Tartaruga: como saber se está viva?
Moderador: mcerqueira
Olá pessoal!
Comprei uma primeira tartaruga à 3 meses atrás e como gostei do bixinho acabei por comprar outra 1 mês depois. Como nunca tinha tido nenhuma andei a fazer muitas asneiras mas com o tempo ia lendo coisas e ia percebendo melhor o que deveria ou não fazer. Uma coisa que fiz foi tirá-las de uma sala que tinha uma boa temperatura e uma janela grande com luz solar para a cozinha onde a luz solar incide mais directamente. Só que a cozinha como tem sempre uma janela aberta é muito mais fria!... Então a minha segunda tartaruga que é pequena e não cresceu quase nada desde que aqui está deve ter "invernado" porque está imóvel com os membros e a cabeça meios de fora da casca meios dentro à quase duas semanas... A outra que já tem o dobro do tamanho desde que cá chegou (acho que lhes dei tanta comida no início que ela cresceu exageradamente) está menos activa mas mexe-se e come um pouco. Andei a ler bastante sobre o assunto e percebi que tinha que as mudar de sítio outra vez se não quiser que invernem (li que nãos e deve deixar as mais pequenas invernar). Então arranjei um novo aquário para elas em que a temperatura da água já está mais quente e há mais humidade que posso ver nas paredes. Ainda não tenho aquecedores nem lâmpadas mas já li que a para a ter dentro de casa no inverno vou precisar desse tipo de coisas.
Mas o que tenho receio é que com tantas mudanças de temperatura e de sítio a tartaruga invernada possa ter morrido... Ela é muito pequenina e parece estar com os olhos um pouco mais afundados... Se estiver morta não irá contaminar o aquário da outra? Não sei o que faça...
Espero que alguém me possa dar umas dicas.
Obrigado,
PM

Comprei uma primeira tartaruga à 3 meses atrás e como gostei do bixinho acabei por comprar outra 1 mês depois. Como nunca tinha tido nenhuma andei a fazer muitas asneiras mas com o tempo ia lendo coisas e ia percebendo melhor o que deveria ou não fazer. Uma coisa que fiz foi tirá-las de uma sala que tinha uma boa temperatura e uma janela grande com luz solar para a cozinha onde a luz solar incide mais directamente. Só que a cozinha como tem sempre uma janela aberta é muito mais fria!... Então a minha segunda tartaruga que é pequena e não cresceu quase nada desde que aqui está deve ter "invernado" porque está imóvel com os membros e a cabeça meios de fora da casca meios dentro à quase duas semanas... A outra que já tem o dobro do tamanho desde que cá chegou (acho que lhes dei tanta comida no início que ela cresceu exageradamente) está menos activa mas mexe-se e come um pouco. Andei a ler bastante sobre o assunto e percebi que tinha que as mudar de sítio outra vez se não quiser que invernem (li que nãos e deve deixar as mais pequenas invernar). Então arranjei um novo aquário para elas em que a temperatura da água já está mais quente e há mais humidade que posso ver nas paredes. Ainda não tenho aquecedores nem lâmpadas mas já li que a para a ter dentro de casa no inverno vou precisar desse tipo de coisas.
Mas o que tenho receio é que com tantas mudanças de temperatura e de sítio a tartaruga invernada possa ter morrido... Ela é muito pequenina e parece estar com os olhos um pouco mais afundados... Se estiver morta não irá contaminar o aquário da outra? Não sei o que faça...
Obrigado,
PM
- 
				alvesmiguel
- Membro Veterano
- Registado: sábado mai 23, 2009 1:07 pm
 1-tartaruga corcunda do mississipi.
poe num local quente e ves se ela acorda. eu nao sei como e que elas morrem ja ouvi falar andarem a boiar... verifica a respiraçao

Nunca durmas todo nu, a casa pode arder de noite e depois ficas cá fora, pelado, à espera que os bombeiros apaguem o fogo.
						Olá! Eu utilizei a expressão invernar porque li antes noutro sítio que os réteis não hibernam como os mamíferos e eles usavam essa expressão... Mas talvez esteja a fazer confusão. Pode parecer estranho mas eu de facto não sei como verificar sinais vitais de um bixinho tão pequeno que está completamente imóvel! Já li que nesse estado o coração pode bater só uma ou duas vez por minuto e a respiração também...IgBono Escreveu:não sabes se está viva??? invernar??? algum perito em tartarugas que venha aqui, eu não sei por onde começar...
- 
				alvesmiguel
- Membro Veterano
- Registado: sábado mai 23, 2009 1:07 pm
 1-tartaruga corcunda do mississipi.
entao ficas a olhar para ela durante dois ou tres minutos na zona das patas traseirase ves se a respiraçao

Nunca durmas todo nu, a casa pode arder de noite e depois ficas cá fora, pelado, à espera que os bombeiros apaguem o fogo.
						- 
				catatausilva
- Membro Júnior
- Registado: quinta jul 26, 2007 2:46 pm
É provável que seja hibernação, como passou já um tempo era para a bicha ter cheiro ruim e estar podre, coloque-a num lugar bem quentinho e veja se ela acorda, mas também pode ser um pouco tarde.
Ela está escondida em alguma toca, ou está parada sobre o substrato?
Lamento pelo animalzinho, devia mesmo saber o que fazer antes de tê-la e não aprender errando, brincando com a vida do pobre animal.
Antes de ter qualquer animal, já deve ter providenciado todo o equipamento, alimentção, abrigo e tudo mais que ele possa precisar.
Mais cuidado da próxima vez.

Ela está escondida em alguma toca, ou está parada sobre o substrato?
Lamento pelo animalzinho, devia mesmo saber o que fazer antes de tê-la e não aprender errando, brincando com a vida do pobre animal.
Antes de ter qualquer animal, já deve ter providenciado todo o equipamento, alimentção, abrigo e tudo mais que ele possa precisar.
Mais cuidado da próxima vez.
Não estou brincando com a vida do animal... Se estivesse não estava preocupado! O que eu acho que está mal é que quando a comprei as explicações que me deram revelaram-se simplistas e em parte erradas... Duas semanas depois de ter a primeira ela já trepava a parede do aquário que me venderam inicialmente e só depois de lá voltar mais vezes é que me explicaram que eram precisos bem mais cuidados que os que me haviam transmitido antes de a comprar. Nuna me falaram sequer na temperatura da água até esta hibernar...

- 
				kitten
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
A não ser que viva no polo não estou a ver como é que um animal em pleno Agosto invernou em Portugal.thranduil Escreveu:Olá pessoal!
Obrigado,
PM
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
						http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
- 
				Oceaniis
- Membro
- Registado: domingo set 13, 2009 3:00 pm
- Localização: Iguana iguana; Achatina marginata; Archispirostreptus gigas
Hum já diz uma necropsia a uma tartaruga que estava recolhida como se tivesse a dormir, se não fosse pelo cheiro incrivelmente pútrido diria que estava viva e a dormir 

Respect Animals is the Duty of Everyone, Love Them is a Privilege of Just Few
						- 
				NhamNham
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm
Também já tive uma tartaruga com os membros expostos, completamente caídos, e estava viva. Sem reagir ao toque, parecia mesmo morta. Mas depois de a observar durante um bocado não acho que seja muito dificil perceber de facto o estado dela.
Tanto que percebi que estava viva, e ainda hoje vive.
Se a observares com calma, deves chegar a uma conclusão sem grandes dificuldades.
E claro, tens a questão do cheiro, em última análise, como disse o Oceaniis.

Tanto que percebi que estava viva, e ainda hoje vive.
Se a observares com calma, deves chegar a uma conclusão sem grandes dificuldades.
E claro, tens a questão do cheiro, em última análise, como disse o Oceaniis.
- 
				Thorgarth
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
O que é lamentavel é que depois de tanto tempo ainda não as colocou com todas as condições que necessitam para não só sobreviver mas viver com qualidade... E não bastou uma foi logo adquirir uma segunda. 
  E que tal comprar JÁ todo o equipamento de que elas necessitam? Parece boa ideia?!?!?!?!
 E que tal comprar JÁ todo o equipamento de que elas necessitam? Parece boa ideia?!?!?!?!

E que tal comprar JÁ todo o equipamento de que elas necessitam? Parece boa ideia?!?!?!?!<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
						Agradeço a todos os vosso conselhos e respostas tão rápidas e úteis. Logo vou tentar olhar novamente para isto com outros olhos!...
Apenas uma nota para o Thorgarth: lá por eu assumir que posso não ter feito tudo certo não significa que eu seja estúpido e que os animais não estejam a bem tratados. A prova disso é que uma das duas duplicou de tamanho e tem estado bastante activa nas mesmas condições que a outra. Não devia ser tão apressado a julgar as pessoas porque pode não estar na posse de todos os dados.
A todos: bem hajam,
PM

Apenas uma nota para o Thorgarth: lá por eu assumir que posso não ter feito tudo certo não significa que eu seja estúpido e que os animais não estejam a bem tratados. A prova disso é que uma das duas duplicou de tamanho e tem estado bastante activa nas mesmas condições que a outra. Não devia ser tão apressado a julgar as pessoas porque pode não estar na posse de todos os dados.
A todos: bem hajam,
PM
- 
				Thorgarth
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
De facto parece que fui mesmo muito apressado, afinal de contas 3 meses não são assim tanto tempothranduil Escreveu:Olá pessoal!
Comprei uma primeira tartaruga à 3 meses atrás e como gostei do bixinho acabei por comprar outra 1 mês depois. Como nunca tinha tido nenhuma andei a fazer muitas asneiras mas com o tempo ia lendo coisas e ia percebendo melhor o que deveria ou não fazer.
PM
 .... especialmente quando as condições básicas deveriam estar reunidas ANTES de comprar os animais.
 .... especialmente quando as condições básicas deveriam estar reunidas ANTES de comprar os animais.<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>