esse preço qual terá sido a margem de lucro para todos os intervenientes e intermediários... Por esse preço compra-se um chi num criador de jeito.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

tlopes

segunda set 21, 2009 11:06 am

O tópico foi editado. O fórum não é o local indicado para publicar reclamações sobre lojas, produtos ou serviços.

Editado para acrescentar: O tópico foi bloqueado devido à insistência de vários membros em publicar mensagens off-topic. O tópico está nos inamovíveis e ficará disponível para consulta.

Melhores cumprimentos,
Bloqueado

Voltar para “Cães”