Vai comprar um Retriever do Labrador?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CasadelMar
Membro Veterano
Mensagens: 1308
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
Localização: Labs

sábado set 19, 2009 10:57 pm

Vai comprar um Retriever do Labrador?


Antes de partirmos para a procura do criador, devemos, em primeiro lugar, ler o máximo possível acerca da raça de modo a sabermos se esta é a ideal para nós ou não.

No caso do Labrador, dou-vos dois exemplos que muitos desconhecem:

-O Labrador, nas mudanças de estação, larga imenso pêlo. Estou a falar mesmo de muito pêlo. Se o cachorro for para habitar em casa, podem contar que vão ter um trabalhão a limpar esse pêlo todo. Claro que pode-se minimizar o problema com escovagens diárias mas, mesmo assim, podem contar com muito pêlo.

-O Labrador, ao contrário do que muitos pensam, não é um cão “pacholas”; ele necessita de muito exercício. Ele precisa de passear, correr, brincar de modo a que gaste as suas energias, caso contrário, poderemos ter um cachorro que, uma vez que não têm grande actividade, pode “canalizar” as suas energias destruindo os móveis, roendo as pernas das cadeiras, etc., etc.,

Está preparado para isto?


Depois de nos informarmos acerca da raça e chegarmos a conclusão que de facto é a nossa raça de eleição, chega o momento de procurar o criador.

Neste ponto, julgo que o melhor é pedir uma lista de criadores dessa raça ao cpc em www.cpc.pt. Eles, por norma, demoram 24 a 48 horas a enviá-la. O cpc envia essa lista baseando-se nos criadores que registaram ninhada recentemente.

Nessa lista, encontram muitos criadores. Note-se que esta lista não é garantia de que lá estão apenas bons criadores. Há lá de tudo! Criadores bons, assim-assim e criadores maus.

Tendo em conta que temos uma grande quantidade de criadores nessa lista, vamos tentar “eliminar” o menos bom e mau.

Deixo aqui algumas dicas de modo a tentarem separar o trigo do joio:

-Perguntem ao criador se os pais da ninhada efectuaram o despiste de displasia e se têm em sua posse os devidos comprovativos de isenção. Ele tem que ter os exames em mão.(Um bom criador não cruza sem antes efectuar o despiste aos pais da ninhada.)

-Perguntem ao criador se ele frequenta exposições e se tem em sua posse as avaliações dos juízes. (Um bom criador frequenta exposições de modo a saber se os seus progenitores são bons exemplares da raça.)

-Perguntem em que altura podem ir buscar o cachorro. O cachorro deve estar com a mãe e irmãos por um período mínimo de 8 semanas. Se disser que pode vir buscar antes desse tempo, desconfie.

-Pergunte em que condições o cachorro é entregue. (desparasitado, vacinado, com LOP, microchip, etc.)

Julgo que com apenas estas 4 perguntas, conseguem ter uma ideia do bom e menos bom.



Depois de seleccionados os criadores que vocês entenderam que sejam bons, chega a altura de nos pormos na estrada e visitar o criador e a “cachorrada”.

Chegando lá, veja o ambiente em que os cachorros são criados. Peçam para ver a ninhada e veja se esta está bem tratada e com as devidas condições de higiene. Peça para ver a mãe e o pai (Muitos criadores utilizam machos de fora, pelo que nem sempre será possível ver o pai). Fale com o criador e exponha todas as suas dúvidas. Um bom criador terá muito gosto em responder a todas as suas questões.

Repita este procedimento com os outros criadores que seleccionou.

Muito importante: Não adquiram cachorros em Lojas! Um bom criador jamais coloca os seus cachorros em lojas.


Bem, este é um pequeno “manual” que escrevi e que pode ser muito útil para aqueles que estão a pensar em adquirir um Labrador. Penso que está bastante simples e ao mesmo tempo elucidativo. Espero que de alguma forma, este pequeno tutorial vos ajude ;)

Boa sorte

Vitor Neto



PS: Está aberto o tópico. Quem quiser, pode acrescentar ou até discordar. Estejam a vontade ;)

Abraços
marijonscp
Membro Veterano
Mensagens: 4430
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

sábado set 19, 2009 11:00 pm

Muito bom este pequeno Manual. :wink:
Está aqui o essencial.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sábado set 19, 2009 11:02 pm

Isto é um fórum de CÃES 8)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
kitten
Membro Veterano
Mensagens: 5667
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Localização: muitos !!!!!

sábado set 19, 2009 11:03 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
moslie
Membro Veterano
Mensagens: 2263
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado set 19, 2009 11:05 pm

Há aqui perto de mim uns 2 ou 3 labradores machos extremamente agressivos com outros machos, mesmo intolerantes.
É caracteristico da espécie ou deve-se ao facto de serem animais de apartamento, com pouca oportunidade de espaço e convivio? Pensava que os labs eram animais cordiais, e estes são enormes, e pouco simpáticos.

Apesar da moda e da procura intensa desta raça como cão citadino, não concordo que se tenha um animal com esta dimensão e este perfil de caçador, encerrado entre 4 paredes. Não me falem dos "passeios". Para mim, que tive sempre cães grandes, passeios de quarteirão não chegam.
Não acham que há um certo egoismo em ter um lab num apartamento?
c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sábado set 19, 2009 11:09 pm

Está muito bom este tópico :D

E aplica-se a todas as raças...

Acho que devia ir para os inamoviveis :wink:
Acena
Membro Veterano
Mensagens: 1952
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sábado set 19, 2009 11:27 pm

Olá CasadelMar,
Excelente tópico. Talvez falte acrescentar que aqueles criadores que criam diversas raças não são boa opção.

Agora as dúvidas. A isenção de displasia pressupõe que os pais tenham grau A ou B? Poderá algum dos dois ter grau C? Será também indicado verificar-se o grau de displasia dos avós?
ziggy
Membro Veterano
Mensagens: 938
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

sábado set 19, 2009 11:28 pm

Casadelmar, esqueceu-se de uma coisa importante: nao visitem mais do que um criador por dia, nao tirem o fim de semana para ir visitar 3 ou 4 ninhadas, pois nunca se sabe que tipo de doencas podem passar de uns sitios para os outros.
CasadelMar
Membro Veterano
Mensagens: 1308
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
Localização: Labs

sábado set 19, 2009 11:43 pm

Acena Escreveu:Olá CasadelMar,
Excelente tópico. Talvez falte acrescentar que aqueles criadores que criam diversas raças não são boa opção.
Sim, também são de fugir desses ;)
Acena Escreveu:Agora as dúvidas. A isenção de displasia pressupõe que os pais tenham grau A ou B? Poderá algum dos dois ter grau C? Será também indicado verificar-se o grau de displasia dos avós?
Neste link, encontra as resposta à sua dúvida ;)
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=51165

Citando:
Quais os graus de displasia da anca que posso usar na reprodução?

Em princípio só deveríamos utilizar na reprodução animais com graus A e B. De facto
só esses permitiriam reduzir significativamente o número de genes para a displasia. No
entanto, nalgumas raças o nível de displasia da anca é tão elevado que se eliminássemos
todos os animais com grau C ficaríamos com um conjunto de reprodutores muito
limitado. Nestes casos pode utilizar-se um dos progenitores com grau C embora o outro
deve ser A ou B. Esta é uma excepção não deverá ser a regra.
CasadelMar
Membro Veterano
Mensagens: 1308
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
Localização: Labs

sábado set 19, 2009 11:48 pm

ziggy Escreveu:Casadelmar, esqueceu-se de uma coisa importante: nao visitem mais do que um criador por dia, nao tirem o fim de semana para ir visitar 3 ou 4 ninhadas, pois nunca se sabe que tipo de doencas podem passar de uns sitios para os outros.
Bom, mas aqui entra a organização do criador.
O visitante não terá acesso a tudo ;)
E por onde este passe, deve-se ter em conta os riscos e procurar contorná-los de modo a que não hajam os tais riscos ;)
ziggy
Membro Veterano
Mensagens: 938
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

sábado set 19, 2009 11:54 pm

Mas muitas vezes o criador nao pergunta, e as pessoas nem pensam nisso. E ha muita gente que tem os cachorros em casa, por muito desinfectante que se ponha nos tapetes da entrada, ha sempre as roupas... Acho que e util a quem quer comprar um cachorro, saber que nao o deve fazer, e que deve avisar o sempre os criadores se vai visitar outras ninhadas no mesmo dia.
Responder

Voltar para “Cães”