qual dos 2 escolher??
Moderador: mcerqueira
-
- Registado: quinta set 10, 2009 1:31 pm
Ando à procura de um cão pastor/condução de gado caprino na região de trás-os-montes e do que já pesquisei parece-me que o cãoo fila de S. Miguel e o Pastor Belga Malinóis encaixam no perfil. Qual destes dois consideram mais aconselhável? Se existir outro que na vossa opiniaão seja mais adquado por favor digam.
Desde já o meu obrigado pela vossa resposta.
Acho que o Malinois assim como o Pastor Alemão se afastaram um pouco do pastoreio e hoje em dia são mais cães de desporto/companhia...o que não quer dizer que não possam ser treinados para conduzir gado...rockwarrior Escreveu:Ando à procura de um cão pastor/condução de gado caprino na região de trás-os-montes e do que já pesquisei parece-me que o cãoo fila de S. Miguel e o Pastor Belga Malinóis encaixam no perfil. Qual destes dois consideram mais aconselhável? Se existir outro que na vossa opiniaão seja mais adquado por favor digam.
O Fila é mais para gado bovino mas tambem se poderá adaptar ao serviço...
E porque não um Cão da Serra de Aires?

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
- Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári
Boas,
Não faço a minima ideia de qual será o cão mais adequado para essa zona, mas o cão que sempre ouvi dizer ser um grande cão pastor é o border collie, é um cão que se sabe ser muito intelegente e obidiente ás ordens dos donos. Pesquise na arca-de-noé e veja se lhe agrada a raça.
Não faço a minima ideia de qual será o cão mais adequado para essa zona, mas o cão que sempre ouvi dizer ser um grande cão pastor é o border collie, é um cão que se sabe ser muito intelegente e obidiente ás ordens dos donos. Pesquise na arca-de-noé e veja se lhe agrada a raça.
E que tal o Cão de Gado Transmontano? Ou o Cão de Castro Laboreiro?rockwarrior Escreveu:Ando à procura de um cão pastor/condução de gado caprino na região de trás-os-montes e do que já pesquisei parece-me que o cãoo fila de S. Miguel e o Pastor Belga Malinóis encaixam no perfil. Qual destes dois consideram mais aconselhável? Se existir outro que na vossa opiniaão seja mais adquado por favor digam.

Com 2 belíssimas raças aí, para quê ir mais longe?
E olhe que já vi em Castro Laboreiro um cão a conduzir um rebanho de volta a casa, sozinho!

-
Obrigado pelas sugestões.
Já é possível tirar algumas conclusões...
- Serra Aires: não se adapta bem ao clima transmontano
- a família dos collie: são de facto dos melhores mas são mt raros no nosso país
- o gado transmontano: é um que vou adquirir para guarda do gado e não para condução do mesmo, pois não é a sua vocação...
- Castro laboreiro: tal como o anterior é mais de guarda...
- O fila s miguel: de fqto é considerado mais apto para vacas..daí não saber de como se adaptará a um animal como as cabras...pode dar p o torto...
- os pastores belga e alemão: de facto hoje em dia fazem de tudo menos a função de pastor...
a dúvida mantém-se...
Já é possível tirar algumas conclusões...
- Serra Aires: não se adapta bem ao clima transmontano
- a família dos collie: são de facto dos melhores mas são mt raros no nosso país
- o gado transmontano: é um que vou adquirir para guarda do gado e não para condução do mesmo, pois não é a sua vocação...
- Castro laboreiro: tal como o anterior é mais de guarda...
- O fila s miguel: de fqto é considerado mais apto para vacas..daí não saber de como se adaptará a um animal como as cabras...pode dar p o torto...
- os pastores belga e alemão: de facto hoje em dia fazem de tudo menos a função de pastor...
a dúvida mantém-se...
-
o serra da estrela também essencialmente de guarda...
agora o da terceira parece ser um opção válida...alguém tem ou teve experiência com esta raça? é difícil de encontrar?
agora o da terceira parece ser um opção válida...alguém tem ou teve experiência com esta raça? é difícil de encontrar?
http://arcadenoe.sapo.pt/raca/cao_da_serra_de_aires/56Adaptado ao frio cerrado do Inverno e ao calor tórrido do Verão
Não percebo porque diz que o Serra de Aires não se adapta ao clima...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
Existe um criador em Castelo Branco, e outro em Santa Maria da Feira, se não me engano. Neste momento existe uma ninhada do criador de Castelo Branco, não sei se existem disponíveis.rockwarrior Escreveu:o serra da estrela também essencialmente de guarda...
-
há vários tipos de calor e de frio e certamente que o clima transmontano é mt diferente do alentejano...o facto de esta raça se ter fixado naquela zona tem algum significado. Além de que pelo seu pêlo é um cão que dá algum trabalho para o manter em condições saudáveis...
Os borders são uns cães de rebanho fantásticos, nem sequer quando servem só para companhia perdem o instinto de condução!
E a questão do clima nem sequer se põe, vêm de um clima bastante frio e húmido, por isso adaptam-se bem e não precisam de grandes cuidados com a pelagem.
E a questão do clima nem sequer se põe, vêm de um clima bastante frio e húmido, por isso adaptam-se bem e não precisam de grandes cuidados com a pelagem.
Última edição por LucNun em quinta set 10, 2009 2:40 pm, editado 1 vez no total.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!