Tentativa de Floresta

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Oceaniis
Membro
Registado: domingo set 13, 2009 3:00 pm
Localização: Iguana iguana; Achatina marginata; Archispirostreptus gigas

domingo set 13, 2009 5:24 pm

Olá doidos/as plos bixos! Mais precisamente pelos nossos amigos escamudos e de sangue fresquinho!

Bem decidi postar o 1º post aqui e deixovos uma foto da minha tentativa de recriar uma floresta para a minha Lagartixa, caracois gigantes (2 à direita em baixo) e um milipede gigante.
Imagem
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo set 13, 2009 5:31 pm

Tá bonito mas não deves misturar especies, os achatina fulica por exemplo são transmissores de meningites, e podes correr riscos tendo a iguana em contacto com os fluidos deles...espaço comunitarios não são aconselhados por muitos motivos este é um deles.
gemeas86
Membro Júnior
Registado: sábado set 27, 2003 9:12 pm

domingo set 13, 2009 5:32 pm

Está muito giro...

A tua Tixa é lindissima :D
Oceaniis
Membro

domingo set 13, 2009 5:46 pm

Bondage2010 Escreveu:Tá bonito mas não deves misturar especies, os achatina fulica por exemplo são transmissores de meningites, e podes correr riscos tendo a iguana em contacto com os fluidos deles...espaço comunitarios não são aconselhados por muitos motivos este é um deles.
Hum... sou adepto do contrário pois um ecossistema precisa de vários grupos de animais, não limpo o terrário à 4 anos, os caracois, bixos de conta, minhocas e outros possíveis decompositores não identificados decompoêm os restos rápidamente e estando entretidos com restos não destroiêm a pouca vegetação...

Em princípio os caracois não devem ter doenças visto que estes são da 3ª geração da minha criação.. os avós também eram de criação da loja

Por acaso desconhecia tal facto, apesar de apenas me interessar por animais de criação, que reduz a probabilidade de contaminação, tenho de tar + atento... hum agora que me lembro não me recordo de ver avisos em sites e foruns dedicados a caracois gigantes sobre doenças...
Bondage2010
Membro Veterano

domingo set 13, 2009 6:00 pm

http://www.agriculture.gov.tt/documentl ... Snail2.pdf
(...)Is the snail dangerous to humans?
The snail is not poisonous. It cannot bite and has no defense mechanisms apart from
its shell. It is important because it is known to be a vector of a human disease. The
disease is a type of Meningitis (Eosinophilic meningitis) which is actually caused by a
parasite called the rat lungworm (Parastrongylus contonensis) which is sometimes
found in the body of the snail. (...)
http://arnobrosi.tripod.com/fulica.html
Achatina fulica can cause damage in different ways,either directly or indirectly.Of course
they eat a wide range of plants,either agricultural or ornamental.
They can also be the host of the Rat lungworm,which can cause meningoencephalitis in humans.
http://www.geocities.com/rainforest/9468/achat_tr.htm
Achatina fulica pode hospedar ainda o verme Angiostrongylus costaricensis, causador da angiostrongilíase abdominal, doença grave com centenas de casos já reportados no Brasil. Esta doença pode resultar em óbito por perfuração intestinal, peritonite e hemorragia abdominal.
http://www.pestalert.org/viewNewsAlert.cfm?naid=58
Issues of Concern:

Achatina fulica is considered one of the most serious terrestrial snail pests in the world. Not only is it able to feed upon an extremely broad range of plants and survive in a wide array of habitats, this snail also presents a human health risk with its ability to vector the parasitic rat lungworm, Angiostrongylus cantonensis. This parasite causes eosinophilic meningitis in humans. Achatina fulica is also a vector of a gram-negative bacterium, Aeromonas hydrophila, which causes a wide range of symptoms, particularly in persons with compromised immune systems.
Oceaniis
Membro

domingo set 13, 2009 7:05 pm

Ah parazita, mas isso não se apaganha em cativeiro, certo??
Não é transmitido geração para geração, pois é portador e o parazita não completa o ciclo no caracol, correto?

Não me assustes! :x
Bondage2010
Membro Veterano

domingo set 13, 2009 7:17 pm

Eu já tive e criei cahatina fulica, mas desde que tenhas cuidado com os utensilios deles e laves sempre bem as mãos em principio não terás problemas, nunca laves os utensilios do terrario no teu lava-louças la de casa nem uses esfregões que sejam utilizados para outros animais ou pessoas...quase todos os animais podem transmitir doenças, só devemos tomar precauções de higiene, lavar aas mãos depois, não levar as maos á boca enquanto manuseamos etc etc...

Não sei como consegues ter os vidros tão limpinhos não limpando o terrario á 4 anos a iguana espirra para os vidros deixando manchas de sais e os achatinas costumam encher tudo de ranhoca que custa imenso a lavar :twisted:
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

domingo set 13, 2009 7:53 pm

Tipo isso é uma treta porque eles não estão num habitat estão em cativeiro, não sei mas provávelmente esses animais que tens com a iguana nem sequer são do mesmo habitat.
<p><strong>
</strong></p>
Oceaniis
Membro

domingo set 13, 2009 8:35 pm

LOL Esta gente gosta de cascar nos tipos que acabaram de chegar :lol:

Não é um vidro é acrítico dos finos, posso dobra-lo e tirá-lo para limpar, (não acho que estejam limpinhos :roll: todos riscados)
Os links e o tu (Bondage2010) tão sempre a falar nos A. fulica, isso tudo também aplica-se aos A. marginata??

E eu sei que a iguana é sul americana, os caracois e milipede são africados e os bixos de conta e minhocas portugueses....

Eu referia-me aos níveis tróficos haver detritivos e decompositores para além da consumidora da Tixa, o que significa que não preciso de tar a limpar cocós, comida que cai do comedouro (aliás atiro a comida da iguana que sobra propositadamente para a parte inferior do terrário) os restos das couves e cascas de fruta da cozinha em vez de irem para o lixo também as atiro lá para dentro. Reciclagem! :D

Admito claro que às vezes apodrece antes de serem comidos e no dia seguinto o quarto tá... pifff! pifff! mas pega-se no pulverizador de 5l do AKI e desfaz-se akilo em bocadinhos com o jacto de água! :roll:

Limpo os acrílicos claro! mas o fundo de plástico até tem algas no inverno quando há muita condensação! E não é treta nenhuma! Funciona lindamente! É um mini ecossistema uma vez que tem ventilação... 8)
Bondage2010
Membro Veterano

domingo set 13, 2009 8:46 pm

Oceaniis Escreveu:LOL Esta gente gosta de cascar nos tipos que acabaram de chegar :lol:

...
Eu acho que não casquei, aconselhei e adverti ;)
alvesmiguel
Membro Veterano
Registado: sábado mai 23, 2009 1:07 pm
1-tartaruga corcunda do mississipi.

domingo set 13, 2009 8:51 pm

espetacular a ideia ja tentei recriar mas aqulo depois fica com uns fungos e desisto...
Nunca durmas todo nu, a&nbsp;casa pode arder de noite e depois ficas c&aacute; fora, pelado, &agrave; espera que os bombeiros apaguem o fogo.
Oceaniis
Membro

domingo set 13, 2009 9:00 pm

Tava-me a referir ás ironias Bondage2010 :wink: e ao "isso é uma treta" ali do Sr. João :twisted:

Sim fungos são horríveis! Perdi todos os meus heremitas terrestres graças a esses tipos :evil:
Mas tudo passa por uma boa ventilação, o significa perder a humidade e temperatura que tanto custam a manter, tenho aqui uma home-made engenhoca para prevenir isso mas ainda não está a funcionar :roll: e não sei se funciona com um rendimento aceitável.

O bixos de conta são bons a comer os fungos!
Respect Animals is the Duty of Everyone, Love Them is a Privilege of Just Few
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

domingo set 13, 2009 9:07 pm

Oceaniis Escreveu:(aliás atiro a comida da iguana que sobra propositadamente para a parte inferior do terrário) os restos das couves e cascas de fruta da cozinha em vez de irem para o lixo também as atiro lá para dentro. Reciclagem! :D

Admito claro que às vezes apodrece antes de serem comidos e no dia seguinto o quarto tá... pifff! pifff! mas pega-se no pulverizador de 5l do AKI e desfaz-se akilo em bocadinhos com o jacto de água! :roll:
Eu não faria um "ecosistema" desses.
Ecosistemas há na natureza...
Em cativeiro............................... em pequena escala, ainda é capaz (animais de pequeno porte, como rãs ou assim), a essa escala, acho uma nojice :roll: mas é apenas a minha opinião e vale o que vale...

A iguana parece muito bonita e bem tratada, embora a foto não seja das melhores para a analisar :wink:
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

domingo set 13, 2009 9:13 pm

A ideia por alto pode parecer boa, mas só mesmo por alto.

Ora vejamos: O uso de substratos bioactivos pode funcionar muito bem ou muito mal com répteis, pelo excesso de microorganismos consequente. É sempre um risco que se pode contornar, mas um risco acrescido.

No entanto, até o substrato bioactivo tem alguns limites de fauna e flora. Ex: não vamos colocar um substrato activo num réptil extremamente curioso que pode querer saciar a sua curiosidade acerca dos bichinhos da conta que passeiam debaixo dos recipientes, engolindo terra, principalmente répteis insectívoros.

Mais, se queria construir um pseudo-mini ecossistema, normalmente tem que se planear muito bem a coisa e não me parece que juntar uma iguana, um milipede e um caracol seja uma coisa bem planeada, apesar de gostarem de calor e humidade. Para não falar na diferença das suas origens, com um terrário desse tamanho a iguana pode muito bem matar/magoar o milpés e nem vai dar por isso (é até ao dia).

A ideia em si é boa, mas tem de ser mais bem planeada e com animais que se possam complementar num ambiente. Isso é apenas um ajuntamento de animais num terrário, que pode correr mal.

Para o fazer, acho que teria que escolher um GRANDE terrário.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Oceaniis
Membro

domingo set 13, 2009 10:06 pm

Bem não é nada que se pareça com aqueles aquários dos camarões e algas! :lol:

É só mesmo ao nível dos detrítos, que se transformam em terra, e não só os caracois e o milípede, têm os bixos de conta que fiz um mini estudo de dencidade... há 2 anos para a disciplina de ecologia.... mto tempo eu sei... e dava umas dezenas de milhares no terrário mais as minhocas que acho que ainda andam por lá...
Bem da próxima vez que puzer lá um pedaço de fruta, tiro fotos de 6 em 6 horas e em 3 fotos resta a casca! Um post que vou tratar de fazer... ver para crer!

Inicialmente a Tixa tinha acesso ao chão mas nunca lá punha os pés a não ser para pedir para sair, portante para dar mais espaço aos invertebrados tirei-lhe o acesso ao chão enchi de terra e troncos ocos, portanto ela não tem acesso ao chão, mesmo que quisesse seria-lhe bastante difícil descer, ensinei-a a passar a pedir para sair onde está o prado... e assim ficou por 3 anos...

O nível de microorganismos também está mais baixo do que pensas, visto que estava mais baixo doque eu pensava quando levei amostras para a aula de microbiologia, imfelismente a prof. não se deu ao trabalho de os identificar... não tava no protocolo do trabalho...

Tanto os caracois como o milipede são activos à noite, logo não há sobreposição dos periúdos de actividade com a iguana. Para além destes não subirem normalmente aos troncos onde está a iguana.

O mil pés tem uns 30cm é praticamente do tamanho do corpo da iguana e mais grossa que o meu pulgar e já foi pisado por mim e continuou a sua vida alegremente. E a iguana mordê-lo com o sabor a betadine... pouco provavel uma vez que ela nem costuma morder...

Pois NhamNham eu diria que até é uma boa foto da Tixa pois não se vê as mazelas :roll:
Claro que está bem tratada, até os picos dorsais estão direitinhos, a pele tem uma excelente cor e apesar de gorda até tem uns bembros musquelados apesar de não fazer nenhum, mas eu não fui excepção em ter caído na asneira de pensar que banhos de sol resolviam a falta de lampada UV, visto que na altura havia só 2 lojas pouco conhecidas(2003) que as vendiam. Claro que o vidro da janela filtrava os UVs e 6 meses dps das féris no Algarve começou a entortar a coluna. Répteis são répteis e para parar o que tinha começado demorou 2 meses e 8 sessões no veterinário, pra r-x e análizes, a estabilizar! Bem ficou um pouco tortinha e com dificuldade a curvar para a esquerda (com pouco espaço ou em cima dum tronco) mas valá não dá chicotadas... tem também uma mancha de escamas desorganizadas duma lampada que caiu e como era de 40W ela não se afastou e queimou lentamente, fez bolha mas nada mais... (isto à 2 anos) bem com 8 aninhos e já com umas histórias para contar...
Respect Animals is the Duty of Everyone, Love Them is a Privilege of Just Few
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”