Sáurios insectívoros a comer alimento morto?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

domingo set 13, 2009 12:42 pm

Boas tardes, ultimamente tenho colocado para mim mesmo esta questão.
Todos aqueles que mantém sáurios insectívoros, tem o cuidados de manter insectos vivos para alimentar os seus animais.

A questão que coloco é:

seria possível habituar um sáurio a comer insectos mortos? á semelhança daquilo que se tem vindo a fazer, ao longo dos tempos, com os ofideos?

Fica a questão para aqueles que quiserem meditar e opinar.
Brake
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

domingo set 13, 2009 12:46 pm

brake deixas aí uma boa pergunta. Na minha opinião acho complicado abituar por exemplo um DB a comer grilos mortos.
A exo ja inventou grilos e outros insectos enlatados mas acho que precisam do vivicator que vibra e simula vida nos insectos, e mesmo com isto acho dificil eles pegarem naquilo, mas pode ser que daqui a muitas gerações os DB's já aceitem alimento morto.
abraço
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

domingo set 13, 2009 12:52 pm

É de facto uma boa pergunta, e já agora, penso que se poderá expandir a questão a nivel dos anfibios, será que estes aceitam também insectos mortos? :roll:
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
DeadMaaann
Membro Veterano
Registado: quinta set 10, 2009 5:21 pm

domingo set 13, 2009 1:00 pm

aquilo que penso antes de mais é não podemos misturar rapteis (saurios) aos anfibios, desculpem mas´há saurios e saurios, nos db´s era capaz de ser facil, mas e em animais minusculos como alguns phelsumas,
e esses insectos que se vendem são como os gammarus das tartarugas, não prestam, só mesmo por congelamento, penso eu

agora vamos aos amfibios, os anfibios stressam muito mais que os repteis, e como se iria alimentar dendrobates com alimento morto?
não estou a ver me a dar mosca a mosca ou varias etc

no caso do brake, nos dragoes é facil, porque ao longo do tempo eles aumentam para vegans, e isso talvez seja uma ajuda,não sei

acho que o melhor era pensarem em criar insectos mais resistentes ou outras tecnicas de cultivo,porque a maior piada nos repteis é ver eles a caçarem, mas é m tema interessante
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

domingo set 13, 2009 1:21 pm

DeadMaaann Escreveu: agora vamos aos amfibios, os anfibios stressam muito mais que os repteis, e como se iria alimentar dendrobates com alimento morto?

Acho que nem sequer faria sentido pensar nisso, sinceramente :roll:

acho que o melhor era pensarem em criar insectos mais resistentes ou outras tecnicas de cultivo,porque a maior piada nos repteis é ver eles a caçarem, mas é m tema interessante

x2
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

domingo set 13, 2009 1:30 pm

DeadMaaann Escreveu:aquilo que penso antes de mais é não podemos misturar rapteis (saurios) aos anfibios, desculpem mas´há saurios e saurios, nos db´s era capaz de ser facil, mas e em animais minusculos como alguns phelsumas,
e esses insectos que se vendem são como os gammarus das tartarugas, não prestam, só mesmo por congelamento, penso eu

agora vamos aos amfibios, os anfibios stressam muito mais que os repteis, e como se iria alimentar dendrobates com alimento morto?

no caso do brake, nos dragoes é facil, porque ao longo do tempo eles aumentam para vegans, e isso talvez seja uma ajuda,não sei

dead então lá está tu disseste que havia saurios e saurios , e que os phelsumas são muito senciveis tal como as dendros(por isso alimentar dendros e alimentar phelsumas com alimento morto ia ser uma grande guerra) , eu acho que a pergunta do litoss se tava a virar mais para um pac man , não´era? :lol:
se essa era a tua pergunta , eu por experiencia proprio(não com pac's , mas com outros) digo que é possivel alimentar os pac's com alimento morto
<p><strong></strong></p>
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

domingo set 13, 2009 1:35 pm

A cerca de 15 dias comprei Canned Food Grasshoppers da Exoterra para ver se os meus geckos leopardo pegavam, devo dizer que todos eles pegam muito bem neste alimento, pego num gafanhoto e deixo cair muito perto deles, so o movimento da queda faz com que eles o mordam logo (e comam), mas de vez em quando é preciso dar um ligeiro toque com a pinça ou até mesmo mandar um pequeno sopro para o gafanhoto em questão se "mova" delicadamente, brevemente vou começar a dar apenas este tipo de alimentação, variedade não falta!

No caso do gecko tokay e do escorpião, não pegam!

Agora respondendo ao Brake, nos Dragões barbudos é muito fácil, basta pegar neste tipo de alimento, moer até ficar em pó, e espanhar sobre as verdurar, quando forem comer as verduras também estão a comer os insectos que lá foram depositados ( quando as verduras estão meio molhadas, o pó restante dos insectos fica "colado" fazendo com que não caía quase nada para fora das verduras ou mesmo para o chão/comedor.)
DeadMaaann Escreveu: e esses insectos que se vendem são como os gammarus das tartarugas, não prestam, só mesmo por congelamento, penso eu
DeadMaaann com está parte não posso concordar, pelo menos acreditando naquilo que é dito pela exoterra

Passo a citar:
Exoterra Escreveu:The Exo Terra canned foods are a convenient way to feed insects. These insects (and snails) have been cooked in the can to maintain nutritional value, flavour and aroma. It also softens the exoskeleton of the insects for easier digestion and breaks the bonds between the collagen protein to make it absorbable by reptiles. Collagen is an important fibre that aids in building bone, cartilage, skin and claw structures. The canned insects have the same nutritional value as live insects but are easier to digest. No live insects need to be fed in addition to these canned foods.
In: http://www.exo-terra.com/en/products/canned_foods.php
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

domingo set 13, 2009 3:26 pm

Penso que sim Brake,

Embora eu não mantenha saurios, já ajudei a tratar de alguns, e tenho um amigo inclusivé que só alimenta o seu db (a nivel de insectos) com grilos e gafanhotos liofilizados e ele come, não com o mesmo afinco que come o tenébrio (vivo), mas comer come.

Não sou muito apologista deste mêtodo, pois ver por exemplo um DB ou um G.Leopardo a caçar tem sempre a sua graça, para além de os desenvolver.

A exo-earth até tem uma espécie de plataforma vibratória para por insectos liofilizados, para que "tremam" e "saltem", fazendo parecer que estão "anormalmente" vivos :twisted: , criando interesse no animal que se alimenta, mas não sei até que ponto todos aceitam, já vi videos (youtube) com bons resultados.
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
pavlo
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 12:50 am

domingo set 13, 2009 4:29 pm

Os liofilizados não me parecem ser assim muito nutritivos para os animais, são práticos mas de resto....
Dia 30 de Janeiro entrada gratuita aproveitem

http://www.ratsnakefoundation.org/
rglove
Membro Veterano
Registado: quarta out 29, 2008 4:44 pm

domingo set 13, 2009 4:32 pm

Quanto à qualidade do alimento enlatado não sei, mas no youtube está um gecko leopardo com 24 anos (acho que ja tem 25) a comer alimento enlatado há bastantes anos e com um aspecto mt bom para a idade dele).
Penso que se com uma pinça se mexer um pouco o alimento eles atacam. Pelo menos com a minha foi assim, bastou mexer. Com db's, do que ouço e leio, são uns bons predadores, logo acho que iam habituar-se bem, mas só experimentando.
<p>Cumprimentos, Ricardo</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
pavlo
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 12:50 am

domingo set 13, 2009 4:36 pm

à tartarugas muito velhas a comer gammarus....
Dia 30 de Janeiro entrada gratuita aproveitem

http://www.ratsnakefoundation.org/
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo set 13, 2009 6:40 pm

Não faço ideia dos valores nutricionais dos insectos liofilizados, mas com toda a certeza que se podem complementar com cálcio e vitaminas. Tenho pena da minha DB não lhes pegar porque quando há mais dificuldade em arranjar alimento vivo seria uma boa opção.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

domingo set 13, 2009 6:58 pm

kitten Escreveu:Não faço ideia dos valores nutricionais dos insectos liofilizados, mas com toda a certeza que se podem complementar com cálcio e vitaminas. Tenho pena da minha DB não lhes pegar porque quando há mais dificuldade em arranjar alimento vivo seria uma boa opção.
Kitten faz da seguinte forma!
Gekkos Escreveu:Agora respondendo ao Brake, nos Dragões barbudos é muito fácil, basta pegar neste tipo de alimento, moer até ficar em pó, e espanhar sobre as verdurar, quando forem comer as verduras também estão a comer os insectos que lá foram depositados ( quando as verduras estão meio molhadas, o pó restante dos insectos fica "colado" fazendo com que não caía quase nada para fora das verduras ou mesmo para o chão/comedor.)
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

domingo set 13, 2009 7:04 pm

realmente se for possível comerem mortos traria imensas vantagens, especialmente em termos de manutenção. mesmo em termos de compra seria possível comprar alimento mais barato, com portes mais baratos, no meu caso poderia preparar saladas previamente e etc, teria de facto muitas vantagens. Se eu encontra-se um sitio onde me vende-sem morto de forma rentável, ainda me metia a construir um mecanismo, á semelhança do vivactor, e fazer a experiência.
Brake
Manuescrito
Membro Veterano
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm

domingo set 13, 2009 8:39 pm

Os DB's comem saladas e elas estão ali paradinhas, sem se mexer! Nunca tentei dar grilos enlatados ao meu DB, mas tenho a certeza que ele os comia e nem era preciso estar com muita fome! Volta e meia, para apanhar um ou outro grilo que salta do recipiente onde ponho a bicharada, acabo, inevitavelmente por os matar com a pinça! O meu DB come-os na mesma sem que haja qualquer movimento!
Não sei é até que ponto é que comp€nsa comprar comida enlatada...
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”