Mas antes, só mais um detalhezinho em relação à alimentação: é fácil as tartarugas engordarem demais. Tenha algum cuidado em relação à quantidade de produtos derivados de animais que elas ingerem. Maior parte do que referiu tem essa proveniência. Penso que a ração a que me referia serão esses granulados, mas por exemplo a alface é quase só água e portanto pode ser dada para divertimento delas. A minha, ainda que pequenita, consegue devorar uma folha enorme em pouquíssimo tempo!
Em relação aos filtros, sempre usei Eheims e sempre me dei bem com eles. Ainda só usei o modelo 2213, que é um filtro externo para aquários até 180 litros. Dentro dessa gama 22?? tem filtros para aquários pelo menos até 600 litros. Este último costuma rondar os 100 euros, enquanto que o de 180 litros ronda os 60, mas quanto mais melhor. Há uma série de coisas que pode colocar dentro do filtro para uma melhor filtração biológica. Não costumam ser difíceis de encontrar, pelo menos aqui pela zona de Lisboa.
A Eheim é alemã, e até agora a fama da "tecnologia alemã" aplica-se. Os filtros são tipicamente fáceis de montar (percebendo como funcionam), robustos e eficientes. A colocação em funcionamento poderá não ser tão fácil, mas penso que esse é um problema dos filtros externos em geral.
Espero ter ajudado.