Penso que está a exagerar, a Fjord não está a deturpar coisíssima nenhuma, senão repare:
a maioria das pessoas tem uma ideia errada do que é a canicultura e de tudo o que envolve, julgam que basta chegar a cadela ao cão e deixar a natureza seguir o seu curso. Temos estado a tentar dismistificar essaa noção que também o senhor tem.
O que nos tem transmitido desde o post 1 é que esses valores são "obscenos". Para mim obsceno é sinónimo de IMORAL. Eu entendo isto como uma desvalorização pura e dura do trabalho e investimento dos canicultores e como existem aqui canicultores é natural que se insurjam mediante tal desconsideração.
600 euros é o preço médio de um cão de raça pura, de companhia, criado com o mínimo de cuidados. Se estivermos a falar de certas raças (dou como exemplo o bulldogue inglês em que quase todos os exemplares nascem de cesariana ou o chihuahua que só tem 1 ou 2 crias) facilmente esse valor triplica. E estamos a falar de cães de companhia, não de cães de pedigrees fantásticos e de alto potencial em expo e reprodutivo.
Uma ninhada criada como deve ser implica:
- custo da monta;
- acompanhamento veterinário durante a gravidez;
- alimentação de topo para a cadela gestante e lactante;
- Despiste doenças genéticas;
- Eventual intervenção veterinária durante o parto, frequente nas raças puras, nomeadamente cesariana;
- Se houver rejeição dos cachorros, leite de substituição e muitas noites sem dormir para criar os animais;
- Desparasitação cachorros;
- Primovacinação cachorros;
- Alimentação e acompanhamento veterinário até pelos menos as 8 semanas de vida;
- Registo da ninhada e registo individual de cada cachorro no Livro de Origens Português.
- Microchip.
Implica também trabalho, tempo, gosto, custos logísticos e outros.
Mas se o amigo se satisfaz com um cão vagamente parecido a um cão da raça que pretende, não tem dificuldade nenhuma em arranjar um pseudo-lab por 100 euros (uma saca de ração premium custa cerca de 65, uma consulta no vet anda pelos 30, etc, etc...) ou até dado... consulte os classificados do olx por exemplo mas não se admire se quando o animal crescer não se parecer em nada com um lab ou ainda que venha a gastar muito mais que 600 euros numa operação a uma anca...
Finalmente só queria adicionar que os cães custam muito dinheiro sim, principalmente a sua manutenção. O custo da compra de um cão é sempre o investimento menor, durante a vida dele vai gastar muito mais em alimentação e cuidados veterinários.
