Qualquer doente, seja de que ponto de partida surgiu a doença, sabe quais as suas responsabilidades perante a Sociedade em que está inserido e sabe quais as suas irresponsabilidades, caso as haja, e foi neste contexto que escrevi! Um "handicap" não deve dar capa de coitadinho a ninguém!!!leonildecarvalho Escreveu: U206:
Estou de acordo com QUASE tudo o que referiu até porque, infelizmente, já tive um elemento (não do meu sangue) da família, toxicodependente, que por falta de cabeça morreu com 39 Anos de idade, deixando esposa e 2 filhos menores, a pagarem as suas dívidas! Contudo, se ler bem o início do Texto da TatiMatos, pode-se verificar que ela refere alguém que pedia para uma Associação dos Toxicodependentes. Não referiu ser um Toxicodependente a abordá-la e até porque, NUNCA são eles a pedirem para as Associações a que pertencem, porque, não são tidos em linha de confiança no que trata dinheiro...!Acredito que talvez (?) tenha sido um ex-toxicodependente mas, lá vem o mas: COM FALTA DE HUMILDADE, SIM!
![]()
Ainda, concordo que os ditos toxicodependentes, nos dias que decorrem com tanta informação disponível, não são os mesmos em linha de conta de há Anooooooooos atrás! Estes últimos, são-no porque foi o rumo de vida que escolheram. Obviamente que após ficarem dependentes... alteram completamente, tanto fisicamente como psicologicamente. Ficam com doença física e psicológica e mesmo após recuperação ficam sequelas destas mesmas doenças. Portanto são sim doentes. Obviamente que são doentes, por escolha/opção mas, são-no!
Mas, não foi na ignorância do que seria o seu futuro, que entraram pelo caminho errado e que escolheram!
Nem eu nem ninguém tem que arcar com a revolta e falta de qualidade de vida pelas escolhas deles próprios...!No entanto, concordo que têm alturas (poucas) de reconhecimento mas que, em muitos, aliadas à falta de vontade de dar a volta dos 360º e aliado ao comodismo, continuam no caminho errado, a maioria sem retorno, infelizmente!
Claro que ninguém deve dizer desta água não beberei...! Mas daí a achar que TODOS os toxicodependentes são uns coitadinhos, isso não!
Para mim, são seres "doentes" (doentes entre aspas porque ficaram com doença por opção) como outros quaisqueres, que têm que assumir as suas fraquezas e responsabilidade ou inresposabilidade, como qualquer outra pessoa com qualquer outra doença!
Para mim não há coitadinhos porque são, por exemplo, deficientes, toxicodependentes, ou miseráveis! São únicamente pessoas das quais exijo respeito para que eu as respeite também! (Qualquer doente e não me refiro a doentes de grave doença mental incapacitante total da personalidade, são pessoas com sentimentos, bons e maus, com reconhecimento das suas responsabilidades e como tal são tratados e respeitados de acordo com a Sociaedade em que estão inseridos)
Se me respeitam, têm uma amiga para os ajudar em tudo o que eu possa, com a maior das vontades. Se me desrespeitam têm o meu completo desprezo!
Leo
De resto, cada um está no seu direito de concordar ou discordar. Esta é a minha opinião e vale o que vale. Não é uma explicação na essência da crítica mas sim para clarificação da minha opinião. Para mim, não há coitadinhos! Para mim há é pessoas que dentro de outros contextos, possam ser infelizes, por, por exemplo: terem caído na miséria para valerem a uma doença ou por terem perdido o emprego ou por qualquer outro motivo. Agora coitadinhos, NÃO!
Para responder à Acena:
Ainda é das que se acredita que hoje em dia se entra na toxicodependencia de olhos fechados... apesar da informação por todos os meios sobre o assunto?
Leo