gecko ou osga doméstica

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
gloria2
Registado: sábado jun 27, 2009 12:21 pm

segunda set 14, 2009 8:42 pm

ola este fim de semana a noite eu i um amigo encontramos um réptil eu quado vi pareciame um (gecko) mas agr tive aki a ver os répteis i encontrei um que se chamava (osga) mas sao iguaizinhos so muda a cor (pelo k eu vi) mas nao veijo nenhum km a cor como aquele k encontrei.
gostava de saber como é k posso saber se é (gecko) ou (osga)?
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

segunda set 14, 2009 8:48 pm

A osga pertence à família (certo pessoal da biologia?) dos geckos, gekkonidae se não me engano.

Quando falas em gecko, estás a referir-te a que em particular? gecko leopardo, gecko tokay?

Todos são da mesma familia. Se viste esse réptil na natureza, quase de certeza que é dos autoctones portugues, talvez uma osga doméstica se dizes que é parecido.
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
alvesmiguel
Membro Veterano
Registado: sábado mai 23, 2009 1:07 pm
1-tartaruga corcunda do mississipi.

segunda set 14, 2009 9:06 pm

deves ter visto uma osga moura elas sao parecidas com os gockos sao da mesma familia mas o rabo do gecko leopardo e mais grosso que o da osga mas sao muito semelhantes mesmo a nivel de habitos. alias, em ingles o nome e igual para oa dois (gecko)
Nunca durmas todo nu, a casa pode arder de noite e depois ficas cá fora, pelado, à espera que os bombeiros apaguem o fogo.
DeadMaaann
Membro Veterano
Registado: quinta set 10, 2009 5:21 pm

segunda set 14, 2009 10:23 pm

Tarentola mauritania
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

terça set 15, 2009 1:10 am

Boas, osga ou gecko é a mesma coisa, osga é português, gecko inglês. Podes chamar, por exemplo, osga leopardo ou gecko leopardo. O que tu viste deve ter sido a osga comum, Tarentola mauritanica
esmifra
Membro
Registado: segunda fev 28, 2005 12:59 pm
Localização: Chinchila Cinza Standard,Testudo Horsfieldi, Testudo Graeca, Pelodiscus sinensis

quarta set 16, 2009 7:53 am

Nao leves a mal, mas nao posso crer que nao sabes o que é uma Osga!!!!!
As Osgas sao da espécie dos geckos.
<strong>S&eacute;rgio Bas&iacute;lio</strong>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”