Entao passo a explicar, a minha ideia é uma armadilha
É a forma mais facil de apanhar a cadela, é preciso é algum cuidado pois depois de a apanhar ela pode mostrar-se agressiva

Mas se ela não permite aproximações e desaparece antes que consiga sequer abrir a porta de casa parece-me a unica solução
A ideia é muito simples, começe por arranjar um caixote de madeira, ou algo do genero de tamanho adequado a cadela, depois abra umas ranhuras na parte lateral (fazer tipo uma grade) para depois de a apanhar conseguir estabelecer contacto e conquistar a confiança dela
Depois, abra uma porta de um dos lados e faça uma calha, de maneira a que a porta para fechar tenha que correr para baixo...aproveite o bocado de madeira que cortou para abrir a entrada para fazer a porta em sí... (a porta deve ser tão grande quanto possivel pios assim menos encurralada a cadela se vai sentir, e mais facilmente entrará na armadilha)...
Depois, tem que fazer uma especie de sistema de roldanas para passar um fio desde a parte de cima da porta até a parte de tras da caixa, pode usar algo tipo isto para fazer correr o fio:
O fio é feito passar por cima da caixa, como neste esquema que fiz (não está grande coisa, o meu jeito é pouco mas acho que dá para perceber

)
Por fim, na parte de tras da caixa, faça um furinho por onde passa um ferro pequeno por exemplo, depois é só amarrar o fio a esse ferro e fazer passar o ferro pelo buraco, assim, a porta vai-se manter aberta, mas qualquer toque no ferro deve fazer com que este saia do sitio e a porta se feche.
Por fim, só falta o isco

um belo e suculento pedaço de carne agarrado ao ferro, vai fazer com que a cadela o puxe, o fio vai correr e a porta vai-se fechar atras da cadela
Não sei se me expliquei bem, mas qualquer duvida estou ao dispor
Ah, e se fosse eu a sí tentava saber se a cadela tem cachorros, porque se assim for, a captura da mãe pode resultar na morte dos cachorros