Gata apareceu à porta de casa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

terça set 15, 2009 9:12 pm

Ora bem, é a primeira vez que que crio um tópico aqui neste sub-fórum...
A história é a seguinte, hoje à tarde enquanto estava por casa comecei a ouvir um miar, ao inicio ignorei mas depois tornou-se bastante próximo e decidi ir verificar, e é então que me deparei com uma gata (penso que seja) à porta da minha casa, a miar, magrita, estava certamente a pedir ajuda. Então decidi dar-lhe alguma comida, água, e devorou a comida e depois bebeu bastante. É toda pretinha, parece bem tratada, no entanto ainda é bastante nova, mas já não está em idade de mamar, o mais provável a meu ver é ter sido abandonada no monte próximo e a minha casa foi a que provavelmente estava mais próxima...
Neste momento deve estar a dormir, coloquei uma cesta grandita com uns paninhos, alguma comida e água na parte de fora de minha casa, não optamos por colocar dentro pois primeiro deverá ir ao veterinário, no entanto está num local resguardado.
No entanto, se se manter por cá, vamos mesmo adoptá-la, mais um animal para a conta 8)
De qualquer maneira as minhas questões são:

Ela estava sempre a tentar entrar para dentro de casa, estava um pouco assustada mas depois de ver que não faziamos mal aproximou-se sem problemas e já queria entrar em casa, presumo que não seja um gato de rua, que dizem?

Acham que haverá problemas se passar a viver dentro de casa? É o mais seguro para ela...

Aconselham a castração? Mesmo sendo femea penso que será uma boa opção :)

Para já é só até porque tenho noção dos cuidados básicos e tudo mais porque já mantive gatos em tempos anteriores.
Cumps e obrigado :wink:

P.S.: Depois tiro umas fotos 8)
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

terça set 15, 2009 9:55 pm

uma boa noite

em relação à gata ou gato que lhe apareceu à porta, se a adoptar, é sempre melhor viver dentro de casa, isto se tiver condições para a ter. Pelo menos dentro de casa não vai para a estrada e não corre o risco de ser atropelada, ou então de ser atacaca por outros animais, como por exemplo, cães. Outra razão para a ter dentro de casa é o perigo de ser raptada por pessoas menos escrupulosas.
Ressalva-se o facto de se tiver um quintal grande onde o gato possa andar sem correr o risco de sair fora do perímetro. Esta seria a melhor solução: deixar que ele vá até um local seguro fora de casa, deixando que este possa entrar em casa.
Convém saber se o gato está habituado a fazer as necessidades na caixa preprarada para o efeito, com areia própria que se compra em qualquer supermercado ou loja para animais. Existem opções acessíveis para isso, e não é preciso comprar o mais caro para o efeito. Apenas é necessário mudar a areia com frequência.
A castração/ esterelização dos animais é sempre o melhor para eles, se não se optar por fazer criação de gatos.
É a primeira vez que participo no forum, e peço desculpa por qualquer erro que possa cometer.
Como tenho três gatas, e já tive outros gatos, para mim é mais fácil de dar algumas dicas de como lidar com eles.
è preciso realçar que cada gato é único e têm personalidades diferentes, como acontece com os humanos e com todos os outros animais.
KikoRahim
Membro Veterano
Registado: segunda jul 13, 2009 7:46 pm
Localização: Rafaela sempre no coração...e todos os k p.cá passaram,cá estão além de todos os k dormem na rua...

terça set 15, 2009 11:29 pm

desejo boa sorte á sua nova gatinha e a si dou-lhe parabens pelo gesto bonito :wink: :arrow:

esterilizada deve ser concerteza mas não já se é bébé terá de aguardar ainda algum tempito.

quando tiver fotos mostre-nos :wink:
<p><strong>"Os animais dividem connosco o privil&eacute;gio de ter uma alma"... - Pitagoras</strong></p>
<p>Cada dia que passa na minha vida mais admiro quem tem realmente cora&ccedil;&atilde;o grande,isso s&oacute;&nbsp; &eacute; efectivamente confirmado atrav&eacute;s de gestos lindos com os amigos 4 &nbsp;patinhas:quem os ama de verdade nunca pode ser trai&ccedil;oeiro<strong>...</strong></p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta set 16, 2009 10:07 am

Litoss Escreveu:
De qualquer maneira as minhas questões são:

Ela estava sempre a tentar entrar para dentro de casa, estava um pouco assustada mas depois de ver que não faziamos mal aproximou-se sem problemas e já queria entrar em casa, presumo que não seja um gato de rua, que dizem?

Acham que haverá problemas se passar a viver dentro de casa? É o mais seguro para ela...

Aconselham a castração? Mesmo sendo femea penso que será uma boa opção :)

Para já é só até porque tenho noção dos cuidados básicos e tudo mais porque já mantive gatos em tempos anteriores.

P.S.: Depois tiro umas fotos 8)
Bom dia...

Se essa gatinha procura a companhia das pessoas e tenta entrar em casa, de certeza que já foi um animal de casa e já deve ter tido dono. Pode ter sido abandonada ou ter fugido...

Não creio que tenha qualquer problema em viver dentro de casa, será até o melhor e mais seguro, mesmo porque os gatos depressa se habituam a ser caseiros...

A castração é mesmo muito importante! E o facto de ser fêmea ainda mais, porque além de evitar o desassego do cio, ajuda a prevenir doenças do sistema reprodutivo que afcetam com regularidade as gatas, tais como cancros mamários e uterinos e outras... leve a gatinha ao vet e aconselhe-se, ele dará toda a ajuda nesse sentido como aliás já deve saber!

Boa sorte...
tica69
Membro
Registado: segunda abr 05, 2004 2:54 pm

quarta set 16, 2009 1:21 pm

desde já os parabens por ter ajudado a gatita. em relação a esterelizar e colocar dentro de casa faço as minhas palavras as da ambv. vai ver que nao se vai arrepender. ah a esterelização evita tambem problemas futuros de doenças
boa sorte
Patricia
liliana28
Membro Veterano
Registado: sexta out 17, 2008 7:16 am

quarta set 16, 2009 2:00 pm

Parabéns pela adopção :D

Quanto puder ponha fotos.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta set 16, 2009 2:07 pm

coitadinha. deve estyar desejosa que a adoptem. fique com ela. vá ao vet, veja que idade poderá ter e os cuidados que precisa. e queremos ve-la :D
anjjazul
Litoss
Membro Veterano

quarta set 16, 2009 5:56 pm

Olá,
Como a minha casa tem um grande quintal, e com grandes muros não há problemas de fuga optei por deixá-la ficar nesse local, tem vários sitios onde se pode abrigar e quando estou em casa entra para dentro :D
É extremamente calma e já não anda tão assustada.
Eu também tenho um cão, mas enfim, ele não faz mal a nada e está sempre no seu ressinto, a gata não gosta lá muito dele mas também não se aproxima logo não deve aver problemas, no entanto gostava que me dessem a opinião.
Ainda não tenho fotos pois foi um dia atarefado mas talvez ainda arranje qualquer coisa para hoje, é muito bonita, pretinha, como eu gosto :D
Obrigado :wink:
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta set 16, 2009 9:16 pm

cães e gatos acabam por se dar bem, mas leva tempo. até lá, cuidado
anjjazul
Litoss
Membro Veterano

quinta set 17, 2009 4:04 pm

Vou então deixar umas fotos aqui.
Como disse ainda não sei se é gato ou gata com certezas, vou hoje ao vet.
No entanto, já está menos magro, bastante mais confiante e malandro, anda muitas vezes próximo do meu cão, sempre do lado contrário das grades mas bastante próximo, já não manda aquelas bufadelas mas se ele aproxima muito a cabeça para cheirar ainda salta para trás ou então dá com a patita, parece que vão ser bons amigos :)
Deixo-me de conversas e ponho então aqui umas fotos:

Imagem

Imagem

Promenor das cores do rabo:

Imagem

Imagem
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta set 17, 2009 4:38 pm

Olá Litoss,

O gato é lindo!

E está a precisar cortar essas unhas... :wink: :)

Depois de ir à vet venha cá dizer as novidades, para sabermos se é menino ou menina... aqui nas fotos também não deu para ver! E com o tempo o cão e o gato vão ser grandes amigos, vai ver!

Abraço.
Litoss
Membro Veterano

quinta set 17, 2009 6:08 pm

Olá,
Já fomos hoje a vet, é uma menina, os meus palpites iniciais estavam certos :D
Já foi desparasitada, cortaram se as unhas e para a semana vai as picas :twisted:
A veterinária ficou espantada com a meiguisse, de facto e uma gata espectacular, sempre atrás de nós, basta chamar que aparece logo a pedir festas depois começa a ronronar num instante e a fazer massagens com as patinhas :D
Arranjei uma óptima companheira :)
KikoRahim
Membro Veterano
Registado: segunda jul 13, 2009 7:46 pm
Localização: Rafaela sempre no coração...e todos os k p.cá passaram,cá estão além de todos os k dormem na rua...

quinta set 17, 2009 6:44 pm

parabens a menina é linda mesmo !!! :wink: :wink:

e não parece ser assim pequenota de 2 ou 3 mesitos mas em qualquer idade quando são meigos nunca mudam e adaptam-se a tudo :arrow:
<p><strong>"Os animais dividem connosco o privil&eacute;gio de ter uma alma"... - Pitagoras</strong></p>
<p>Cada dia que passa na minha vida mais admiro quem tem realmente cora&ccedil;&atilde;o grande,isso s&oacute;&nbsp; &eacute; efectivamente confirmado atrav&eacute;s de gestos lindos com os amigos 4 &nbsp;patinhas:quem os ama de verdade nunca pode ser trai&ccedil;oeiro<strong>...</strong></p>
Litoss
Membro Veterano

quinta set 17, 2009 6:45 pm

Segundo a vet, deve ter cerca de 5 meses :)
anjjazul
Membro Veterano

quinta set 17, 2009 7:22 pm

linda e sortuda a pretinha :D e bem instalada :D
anjjazul
Responder

Voltar para “Gatos”