Antes do mais e não leve a mal as questões:
O seu amigo não sabe que existe uma lei a proibir essa ninhada?um amigo que vai ter uma ninhada de pequenos Pits
Então porque permitiu que a cadela engravidasse? Será que o seu amigo sabe a dificuldade que há neste momento em colocar esses animais devido à obrigatoriedade por lei de seguro, esterilização e tudo o mais?pois ele não pode ficar com todos
Agora tentando responder mais concretamente ao seu post e acordo com a minha opinião tão somente:
- O APBT não está classificado como perigoso, está classificado na lei como "potencialmente perigoso" o que é diferente. É uma classificação altamente redutora, já que discrimina 7 raças de cães num universo de mais de 400 raças, muitas delas com porte, potência e até temperamento capaz de perigosidade para outros animais ou pessoas, muito mais que qualquer pit ou rottweiler.
- No entanto, um pitbull verdadeiro não é um cão para qualquer um. São cães cuja característica principal é a tenacidade, a vontade de agradar ao dono, que precisam de exercício, treino e que podem ser agressivos para outros cães.
- Se adquirir o animal terá de fazer-lhe um seguro de responsabilidade civil, terá de andar na rua com ele sempre açaimado e à trela, terá de o esterilizar, isto se for cumpridor da lei.
- Na minha opinião, se não tem tempo para dedicar a treinar e sociabilizar o animal mais vale não se meter nisso, muito sinceramente. O cão em si não tem problema nenhum e pode dar um excelente animal de companhia mas o seu dono precisa de ter algum conhecimento para lidar com ele, treiná-lo e exercitá-lo.
Espero ter sido útil.