Cão de Fila de São Miguel - Estalão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

terça set 08, 2009 3:55 pm

jmop Escreveu:Obviamente que eu sei onde está o estalão!?
Se sabe onde está o estalão, leia-o porque tem lá a resposta a todas as suas perguntas. Inclusive quanto ao pêlo que deve ser "harsh" ou "rough" (tradução: áspero).

Pode ver também http://www.dogsindepth.com/molossoid_do ... l_dog.html
Life expectancy: 15 years.

Um criador com site actualizado: http://www.azorescattledogs.com/Home.html
Última edição por Musky em terça set 08, 2009 4:08 pm, editado 1 vez no total.
Musky
Membro Veterano

terça set 08, 2009 3:57 pm

Offtopic:

Fjord e MDogster,

Vocês parecem dois cães a um osso. E esta é uma crítica construtiva. Pensem nisso, ok?
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

terça set 08, 2009 4:00 pm

'Bora lá continuar então:
Estalão Escreveu:PROPORÇÕES IMPORTANTES: Cão ligeiramente mais comprido do que alto.
Estalão Escreveu:Orelhas: Inserção acima da média. Quando não cortadas são de tamanho médio triangulares e pendentes mas ligeiramente afastadas da face.
Que estalão é que andou a ler afinal? :roll:
"Se não houvesse tótós para enganar, não havia tótós enganados"  (Eu)
jmop
Registado: quarta abr 02, 2008 8:36 pm

quarta set 09, 2009 2:08 pm

As respostas ainda não me satisfizeram. A afirmação mais conseguida foi dizerem-me para falar com um criador.

1- No estalão diz que o pelo é áspero mas sinceramente pelo que tenho visto a maioria dos cães não deve ter o pelo muito áspero - mas posso estar enganado. Aceito que no estalão diz áspero.

2 - A esperança de vida ser de 15 anos "segundo um site estrangeiro" :lol: vale o que vale. Se nem em Portugal há muita gente conhecedora que fará noutros países...

3 - A proporção para o leigo: " Mais alto que comprido" - é bonito... Suponhamos um cão de 60 cm de altura. Ter 70 cm de comprimento ou 65 cm de comprimento, cabe na subjectividade da interpretação do estalão mas resulta em dois cães bastante diferentes. Certas raças põe isso em números: no 1º exemplo 6:6.5 e no segundo 6:7. Era a isto que eu queria chegar. Vejo campeões de beleza com estas proporções muito díspares.

4 - Qto às orelhas, se fosse assim tão fácil de perceber pelo estalão com certeza alguém escolheria um dos meus exemplos ou indicaria outro ( a não ser que não tenham lido bem a minha primeira msg).

Claro está que eu compreendo que um estalão é uma referência que estabelece um intervalo com alguma amplitude para determinada característica e que há desvios normais em qq raça mas no entanto haverá características mais ou menos desejáveis.

Para além disto tb me parece que os filas têm uma certa variabilidade mesmo sendo de raça pura, mas vamos ver se aparecem por aí proprietários e criadores.

Fiquem bem :wink:
jmop
Registado: quarta abr 02, 2008 8:36 pm

quarta set 09, 2009 2:11 pm

Correcção

PELAGEM
Pêlo: Curto, liso, denso, com textura forte, ligeiramente franjado na cauda, região anal e posteriores.

Eu digo "áspero" que suponho ser o mesmo de textura forte.
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

quarta set 09, 2009 2:28 pm

jmop Escreveu:As respostas ainda não me satisfizeram. A afirmação mais conseguida foi dizerem-me para falar com um criador.

:
boa sorte. se puder contacte o clube. tem lá moradas de email. :wink:
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
Musky
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 2:56 pm

jmop

Já que parece que aqui ninguém o satisfez e você está ansioso por saber mais (os seus motivos subjacentes não sei nem me interessam), aqui vai a melhor informação que lhe posso dar neste momento:

17ª Exposição Monográfica do Cão de Fila de S. Miguel
Sábado, dia 3 de Outubro de 2009
Centro de Formação e Exposições de Arcos de Valdevez

Horários:
14:00h - Admissão dos exemplares - 15:00h - Inicio dos julgamentos

Taxa de Inscrição: 5.00 euros

Inscrições até dia 25 de Setembro

Mais informações em www.cpc.pt

Inscreva a sua cadela e apresente-a a julgamento.

Acho que aí é o lugar e o modo ideal de brevemente ter todas as suas dúvidas esclarecidas.

(não precisa agradecer, foi de boa vontade :wink: )
Fjord
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 3:09 pm

jmop Escreveu:1- No estalão diz que o pelo é áspero mas sinceramente pelo que tenho visto a maioria dos cães não deve ter o pelo muito áspero - mas posso estar enganado. Aceito que no estalão diz áspero.
Se os cães que viu têm o pêlo mole, então têm esse defeito
jmop Escreveu:3 - A proporção para o leigo: " Mais alto que comprido" - é bonito... Suponhamos um cão de 60 cm de altura. Ter 70 cm de comprimento ou 65 cm de comprimento, cabe na subjectividade da interpretação do estalão mas resulta em dois cães bastante diferentes. Certas raças põe isso em números: no 1º exemplo 6:6.5 e no segundo 6:7. Era a isto que eu queria chegar. Vejo campeões de beleza com estas proporções muito díspares.
Pois, mas se o estalão não diz nada, o que é que quer que a gente lhe diga? :roll: Por isso é que vê campeões díspares, tudo depende do que cada juiz interpreta como "ligeiramente" ...
jmop Escreveu:4 - Qto às orelhas, se fosse assim tão fácil de perceber pelo estalão com certeza alguém escolheria um dos meus exemplos ou indicaria outro ( a não ser que não tenham lido bem a minha primeira msg).
Por acaso não é assim muito complicado. Inserção acima da média - acima da linha que une o nariz aos olhos; triangular - bom, não é preciso dizer ... ; afastada da face - também não é muito difícil de perceber. Os cães que apresentou estão em estados diferentes de alerta. De qualquer forma, assim como para as proporções, também há margem de manobra para as orelhas, e à primeira vista, todas elas me parecem encaixar no estalão.

De resto, é seguir o conselho da Musky.
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

quarta set 09, 2009 3:29 pm

O pelo, nao ha maneira de avaliar a textura so de olhar para ele. Tem de meter a mao num cao desses e sentir. Aqui o problema prende-se com o tipo de pelo e com os nomes. Neste caso liso e o que seria "smooth", e aspero o que se chama "broken" e nao o "rough" que e o pelo cerdoso. O pelo e curto (menos), mas a textura e completamente diferente de um "smooth" que e o pelo que tem, por exemplo, um pointer ou um dobberman (estes entao tem um pelo muito fino e curto).
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quarta set 09, 2009 5:24 pm

"Textura forte" é um termo bastante vago, quanto a mim. O pêlo liso tanto pode ser fino e sedoso (macio), como forte, ou seja, grosso e rijo, mas também macio. Para o conceito de "forte" pode igualmente contribuir a sua espessura.

É claro que estou a falar como leiga, entre os criadores e cinólogos, o mais provavel é que esses termos sejam específicos e indiquem uma consistência e sensação táctil particulares das raças.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
Musky
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 6:00 pm

LucNun Escreveu:"Textura forte" é um termo bastante vago, quanto a mim. O pêlo liso tanto pode ser fino e sedoso (macio), como forte, ou seja, grosso e rijo, mas também macio. Para o conceito de "forte" pode igualmente contribuir a sua espessura.

É claro que estou a falar como leiga, entre os criadores e cinólogos, o mais provavel é que esses termos sejam específicos e indiquem uma consistência e sensação táctil particulares das raças.
A FCI chama-lhe "harsh" o AKC chama-lhe "rough".
Como sabes, nenhum destes termos é traduzível por "forte".
Mas também não é um pelo cerdoso.
Portanto a unica tradução correcta é áspero (como o do sharpei, p.ex.)
Fjord
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 6:11 pm

Hellloooooooooo, o estalão é português e diz taxativamente que o pêlo é de "textura forte". Ai ai, isto de andar sempre a beber as referências anglo-saxónicas 8) Bom, digamos que por cá quem escreve os estalões nem sempre está na posse do dicionário técnico :lol: mas, de facto, estou como a LucNun, acho que deverá ser um pelo áspero mas também grosso.
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

quarta set 09, 2009 7:52 pm

Fjord Escreveu: Em 10 anos, muita gente já morreu, muita gente deixou de ter a raça e muita gente deixou de a criar. Sabe que a sobrevivência média de um criador não ultrapassa os 5 anos? 8)
epahh, tadinhos dos criadores que duram tão pouco tempo! :|

:|
Musky
Membro Veterano

quarta set 09, 2009 10:18 pm

Fjord Escreveu:Hellloooooooooo, o estalão é português e diz taxativamente que o pêlo é de "textura forte". Ai ai, isto de andar sempre a beber as referências anglo-saxónicas 8) Bom, digamos que por cá quem escreve os estalões nem sempre está na posse do dicionário técnico :lol: mas, de facto, estou como a LucNun, acho que deverá ser um pelo áspero mas também grosso.
Ai, ai, que isto de ler as coisas atravessadas dá mal resultado. :twisted:

Em primeiro lugar, não tenho culpa que o CPC direccione o estalão directamente para a FCI. :lol:

Em segundo lugar, ao que a LucNun disse eu só acrescentei que ele deve ser áspero, porque de facto o termo "forte" não é suficiente para o definir.

(e não houve alguém que disse que o estalão em português está desactualizado? :twisted: )
Fjord
Membro Veterano

quinta set 10, 2009 7:07 am

Musky Escreveu:Em primeiro lugar, não tenho culpa que o CPC direccione o estalão directamente para a FCI.
Sem passar pela casa partida e sem receber 2 contos? :lol: Raça reconhecida pela FCI tem que tem estalão aprovado pela FCI, traduzido em inglês, francês, alemão e espanhol. O problema está em que tipo de acompanhamento se faz à tradução, que me parece ter sido reduzido, uma vez que "liso" foi traduzido por "smooth" na versão inglesa 8) Embora, na realidade, o drama todo esteja no original - em morfologia externa, não existe "textura forte", foi uma invenção de quem fez o estalão. O que não é novidade nenhuma 8) Daí que o pessoal se viu aflito para traduzir um termo que não existe, traduzindo por "harsh" ou "rude", na versão francesa que, dentro das várias texturas possíveis, seria a aplicável. Pessoalmente entendo que "forte" vai para além do simples "áspero" mas, lá está, isso é que é questão para discutir com um criador.
Musky Escreveu: (e não houve alguém que disse que o estalão em português está desactualizado? )
Moi? Não, o estalão actual data de 2007, as coisas também não estão sempre a mudar :mrgreen:
Responder

Voltar para “Cães”