Como ensinar a cadela a fazer as necessidades na rua?

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
Wentty
Membro Veterano
Registado: domingo fev 17, 2008 1:00 am

quinta set 10, 2009 7:54 pm

Ora bem, a minha duvida é a seguinte: Recolhi à 2 semanas atrás uma cadelita de 8 meses da rua ela e estou a fazer de família de acolhimento temporário ela teima em fazer as necessidades na cozinha, tem acesso ao apartamento todo e só faz na cozinha (nao é mau de todo), gostaria de a ensinar a fazer na rua, mas não ha maneira :s
Costumo ir com ela algumas vezes la fora e não faz nada, quando entra em casa vai direitinha à cozinha e faz o que tem a fazer.

A minha cadela que cresceu cmg desde bebé, ensinei-a a fazer no jornal mas n me lembro de a ensinar a fazer na rua, ela aprendeu por ela, por isso não sei o que faz para ensinar algo assim.

Pensei que se ela visse a minha a fazer iria imitar, visto que ela imita tudo o que a minha faz mas tentativa falhada!
susana81
Membro Júnior
Registado: segunda jun 15, 2009 4:48 pm

quinta set 17, 2009 5:06 pm

Ola Wentty,

Podes experimentar e fazer o seguinte.

Quando a tua cadela fizer as ncessidades em casa, em vez de limpares, absorve com um jornal.

Guarda o Jornal numa saca, e na proxima vez que a levares a rua colocas o jornal no chao no jardim, onde quiseres que ela faça, ela vai cheirar e associar.
:)
Wentty
Membro Veterano

quinta set 17, 2009 11:43 pm

Obrigado Susana, vou fazer isso para ver se a menina aprende a fazer na rua.

Passeio uma hora com ela juntamente com a minha cadela, a minha bekas faz tudo o que tiver vontade e o que não tiver na rua, ela nada faz, quando chega a casa vai direitinha para a cozinha e toca a baixar o rabinho! Da-me vontade de pegar nela e vira-la ao contrário lol :P

Obrigado!
Catarinokas
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 8:40 pm

sexta set 18, 2009 11:35 am

Quando for à rua e a cadela fizer a sua primeira necessidade deve elogiá-la muito (mimos e até biscoitos).
Quando fizer necessidades em casa e apanhá-la no momento certo, mostre-se descontente com ela dizendo: "NÃO! Não se faz isso...é na RUA!" e não lhe preste atenção durante algum tempo, de seguida (passado algum tempo, 5 min aprox.) deve levá-la à rua.
Tem de repetir este processo várias vezes, ou seja, se faz na rua mostre que está muito contente com ela, se caso contrário fizer em casa mostre-se bastante zangada e não lhe preste atenção.
Ponto importante: Só deve ralhar com ela se a vir a fazer as necessidades naquele momento, pois se vê por exemplo um xixi na cozinha que não sabe quando foi feito não vale a pena ralhar com ela, pois os cães não se lembram do que fazem. Tem de ser na altura certa!
Espero ter ajudado.
A dica da Susana81 também é muito boa. Vá tentando!
Wentty
Membro Veterano

sexta set 18, 2009 12:45 pm

Catarinokas
Pois, pensei logo nisso da ordem, mas tenho é receio que ao dizer "NÃO" e me chatear com ela quando faz na cozinha, ela comece a fazer noutro compartimento da casa, o que era muito pior.

Quando a vejo a fazer na cozinha mostro me um pouco descontente e não lhe faço festas mas também não digo "NÃO"...

Vou experimentar ensina-la na rua da maneira como a Susana81 indicou. Espero que funcione. Eu apenas estou a fazer de FAT, ela está para adopção, era bom que ela aprendesse a fazer na rua, porque nem toda a gente tem paciência para andar a limpar o que a menina decide fazer na cozinha... ela com o tempo aprende, eu não sabia era qual a maneira, visto que a minha cadela simplesmente aprendeu sozinha a fazer na rua, só a ensinei a fazer no jornal.

Ai que paciência, chora porque quer ir passear, pego na trela fica toda contente, fico 5minutos,30minutos, 1 hora e nada... "va vamos para casa" e toca a ir para a cozinha fazer :?

Obrigado pela Dica!
vitorina
Membro Veterano
Registado: quarta abr 29, 2009 4:41 pm
Localização: duas cadelas Pura e Becas. Duas caturras o Zé e a Rosa

segunda set 21, 2009 10:57 pm

Ela vai aprender num instante, também apanhei uma com essa idade na rua que devia ter vivido fechada numa varanda onde fazia tudo e aprendeu rápido, já lá vão 5 anos e ainda está comigo ( por opção minha)e chama-se Becas :D
Catarinokas
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 8:40 pm

quarta set 23, 2009 8:57 pm

Leia este artigo que está muito bom:

http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=485
Pimkie87
Registado: quarta ago 05, 2009 11:03 am

terça set 29, 2009 1:29 pm

Obrigada amiguinhos, pelas vossas dicas! Tenho o mesmo problema com a minha Kyra e também não sabia como resolver! Agora vou tentar seguir os vossos conselhos!!!

Beijinhos a todos ***
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”