Gato com problema na pele

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mimoca
Membro Júnior
Registado: quinta mar 21, 2002 6:21 pm

terça set 02, 2003 6:40 pm

Olá, apareceu no meu gato por cima do olho e numa pequena parte da orelha uma especie de caspa, não sei explicar bem o que se trata, só sei que lhe cairam alguns pelos (poucos) nestas zonas, são areas pequenas onde a pele parece estar escamosa, mais dura e sai um especie de caspa dura. Já agora o meu gato tem 4 meses, é raça persa, todo negro, não usa coleiras insecticidas e é um gato saudavel, tirando este detalhe do problema de pele. Não me parece grave o suficiente para ter que ir ao veterinário,em principio, mas se alguem souber o que se passa e algum nome duma pomada que eu pudesse colocar, agradecia muito as vossas sugestões.

Paula Silva.
AutumnCat
Membro Veterano
Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm

terça set 02, 2003 7:25 pm

Talvez seja melhor ir ao veterinário por via das duvidas. Pode ser caspa, pode ser um fungo ainda pequeno, o Luto vinha cheio de caspa, com peladas e fungos,( foi um longo tratamento)Pergunte ao vet., ele dir-lhe-á o tratamento a seguir. Se for um fungo, tem tendência a propagar-se pela pelagem toda, enfraquecendo o pelo, chegando mesmo a cair.

O luto teve de levar banhos de betadine entre outras coisas( fiquei toda arranhada), mas agora é um lindo gato.podes ir vêr a meu albúm e onfirmar :)
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

terça set 02, 2003 7:35 pm

OLÁ!!

Pois, não facilite! o que pode parecer de somenos importância, pode vir a revelar-se grave!! As coisas atacadas de início resolvem-se mais facilmente!!
Problemas da pele podem ser complicados! Tal como descreve, pode ser sarna ou tinha (sobretudo esta!) O vet deve ver isso, rapidamente, e até fazer análises ao pelo da zona, para detectar o fungo (se for o caso, que parece). Olhe que além de poder alastrar rapidamente, é contagioso mesmo para as pessoas, obrigando a cuidados especiais. Não é para alarmar é para prevenir!
Eu sei bem do que estpou a falar, porque recolhi dois gatinhos da rua, e vinham com tinha, e estou com um tratamento próprio (tópico e oral) além de que eu ando sempre a lavar as mãos com betadine, quando pego neles ou lhes faço festas!
Homem prevenido vale por dois!

Aconselho mesmo a ida ao vet.!
Se não for nada tão complicado, melhor! Respira fundo! Se não, ataca logo no início!

As melhoras!!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
SusyF
Registado: domingo mar 02, 2003 8:06 pm

terça set 02, 2003 8:49 pm

Pode de facto ser um problema contagioso, ou pode ser apenas uma mordida de um insecto, que se cura apenas com a aplicação sucessiva de 2 betadines. (primeiro o amarelo e depois o vermelho). O meu têm isso com alguma frequência e acaba por lhe passar, até porque ele é alergico á maioria da comida e por isso muitas vezes ministro-lhe cortizona. No entanto, faço minhas as palavras dos restantes, o melhor é sair de dúvidas com uma ida ao vet.
Boa sorte e que corra tudo bem. :)
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça set 02, 2003 9:38 pm

ele é alergico á maioria da comida e por isso muitas vezes ministro-lhe cortizona.
:o :o :o e quem mandou? saberá bem o que está a fazer?
MFR
Membro Veterano
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm

terça set 02, 2003 9:47 pm

Eu tive um bosque da noruega, que começou com esse problema cerca de 15 dias depois de o ter comprado ele na altura devia de ter 4 para 5 meses, fui com ele ao vet, e disse-lhe que ele coçava-se com mais frequencia ao pé da orelha, ele viu receitou um pó para colocar, e voltar lá uma semana depois.
Eu vou resumir :
O médico andou durante dois meses a comer-me dinheiro á conta do sofrimento do animal - pois o que tinha cura deixou de ter, e teve que ser abatido - o gato tinha sarna, ficou sem pelo na cabeça as orelhas de tanto coçar feriram e foram caindo aos bocados, foi horrivél, e na altura que eu fui ao vet ainda estava no principio, parecia uma caspasinha, tipo equizema seca, mas não era com os pósinhos que se curava.
Isto aconteceu há 17 anos.

Vá imediatamente ao veterinário, eles que façam exames, análises....

Boa sorte
anjaazul
Membro Veterano

quarta set 03, 2003 1:47 am

A dermatofitose felina ocorre com maior freqüência como uma ou mais áreas irregulares ou anulares de alopécia com ou sem caspa. Os pêlos aparecem quebrados e desgastados. A hiperqueratose folicular pode resultar em comedões. A alopécia pode ser grave e disseminada, acompanhada de pouca evidência de inflamação. Os gatos ocasionalmente apresentam áreas inflamatórias de foliculite caracterizadas por alopécia, eritema, crosta e pápulas foliculares. Uma foliculite recidivante no "queixo" lembrando a acne felina pode ser observada. A onicomicose é rara.
As erupções generalizadas do tipo seborréia podem ser vistas onde a caspa seca ou oleosa esteja proeminente. A dermatite miliar, caracterizada por dermatite pruriginosa, disseminada e papulocrostosa, é uma rara manifestação de dermatofitose geralmente causada pelo M. canis. A infecção dermatofítica generalizada é mais comum em gatos que em cães. A doença é mais comum em gatos jovens (menos de um ano de idade), mas a tinha selvática (adquirida de mamíferos silvestres) ocorre mais comumente nos adultos. Os gatos de pêlo longo, especialmente Persas e Himalaios, são predispostos à esta infecção.

Cerca de 30% de todos os casos de microsporose e cerca de 15% de todos os casos de dermatofitose (tinha) em humanos são causados por M. canis, sendo a vasta maioria dessas infecções adquiridas dos gatos. Aproximadamente 50% de humanos expostos a gatos infectados, sintomáticos ou assintomáticos, adquirem a infecção. Em cerca de 30 a 70% de todas as criações com gatos infectados, no mínimo uma pessoa contactante torna-se infectada. As modificações cutâneas nas dermatofitoses de origem animal em humanos são variáveis e a maioria ocorre em áreas do corpo que entram em contato com o animal, como braços, couro cabeludo e tronco
MaLuCat
Membro
Registado: sábado jul 19, 2003 6:37 am

quarta set 03, 2003 3:40 am

Olás,

mimoca, me junto ao coro dos foristas: melhor levá-lo ao vet, e quanto mais rápido o fizeres, melhor ;) . Pode ser muitas coisas (ou nada), mas só ele poderá lhe dizer ao certo e indicar tratamento, se for o caso.

Quanto ao contágio de humanos por fungo dos gatos, por experiência própria :roll: vi q o Tricophyton sp. se transmite não por simples contato, mas por arranhões com as unhas do gato contaminadas por se coçar...senti "na pele" ;) :roll:

A gata por vezes dormia comigo e não tinha me passado nada, mas bastou um descuido durante um banho :? e nos 2 arranhões q levei surgiu o danado do fungo. Minha mãe, q quase não toca na gata (e em bicho nenhum :o ) também foi arranhada na perna e foi o q bastou :roll: ...

bom, mas a "moral da história" é q a gata foi ao vet, nós ao dermatologista e depois do (longo) tratamento estamos todas bem :D

Ah!!! ....e os banhos passaram a ser dados com luvas de borracha e camisa de tecido grosso e mangas compridas ;) :lol:

(atenção q não falo aqui de todos os fungos, apenas daquele com o qual tive contato :( )
bambucecilia
Membro Júnior
Registado: sexta jan 31, 2003 3:30 pm

quarta set 03, 2003 3:07 pm

Aconselho-a a utilizar o champo Proderma pode ser utilizado em gatinho pequenos e é o indicado para problemas como as dermatites , não se preocupe isso é um problema vulgar nos gatos persas pois são muito mais sensiveis para este tipo de problemas de pele, isto é claro que se for Fungos terá mesmo de fazer um tratamento receitado pelo Vet.
Boa sorte. :)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta set 03, 2003 9:27 pm

SusyF Escreveu: O meu têm isso com alguma frequência e acaba por lhe passar, até porque ele é alergico á maioria da comida e por isso muitas vezes ministro-lhe cortizona.
Não sei se ria, ou se chore... realmente lê-se de tudo.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

quarta set 03, 2003 11:04 pm

Se calhar vou ser um bocado bruta no que vou dizer mas acho que em questões de saúde não pode haver contemplações!! :?

Partilhar experiências é uma coisa, descurar nos cuidados médicos é outra!!

O vet é o ÚNICO caminho a seguir! ;)
CasadeAnaval Escreveu:
SusyF Escreveu: O meu têm isso com alguma frequência e acaba por lhe passar, até porque ele é alergico á maioria da comida e por isso muitas vezes ministro-lhe cortizona.
Não sei se ria, ou se chore... realmente lê-se de tudo.
Vasco,
Antes rir!! A chorar não ganha nada e a rir sempre "descontrai" :lol:
anjaazul
Membro Veterano

quinta set 04, 2003 12:05 am

Vasco,
Antes rir!! A chorar não ganha nada e a rir sempre "descontrai"
eu não sei, não. a joana deixou de comer sem ninguém saber porquê. entretanto, a vet descobriu que ela tinha um granuloma debaixo da língua. todos os meses/20 dias tinha de levar uma injecção de cortizona. chegou a uma altura em que deixou pura e simplesmente de comer e beber. aguentou-se uns 3 meses com vitaminas e um estimulante do apetite. no fim, já nada lhe fazia efeito.
quis despedir-me dela e já nem corpinho tinha para festas de tão magra que estava. causa da morte- velhice. não sabia que esta era uma doença. quando li os folhetos das injecções, comecei a fazer contas de cabeça. o vet nunca me disse quais as contraindicações do medicamento. mas pensar também distrai. portanto, somando dois mais dois, calculei porque ela deixou de comer e beber. claro, que para a doença dela não havia outro remédio. agora tomar cortizona como quem come rebuçados :o :o :o
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

quinta set 04, 2003 12:11 am

Pois, Anja, até pode ser que o gato precise mesmo de cortizona...

Não podemos julgar tudo por um simples comentário...

:roll:
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

quinta set 04, 2003 1:13 am

anjaazul Escreveu: agora tomar cortizona como quem come rebuçados :o :o :o
Obviamente! A minha Baixinha tb já teve que fazer tratamento com cortizona duas vezes, pq tem problemas respiratórios, mas foi o vet que receitou!!

Eu JAMAIS me atreverei a dar quaisquer medicamentos que não sejam devidamente prescritos por QUEM SABE!
Agora resta saber é se todos os vets sabem :|
De qualquer forma, por principio, hão-de saber sempre mais que nós! ;)
anjaazul
Membro Veterano

quinta set 04, 2003 1:55 pm

eu não percebo nada de animais, mas o bom senso recomenda que se detecte qual o tipo de alergia. a vet disse que o problema de pele da carlota poderia ser uma alergia. mas tinha de fazer um monte de testes que são caríssimos e feitos em lx.
quando se é alérgico a certos alimentos, retiram-se do cardápio. que eu saiba, há ração própria para estes casos.
sempre ouvi dizer que a cortizona era muito perigosa mesmo para humanos. desconheço como pode ajudar neste caso. sobretudo quando se diz que é dada como paleativo.
Responder

Voltar para “Gatos”