[Hamster Sírio] Genética

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

quarta set 09, 2009 9:37 pm

Boas pessoal,

Venho trazer ao pessoal umas questões acerca de genética em hamsters sírios, pode ser que alguém tenha conhecimentos e consiga elucidar-me:D
Vou fazer os possíveis para tentar explicar-me bem:

"Macho golden banded" cruzado com "Fêmea yellow banded" = "Macho cream" - macho1
"Macho golden banded" cruzado com "Fêmea golden" = "Fêmea golden banded" - fêmea2

Ao cruzar ambos, o macho1 e a fêmea2, obteve-se, entre outros, uma fêmea cream (fêmea3) praticamente idêntica ao seu pai.
Este é o lado "materno" da questão.

Vamos ao lado paterno:

"Macho yellow" cruzado com "Fêmea golden tortoiseshell" = "Macho black" - macho4

Cruzando o macho4 com a fêmea3 (Black com cream) nasceram 7 pucarruchos, entre os quais se encontram 2 fêmeas golden tortoiseshell, e 5 machos, 1 golden , 2 cream e 2 yellow.

Recapitulando para formular as questões:
Macho black cruzado com Fêmea cream originaram fêmeas tortoiseshell, 1 macho golden, 2 machos cream e 2 machos yellow.

Questões:
  • - Que explicação existe para esta situação? (ninhada com crias a apresentar yellow sem ambos os progenitores o apresentarem)
    - Poderá um hamster macho receber o gene yellow e não o demonstrar? E uma fêmea?
    - Existe "cream tortoiseshell"?
Se precisarem de mais alguma informação é só pedir. :)

Obrigado pela atenção, espero ter conseguido explicar-me bem, e desculpem lá pelo tamanho do post :)

Cumprimentos,
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
Pure
Membro Veterano

sábado set 12, 2009 11:56 am

Ninguém? :roll:
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado set 12, 2009 12:14 pm

Precisavas de saber de que cruza saiuram o "Macho golden banded" e a "Fêmea yellow banded" e o "Macho golden banded" e a"Fêmea golden" e do "Macho yellow" e da "Fêmea golden tortoiseshell" só vais poder prever mais ou menos o que sai depois dos cruzamentos da 3ª geração
Pure
Membro Veterano

domingo set 13, 2009 12:04 am

Obrigado pela resposta Native, mas a minha questão (ou questões) prende-se mesmo ao gene Yellow. É que pelo que tenho encontrado de informações na net ou mesmo através de conversas com outros criadores este gene só se passaria através do cromossoma X e ao receber tal gene o hamster em questão teria "obrigatoriamente" de apresentar essa coloração (fosse o Yellow no macho, ou o Yellow ou Tortoiseshell nas fêmeas).

No meu caso eu tenho um macho black que não deveria poder passar o gene por não o demonstrar e, consequentemente, não o deter. Cruzado com uma fêmea cream, que também não o demonstra (ou demonstrará e será cream tortoiseshell?) e cujos pais, ambos não o demonstram também.

As minhas dúvidas
- Que explicação existe para esta situação? (ninhada com crias a apresentar yellow sem ambos os progenitores o apresentarem)
- Poderá um hamster macho receber o gene yellow e não o demonstrar? E uma fêmea?
- Existe "cream tortoiseshell"?
prendem-se mais com o comportamento do gene Yellow em si, o tentar prever ninhadas já desisti da ideia pois já me ocorreram alguns casos (tal como este caso o é, através das informações que adquiri) em que as chamadas "regras" pura e simplesmente não ocorreram.
Agradecia que me elucidasses (se puderes claro) no que diz respeito a estas questões, ou por outro lado, que me pudesses indicar alguma "literatura" de onde pudesse tirar as respostas, pois por muito que tenha procurado algumas das chamadas "regras" não ocorrem comigo.

Cumprimentos, obrigado pela atenção e, uma vez mais, peço desculpa pelo tamanho do post
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

domingo set 13, 2009 12:42 am

Boas Pure

Pouco ou nada percebo de genética, mas do que tenho lido existem genes recessivos. São genes com caracteristicas que não são visiveis ao olho mas estão lá e numa futura descendência podem ser visiveis.
Pure
Membro Veterano

domingo set 13, 2009 1:28 am

Boas,
Sim, pelo que encontrei existem dominantes, semi-dominantes e recessivos, neste caso do Yellow(To) trata-se de um gene semi-dominante, pelo que basta que um dos progenitores o detenha para passar à sua descendência e estes o apresentarem.
Contrariamente aos recessivos que aí sim necessitaria de receber duas cópias do gene para o poder demonstrar (por exemplo, o gene Black, ou "a" que para que o hamster apresente esta coloração precisará de ter na sua designação genética o "aa").

Sendo semi-dominante o resultado visível numa cria seria diferente caso receba 1 ou 2 genes, como exemplo, (neste caso em particular que o gene se encontra preso ao cromossoma X), os machos (XY) só poderão receber o gene 1 vez, tornando-se Yellow (ou, como é minha dúvida, serem apenas portadores), se tivermos uma fêmea (XX) que receba apenas 1 gene Yellow será de uma cor + o yellow, vulgarmente chamado de Tortoiseshell, já no caso de receber as duas cópias do gene Yellow deveria ficar Yellow a sua cor (ou alguma das colorações com esta composta).

Umas fotos para ilustrar a diferença:
Fêmea Black "aa"
Imagem

Fêmea Black Tortoiseshell "aaToto"
Imagem

Fêmea Yellow Black (cor composta) "aaToTo"
Imagem

Cumprimentos
SofiaCM
Membro
Registado: sábado ago 16, 2008 1:03 pm

domingo set 13, 2009 3:20 pm

ora bem, sobre os nomes das colorações posso dizer que nao percebo nada, nem dos genes envolvidos em cada uma delas, por isso estou um pouco confusa. :?

quanto ao gene yellow, o facto do seu macho black nao demonstrar o gene nao significa que nao o tenha, é apenas essa questao que ja referiu dos genes dominantes e recessivos (é o dominante que se está a manifestar, o recessivo está lá, so nao se manifesta fisicamente), e o mesmo acontece com a femea e os pais.

quanto a so ser possivel transmitir esse gene atraves do cromossoma X, ha a possibilidade do gene yellow (que nao se manifestava nos progenitores) apos o cruzamento, e consoante a forma como os cromossomas masculinos e femininos de uniram, de terem surgido os dois machos yellow. ou seja, possivelmente quando houve uniao dos cromossomas, o cromossoma X proveniente da mae (o qual tem o gene Yellow, pelo que disse), seja dominante em relação ao cromossoma Y que veio do pai, e daí terem resultado os dois machos Yellow.

bem talvez nao me tenha explicado muito bem e a resposta esteja um pouco confusa, ou posso nem ter respondido ás suas duvidas. :?

mas qualquer coisa que nao tenha percebido é so perguntar. :wink:
Pure
Membro Veterano

domingo set 13, 2009 4:48 pm

SofiaCM Escreveu: "..." quanto ao gene yellow, o facto do seu macho black nao demonstrar o gene nao significa que nao o tenha, é apenas essa questao que ja referiu dos genes dominantes e recessivos (é o dominante que se está a manifestar, o recessivo está lá, so nao se manifesta fisicamente), e o mesmo acontece com a femea e os pais. "..."

Infelizmente não respondeu Sofia, obrigado na mesma pela resposta.

Quanto ao parágrafo que meti a negrito, o gene dominante não é o black, é o yellow (que é semi-dominante), o black é recessivo e o rapazote tornou-se black pois recebeu duas cópias desse mesmo gene, se tivesse recebido o gene semi-dominante Yellow também deveria ser Yellow Black. Isto, claro, pelas informações que obtive.
Aqui está a razão de uma das minhas dúvidas iniciais, se um exemplar pode ter um gene (dominante ou semi-dominante, pois os recessivos é óbvio que pode) sem o demonstrar.

Fico em dúvida pois se se seguir o raciocínio dos padrões por exemplo, banded ou dominant spot (em hamsters sírios obviamente) se um dos pais o tiver é possível que a descendência o tenha, mas se nenhum dos progenitores o apresentar é impossível que as crias o façam.

Cumprimentos
SofiaCM
Membro
Registado: sábado ago 16, 2008 1:03 pm

domingo set 13, 2009 4:53 pm

ahh, nao tinha percebido a sua duvida entao. :?

entao nao vou poder ajudá la, mas tambem nao custou nada tentar. :D

boa sorte com os pequenotes
Mocas2
Membro
Registado: quinta ago 27, 2009 9:42 pm

domingo set 13, 2009 6:19 pm

olá, de transmissão genética de cores em hamsters percebo pouco. Não sei se a cor da pelagem é ligada ao sexo. O que entendi do que escreveram estão a falar de um gene recessivo ligado ao X. Em genética humana quando o gene é recessivo e ligado ao cromossoma X é necessário que ambos os progenitores tenham o gene para haver FÊMEAS com a cor porque a fêmea tem 2X. Ao dizer "tenham" não implica que o manifestem mas sim que são portadores isto no caso de ser um gene recessivo.
Se a mãe for portadora do gene com essa cor e o pai não as filhas não apresentam (porque são XX) metade dos filhos apresenta (só tem 1 X) e a outra metade não.
Se o pai tem gene recessivo e a mãe não apresenta as filhas são portadores do gene e os filhos normais.
Se a mãe e o pai são portadores os filhos são:
-uma filha apresenta cor
-uma filha portadora (não manifesta mas pode manifestar-se nos filhos dependendo do macho)
-Um filho "doente" (manifesta a cor)
-um filho não manifesta
Mae portadora pai normal
- 1 filha "normal" - não manifesta a cor nem trnasmite a informação genética para os filhos)
-1 filho "normal"
1 filho "doente" ( neste caso seria o q manifesta essa cor recessiva)
1 filha portadora

Isto é assim em genética humana, que foi estudada em ratos, mas claro no caso de a cor da pelagem ser recessiva e ligada ao cromossoma X
Espero ter ajudado um bocadinho
Pure
Membro Veterano

domingo set 13, 2009 7:30 pm

SofiaCM Escreveu:ahh, nao tinha percebido a sua duvida entao. :?

entao nao vou poder ajudá lo, mas tambem nao custou nada tentar. :D

boa sorte com os pequenotes
Claro, agradeço a resposta na mesma ;)
Pure
Membro Veterano

domingo set 13, 2009 7:45 pm

Boas, antes demais obrigado pela resposta, infelizmente não ajudou pois baseia-se em genes recessivos e como tal não tem o mesmo comportamento que o Yellow, como tinha dito anteriormente:
Mocas2 Escreveu:olá, de transmissão genética de cores em hamsters percebo pouco. Não sei se a cor da pelagem é ligada ao sexo. O que entendi do que escreveram estão a falar de um gene recessivo ligado ao X. Em genética humana quando o gene é recessivo e ligado ao cromossoma X é necessário que ambos os progenitores tenham o gene para haver FÊMEAS com a cor porque a fêmea tem 2X. Ao dizer "tenham" não implica que o manifestem mas sim que são portadores isto no caso de ser um gene recessivo.

Isto é assim em genética humana, que foi estudada em ratos, mas claro no caso de a cor da pelagem ser recessiva e ligada ao cromossoma X
Espero ter ajudado um bocadinho
Pure Escreveu:Boas,
Sim, pelo que encontrei existem dominantes, semi-dominantes e recessivos, neste caso do Yellow(To) trata-se de um gene semi-dominante, "..."
E tem a particularidade de estar ligado ao cromossoma X.

Obrigado na mesma pela resposta..
Cumprimentos
Responder

Voltar para “Exóticos”