FALTA DE HUMILDADE DE KEM PEDE

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quinta set 10, 2009 10:44 pm

A borrachinha pode romper-se, o contágio pode ser feito quando ainda não se sabe que se está infectado, etc. São muitas as situações e nem todas podem ser controladas.

O que importa é ter sempre cuidado e não nos convencermos que sabemos tudo, porque nunca sabemos.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
U206ImBack
Membro Júnior
Registado: quarta set 09, 2009 3:36 pm

quinta set 10, 2009 10:49 pm

LucNun Escreveu:A borrachinha pode romper-se, o contágio pode ser feito quando ainda não se sabe que se está infectado, etc. São muitas as situações e nem todas podem ser controladas.

O que importa é ter sempre cuidado e não nos convencermos que sabemos tudo, porque nunca sabemos.
Mas isso já eu tinha referido, certo? :wink:

Sim, o contágio pode ser feito quando ainda não se sabe que se está infectado, porém as pessoas têm de ter consciências dos seus actos menos responsáveis, certo? Actos estes controláveis, verdade?

Ninguém afirmou saber tudo, apenas esperava outra resposta vinda da sua parte, no entanto foi de encontro àquilo que escrevi. :wink:
<strong>Cumprimentos do F&aacute;bio ;)</strong>
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quinta set 10, 2009 10:49 pm

LucNun Escreveu:(...)

:wink: :wink: nem que só acontece aos outros ;) é como falar de grupos de risco, quando para mim o grupo de risco é o ser humano ;)...tambem não entendo o porquê de homosexuais não poderem ser dadores de sangue...afinal o sangue não é testado antes de ser distribuido??
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta set 10, 2009 10:57 pm

LucNun, eu não disse que o tabaco é uma dependência igual à da heroína. Eu disse: “A dependência psicológica do tabaco é das mais fortes, só comparável à da heroína, parece-me.”

Disse LucNun: “Nem o consumo continuado de tabaco leva a alterações de personalidade. O que causa essa irritabilidade que refere, e que é real, é a descida da taxa de nicotina no sangue e ao nível do fígado. É uma reacção fisiológica de habituação que suscita reacções psicológicas e até mesmo físicas, mas que passam sem tratamento específico ao cabo de poucos dias.”

OK, a irritabilidade pode não ser uma alteração de personalidade, mas é uma alteração do comportamento. E então o que causa a dita irritabilidade, resultante, segundo diz, da descida do nível de nicotina em alguns órgãos? Não é a nicotina, ou melhor, a falta dela? E que outras formas conhece de consumir nicotina a não ser fumando cigarros (excluindo, claro, os adesivos)? E o tabaco provoca elevada dependência psicológica, sim.
E já tenho testemunhado alterações de personalidade ao nível de ex-fumadores, que se tornam pessoas chatíssimas e agressivas em relação aos fumadores. Esta afirmação não não é politicamente correcta, mas é verdadeira.
E, sendo a nicotina um estimulante, provoca alterações no organismo, incluindo no cérebro. E, para um fumador, por contraditório que pareça, a nicotina tem, de facto, um efeito calmante. Se afecta as células cerebrais ou se as destrói, não sei; mas lá que altera o nosso comportamento, ai isso altera. Estimula a produção de serotonina, noradrenalina e dopamina (substâncias que provocam sensação de bem-estar). E o cérebro deixa de funcionar adequadamente sem nicotina, pois esta provoca a diminuição da produção de acetilcolina, um neurotransmissor.

LucNun, eu não me esqueci do alcoolismo. Limitei-me a referir-me às dependências que já tinham sido citadas – que, pelos vistos, já dão pano para mangas.

“Ser obeso não depende da nossa vontade nem da falta dela para dominar a gula”: não é verdade.
“A obesidade não é só causada por comer demais”: é verdade.

“E pode-se ser infectado pelo HIV mantendo um comportamento certinho. As estatísticas estão aí, e por muito que não confiemos nelas e as desdenhemos, os factos são confirmados pelos médicos que diariamente lidam com a doença: têm aumentado os casos de infectados entre aqueles que não têm os tais comportamentos de risco.”
Não conhecendo as estatísticas, arrisco dizer que, embora possam ter aumentado, os casos de infectados que não têm comportamentos de risco devem continuar a ser uma pequena minoria.

“Viver já é em si mesmo um comportamento de risco": frase feita que quer dizer tudo e não quer dizer nada. Tal como: “ Para morrermos basta estarmos vivos” e “Começamos a morrer no dia em que nascemos". Há comportamentos de risco, sim senhor, e há comportamentos seguros.

Bondage2010: Tem de haver troca de fluidos corporais tais como sangue ou esperma. Parece-me que a saliva ou está excluída ou não está provada. Corrijam-me se estiver enganada, por favor.
U206ImBack
Membro Júnior

quinta set 10, 2009 11:03 pm

Tassebem, a saliva e as lágrimas, apresentam de facto alguns vírus da SIDA, mas estes nestes fluidos estão em baixa percentagem e por conseguinte não contribuem para o contágio do parceiro(a). :wink:
U206ImBack
Membro Júnior

quinta set 10, 2009 11:05 pm

Bondage2010 Escreveu:

:wink: :wink: nem que só acontece aos outros ;) é como falar de grupos de risco, quando para mim o grupo de risco é o ser humano ;)...tambem não entendo o porquê de homosexuais não poderem ser dadores de sangue...afinal o sangue não é testado antes de ser distribuido??
O sangue é testado antes de ser distribuído, mas neste caso trata-se de discriminação pura, infelizmente. :roll:
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quinta set 10, 2009 11:09 pm

Tassebem Escreveu:...“E pode-se ser infectado pelo HIV mantendo um comportamento certinho. As estatísticas estão aí, e por muito que não confiemos nelas e as desdenhemos, os factos são confirmados pelos médicos que diariamente lidam com a doença: têm aumentado os casos de infectados entre aqueles que não têm os tais comportamentos de risco.”
Não conhecendo as estatísticas, arrisco dizer que, embora possam ter aumentado, os casos de infectados que não têm comportamentos de risco devem continuar a ser uma pequena minoria. ...
Não são, não. Já há alguns anos que o número anual de infectados sem os tais comportamentos de risco supera o "clássico" grupo dos homossexuais, acompanhando de mais perto do que seria para desejar o dos toxicodependentes.

Quanto ao resto já não me vou pronunciar mais, estaríamos aqui até ao Natal a discutir o mesmo sem chegarmos a nenhum consenso nem acrescentarmos nada de útil aos temas.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quinta set 10, 2009 11:12 pm

Quanto ao resto já não me vou pronunciar mais, estaríamos aqui até ao Natal a discutir o mesmo sem chegarmos a nenhum consenso nem acrescentarmos nada de útil aos temas.
Acho que estamos a dizer muito...e nunca é demais ;)
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta set 10, 2009 11:22 pm

LucNun disse:

“A borrachinha pode romper-se, o contágio pode ser feito quando ainda não se sabe que se está infectado, etc. São muitas as situações e nem todas podem ser controladas.”

Falando da transmissão do VIH por via sexual, por a borrachinha se poder romper é que não é 100% eficaz, como disse U206ImBack. E por o contágio poder ser feito quando uma pessoa ainda não sabe se está infectada é que, em caso de dúvida fundamentada (por se ter mais de um parceiro sexual habitual, por exemplo, ou se duvidarmos que o nosso parceiro nos seja "fiel"), se deve sempre usar o preservativo ou pedir que o(a) parceiro(a) sexual o use.

Claro que nem todas as situações podem ser controladas. Mas estamos a falar das que podem.

“O que importa é ter sempre cuidado e não nos convencermos que sabemos tudo, porque nunca sabemos.” Ora aqui está uma grande verdade, na minha opinião. Mas a afirmação já está um pouco longe de “Viver já é em si mesmo um comportamento de risco” (LucNun) ou “O grupo de risco é o ser humano” (Bondage2010). Até porque nós, humanos, para não incorrermos neste comportamento de risco ou não nos incluirmos neste grupo de risco, tínhamos todos de nos suicidar…
Tassebem
Membro Veterano

quinta set 10, 2009 11:26 pm

Disse LucNun:

“Quanto ao resto já não me vou pronunciar mais, estaríamos aqui até ao Natal (…)”: É possível.

“(…) a discutir o mesmo sem chegarmos a nenhum consenso nem acrescentarmos nada de útil aos temas.”: Discordo.
U206ImBack
Membro Júnior

quinta set 10, 2009 11:29 pm

É de referir que não se deve usar a expressão 'grupos de risco', pois qualquer indivíduo que tenha comportamentos de risco (já abordados anteriormente) está sujeito a um contágio pelo vírus da SIDA. Existem sim 'grupos de maior risco', como por exemplo, os toxicodependentes e os homossexuais, embora nos últimos tempos se tenha verificado um aumento do número de heterossexuais infectados pelo vírus da SIDA. :wink:

Fala-se em 'grupos de risco' quando apenas uma parcela da população é afectada, por exemplo, as mulheres, para o cancro do útero. :wink:

Sei que ninguém abordou esta questão, mas achei importante referir. :wink:
Tassebem
Membro Veterano

quinta set 10, 2009 11:44 pm

A conversa é como as cerejas e os seus caminhos são imprevisíveis. Permitam-me, pois, que me demore mais um bocadinho neste destino onde ela foi parar:

U206ImBack, então se os fluidos estão em baixa percentagem na saliva e nas lágrimas podem na mesma contagiar, certo? O risco é que será talvez muito menor, daí que talvez não seja referido habitualmente, para não causar alarme (o tal “politicamente correcto”). Estou a interpretar bem?
U206ImBack
Membro Júnior

quinta set 10, 2009 11:53 pm

Tassebem Escreveu:A conversa é como as cerejas e os seus caminhos são imprevisíveis. Permitam-me, pois, que me demore mais um bocadinho neste destino onde ela foi parar:

U206ImBack, então se os fluidos estão em baixa percentagem na saliva e nas lágrimas podem na mesma contagiar, certo? O risco é que será talvez muito menor, daí que talvez não seja referido habitualmente, para não causar alarme (o tal “politicamente correcto”). Estou a interpretar bem?
É muito, mas muito improvável que haja contágio do vírus HIV a partir destes fluidos, uma vez que estes se apresentam em baixíssima percentagem nos mesmos para conseguir transmitir a infecção. Acho que não passa pela questão do 'politicamente correcto', mas sim baseado em estudos científicos, acho. :wink:

Nunca li, nunca se noticiou nenhum caso em que o vírus HIV tenha sido transmitido através desses fluidos, por isso há que acreditar no que se sabe até agora. :)
Tassebem
Membro Veterano

sexta set 11, 2009 12:00 am

Entendido, U206ImBack.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta set 11, 2009 10:11 am

Não são, não. Já há alguns anos que o número anual de infectados sem os tais comportamentos de risco supera o "clássico" grupo dos homossexuais, acompanhando de mais perto do que seria para desejar o dos toxicodependentes
Pois, neste momento os hetero são o grupo mais afectado por novos contágios.

Mas sempre por comportamentos de risco, às vezes por parte de outros. Temos casos da esposa que contrai o vírus através do marido infectado por uma prostituta a quem pagou mais para o fazer sem preservativo. Temos casos de jovens e adultos que avaliam potenciais parceiros pelo aspecto e que não acreditam que a pessoa em questão possa ser portadora nem que um one night stand possa acarretar esse perigo.
São exemplos e tudo isso são comportamentos de risco...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”