Cães do Lumiar pedem desesperadamente novo local para VIVER!

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

terça set 22, 2009 11:38 am

Pode parecer que é má vontade ou intenção de "deitar abaixo", mas não é, compreendo que seja desesperante após tanto empenho, mas por vezes o querer muito não basta.
Há coisas concretizáveis e outras nem por isso.
Estes animais não estão socializados, não permitem contacto nem aproximação humana por isso são assilvestrados com tudo o que isso implica.
Quando me referi a vacinas, é certo que muita gente não tem os animais vacinados, mas quem aceitasse uma situação destas, penso que quereria ter tudo legal!
Não é fácil aceitar ter 8 animais bravios, de grande porte e ainda para mais sem controlo sanitário, sendo que a partir do momento que entram e ficam na propriedade de alguém, são da sua responsabilidade.

Esse exemplo do homem com os cães, pois, ainda bem que por vezes há milagres. Não sei o que é pior, se levar uma matilha de cães vadios para casa , se levar a matilha e mais o acompanhante humano da matilha e ainda ter de alimentar todos1

Tudo isto são coisas muito bonitas e ideiais, mas qualquer um de nós pode calcular as complicações que podem surgir....

Cá em Portugal não há santuários para animais em risco de extinção (tirando o Grupo do Lobo, onde se eutanasiam as crias...), quanto mais para cães assilvestrados, que são considerados em todos os lados onde aparecem, como uma praga....
musaranho
Membro
Registado: sábado mai 05, 2007 1:24 pm

terça set 22, 2009 11:44 am

também os gatos e os pombos são considerados praga, e no entanto há muita gente que os tem "aos muitos" escondidinhos e bem tratados (por favor não confundir com pet-hoarders!).
Eu estou à procura precisamente de uma coisa que não seja conhecida, algum sítio "escondido".

os cães não precisam de ir todos juntos, 2 a 2 estaria óptimo.

o pedido vai tamber ser feito para fora de Portugal. E sim, conseguimos levá-los para fora de Portugal, desde que na Europa.

O problema não é o esforço, é eles serem mortos e pior do que isso, terem que ficar 8 dias na tortura do canil.
<p><a href="http://amigos-especiais.blogs.sapo.pt">http://amigos-especiais.blogs.sapo.pt</a></p>
<p>Divulga&ccedil;&atilde;o de animais - adop&ccedil;&otilde;es dif&iacute;ceis</p>
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

terça set 22, 2009 11:57 am

Pelo menos há que tentar fazer algo.
Serem apanhados pelo canil, sofrerem os 8 dias de tortura e serem abatidos então que sejam adormecidos e acaba-se a questão.
Só que eles estão vivos e mesmo ao longe têm sido acarinhados ao longo destes anos todos.
Há 3 anos estive lá na tentativa de captura das fêmeas para serem esterilizadas.
Na altura o grande problema era o campo de golfe, mesmo ao lado, e a «vista dos animais perturba a concentração das tacadas de ouro» :evil:
Agora, pelos vistos, a construção aumentou e diminuiu a área onde eles andam.
E é como a Musaranho escreve: nem que se dividam.
Um resgatado e em segurança é uma vitória, pelo menos para o cão ou cadela.
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça set 22, 2009 12:12 pm

É um caso muito complicado, sem duvida.
E para que não achem que é só "deitar abaixo", a sugestão que dou é:
Aproveitem, agora que vamos a eleições, e contactem os candidatos á junta de freguesia, dos vários partidos. Este tambem é um problema local.
Pode ser que algum seja mais sensivel a este tema e ajude. Quanto mais não seja porque todos procuram votos. :?
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
moslie
Membro Veterano

terça set 22, 2009 12:55 pm

Contactem organizações de ajuda a animais errantes no estrangeiro e peçam aconselhamento.

Não acho que aqui se ponha o caso de o problema ser a vista dos animais perturbar as tacadas péquebrado...penso que toda esta situação é indigna de uma capital europeia, de um país "normal".
Matilhas selvagens à solta perto de um condomínio e de um campo de golfe, é tão irreal, que se não fosse trágico para os animais, quase dava vontade de rir! Como explicar que isto não se passa em Tirana, na Albãnia, mas em Lisboa?
É como nas praias, no Guincho por ex, se verem também matilhas selvagens....
Realmente, é assim que se percebe o lado "selvagem dos portugueses"! Tenho uma pessoa de família que esteve num local onde tinha medo de ser atacado por um urso no quintal. Aqui as pessoas vão à praia, vão ao golfe, ou andam na rua e encontram matilhas de cães selvagens!
musaranho
Membro

terça set 22, 2009 1:05 pm

Pequebrado Escreveu:Um resgatado e em segurança é uma vitória, pelo menos para o cão ou cadela.
Isso mesmo! :)
nicasxi Escreveu:Aproveitem, agora que vamos a eleições, e contactem os candidatos á junta de freguesia, dos vários partidos. Este tambem é um problema local.
É uma boa ideia, vou fazer isso, obrigada :)
moslie Escreveu:Contactem organizações de ajuda a animais errantes no estrangeiro e peçam aconselhamento.
Sim, obrigada, já estamos em campo a pesquisá-las todas. Há muitas, além daquelas mais conhecidas.
moslie Escreveu:Matilhas selvagens à solta perto de um condomínio e de um campo de golfe, é tão irreal, que se não fosse trágico para os animais, quase dava vontade de rir!
É verdade, e há imensas. Mas note-se bem que estes cães não atacam pessoas, pelo contrário, fogem delas a sete patas! Nem as duas pessoas que os alimentam há anos eles deixam chegar a menos de 20 metros, e isso é nos dias bons...
<p><a href="http://amigos-especiais.blogs.sapo.pt">http://amigos-especiais.blogs.sapo.pt</a></p>
<p>Divulga&ccedil;&atilde;o de animais - adop&ccedil;&otilde;es dif&iacute;ceis</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça set 22, 2009 1:07 pm

Concordo com a moslie.
Já vi como "vivem" cães assilvestrados e sinceramente, o modo como caçam , o que caçam e como dividem a comida entre si, não é espectáculo bonito de se ver. Não me admira nada que os moradores dos prédios em volta não estejam satisfeitos. Eu tambem não estaria.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
musaranho
Membro

terça set 22, 2009 1:11 pm

estes não caçam grande coisa :) têm imensa comida. A sério que têm. Mesmo para comer, as hierarquias estão muito bem estabelecidas. Dantes o Chocas era sempre o último, mas agora os cachorros Tutti e Frutti é que têm de esperar para o fim (como seria de esperar). O Alfa é sempre o primeiro, claro! Do peludo não há fotos nem descrição de comportamento, porque só se consegue ver muito, muito ao longe. Assim que sente pessoas a menos de 1km, desaparece.
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

terça set 22, 2009 2:38 pm

moslie Escreveu:Não acho que aqui se ponha o caso de o problema ser a vista dos animais perturbar as tacadas péquebrado...
estava a ironizar, daí a frase estar entre comas...
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
moslie
Membro Veterano

terça set 22, 2009 4:11 pm

Esses cães comportam-se como raposas, que até as podemos ver, elas até com um certo convívio deixam-se ver, mas atenção, se apanharem um gato, matam-no e levam-no ou forem encurraladas, tornam-se selváticamente agressivas. Um cão de 40 klg e selvagem, se assustado, em atitude defensiva ou a atacar um cão doméstico que fuja para o seu território....pode ser um verdadeiro problema.
Eles ainda vão tendo campo para fugir, mas vai chegar a altura de estarem encurralados por obras, parques de estacionamento, etc. Vão sentir-se assustados e ameaçados.
moslie
Membro Veterano

terça set 22, 2009 4:12 pm

Esses cães comportam-se como raposas, que até as podemos ver, elas até com um certo convívio deixam-se ver, mas atenção, se apanharem um gato, matam-no e levam-no ou forem encurraladas, tornam-se selváticamente agressivas. Um cão de 40 klg e selvagem, se assustado, em atitude defensiva ou a atacar um cão doméstico que fuja para o seu território....pode ser um verdadeiro problema.
Eles ainda vão tendo campo para fugir, mas vai chegar a altura de estarem encurralados por obras, parques de estacionamento, etc. Vão sentir-se assustados e ameaçados.

A National Geographic bem podia fazer um filme com isto: como os animais domésticos em menos de nada, regridem à condição selvagem. E conseguem viver numa pequena selva no meio da cidade
musaranho
Membro

terça set 22, 2009 4:57 pm

Junho de 2009

Chocolate
Imagem

Todos
Imagem

Tutti, jovem, muito parecido com o Alfa.
Imagem
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça set 22, 2009 7:47 pm

Soube hoje que esta situação - que dura há muitos anos - se tem vindo a agravar.
Lamento imenso até porque conheço as envolvidas e sei do esforço enorme que têm desenvolvido em prol destes animais.

O problema de hoje é o mesmo de sempre.
São cães insociáveis, de adopção quase impossível e muito difíceis de apanhar.
Não tenho hoje, como não tinha ontem, uma solução.

A minha proposta é que, se houver animais recuperáveis, se tente salvar esses e, aos restantes, dar uma morte digna.
Penso que, individualmente, talvez seja possível acorrer a um ou outro. Até porque, sózinhos e longe da matilha, os cães vão apresentar outro comportamento.
Mas haverá, forçosamente, alguns condenados porque não há respostas para todos...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta set 23, 2009 6:29 pm

O Santuário de cães seria uma ideia perfeita para colocar em prática noutro pais, não no nosso infelizmente.
Na ASAAST temos animais selvagens como estes, de dificil tratamento, só com calmantes é possivel leva-los para tratamentos, isto porque estão confinados a um espaço não andam num espaço aberto como é o caso destes.
Acham que estes animais são felizes?
VIvem aterrorizados com a presença dos humanos, não sabem o que é um carinho, passam a vida a fugir, a esconder-se, a lutar pela própria sobrevivencia.
È uma situação bastante complicada e de díficil resolução, mas tambem é verdade que, se nem quem os trata á anos se aproxima deles como irá o canil captura-los? Com os dardos? Dúvido, dá muito trabalho e muita despesa, agora, se os cães ficarem encurralados com os prédios ai sim, o canil terá mesmo de intervir, vamos ser sinceros e realistas, já pensaram vir passear com o vosso cão e o mesmo ser atacado por esta matilha?
Todas nós gostamos de animais, mas temos de ter os pés bem acentes na terra e ver um pouco além.

Concordo com a aisd
A minha proposta é que, se houver animais recuperáveis, se tente salvar esses e, aos restantes, dar uma morte digna.
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
musaranho
Membro

quarta set 23, 2009 10:45 pm

Não há animais socialmente recuperáveis, e isso é ponto assente. Não sou o Nostradamus, e não sei dizer ao certo como alguns cães se comportariam longe da matilha e do Alfa. Até é possível que um ou dois sociabilizassem, mas não podemos contar com isso.

É óbvio que a morte digna está pensada como alternativa ao canil, mas isso nós conseguimos fazer.

Aquilo para que pedimos ajuda é a divulgação de um pedido maior, uma vida digna para além disto.

Precisamente porque eles sempre viveram em liberdade, não estou a pedir uma box numa associação, a eutanásia será preferível. Mas isso nós conseguimos fazer sem pedir ajuda.

Não sei de que métodos o canil dispõe, mas água mole em pedra dura...
As armadilhas foram montadas. Sem sucesso até agora, mas as suas protectoras estão impedidas de os alimentar, e não sei como será quando eles tiverem muita fome.
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”