AMERICAN PIT BULL TERRIER

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta set 10, 2009 2:26 pm

Olá.

Antes do mais e não leve a mal as questões:
um amigo que vai ter uma ninhada de pequenos Pits
O seu amigo não sabe que existe uma lei a proibir essa ninhada?
pois ele não pode ficar com todos
Então porque permitiu que a cadela engravidasse? Será que o seu amigo sabe a dificuldade que há neste momento em colocar esses animais devido à obrigatoriedade por lei de seguro, esterilização e tudo o mais?

Agora tentando responder mais concretamente ao seu post e acordo com a minha opinião tão somente:

- O APBT não está classificado como perigoso, está classificado na lei como "potencialmente perigoso" o que é diferente. É uma classificação altamente redutora, já que discrimina 7 raças de cães num universo de mais de 400 raças, muitas delas com porte, potência e até temperamento capaz de perigosidade para outros animais ou pessoas, muito mais que qualquer pit ou rottweiler.

- No entanto, um pitbull verdadeiro não é um cão para qualquer um. São cães cuja característica principal é a tenacidade, a vontade de agradar ao dono, que precisam de exercício, treino e que podem ser agressivos para outros cães.

- Se adquirir o animal terá de fazer-lhe um seguro de responsabilidade civil, terá de andar na rua com ele sempre açaimado e à trela, terá de o esterilizar, isto se for cumpridor da lei.

- Na minha opinião, se não tem tempo para dedicar a treinar e sociabilizar o animal mais vale não se meter nisso, muito sinceramente. O cão em si não tem problema nenhum e pode dar um excelente animal de companhia mas o seu dono precisa de ter algum conhecimento para lidar com ele, treiná-lo e exercitá-lo.

Espero ter sido útil.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Vigor
Membro Júnior
Registado: domingo jul 15, 2007 10:41 pm

quinta set 10, 2009 2:27 pm

c_saraiva Escreveu:
Vigor Escreveu:
c_saraiva Escreveu:Vigor, pergunta do CasadelMar era retorica, pois em Portugal segundo a lei actual todo o pitbull tem que ser esterilizado/castrado, portanto essa ninhada é mesmo ilegal...

E partilho a mesma opinião do CasadelMar :wink:
Sendo ilegal não poderia eu esterilizar/castrar o cão??, o.k. aceito o que estão a dizer podiam era dar mais informações em vez de dizer só não, explicações era bom principalmente para quem não entende. :D
Sim, podia...mas se o seu amigo cumprisse a lei a cadela dele já não estaria a ter a ninhada, era o que estavamos a tentar dizer...caso aceite o cão terá que o esterilizar pois é o que diz a lei...

O facto de achar que não deve aceitar o cão está relacionado com os seus medos, na minha opinião quando se tem esse tipo de receios não se deve partir para a aquisição do cão...e pelo seu discurso pareceu-me não estar muito a par de treino canino, e cães como estes por vezes precisam de um dono com bastante conhecimentos de treino para que mais tarde não venham a ter problemas :wink:
Em principio não vou aceitar o cão, quanto á questão do castramento obviamente que não fazia ideia e também é obvio a meu ver que iria sempre esterilizar o animal. obrigado pela info
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

quinta set 10, 2009 2:30 pm

c_saraiva Escreveu:O facto de achar que não deve aceitar o cão está relacionado com os seus medos, na minha opinião quando se tem esse tipo de receios não se deve partir para a aquisição do cão...e pelo seu discurso pareceu-me não estar muito a par de treino canino, e cães como estes por vezes precisam de um dono com bastante conhecimentos de treino para que mais tarde não venham a ter problemas :wink:
Ora, nem mais ;)

Quando aconselhei o Vigor a não aceitar esse cachorro, nem foi muito por se tratar de uma raça PP mas sim, pelos motivos colocados pelo c_saraiva que coloquei a bold.

Abraços
Vigor
Membro Júnior

quinta set 10, 2009 2:31 pm

dinodane Escreveu:Olá.

Antes do mais e não leve a mal as questões:
um amigo que vai ter uma ninhada de pequenos Pits
O seu amigo não sabe que existe uma lei a proibir essa ninhada?
pois ele não pode ficar com todos
Então porque permitiu que a cadela engravidasse? Será que o seu amigo sabe a dificuldade que há neste momento em colocar esses animais devido à obrigatoriedade por lei de seguro, esterilização e tudo o mais?

Agora tentando responder mais concretamente ao seu post e acordo com a minha opinião tão somente:

- O APBT não está classificado como perigoso, está classificado na lei como "potencialmente perigoso" o que é diferente. É uma classificação altamente redutora, já que discrimina 7 raças de cães num universo de mais de 400 raças, muitas delas com porte, potência e até temperamento capaz de perigosidade para outros animais ou pessoas, muito mais que qualquer pit ou rottweiler.

- No entanto, um pitbull verdadeiro não é um cão para qualquer um. São cães cuja característica principal é a tenacidade, a vontade de agradar ao dono, que precisam de exercício, treino e que podem ser agressivos para outros cães.

- Se adquirir o animal terá de fazer-lhe um seguro de responsabilidade civil, terá de andar na rua com ele sempre açaimado e à trela, terá de o esterilizar, isto se for cumpridor da lei.

- Na minha opinião, se não tem tempo para dedicar a treinar e sociabilizar o animal mais vale não se meter nisso, muito sinceramente. O cão em si não tem problema nenhum e pode dar um excelente animal de companhia mas o seu dono precisa de ter algum conhecimento para lidar com ele, treiná-lo e exercitá-lo.

Espero ter sido útil.
Foi muito útil, e vendo assim a situação pelos vistos a pessoa que me iria dar o cão não deve ir de acordo com as leis o que para mim é condenável, porque eu sou uma pessoa que pelo menos sei que para ter um cão tenho que ter tudo de acordo com a lei se que quero ter e dar segurança aos demais e para o proprio bem estar do cão. Obrigado
Vigor
Membro Júnior

quinta set 10, 2009 2:33 pm

CasadelMar Escreveu:
c_saraiva Escreveu:O facto de achar que não deve aceitar o cão está relacionado com os seus medos, na minha opinião quando se tem esse tipo de receios não se deve partir para a aquisição do cão...e pelo seu discurso pareceu-me não estar muito a par de treino canino, e cães como estes por vezes precisam de um dono com bastante conhecimentos de treino para que mais tarde não venham a ter problemas :wink:
Ora, nem mais ;)

Quando aconselhei o Vigor a não aceitar esse cachorro, nem foi muito por se tratar de uma raça PP mas sim, pelos motivos colocados pelo c_saraiva que coloquei a bold.

Abraços
Exacto obrigado, já agora se não for incomodo onde posso vir a aprender a ter esses conhecimentos sobre os cães e o seu treinamento. ?
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

quinta set 10, 2009 2:37 pm

Vigor Escreveu:
CasadelMar Escreveu:
Ora, nem mais ;)

Abraços
Exacto obrigado, já agora se não for incomodo onde posso vir a aprender a ter esses conhecimentos sobre os cães e o seu treinamento. ?
Aqui no fórum aprende-se muito. Há por cá imensos tópicos relacionados com comportamentos de cães entre outros (imensos) assuntos ;)

O fórum da Arca pode ser um bom começo.

Abraço ;)
eupatinhas
Registado: segunda set 07, 2009 4:03 pm

quinta set 10, 2009 2:46 pm

LucNun Escreveu:Ilegais parece-me que são todas as ninhadas de pits, mas adiante.

Também não acho que um cão desses seja o melhor para meter em casa a conviver com crianças pequenas. Não porque sejam agressivos, pelo contrário, quando nem educados e treinados são muito afectuosos com as pessoas, mas sim porque são cães de muita força e com umas mandíbulas extremamente fortes.

Ainda ontem, na brincadeira com uma bola com um pit de um vizinho, cão muito afável, fiquei com um buraco num dedo porque ele fechou a boca sobre a bola que eu agarrava e, portanto, sobre o meu dedo. Só dei por isso quando levantei a mão e vi o sangue, que pôs o dono do cão aflito, claro.

E estávamos a brincar, note. Agora imagine o que pode acontecer num "chega-te para lá" com uma criança pequena...

Eu não arriscaria.

Concordo plenamente com tudo o k referiu.
São caes bastante activos e k precisam de muito exercicio para em casa andarem mais calmos, e mesmo assim as vezes continuam energeticos, acho k essa parte é a terrier a falar mais alto.
Contudo o meu, é um bull terrier mesmo k esteja a brincar seja com quem for se sentir a mao ou um dedo dentro da sua boca ja nao morde, ele abocanha sim mas ao sentir larga logo nunca chegando a infligir nenhuma ferida, claro k ao inicio ainda me deu umas dentaditas ao de leve mas com o passar do tempo e com alguma insistencia minha, nunca a bater, ele ganhou a percepção onde poderia ou não fincar o dente.
Fala-se muito destas raças mas as vezes chego perto de um caniche k se pudesse comia-me a mao e isso acontece com outras muitas raças consideradas não perigosas, a diferença esta no poder da mandibula, se for um pit a morder no dia a seguir vem nas noticias e deviam ser esterilizados e proibidos e mais não sei o k, mas se for qualquer outro pincher ja ninguem nota, o cão é pequeno e aconteceu,mas tbm mordeu!
Amigo adopte outra raça, mas tenha sempre em consideração k qualquer k seja tem k ser esucada e habituada desde pequenino, só assim se atinge uma coexistencia, para si e para ele, os caes sao animais sensiveis aos tratos k lhes damos.
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quinta set 10, 2009 2:50 pm

Vigor Escreveu:
CasadelMar Escreveu:
Ora, nem mais ;)

Abraços
Acho que se aprende muito a ler sobre o assunto, em livros e na net, cá pela arca, outros foruns, homepages, videos do youtube, etc...

Outra boa maneira de ganhar conhecimentos é depois de ter o cão leva-lo a uma escola de treino onde em vez de lhe treinarem o cão, ensinam-lhe como o treinar :wink:
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quinta set 10, 2009 2:56 pm

eupatinhas Escreveu:[...Contudo o meu, é um bull terrier mesmo k esteja a brincar seja com quem for se sentir a mao ou um dedo dentro da sua boca ja nao morde, ele abocanha sim mas ao sentir larga logo nunca chegando a infligir nenhuma ferida, claro k ao inicio ainda me deu umas dentaditas ao de leve mas com o passar do tempo e com alguma insistencia minha, nunca a bater, ele ganhou a percepção onde poderia ou não fincar o dente. ...
Este também sentiu a minha mão e largou logo, mas a força com que tinha tentado agarrar a bola que eu fazia menção de lhe tirar fez a feridita. Nem sequer é perfurante, foi pouco mais do que o estalar da pele, mas a culpa foi minha. São animais que não têm consciência da força que têm nem do quanto somos frágeis perante ela.

E caniches agressivos, por favor, tirem-mos da frente! :lol:
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quinta set 10, 2009 2:59 pm

LucNun Escreveu:
eupatinhas Escreveu:[...Contudo o meu, é um bull terrier mesmo k esteja a brincar seja com quem for se sentir a mao ou um dedo dentro da sua boca ja nao morde, ele abocanha sim mas ao sentir larga logo nunca chegando a infligir nenhuma ferida, claro k ao inicio ainda me deu umas dentaditas ao de leve mas com o passar do tempo e com alguma insistencia minha, nunca a bater, ele ganhou a percepção onde poderia ou não fincar o dente. ...
Este também sentiu a minha mão e largou logo, mas a força com que tinha tentado agarrar a bola que eu fazia menção de lhe tirar fez a feridita. Nem sequer é perfurante, foi pouco mais do que o estalar da pele, mas a culpa foi minha. São animais que não têm consciência da força que têm nem do quanto somos frágeis perante ela.

E caniches agressivos, por favor, tirem-mos da frente! :lol:
É o que dá a brincadeira com brinquedos pequenos :lol:

Nada melhor que uma coisa destas:

Imagem
EUROPWOLF
Membro
Registado: quarta jul 08, 2009 4:03 am

quinta set 10, 2009 4:21 pm

Em primeiro lugar, nem esta raça nem qualquer outra designada por potencialmente perigosa se adequa a si. Simplesmente, porque quem pretende alguma destas raças não pode ser uma pessoa preconceituosa e que acredite em tudo o vem nos media. Porque nem se vai sentir bem consigo próprio, nem vai tratar o cão do modo que devia ser tratado.
Só a titulo de curiosidade, algumas das designadas por potencialmente perigosas em Portugal, são raças com um extremo amor pelo ser humano.

A questão das crianças, o perigo não está no cão, mas nos pais da crianças, que são quem vai ter que educar o cão e as crianças. Por este motivo, nem esta raça, nem qualquer outra (seja potencialmente perigosa ou não) se adequam, a quem não esteja disposto a perder tempo e se possível dinheiro a educar o cão correctamente e as crianças a lidarem com o cão.

Esta raça precisa de bastante exercício físico diário, o passeio das necessidades que muitas pessoas dão com os “lulus” não basta. Mais um motivo, para esta raça, ou mesmo outras potencialmente perigosas e outras raças não se adequarem a si.

Se o pit do seu amigo atacou a irmã dele, algum motivo há-de ter tido. O que demonstra mais uma vez, falta de conhecimentos da sua parte em relação a cães, pois os animais não atacam sem razão nenhuma, e quando atacam é porque já deram muitos sinais antes que as pessoas não souberam interpretar/ignoraram, e isto aplica-se a todas as raças e rafeiros.

A questão do bull terrier daí de alguém não morder mãos ou quando as sente não morder, pura e simplesmente quer dizer que essa pessoa lhe ensinou bem a inibição de mordida, nada mais. Não quer dizer que os bull terrier sejam todos assim e já nasçam assim, etc.

Para a sua situação, que tem crianças, tem que pesquisar cães tolerantes à dor, que “gostem” de crianças, que não necessitem de muito exercício físico, etc...

O problema da arca sobre comportamento de cães, etc. é que, verdade seja dita, tem muito lixo mesmo, e você vai ter que tomar uma boa dose de paciência e de bom senso para conseguir separar o que interessa do lixo.
Compare informações com outros sites também, nacionais e estrangeiros.
Se possível entre em contacto com algum treinador, para lhe dar umas dicas sobre comportamento canino, e até mesmo para o ajudar a encontrar uma raça que se encaixe na sua situação.

Pelo “preconceito”, pela falta de conhecimentos, pela falta de tempo, etc. o american pit bull terrier não é a raça ideal para si.
eupatinhas
Registado: segunda set 07, 2009 4:03 pm

quinta set 10, 2009 4:52 pm

Resposta rispida mas sincera!
Vigor
Membro Júnior

quinta set 10, 2009 5:29 pm

Concordo na conclusão da resposta, não gostei muito do ter sido ríspida pelo facto de não saberem o quanto eu sei sobre cuidar de animais ou não... sou sincero e não tenho muito conhecimento de american pit bull senao nao viria pedir ajudar sobre informação mas poderia dar uma impressão errada que sei algumas coisas e secalhar ter uma informaçao que me tivesse agradado mais mas ERRADA e etç... mas de qualquer forma o assunto já foi resolvido já vi que por agora não é o animal certo para eu tomar conta e ter a responsabilidade sobre! tal como foi dito acho que me saiu melhor com um lulu :lol: embora ríspida é notoria a sinceridade da mensagem que quis passar e por isso obrigado amigo.

Obrigado a todos pela informação e como é obvio não ficarei com o cão.
amsnake
Membro Veterano
Registado: domingo abr 01, 2007 6:30 pm

quinta set 10, 2009 6:33 pm

[/quote]

Exacto obrigado, já agora se não for incomodo onde posso vir a aprender a ter esses conhecimentos sobre os cães e o seu treinamento. ?[/quote]

Podes vir a aprender com outros cães que tenhas antes de ter um pit, conhecimento so de leitura nao é suficiente, há que conhecer o comportamento canino no terreno. Nunca aconselharia como primeiro cão.
Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

quinta set 10, 2009 6:45 pm

Olá
Concordo com td o que já foi dito.
De facto n me parece que a aquisição de um cão (ainda mais Pit) seja uma boa opção para si!

Nos primeiros tempos é quando eles exigem mais de nós, educação,vet,tempo,etc...
Se vai para a faculdade, n me parece a melhor altura para ter um cachorro. :wink:
Responder

Voltar para “Cães”