Fígado novilho
Moderador: mcerqueira
Olá
Sou nova aqui e agradeço a vossa ajuda.
Tenho uma cadelinha com 1 ano e meio que adora "petiscar" bife de fígado grelhado (sem temperos, claro).
Será que faz mal juntar um pouquinho com a ração (ela come Acana Pacífica) para ela comer melhor? É que tenho que misturar um pouquinho de carne na ração para dar cheiro e sabor, senão ela não come.
O fígado é bom para os cães?
PalmNev
Sou nova aqui e agradeço a vossa ajuda.
Tenho uma cadelinha com 1 ano e meio que adora "petiscar" bife de fígado grelhado (sem temperos, claro).
Será que faz mal juntar um pouquinho com a ração (ela come Acana Pacífica) para ela comer melhor? É que tenho que misturar um pouquinho de carne na ração para dar cheiro e sabor, senão ela não come.
O fígado é bom para os cães?
PalmNev
Olá, PalmNev, bem-vinda!
Não, o fígado de vitela grelhado sem sal não faz mal à sua cadela, a menos que lhe dê em grandes quantidades!
Quanto à ração, é muito mau princípio ceder à recusa da cadela. A ração que dá é boa, mas pode acontecer que ela não goste dessa variedade. Experimente outra, ou mesmo outra boa marca, mas não vá nessa de misturar carne, até porque está a desequilibrar a fórmula da ração. O fígado e os pedacinhos de carne devem ser dados como mimo, e não como reforçadores do que ela (não) come.
Acho que deve começar já a contrariar esse comportamento da cadela. Comece a diminuir aos poucos os pedacinhos de carne e de fígado. Ela tem de perceber que a comida dela é a ração e de deixar de fazer chantagem com o que come. No máximo dos máximos, coza um bocado de carne e deite só o caldo da cozedura, aí uma colher de sopa, quando muito duas, não mais, sobre a ração. E mesmo isto para acabar por desaparecer.
A cadelita tem de se habituar a comer sem caprichos aquilo que lhe dão. No prato dela, como em tudo o mais, são os donos que mandam, não ela, percebe? Encha-se de coragem e não ligue aos olhares e gemidos de súplica que a sabida certamente fará.

Não, o fígado de vitela grelhado sem sal não faz mal à sua cadela, a menos que lhe dê em grandes quantidades!

Quanto à ração, é muito mau princípio ceder à recusa da cadela. A ração que dá é boa, mas pode acontecer que ela não goste dessa variedade. Experimente outra, ou mesmo outra boa marca, mas não vá nessa de misturar carne, até porque está a desequilibrar a fórmula da ração. O fígado e os pedacinhos de carne devem ser dados como mimo, e não como reforçadores do que ela (não) come.
Acho que deve começar já a contrariar esse comportamento da cadela. Comece a diminuir aos poucos os pedacinhos de carne e de fígado. Ela tem de perceber que a comida dela é a ração e de deixar de fazer chantagem com o que come. No máximo dos máximos, coza um bocado de carne e deite só o caldo da cozedura, aí uma colher de sopa, quando muito duas, não mais, sobre a ração. E mesmo isto para acabar por desaparecer.
A cadelita tem de se habituar a comer sem caprichos aquilo que lhe dão. No prato dela, como em tudo o mais, são os donos que mandam, não ela, percebe? Encha-se de coragem e não ligue aos olhares e gemidos de súplica que a sabida certamente fará.

Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
Obrigada LucNun
A cadelita é muito sabida, de facto e percebeu que eu a mimo muito.
Já tentei outras rações, nomeadamente a Acana de borrego e a de frango, também a Orijen, mas a Acana Pacífica ainda é a que ela come melhor.
Vou seguir o seu conselho: reduzir gradualmente as quantidades de carne (fígado neste caso porque ela gosta muito).
Fico mais descansada por o fígado não ser prejudicial aos cães.
Vou voltar ao forum por causa de outra questão.
Obrigada.
A cadelita é muito sabida, de facto e percebeu que eu a mimo muito.

Vou seguir o seu conselho: reduzir gradualmente as quantidades de carne (fígado neste caso porque ela gosta muito).
Fico mais descansada por o fígado não ser prejudicial aos cães.
Vou voltar ao forum por causa de outra questão.
Obrigada.
E fez bem !amsnake Escreveu:eu cheguei a dar ao kiko inteiros e crus...
Sinceramente, ainda ninguem me conseguiu convencer desta " fobia" da carne ter que ser cozinhada.

Arrepiem-se lá:
O Simão come tudo cru. Até peixe, parece uma foca, só lhe falta bater as barbatanas....

Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
-
- Membro
- Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
- Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys
Pois o meu Kiko recusa-se a comer fígados, sejam eles de frango ou vaca e também coração de novilho.amsnake Escreveu:eu cheguei a dar ao kiko inteiros e crus...
Alguém tem alguma sugestão de como "enganá-lo"?
Obrigado
"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm
O que eu fiz com a minha é o chamado "tough love", se ela não comer a carne e deixar o figado, no próximo dia só recebe no prato o que deixou do dia antes, neste caso o fígado, ao principio não come e pode ficar 2 ou 3 dias sem comer, mas depois come e bem, eles não morrem á fome, se fosse um gato era diferente, foi remédio santo, nunca mais deixou o figado para último lugar. Pode parecer cruel, mas era só o que faltava ainda lhe darmos carne e se porem a escolher o que querem ou não comer.
Mas o seu cão tem um tamanho e uma constituição diferentes da cadelita da PalmNev, que é uma caniche, segundo li noutro tópico.amsnake Escreveu:eu cheguei a dar ao kiko inteiros e crus...
E a sua informação sobre estes assuntos também é diferente da da PalmNev...
Se o seu cão come tudo cru, melhor para ele!nicasxi Escreveu:...Sinceramente, ainda ninguem me conseguiu convencer desta " fobia" da carne ter que ser cozinhada.![]()
Arrepiem-se lá:
O Simão come tudo cru. Até peixe, parece uma foca, só lhe falta bater as barbatanas....E, segundo a vet , está óptimo !
![]()

Eu limitei-me a responder seguindo as perguntas feitas, passada uma hora de silêncio sepulcral sobre a abertura do tópico. E dei-lhe as respostas que achei adequadas. Vocês podem agora desenvolver o tema, a PalmNev certamente agradecerá que lhe abram novas perspectivas sobre a alimentação dos cães.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
Desculpe Luc mas a mim parece-me mesmo fobia. Não faz ideias dos comentários que já me fizeram sobre a alimentação do Simão. Um deles, o mais frequente, é que "esta alimentação vai "aguçar" a agressividade do cão"LucNun Escreveu:
Não se trata de nenhuma fobia, quando muito seria uma "mania".Na sua maioria, as pessoas cozem a carne para os cães e não estão informadas sobre a alimentação RAW e BARF.
Eu limitei-me a responder seguindo as perguntas feitas, passada uma hora de silêncio sepulcral sobre a abertura do tópico. E dei-lhe as respostas que achei adequadas. Vocês podem agora desenvolver o tema, a PalmNev certamente agradecerá que lhe abram novas perspectivas sobre a alimentação dos cães.

Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
— Emily Dickinson
— Emily Dickinson
-
- Membro
- Registado: quarta abr 01, 2009 12:20 am
Chanel
Dior
nicasxi Escreveu:E fez bem !amsnake Escreveu:eu cheguei a dar ao kiko inteiros e crus...
Sinceramente, ainda ninguem me conseguiu convencer desta " fobia" da carne ter que ser cozinhada.![]()
Arrepiem-se lá:
O Simão come tudo cru. Até peixe, parece uma foca, só lhe falta bater as barbatanas....E, segundo a vet , está óptimo !
![]()
- Cães finos que voces têm ...até comem sushi
Relativamente a esse tipo de alimentação, acho que existe ainda muito essa opinião de que aumenta a agressividade e o sentido predatório do cão, pelo facto de "provar" o sangue.
Da minha parte, não a dou porque nãoconheço suficientemente esse tipo de alimentação para lhes dar uma alimentação equilibrada e, para além disso, é muito mais prático dar ração!
Da minha parte, não a dou porque nãoconheço suficientemente esse tipo de alimentação para lhes dar uma alimentação equilibrada e, para além disso, é muito mais prático dar ração!
-
- Membro
- Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
- Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys
Pois, o meu come os RMB muito bem, mas quando chega à parte dos orgãos é mais complicado. Corações só come os de galinha, de resto cheira e depois olha para mim como se eu fosse maluca.jclarinos Escreveu:O que eu fiz com a minha é o chamado "tough love", se ela não comer a carne e deixar o figado, no próximo dia só recebe no prato o que deixou do dia antes, neste caso o fígado, ao principio não come e pode ficar 2 ou 3 dias sem comer, mas depois come e bem, eles não morrem á fome, se fosse um gato era diferente, foi remédio santo, nunca mais deixou o figado para último lugar. Pode parecer cruel, mas era só o que faltava ainda lhe darmos carne e se porem a escolher o que querem ou não comer.
Ainda à dias piquei o coração e misturei com os vegetais a ver se o enganava, mas aquele faro... não comeu vegetais nenhuns.
Não queria ter de desistir de lhe dar raw só porque ele se decidiu a não comer os orgãos...
Vou tentar então como sugeriu, a ver se dá algum resultado.
"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci