Apresentação/ajuda Retriever Lab

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sexta set 11, 2009 6:17 pm

e também duvido que a criadora tenha dito que se estava a marimbar para a coisa
Não, disse-o directamente para as camaras, algo "Borrifo-me para a ... e para... blá blá, só me interessa a opinião do juiz. E se ele premeia o meu cão eu continuo a criar com ele e prontos!" Eu vi o programa na altura em que foi difundido e o meu inglês é suficientemente bom para perceber cada palavra.

Aliás a arrogancia dela foi a unica coisa que me chocou no programa, porque de resto e também no próprio programa foi focado o facto da doença e respectivas medidas já estarem a ser estudadas/tomadas. Neste sentido o representante do KC culpou, com todas as letras, os criadores irresponsáveis.
Essa é a solução fácil, não é solução heróica nenhuma Se toda a gente fizesse isso, amanhã deixava de haver Shar Peis.
Sem duvida que é a mais fácil, mas quantos terão coragem de deitar assim dinheiro para a rua? Porque no caso da FSF, se a ciencia não encontra rapidamente a resposta (e duvido), a unica alternativa é uma pesquisa aturada, prolongada e dificil para encontrar bons exemplares. Não é impossível nem complicada, mas requere um dispendio de tempo e dinheiro que não está ao alcance de todos. Ainda por cima, os exemplares mais "garantidos" têm uma configuração fisica menos atraente para o comprador comum.

No caso dos sharpeis eu atribuo mais culpas aos compradores do que aos criadores conscientes por sistematicamente preferirem comprar os exemplares mais susceptiveis a doenças genéticas.

No caso dos pastores alemães o que me chateia é o resultado ter na base uma rivalidade nacionalista. Até porque este problema só pode ser resolvido pelos alemães.

Em relação aos CKCS, o clube da raça inglês já está a fazer uma pesquisa a nivel mundial para importação de exemplares saudáveis.

E, aqui não sei porquê, o clube da raça dos border collies inglês está a fazer o mesmo.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta set 11, 2009 6:31 pm

Folgo muito que tenham andado à vontade no Crufts mas aposto que os criadores presentes a concurso não folgaram tanto...
E os organizadores do certame também não...

É que a cinofilia move muito, mas muito dinheiro.
Não é indiferente aos publicitários, nem aos criadores, nem a qualquer entidade que conte com o prestígio do Crufts para vender ou promover os seus produtos.

Confesso que apenas vi parte do programa (estava a fazer zapping e BUM, calhou este estar a ser transmitido).

Mas, daqui se vê que não se deve contar com resultados e prémios para fazer uma avaliação de um criador.
Devia ser assim, devia.
Se as entidades responsáveis (clubes cinófilos e clubes de raça) fizessem as suas funções.

Felizmente que o Reino Unido é uma democracia a sério, onde estas coisas se sabem e vêm a público.
Se fosse cá estava tudo a gritar que era uma cabala contra a criadora e todos ocupados a fingir que não se passa nada.
Como todos sabemos estamos no país das cabalas...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

sexta set 11, 2009 6:32 pm

No Border Collie a historia e outra. A criadora de topo da raca, aquela que tem caes dela na base do pedigree de qualquer cao de exposicao, descobriu, juntamente com o veterinario dela, que havia nas linhas que criava uma doenca chamada TNS, que faz com que os animais afectados fiquem doentes e morram ainda em cachorros. A senhora e uma excelente criadora, muito dedicada a raca, e imediatamente divulgou os resultados sendo que havia em todas as linhas de BC's de exposicao pelo mundo fora, caes portadores. Isto deu uma grande confusao, que ja esta resolvida, ja ha um teste para a TNS disponivel, e ninguem cria com dois caes portadores, e daqui a uns anos a coisa desaparece. Mas claro que houve muita "bilis" entre criadores, e muita confusao entretanto.
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

sexta set 11, 2009 7:06 pm

Musky Escreveu:Não, disse-o directamente para as camaras, algo "Borrifo-me para a ... e para... blá blá, só me interessa a opinião do juiz. E se ele premeia o meu cão eu continuo a criar com ele e prontos!" Eu vi o programa na altura em que foi difundido e o meu inglês é suficientemente bom para perceber cada palavra.
Já vi o programa há montes de tempo atrás, já não me lembro de ela ter respondido isso. Lembro-me de ela ter saido do ringue depois de fazer BIS, a entrevistadora perguntar se ela estava muito contente e depois começar a bombardeá-la à queima-roupa com questões inesperadas e delicadas. Acho que é perfeitamente humano dizer-se, em circunstâncias semelhantes, coisas que não se sente realmente.
aisd Escreveu:Folgo muito que tenham andado à vontade no Crufts mas aposto que os criadores presentes a concurso não folgaram tanto...
Os criadores presentes a concurso não vão para a Crufts vender cães, por isso a falta dos stands da RSPCA e afins não fizeram qualquer diferença. Aliás, não parece que a afluência de público tenha sido inferior à dos outros anos, mas toda a gente notou a maior facilidade de movimentação devido, precisamente, à ausência desses e outros stands perfeitamente supérfluos e que não tinham nada a ver com cães de raça.
aisd Escreveu:Mas, daqui se vê que não se deve contar com resultados e prémios para fazer uma avaliação de um criador.
Talvez devesse dizer que não se deve contar SÓ com resultados e prémios para fazer uma avaliação de um criador. Mas, convenhamos, se a maioria do pessoal nem se interessa pelos resultados e prémios, acha que se vai interessar pelo resto?
aisd Escreveu:Felizmente que o Reino Unido é uma democracia a sério, onde estas coisas se sabem e vêm a público.
Esta é ridícula :lol: Em todo o lado tudo vem a público, Freeports e exames de Inglês Técnico incluidos :lol:
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
ziggy
Membro Veterano

sexta set 11, 2009 7:30 pm

O que eu nao percebo e como e que da "uma no cravo e outra na ferradura", tanto diz que o optimo e inimigo do bom, e recomenda ao forista arranjar um cao "medio", como vem falar no PDE... entao se a prevalencia de doencas ja e tao grande nos caes que sao testados, e os pedigrees sao conhecidos e estudados a exaustao, e as cruzas seleccionadas cuidadosamente, imagine-se como nao e num cao com pedigree de "animais de estimacao", em que se conhece os pais, mas avos e bisavos e por ai fora, sao uma perfeita incognita, e os caes a que estes deram origem tambem. Isso e mesmo um "tiro no escuro", com uma grande potencialidade de se tornar num "tiro no pe".
ziggy
Membro Veterano

sexta set 11, 2009 7:47 pm

aisd Escreveu:
Felizmente que o Reino Unido é uma democracia a sério, onde estas coisas se sabem e vêm a público.
Se fosse cá estava tudo a gritar que era uma cabala contra a criadora e todos ocupados a fingir que não se passa nada.
Como todos sabemos estamos no país das cabalas...
Olhe, eu ate sou filha de "bifa" e de "pork&cheese", e passei a vida entre os dois paises. Democracia a serio? So se quiser medir isso pela quantidade de jornalismo sensacionalista que e faz no RU. O "Correio da manha" aqui passava por publicacao seria. Agora se quiser olhar para as ligacoes da imprensa com aos partidos, nunca mais acabava, tanta que e a promiscuidade...
mesfern
Registado: sexta set 11, 2009 10:19 am

sexta set 11, 2009 8:03 pm

ziggy Escreveu:A tal Dr Claire Rusbridge, que tambem disse que um terco dos cavaliers no Reino Unido tinham seringomielia, e agora ja diz que os numeros dela provem de amostras de estudo que talvez nao sejam representativas... O Cavalier fez primeira pagina esta semana no Dog World. Agora e esperar pela investigacao da Dr Sarah Blott e do Animal Health Trust, a quem o KC deu 100,000£. Espere, eu disse KC? Afinal nao sao os amigos do Cavalier a pagar a investigacao, e o KC e os criadores.
Caro/a ziggy, deve saber que a investigação científica exige a revisão constante e o aperfeiçoamento das conclusões obtidas, além de que me parece que está a tresler os últimos artigos da dra. Clare Rusbridge. De resto, o seu contributo fundamental para o estudo da seringomielia no CKCS pode ser constatado em qualquer bibliografia científica.

Lembro também que o Animal Health Trust é uma organização não-lucrativa que depende dos donativos de todos os seus "amigos", sejam eles particulares (qualquer membro deste fórum o pode ser) ou associações como o Kennel Club (do qual o AHT é absolutamente autónomo - embora tenham objectivos comuns, como é claro). Não me parece que diminuir o contributo de quaisquer das partes seja curial - embora não haja como desmentir que os particulares têm sido historicamente os grandes financiadores do AHT.

De qualquer forma, é um verdadeiro alívio constatar como a comunidade em geral está agora empenhada em minorar os problemas genéticos do Cavalier... :)
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

sexta set 11, 2009 8:04 pm

Os prémios no crufts dão imenso prestígio aos criadores e isso não é indiferente (não sejamos ingénuos...).

Devo dizer - para não haver confusões - que estou convencida que a maioria dos criadores são pessoas honestas e decentes.

Se gostam mesmo dos seus cães e da sua raça vê-se logo na conversa com eles.
Eu, quando andava à procura da minha lab, visitei uns oito ou mais.

Não penso mal dos criadores.
Não gosto é que os façam de santinhos, uma rapaziada que vive para criar o cão perfeito na sua raça de eleição.

São pessoas como outras quaisquer - uns mais e outros menos honestos.
Alguns adoram mesmo a sua raça, outros estão com ela porque se vende bem.
Alguns vivem para o prestígio inter-pares, que me parece a principal motivação da maioria.
Uma raça popular como o labrador retriever dá para ver isto.

Por alguns criadores tenho mesmo uma certa admiração - como um de cockers que insiste, contra a corrente comercial, em criar cockers de caça.
Ou outro de PA que insiste em criar PA de trabalho e não os fininhos da moda.
Enfim, há de tudo, é preciso falar com eles, visitar os canis e procurar o nosso criador.
Aquele que vamos chatear com dúvidas, que nos vai apoiar ao longo da vida do cão.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Musky
Membro Veterano

sexta set 11, 2009 8:47 pm

Fjord Escreveu: Já vi o programa há montes de tempo atrás, já não me lembro de ela ter respondido isso. Lembro-me de ela ter saido do ringue depois de fazer BIS, a entrevistadora perguntar se ela estava muito contente e depois começar a bombardeá-la à queima-roupa com questões inesperadas e delicadas. Acho que é perfeitamente humano dizer-se, em circunstâncias semelhantes, coisas que não se sente realmente.
BIS ou BiB? Pergunto porque eles têm nomenclaturas diferentes e não as conheço bem.

E eu ainda me lembro porque fiquei super surpreendida com a arrogancia e o desbocamento dela. Não esqueçamos que ela é inglesa e o controlo público das emoções faz parte da educação deles desde nascença. A não ser que ela seja da classe social mais baixa... o que duvido, mas pode acontecer.

Aliás a atitude dela foi a parte mais sensacionalista do programa... pelo menos para mim foi, até ali eu estava a dar-lhe uma importância relativa.
DrCasa
Membro Júnior
Registado: domingo out 19, 2008 2:49 pm

sexta set 11, 2009 10:35 pm

aisd Escreveu:Eu também acho que os topos de gama na canicultura são uma treta.

Depois de ver na televisão o que se passou em Inglaterra com o Cavalier King Charles - que recebeu o prémio do melhor em show no Crufts - pejadinho de doenças genéticas e a reproduzir em grande...diria que é o mesmo que comprar um Ferrari que, afinal, é ferro velho.

Esse é apenas um caso relembro outro, anterior a este, relacionado com um pequinês considerado como “best of the year”.
Esse belo exemplar que, alias, teve que estar sentado em cima de um saco de gelo durante a prova afim de arrefecer o motor, já tinha sido sujeito a uma intervenção cirúrgica para poder respirar. Problemas no radiador e assistência mecânica com motor aberto não são, aparentemente, razões para encostar um topo de gama. Alias, penso que o referido modelo acabou por ter bastante saída.

Mais a sério, não se trata de a Inglaterra ser uma democracia exemplar, não o é certamente, é essencialmente um romper de mentalidades, é o quebrar do discurso vitoriano e austero que impera no KC.
Alguns criadores de renome já assumiram as falhas no método.
Criadores “dissidentes”, muitos deles de exemplares de trabalho, apontam o dedo aos seus homólogos dos “beauty pageant”.
A nova geração de Veterinários está consciente das falhas morfológicas introduzidas nas raças. Estudos veterinários apontam no sentido de alterar, morfologicamente, algumas raças. Infelizmente tal só será possível com o apoio dos presidentes dos KC´s.

Discursos fundamentalistas como o do Fjord não ajudam certamente à festa. Esses laivos de elitismo são totalmente despropositados e só servem para alardear intolerância.
Com o tempo os “inbreeders” passarão a fazer “insales” e “inhumping” se não mudarem essa mentalidade. O mundo da canicultura merece mais respeito e consideração mas para tal não basta escrever uma "cartilha deontológica do criador" post sim post não.
ziggy
Membro Veterano

sexta set 11, 2009 10:53 pm

O pequines ganhou o BIS no crufts. E ao fim de seis anos ainda esta de saude.
Relativamente aos criadores de trabalho, eles tambem usam inbreeding (muito mais que no mundo dos shows), e linebreeding, e outcrossing se der jeito... e seria um optimo sitio para ir buscar "sangue novo", se eles nao insistissem em nao testar os caes. Ha muito o mito de que se trabalha bem, nao pode ter nada de errado, portanto nao ha testes para ninguem. Mas a realidade e que as linhas de trabalho sofrem das mesmissimas coisas que as de exposicao.
ziggy
Membro Veterano

sexta set 11, 2009 11:24 pm

Musky Escreveu:
E eu ainda me lembro porque fiquei super surpreendida com a arrogancia e o desbocamento dela. Não esqueçamos que ela é inglesa e o controlo público das emoções faz parte da educação deles desde nascença. A não ser que ela seja da classe social mais baixa... o que duvido, mas pode acontecer.
Chama-se Beverlly e diz "uo"... duvida??
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

sábado set 12, 2009 5:40 am

So se quiser medir isso pela quantidade de jornalismo sensacionalista que e faz no RU. O "Correio da manha" aqui passava por publicacao seria. Agora se quiser olhar para as ligacoes da imprensa com aos partidos, nunca mais acabava, tanta que e a promiscuidade...
Isto já é uma fuga ao assunto mas, já agora...
Eu não tenho nada contra a imprensa sensacionalista.
É uma consequência normal da liberdade de expressão.
Aqui, na minha terrinha, fala-se da vida de A,B e C que deixa qualquer tablóide cheio de inveja...

As pessoas sempre tiveram um fascínio pela vida dos outros, pelas suas aventuras e desditas, pelas suas motivações e contradições.
Qualquer meio social tem a sua má lingua...
Os tablóides limitam-se a comercializar o que sempre foi prática comum.
O importante é salvarguardar a verdade.
Dar meios de defesa a quem se sente caluniado e injuriado.

A democracia não é o céu, é um combate.
Uma luta permanente pela justiça e pela verdade.
O céu, de resto, deve ser um sítio muito chato.
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

sábado set 12, 2009 7:35 am

ziggy Escreveu:O que eu nao percebo e como e que da "uma no cravo e outra na ferradura", tanto diz que o optimo e inimigo do bom, e recomenda ao forista arranjar um cao "medio", como vem falar no PDE... entao se a prevalencia de doencas ja e tao grande nos caes que sao testados, e os pedigrees sao conhecidos e estudados a exaustao, e as cruzas seleccionadas cuidadosamente, imagine-se como nao e num cao com pedigree de "animais de estimacao", em que se conhece os pais, mas avos e bisavos e por ai fora, sao uma perfeita incognita, e os caes a que estes deram origem tambem. Isso e mesmo um "tiro no escuro", com uma grande potencialidade de se tornar num "tiro no pe".
Nem mais.
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
Musky
Membro Veterano

sábado set 12, 2009 2:49 pm

ziggy Escreveu:
Musky Escreveu:
Chama-se Beverlly e diz "uo"... duvida??
:lol: :lol: :lol: Não, na realidade nem duvidei.

Só não quiz aceitar, porque isso (se os meus anos de RU não me enganam) leva-me a colocá-la ao nível de BYB que cria por dinheiro.
Responder

Voltar para “Cães”