PIF

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Moka
Membro
Registado: sexta mai 09, 2003 3:56 pm

terça set 02, 2003 3:00 pm

Carlaaoliveira:

[quote]A Bjork continua separada dos meus outros gatos e ontem à noite começou outra vez com diarreia, apesar de estar a comer Hill's I/D. Parece que o descoordenação motora se agravou um pouco e as quedas são cada vez mais frequentes . [/quote]

Acredite que se tiver que "adormecer" a Bjork vai ser muito triste para mim, mas como já tinha referido, os sintomas dela estão a agravar-se. Isto significa que a doença já esta a evoluir e não existe nenhum tratamento para ela. Os animais podem ser portadores do virus durante muito tempo, anos até, mas quando os sintomas do PIF se declaram, normalmente morrem num curto espaço de tempo (por vezes até em poucos dias). Como disse a Susana e também segundo o vet que os acompanha, até eu posso transmitir esse vírus através da roupa, calçado, etc aos meus outros gatos.

Agora pergunto: É claro que a Bjork pouco tempo tem de vida, pois como referi, os sintomas estão agravar-se. Será justo - no caso de os resultados serem negativos - arriscar a transmitir a doença aos meus gatos saudáveis? Será justo estar a condenar-lhes a meia dúzia de dias ou meses? Também me custa imenso, pois adoro cada um deles, incluindo a minha querida Bjork. Sei que pode ser difícil de acreditar, mas é verdade. Sinceramente, preferia que os resultados viessem positivos, pois assim não teria que decidir nada. Seria apenas deixar correr...
carlaaoliveira
Membro Veterano
Registado: terça ago 26, 2003 10:33 am

terça set 02, 2003 3:50 pm

Não pense assim!Os seus gatitos com certeza que estão super saudáveis.
Sei que deve ser muito dificil esta situação para si. Não me estou a ver assim.Muita força é o que lhe desejo e respeitaremos a sua dor aconteça o que acontecer.
Boa Sorte
carlaaoliveira
Membro Veterano

terça set 02, 2003 3:51 pm

Sei que deve ser muito dificil esta situação para si. Não me estou a ver assim.Muita força é o que lhe desejo e respeitaremos a sua dor aconteça o que acontecer.
Boa Sorte
carlaaoliveira
Membro Veterano

terça set 02, 2003 3:51 pm

Boa Sorte
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

terça set 02, 2003 6:15 pm

Olá!

Eu faço ideia do que deve estar a passar a Moka, uma vez que eu tenho dois bebés que criei a biberon e sobre os quais paira a suspeita de poderem ser portadores de Fiv e Felv, apesar dos testes não terem sido conclusivos... :(

O problema do PIF é que é muito mais contagioso e não há nada a fazer assim que surgem os sintomas, ao contrário do Fiv e Felv, com os quais os gatos podem viver alguns bons anos, mesmo quando aparecem sintomas de doença.

Eu sei que é uma decisão difícil de tomar, ainda para mais no meu caso que me considero a "mãe" dos pequenotes, mas há que pensar nos outros que são saudáveis e já cá estavam antes, não é?

Como já disse antes, pessoas que tenham gatos portadores de Fiv e Felv juntos com gatos saudáveis, têm grandes probabilidades de os saudáveis não contrairem os vírus, uma vez que a sua transmissão requer contacto directo de fluídos corporais, ao contrário do PIF que é altamente contagioso... :(

Será justo para os outros gatos da Moka, se forem saudáveis ficarem condenados a uma doença mais que certa? Afinal, por muito que custe, a Bjork já tem os sintomas, portanto já tem a sentença lida...

Desculpem a frieza, mas tenho uma colega de trabalho com o vírus da PIF em casa e os gatos dela assim que começam com os sintomas é uma questão de tempo até se irem...

Eu por exemplo, só não coloco a questão de "eutanasia" para já aos meus pequenotes, porque em primeiro lugar o risco de contágio de Felv e Fiv é mínimo para os outros e não tomo decisões com base em incertezas e testes pouco conclusivos, mas se não houvesse margem para dúvidas, teria que ponderar essa hipótese pois acho que seria injusto condenar os meus outros 3 adultos que já cá estavam e que adoro, a contrairem alguma doença incurável.

Também ainda não descartei a hipótese de arranjar alguém conhecido que não se importe de ficar com eles se se confirmar mais tarde que são portadores destes vírus, para eliminar a hipótese dos outros serem contagiados.
Por outro lado, nunca mais na vida vou repetir a experiência, trazendo para casa gatos e misturar com outros, sem ter a certeza que são saudáveis, pois estes dois, apesar de recém nascidos na altura, se forem portadores foi por terem sido contagiados pelas mães...

Como se costuma dizer: "vivendo e aprendendo..."
Acredito que tal como eu, a próxima vez que a Moka quiser mais um gatinho irá ter outro tipo de precauções...

Beijokas!
Susana
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

terça set 02, 2003 11:24 pm

Nossa, q tristeza!
Eu não sei mais sobre a PIF além daquilo q leio aqui no fórum e dos casos q vejo nos programas veterinários na televisão...
Espero de coração q tudo corra bem e os seus gatos não tenham sido efetivamente contaminados e q a Bjork não sofra mais! :cry:
Moka
Membro
Registado: sexta mai 09, 2003 3:56 pm

quarta set 03, 2003 10:45 am

Bom dia

Tenho boas notícias. Ontem ao final do dia chegaram os resultados das análises dos meus gatos. Deu negativo.

Quanto à Bjork, a diarreia já passou. Segundo o vet talvez fosse por termos mudado a ração e não um agravamento dos sintomas :D .

Combinei com o meu namorado que não vamos adormecer a Bjork. Vamos sim tentar arranjar-lhe um lar o mais depressa possível, pois pode ser que alguém sem animais ou quem já tenha outro gato com PIF que não se importe de adoptar a minha Bjork. Seria muito injusto adormece-la, pois ela é a gatinha mais meiga que alguma vez conheci e como ainda é bébé, pode ser que alguém com bom coração a queira.

Infelizmente, não se trata apenas da vida da Bjork, e não posso esquecer que tenho mais 4 gatos e que 2 deles já têm 10 anos, inclusive o Teco (c/ 10 anos) tem um tumor maligno e o seu estado de saúde não é dos melhores. O Tico e o Teco (que são irmãos), devido à sua idade avançada estão mais sujeitos a contrair o PIF e por isso mesmo estão agora com a viver com a minha mãe, mas tenho muitas saudades deles :(
carlaaoliveira
Membro Veterano

quarta set 03, 2003 2:58 pm

Que bom Moka!!! :lol:

Fiquei super contente tanto por saber que os seus gatos estão saudáveis como pela atitude que vai tomar em relação à Bjork!!!!
Ainda bem que ela está melhor e se tudo correr pelo melhor vai ver que ela também vai estar naqueles 20% de hipótese de não ser PIF!!! :?

Beijos e Parabéns
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

quarta set 03, 2003 3:43 pm

Olá Moka!

Ainda bem que os outros estão saudáveis!
Como Tico e o Teco já tomaste providências, mas cuidado com o Romeu e a Noor.

Não teria sido mais fácil fazer ao contrário? Mandar a Bjork para casa da tua mãe, uma vez que assim ficava definitivamente isolada dos outros todos?
Não te esqueças que mesmo estando fechada numa divisão da casa, não é 100% estanque à transmissão do vírus, vocês ao entrar e sair da divisão podem trazer contaminação para fora...

Mesmo depois de um gato com PIF já não estar numa casa, só ao fim de alguns meses se pode considerar que o ambiente está limpo!
Não facilites e não arrisques a vida dos outros dois!
Não te esqueças de desinfectar tudo o que esteve em contacto com a Bjork e de preferência destruir todos os acessórios utilizados por ela!

Pode parecer a alguns que estou a exagerar, mas se perguntarem a um vet ou lerem coisas sobre a doença, logo ficarão mais esclarecidos e verão que não estou a ser alarmista, apenas realista, tal como a Moka também já deve saber, nesta altura do campeonato...

Força amiga, para ultrapassares esta adversidade!

Beijokas!
Susana
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta set 03, 2003 4:48 pm

Oi!
Lamento o que se esta a passar com a sua gatinha mas, por coincidencia ou não, eu também tenho uma gatinha que provavelmente tem o mesmo problema, ainda estamos a fazer os testes para ter a certeza que é a PIF. :roll: Mas tenho algumas "boas" notícias, eu fui pesquisar na net e descobri uma página que continha alguma informação sobre a PIF. Este é o link :
http://www.catfriend.hpg.ig.com.br/dr00001.htm
Experimente lá ir e ler que eu acho que está muito bem explicado.
Em relação à minha gata eu ainda a consegui safar, mas nada garante que o problema não volte ao mesmo... ;) :cry:
Boa sorte com os outro gatinhos...
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta set 03, 2003 4:49 pm

Oi!
Lamento o que se esta a passar com a sua gatinha mas, por coincidencia ou não, eu também tenho uma gatinha que provavelmente tem o mesmo problema, ainda estamos a fazer os testes para ter a certeza que é a PIF. :roll: Mas tenho algumas "boas" notícias, eu fui pesquisar na net e descobri uma página que continha alguma informação sobre a PIF. Este é o link :
Em relação à minha gata eu ainda a consegui safar, mas nada garante que o problema não volte ao mesmo... ;) :cry:
texuga
Membro Veterano

quarta set 03, 2003 4:50 pm

Oi!
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

sábado set 06, 2003 10:20 pm

Ai q notícias boas! Fico feliz q os seus gatos estejam bem e a Bjork tenha mais uma chance de ter uma vida feliz! Eu acho muito triste sacrificar um animal só pq ele tem um doença incurável apesar de estar relativamente bem de saúde... :roll:
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

domingo set 07, 2003 9:29 am

Olá Moka,

fico feliz de os testes de sangue em laboratório terem dado todos negativos em relação ao Fiv e Felv. Não compreendi foi o que resultou na Bjork. Também já tive um susto no início do ano com a Olívia. Ela começou a apresentar fezes malformadas, bastantes gases e a situação não se foi alterando com toda a medicação tomada (Dimicina, antibiophilus, stomorgyl) e alteração de ração, primeiro para ração hipoalérgica e depois para o programa intestinal. A Olívia praticamente não alterou o peso e manteve-se bastante activa, só esta situação é que não se alterava. Após a contínua resistência a toda a medicação e alteração de ração, a veterinária pediu para fazer uma cultura de fezes e enviámos para o laboratório. O resultado que só chegou 1 semana depois deu negativo para os agentes patogénicos. Aos poucos a Olívia voltou a ter as fezes com a "velha forma" ;) e nunca se chegou a perceber o que teria acontecido. Na altura falei com várias amigas minhas e também a algumas tinha acontecido num dos gatos situações dessas. Lembro-me de me ter assustado muito que fosse PIF (uma das mutações do coronavírus), mas a informação que a veterinária me deu é que se fosse tal, não teríamos tido tempo para tanta medicação, ração e teste.
Falo nisto pois não cheguei a compreender se há confirmação de PIF na Bjor ou se poderá ser uma situação destas. A Olívia recuperou na íntegra e nunca mais voltou a apresentar aquele quadro clínico.
bonekita
Membro
Registado: sexta ago 29, 2003 4:29 pm
Localização: 1 cadela, 1 cão e 2 gatitas. Varios peixes e passaros, 2 chinchilas e 7 coelhos...

domingo set 07, 2003 10:42 am

Ainda bem que os seus gatinhos não foram contagiados, caso a Bjork tenha mesmo PIF!!!

Se ela tiver mesmo PIF arranje-lhe um lar onde receba muito amor e carinho, pois com certeza ela merece!!!

Boa sorte!!
Responder

Voltar para “Gatos”