Orijen - 44% proteína?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Joper
Membro Júnior
Registado: sábado jun 12, 2004 12:17 pm

terça set 08, 2009 1:49 pm

Quanto à Orijen, é uma ração que é feita para satisfazer o público, que adora seguir as recomendações do Whole Dog Journal e do doogfoodanalysis sem se perguntar o que é que está por detrás das afirmações que emitem :roll:
A Orijen é simplesmente uma estratégia comercial para ocupar um certo nicho de mercado, não é uma ração que seja formulada com base em princípios científicos. Pelo preço que custa, sinceramente, mais vale comida caseira :roll:[/quote]

Pergunto-lhe se ja experimentou esta ração ou se as afirmações que aqui deposita sao fruto de convicção religiosa, crença, preconceito ou outro motivo qualquer...
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça set 08, 2009 1:56 pm

Joper Escreveu: Pergunto-lhe se ja experimentou esta ração ou se as afirmações que aqui deposita sao fruto de convicção religiosa, crença, preconceito ou outro motivo qualquer...
Eu apostava no outro motivo qualquer 8)
jclarinos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm

quarta set 09, 2009 10:49 am

Prefiro a Orijen a muitas rações que andam para aí. Apesar da discrepância de proteína/gordura, mas em relação á proteina em si, a percentagem elevada não me assusta, mas realmente nada como um rawzinho :D
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

quarta set 09, 2009 1:22 pm

Pois, também não me assusta a proteína a mais, apenas me assusta o dinheiro que se deita à rua sem qualquer proveito ...
"Se não houvesse tótós para enganar, não havia tótós enganados"  (Eu)
Xelele
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am

quarta set 09, 2009 1:33 pm

Mas o preço mais caro deve-se à quantidade da proteína, ou à qualidade dos ingredientes utilizados?

Existem outras rações, cuja relação proteína/gordura seja mais equilibrada e que utilize produtos tão selecionados como a Orijen?

E já agora, continuo com a dúvida: qual a percentagem de proteína que uma dieta RAW fornece aos cães? Alguém tem uma ideia?

É preferível dar carne ou peixe cozido do que qualquer ração?, é que eu decidamente não sou capaz de dar carne crua e especialmente ossos à minha cadela.
Fjord
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 1:47 pm

Xelele Escreveu:Mas o preço mais caro deve-se à quantidade da proteína, ou à qualidade dos ingredientes utilizados?
Deve-se basicamente à quantidade de proteina, que é um nutriente que sai caro.
Xelele Escreveu:Existem outras rações, cuja relação proteína/gordura seja mais equilibrada e que utilize produtos tão selecionados como a Orijen?
Por cá não.
Xelele Escreveu:E já agora, continuo com a dúvida: qual a percentagem de proteína que uma dieta RAW fornece aos cães? Alguém tem uma ideia?
Não deve ser muito fácil responder a isso, uma vez que tudo depende da quantidade de gordura que se deixa ficar na carne, e se se dá vegetais ou não. Mas um cão a RAW seguramente ingere mais proteína, por algum motivo se sabe que estes cães têm um nível mais elevado de ureia no sangue que um cão "normal".
Xelele
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 1:51 pm

A nível de saúde, e esta pergunta é para os adeptos da dieta RAW, o que é que vos dizem os vets? Aconselham, desaconselham, não têm opinião formada??

Não receiam que a quantidade de nutrientes seja desadequada às necessidades do animal?
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quarta set 09, 2009 1:54 pm

Fjord Escreveu:...
Xelele Escreveu:E já agora, continuo com a dúvida: qual a percentagem de proteína que uma dieta RAW fornece aos cães? Alguém tem uma ideia?
Não deve ser muito fácil responder a isso, uma vez que tudo depende da quantidade de gordura que se deixa ficar na carne, e se se dá vegetais ou não. Mas um cão a RAW seguramente ingere mais proteína, por algum motivo se sabe que estes cães têm um nível mais elevado de ureia no sangue que um cão "normal".
E esse nível mais elevado de ureia comportará riscos para a sua saúde, nomeadamente quando entrar na velhice?
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
Fjord
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 2:03 pm

Ora bem, estudos recentes mostraram que os rins conseguem gerir eficientemente esse excesso de ureia no sangue. Agora, é sempre a mesma coisa. Os estudos foram feitos com 5 ou 10 cães, será que são válidos para o meu cão? Os cães do estudo viveram em ambiente controlado - comida a horas, aguinha limpa, etc. E se o meu cão apanhar uma maleita qualquer, que até pode ser uma coisa simples, mas que altere todas as premissas? Ninguém sabe responder ...
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quarta set 09, 2009 2:05 pm

De facto, é sempre uma incógnita, cada organismo funciona de maneira diferente.

Obrigada, Fjord.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta set 09, 2009 2:18 pm

Fjord Escreveu:Ora bem, estudos recentes mostraram que os rins conseguem gerir eficientemente esse excesso de ureia no sangue. Agora, é sempre a mesma coisa. Os estudos foram feitos com 5 ou 10 cães, será que são válidos para o meu cão? Os cães do estudo viveram em ambiente controlado - comida a horas, aguinha limpa, etc. E se o meu cão apanhar uma maleita qualquer, que até pode ser uma coisa simples, mas que altere todas as premissas? Ninguém sabe responder ...
Fjord, neste cenário de incógnita, qual é a sua opinião?

Num cão relativamente sedentário, não será uma jogada mais "segura" ir baixando o nível de proteina e de gordura, pelo sim pelo não?

E se o cão velhote começar com problemas do tipo "reumatismo"?
Fjord
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 3:38 pm

Musky Escreveu: Fjord, neste cenário de incógnita, qual é a sua opinião?

Num cão relativamente sedentário, não será uma jogada mais "segura" ir baixando o nível de proteina e de gordura, pelo sim pelo não?
Eu acho :wink: Para além de ser muitíssimo mais barato ...
E cães com artrite, que volta e meia levam com anti-inflamatórios, que são muito jeitosos para causar problemas renais a bichos velhos, então não arriscava mesmo :wink:
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta set 09, 2009 4:10 pm

Fjord Escreveu:
Musky Escreveu: Fjord, neste cenário de incógnita, qual é a sua opinião?

Eu acho :wink: Para além de ser muitíssimo mais barato ...
E cães com artrite, que volta e meia levam com anti-inflamatórios, que são muito jeitosos para causar problemas renais a bichos velhos, então não arriscava mesmo :wink:

Era essa mais ou menos a minha ideia, mas como a tinha baseado na ciencia humana, sinceramente não tinha a certeza se se aplicaria também a canídeos.
Xelele
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 4:10 pm

Este assunto está-me a interessar particularmente, porque o outro cão que faleceu recentemente, viveu 14,5 anos a comida caseira com grande percentagem de arroz, massa e legumes relativamente a frango e miudezas, e as análises ao sangue foram até ao fim da vida excelentes, assim como o estado do coração, pulmões e ossos/articulações, e apesar disto tudo foi traído por uma hérnia perianal que após 2 anos da operação, voltou a abrir e o pobre do bicho entrou em sofrimento, pois já não conseguia defecar para além de parte o intestino teimar em vir para fora. Bem :cry: , não fosse este problema e ele ainda estaria de boa saúde, e julgo que muito graças à alimentação e exercício que praticava.

Como eu desejo muitos e longos anos para a Becas, comecei a questionar se dar ração, mesmo de boa qualidade, seria o melhor.
jclarinos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm

quarta set 09, 2009 10:30 pm

Nada melhor que ir fazendo análises de sangue, aliás fazer enquanto o animal come ração e quando começa raw e daí a diante. Tenho ouvido sempre de uma grande diferença na mudança, mas nada como comprovar e assim tira-se as suas próprias conclusões. E de preços é obviu que uma ração de baixa proteina é mais barata, mas não quer dizer melhor.

Xelele não consegue dar carne crua nem ossos porquê? A carne crua compensa a nivel nutritivo. Para conseguir uma alimentação caseira com todo o valor nutritivo tem aí muito trabalho. Mas sim é melhor comida caseira que qualquer ração para mim não há duvida.

Os veterinários desaconselham por falta de conhecimento, já ouvi de alguns que começam a pesquisar e a aconselhar raw mas com vegetais.
Responder

Voltar para “Cães”