Antes de mais, quer pedir desculpas pela demora na resposta. Esta semana que passou fui visitar a querida Shiva em duas ocasiões, mas tenho tido o meu tempo todo contado, e quase nunca consigo esticar de estar cá tão regularmente como gostaria.
É com grande felicidade, que vos escrevo esta mensagem, e vos trago uma boa nova: a nossa franguinha pintarolas, a menina malabarista, aquele docinho bom que só dá a barriga para festas foi ADOPTADA
Mas pronto, vamos lá por partes e explicar todo o desenrolar desta grande notícia, e de um passo tão importante para a felicidade desta menina
Muitos de vós conhecem-me bem, sabem das minhas “supertições” e que prefiro apenas contar as coisas quando sinto certezas, e é com muita felicidade pela oportunidade da nossa menina ter chegado, que vos escrevo.
A semana passada, fez este Sábado que passou uma semana, fui visitá-los, passeá-los e mimá-los MUITO. Correu tudo muito bem. Levei comigo visitas, entre elas iam a família da Shiva.
Correu tudo muito bem. Veio a Dina, adoptante da Shiva, bem como a sua mãe, a sobrinha e uma amiga.
Correu tudo às mil maravilhas. A querida Shiva parecia que sabia que era o seu momento. É uma doçura, mas nesse dia ainda esteve mais doce, mais habilidosa e fazia truques atrás de truques, quiça para cativar ainda mais a boa família que estava disposta a lhe dar a sua oportunidade. Rapidamente percebemos que tinha aprendido o senta, o deita, deitava-se em posição de franguinho e descia os montes, amorosamente recebia os muitos mimos, delirava com os seus brinquedos favoritos, os paus, enfim, um sem número de brincadeiras que nos deixaram super babados
Durante algum tempo, anterior à visita, mantivemos contacto com as pessoas interessadas, dando-lhes a conhecer todo o passado, e historial da Shiva, bem como a sua condição a nível de saúde e personalidade, entre outras coisas. Mas claro que deixámos a maioria para quando estivéssemos pessoalmente.
Foi um dia cheio, em que tudo correu bem, e em que se a família que a visitou pudesse, tinham-na levado no momento.
Gostámos muito da família, mas ainda existiam arestas a limar, assuntos importantes para resolver, e acima de tudo, mais algum conhecimento das pessoas, de modo a poder tomar a decisão final, e que acima de tudo, fosse a melhor para a Shiva, a decisão que lhe pudesse oferecer a felicidade plena, para o resto da sua vida
Assim o fizémos, e na quinta-feira, fomos visitar mais uma vez os pequenotes, e levar a Shiva ao veterinário.
Foi vista exaustivamente pelo Dr., aparentemente está a adaptar-se bem à ração de peixe com arroz oferecida pela madrinha de alimentação, Ana Freire, mas pelo sim pelo não, o Dr. receitou uma pomada corticosteróide, de aplicação tópica, para colocar nas almofadinhas das patas, de modo a prevenir alguma inflamação. Teremos de estar sempre atentos à pequena, de modo a que, À mínima alteração, volte ao peixe com batata, e não perca acima de tudo o seu tão bem conquistado bem-estar e qualidade de vida.
A Shiva deverá ser efectivamente alérgica à carne, mas só testes alérgicos o poderão confirmar.
Depois do micro-chip colocado, de confirmada a esterilização, a Shiva estava "quase" pronta para iniciar uma nova fase da sua vida.
Ao longo de todo o tempo, coloquei sempre a família à vontade, dizendo que a menina iria apenas uma semana à experiência, não fosse não se adaptar à casa, e eu a receberia de volta sem hesitar. Apesar de a família me dizer que isso estava fora de questão, preferi sempre assim.
A Shiva ao longo de todo este tempo de hotel evoluiu muito positivamente. É uma cadela apaixonante. Em apenas duas visitas últimas aprendeu o senta, o deita, e o aí.
Está constantemente a dar imensos beijos, e a sua maravilhosa barriguinha sarapintada para festas. Adoro-a.
Custou-me muito no Sábado saber que poderia ser o último momento a 100% com ela, que iria deixar de estar à minha responsabilidade. Passaria a ser de outrem. Mas tinha chegado a oportunidade da Shiva, e com todos os seus pertences, e depois dos meninos passeados e levados ao veterinário, partimos do hotel, com muitas despedidas, na esperança que aquele fosse o seu momento, que a estrelinha da Shiva finalmente tivesse começado a brilhar, e que desta vez, fosse para sempre..
Antes de a levar-mos para conhecer a sua nova casa, ainda paramos em casa de familiares nossos, para almoçar-mos. A pequenota portou-se como uma princesa. Parecia que a casa era dela. Adora estar connosco, dar a barriga para festas, mas é também extremamente calma, meiga e obediente em casa. Almoçamos, e ela muito pacientemente se sentava, perto de nós, colocando a cabecinha no nosso colo delicadamente, quando passava mais algum tempo sem alguma guloseima. Mas muito calmamente esperava pela sua atenção, sem chatear, sem nada.
Muito carinho lhe demos, e ainda a puxámos para a brincadeira dentro de casa, tentando simular como ela se comportaria se o fizessem na "sua" casa. Fizemos uma bola de papel de alumínio, desafiámo-la para a brincadeira. Muito correu ela, atrás da bolinha, pulava, sorria, brincava, ia buscar a bola, e vinha-nos trazer, deitando-se aos nosso pés como que a dizer "quero mais vá!". Espectacular esta coisinha boa
Ficámos deliciados, e ainda com o coração mais apertadinho. Só queríamos e desejava-mos que tudo corre-se pelo melhor.
Ainda passámos pela minha casa, que se encontrava cheia e ainda em obras. Mas mesmo no meio de tanta “confusão” cá em casa, a Shiva voltou a encantar tudo e todos. Se já no veterinário na quinta-feira foram elogios de como ela tinha evoluído, que aquilo sim agora era qualidade de vida, que era uma "oferecida" como dizia o veterinário, cá em casa não foi excepção. Estava a casa do avesso, pois ainda estou em obras, e mesmo com gente estranha que ela nunca tinha visto, em casa estranha, portou-se como uma princesa. Sempre calma. Quando nos sentávamos deitava-se aos nossos pés, dormitava, sempre doce. Responde muito bem pelo nome, e à chamada. Que mais dizer? Só elogios para esta menina
Lá partimos nós até à casa dos adoptantes, torcendo para que fosse finalmente a oportunidade da Shiva. E assim foi. Correu lindamente. Depois de grande conversa, decidimos que era o momento da menina, ela não podia estar melhor.
Depois de muita conversa e de muitos mimos à Shiva, tinha chegado o momento da despedida.
Lá a deixámos de coração nas mãos, enquanto a pequenina passeava para longe de nós, mas toda contente com a sua nova dona, e nós indo embora com ela no pensamento, rezando para que tudo desse certo, pois a família parecia encaixar na perfeição com a Shiva, e ela com eles.
Ficámos de conversar no dia seguinte, e foi com muita alegria que recebi o telefonema da mãe da Dina, contanto-me como correu todo o dia da Shiva. Só elogios. Só mimos, só felicidade.
A nossa menina portou-se como se portou sempre connosco, lindamente e sendo o doce que ela sabe ser.
Muito calma, meiga, dormiu com a sua dona, acordou quando a dona mais velha acordou, passeou logo de manhã, e fez as necessidades na rua. Não faz nada de nada em casa. A
s refeições são sempre difíceis porque ela fica sempre à espera de um miminho e não pode comer o que comemos. A família optou por guardar alguns grãos de ração da dose diária, e dar-lhe às refeições. Ao menos ela vai sentido um saborzinho, e ao menos fica toda contente.
Passeou muito com a sua dona, brincou, tiraram fotos que me acabaram de enviar. Afirmaram que a Shiva a ir, foi para ficar, que parece que sempre lá viveu. E eu estou tão feliz por ela. Acima de tudo, pela sua felicidade pela que finalmente chegou.
São pessoas extremamente dedicadas, deram logo banhinho à Shiva depois da nossa despedida, e de ela ter passeado. Colocaram-lhe perfume, e ainda lhe trataram das patinhas com a solução desinfectante e o cremezinho.
Querem, depois da passagem de veterinário e de tudo tratado, levá-la ao veterinário delas, e realizar os testes alérgicos à Shiva, acima de tudo para saberem o que ela pode comer, porque lhes custa ela comer sempre peixe com batata ou ração de peixe com arroz.
A pequena tem uma família composta por pai, mãe, filha (dona da Shiva), neta. Foi um quadro maravilhoso vermos como ela encaixou bem, e parecia que já lá vivia há tanto tempo.
Enquanto falávamos ela deitava-se nos tapetes à espera que os adultos conversassem, sem chatear ninguém. Adormecia por vezes, acordava pedia mimos, e voltava a deitar-se como a pensar "que seca, e quando é que tratam de tudo?"
Existiam tantos pormenores para contar, tanto por dizer, mas o mais importante já foi dito, a Shiva finalmente está bem, com uma família, e muito feliz
Dentro de uma semana, no máximo duas, quando a pequena acabar a ração, iremos todos juntos ao veterinário da Shiva, para ser vista tudo direitinho. Depois trataremos de também ver como se portou o organismo dela com a ração, e de todas as burocracias inerentes a um cão desta raça.
Aqui ficam as fotos retiradas quer na quinta-feira, no dia da ida ao veterinário, quer no Sábado, durante o passeio grande, e ida para a sua nova casa.
Hoje mesmo recebi já novidades fresquinhas da pequenota. Está a adaptar-se super bem. Parece que sempre lá viveu, bem como sempre viveu em apartamento. Porta-se lindamente, não faz necessidades em casa. Acorda a dona com IMENSAS lambidelas e o seu “show de franga”, dá os seus passeios, as suas corridas, vive alegre contente e feliz.
Já foi mais vezes à rua, e desta já com o açaime que ela não achou muita piada, mas depressa percebeu que tem de ser, e docinha como é, o importante são os momentos, não qualquer coisa que tenha de levar consigo. O momento de felicidade por ter quem cuide dela, quem a acarinhe, a ame, vale mais que tudo.
Foi passear com a pequenina e com a sua dona, correu um pouco, e ainda foi muito mimada, bem como tirada uma pequena sessão fotográfica, quer em casa quer no passeio.
Das patinhas é que não está 100% melhor… mas passo a passo, e estando sempre em cima, tomaremos a decisão correcta sobre continuar a ração, ou parar. Tudo depende do organismo dela. Queremos a Shiva bem, feliz, e com qualidade de vida.
Se tiver de ser alérgica, será, e terá de comer o peixinho com batata. E quem não gosta?
Deixo-vos aqui algumas fotos que a Dina me mandou da Shiva no passeio e em casa. Deliciem-se com este focinho bom
Obrigado a todos os que de algum modo, alguma forma, contribuíram para que a qualidade de vida, o bem-estar, a saúde, a estadia, a alimentação, os cuidados médico-veterinários, e afins fossem possíveis de manter e de até melhorar.
Obrigado a todas as visitas, todo o apoio, todo o carinho, toda a força, a divulgação, o simples acreditar.
Todos juntos fomos e somos importantes. Todos trabalhamos por este sorriso maravilhoso.
Sentemo-nos agora a apreciar este delicioso momento, o de um sorriso feliz, que durará finalmente para sempre.
Sê muito feliz princesa minha! Estarás sempre junto a mim, no meu coração.
É teu o momento minha princesa… aproveita-o bem!