Procuro Yorkshire Terrier

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sábado set 19, 2009 1:31 pm

Então vamos lá ler:
FCI (para quem não sabe, Federação Cinológica Internacional) Escreveu:COLOUR : Dark steel blue (not silver blue), extending from occiput to root of tail, never mingled with fawn, bronze or dark hairs. Hair on chest rich, bright tan. All tan hair darker at the roots than in middle, shading to still lighter at tips.
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado set 19, 2009 1:57 pm

vanessa, acho que há na sua cabeça uma grande confusão sobre o que é um animal "puro", o que é um estalão de raça (se é que sabe o que isso é), e o que são defeitos num animal de raça.

A sua cadelinha, que de resto é amorosa, pode ser "pura" sim, ou seja tem LOP. Porque espero que ela tenha LOP se não o caso é ainda mais complicado...

Mas animais com LOP, de pais com LOP podem nascer com desvios ao estalão. São puros, mas esses desvios constituem penalizações graves numa exposição, num concurso, e como é óbvio, esses cães devem ser afastados da reprodução.

Se há muitos cães em Espanha como ela, não abona nada dos criadores espanhóis, ou seja, quer dizer que lá há muitos "criadeiros de vão de escada" e muitos compradores ignorantes....

E se não acredita no que aqui se diz, faça uma experiência: leve-a a uma exposição para ver como as coisas decorrem, e como são avaliados os cães, e já agora para ver outros exemplares.
. Procure um juiz da raça e peça uma opinião. Procure criadores credenciados, não vizinhas do rés do chão que juntam a Fifi com o Joli.

Leia sobre a raça. Tem algum livro sobre a raça da NIna? Procure o Clube Português da raça e mande fotos da Nina.
Vá à net, procure clubes da raça no estrangeiro, envie fotos da cadelinha e oiça as opiniões.
E depois diga-nos o que lhe disseram.

E quem procura um reprodutor, e gosta de uma raça, não anda a ver de cães dados.....
Você faz ideia do custo de um animal bom suficiente para reproduzir?
vanessamurta
Membro Júnior
Registado: quarta abr 30, 2008 9:35 pm

sábado set 19, 2009 2:05 pm

Eu nao quero os caes para ir a concurso nem nada disso!
Eu propria sei que nao é normal mas nao deixa de ser pura.
Eu quero os caes para me fazer companhia, agora so por ela ser de outra cor, ela nao deixa de poder criar!! Isso é uma estupidez!!
vanessamurta
Membro Júnior

sábado set 19, 2009 2:09 pm

só existe estas "regras" de cor só para tornar os caes mais caros!
na minha opiniao vejo as pessoas k pensam que so por nao ter as caracteristicas que ha nao poderem cruzar são "racistas" porque acaba por ser isso!
so porque alguem disse k tinham de ser daquela cor tem que ser daquela cor. Nao acho e todos os veterinarios com quem falei dizem que ela pode cruzar sim e é yorkshire sim! Nao me venham dizer que ela nao é yorkshire.
moslie
Membro Veterano

sábado set 19, 2009 2:16 pm

Dei-lhe o exemplo das exposições para que pudesse compreender porque é que os animais de uma raça devem ser fiéis ao estalão da raça.

Se toda a gente se pusesse a criar cães que não correspondiam ao padrão dessa raça, a certa altura, como é que se sabia o que era um york, um perdigueiro, ou um pastor alemão?
Cada um tinha o seu a seu gosto, não?

Se gosta de yorkies, mais uma vez, leia sobre eles, tente compreender o que é uma raça.
Um cão pode ser puro, mas por acidente genético, estar com defeitos que podem ser mais ou menos graves e que desvirtuam a raça.
Se há uns 100 anos, se definiu que devem ser azul aço, é assim que devem ser, que eu saiba não diz que podem ser também loiros platinados....

Para ter companhia não precisa fazer a sua cadela parir! E vai parir quantas mais vezes?
E espalhar cãezinhos que estão a desvirtuar o que deve ser um yorkie?
moslie
Membro Veterano

sábado set 19, 2009 2:22 pm

Quem lhe disse que os veterinários (quando não são criadores), percebem desta ou daquela raça? Mas pensa que há alguma cadeira de "raças caninas" no curso de Medicina Veterinária?
Se quer ouvir uma opinião verdadeira e definitiva, procure um juiz de prova da raça. Esses sim, sabem tudo e mais alguma coisa sobre yorkies. E duvido muito que esses aconselhem a fazer reproduzir um cão fora de estalão.
c_saraiva
Membro Veterano

sábado set 19, 2009 2:26 pm

vanessamurta Escreveu:Eu quero os caes para me fazer companhia, agora so por ela ser de outra cor, ela nao deixa de poder criar!! Isso é uma estupidez!!
E fica com todos os cães da ninhada?Ou vai vende-los por bom preço como yorkshires?
Claro que a cadela pode criar, isso é um facto...Mas dado que é um exemplar que não cumpre o que diz no estalão da raça, não devia criar...E se o fizer, os cachorros não devem ser vendidos como yorks porque os progenitores não cumprem o que diz no estalão...
c_saraiva
Membro Veterano

sábado set 19, 2009 2:31 pm

Olhem que Rottweiler bonito...

Imagem

Só que não é preto afogueado, mas quem disse que os Rottweilers tinham que ter essa cor foi só para fazer com que eles fossem mais caros, não foi por mais motivo nenhum em especial...
moslie
Membro Veterano

sábado set 19, 2009 2:50 pm

A ideia de que os criadores são racistas porque os cães de uma raça tem de ser como a raça diz.....e que é uma ideia preconcebida dizer que os cães de uma raça tem de ser todos iguais, como manda o estalão....
Ó Vanessa, desculpe lá, você comprou a cadelinha onde? Numa loja não foi?
E viu os "papéis" ou a sua cadelinha tem de facto LOP?

Ai, estas idas ao domingo para passear no centro comercial onde há lojas d eanimais.....
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado set 19, 2009 3:51 pm

A todas as pessoas que têm um canito pequeno e peludo e acham que é um yorkie:

Isto é um Yorkshire Terrier de companhia:

Imagem

E este é um yorkie com o pêlo tratado como deve ser apresentado numa exposição:

Imagem

TODOS os yorkies devem ser da cor destes exemplares, não há variantes ou variedades de cor. Todos devem ter a trufa negra.

TODOS os yorkies devem pesar até 3,1 kgs, NÃO EXISTEM yorkies miniatura ou toy, não existem variantes de tamanho, o standard é único.

Existem REGRAS DE COR E DE PESO, entre outras, não para tornar os exemplares mais caros mas sim para uniformizar a raça...

Pura ou não, a sua cadela está fora do estalão, portanto não a devia cruzar.

E é muito feio pedinchar cães de raça pura que têm o seu preço como tudo nesta vida. Eu também gostava de ter um Ferrari mas como são muito caros não vou para o fórum da marca pedir a uma alma caridosa que me dê um... [/quote]

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

vanessamurta
Membro Júnior

sábado set 19, 2009 3:55 pm

Por acaso nao a comprei! Foi oferecida por umas pessoas que fazem criaçao de yorkshires.

E que existe pessoas boas que gostam de oferecer de vez em quando os filhotes quando sabem que vao ser bem cuidados. E eu escolhi a nina em vez do irmao que era completamente normal.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado set 19, 2009 3:59 pm

Então e se aparecer aqui um verdadeiro mecenas que lhe ofereça um yorkie puro, e a vanessa lá faz a ninhada que está mortinha por fazer, e supondo que corre tudo bem no parto (coisa que nas raças minis é raro) e nascem uns quantos cãaezinhos... vai dá-los todos ou vai pô-los à venda?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sábado set 19, 2009 4:46 pm

Bem.....vamos com calma!!
Criar toda e qualquer cadela com ovários em perfeitas condições, pode criar!! Desde uma rafeira à mais pura das cadelas de raça! A questão aqui não é se PODE, mas sim se DEVE! A Cadelinha da Vanessa pode criar, basta que não seja esteril....mas será que deve? Na minha opinião, não! E porquê, se a cadela é tão bonitinha?! Bem...porque ser bonitinha não basta! ;)
Foi o 'racismo' dos Criadores que permitiu que hoje em dia existam milhares de raças que vão desde O Grand Danois ao Chihuahua, desde cães peludos a cães carecas, desde cães de focinhos compridos a cães de focinho achatado, etc. , Etc. Foi isso a que a Vanessa chamou de "racismo", mas que eu chamo de Selecção, que permitiu o apuramento das raças e finalmente a definição de um estalão. Esses estalão dita como deve ser determinada raça, e é ele que determina o que é um Pastor Alemão e o que é um Husky Siberiano. Não basta ser bonito, há que ter as características que o estalao determina.
No caso da sua cadela, por mais bonita que ela seja, e eu não o nego, a verdade é que em termos da raça Yorkshire a sua cadela é considerada fora do estalão, ou seja, não possui as características que determinam que um cão ou cadela sejam desta raça. Por outras palavras, a sua cadela é uma cadela bonita, mas não é um Yourkshire bonito, se me faço entender.
Como tal, cruzá-la na minha opinião é um erro e não deve ser cometido.
Mila43
Membro
Registado: segunda dez 30, 2002 12:26 pm
Localização: Cães, , coelho anão, caturras, periquitos, canários, bico de lacre,porquinho da India

sábado set 19, 2009 6:45 pm

Não costumo entrar em Foruns de debate porque ás vezes há cada discussão!!! :o Mas, esperando que não me "batam" aqui vai:
tenho 1 york com LOP , mas que castrei quando tinha 1 ano e 1 mês
Porque:
nesse tempo o engatatão já tinha arranjado 2 ninhadas a outra cadela que tenho e não é pura
Tambem é verdade que há dias vi um documentario inglês, em que um entendido e membro do Club Inglês de canicultura, explicava e mostrava fotos de por ex: pastores alemães puros, que agora têm diferenças nas patas traseiras, em relação aos 1ºs ; labradores que não são nada parecidos aos de antes e que os cruzamentos super puros, explicava ele ,tb dão origem a "anomalias"
Esta é a minha experiência
Quanto à Membro que abriu o tópico : ninguém lhe DARÁ 1 york puro
Cumprimentos
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sábado set 19, 2009 7:10 pm

tenho 1 york com LOP , mas que castrei quando tinha 1 ano e 1 mês
Porque:
nesse tempo o engatatão já tinha arranjado 2 ninhadas a outra cadela que tenho e não é pura
Eh pá....isso é que foi precoce!! Mas olhe que a primeira foi acidente, que ele ainda devia ser muito novo e vocês se calhar não estavam à espera que já pudesse cruzar....mas a segunda já foi descuido! ;) Mas fez bem em castrá-lo, e não teve de chegar às três para ser de vez ;)
Quanto ao tal programa, não tem nada a ver com o que aqui está a ser discutido. Uma coisa é a evolução e o apuramento das raças, que infelizmente em muitas raças nem sempre foi no melhor sentido. Outra coisa é usar animais nitidamente com faltas graves, segundo o estalão da raça, e dar continuidade a esses mesmos defeitos!
Responder

Voltar para “Cães”