Li o artigo sobre "entender a epilpsia" mas ainda fiquei com umas dúvidas.
A minha cadela, a Broa, tem 3 anos. Cerca do 1º ano teve pequenas crises de epilepsia, simplesmente abana a cabeça, fica sempre consciente, mas fica com medo.
Ficou medicada com Diazepam Rectal para quando houvessem novas crises.
Não aconteceu nada até agora. Estava com o cio (como na primeira vez) e teve 3 crises. Fomos ao veterinário que basicamente disse seria devido às alterações normais do cio.
Ela é uma cadela muito mexida (ligada à electricidade) e os momentos em que tem tido crises são quando está calma ou a dormir, por isso a veterinária disse que deveria ser quando ela atingia um nível de relaxamento grande que também poderia desencadear as crises.
Desta vez vez análises, mas nada de especial, só para ver se tinha diabetes e alterações da função hepática.
A veterinária disse que não havia necessidade de medicação porque as crises não eram frequentes, o que concordo, mas gostava que ela fosse vista por um veterinário com experiência em epilepsia. Alguém me pode dar algum contacto?
Já agora gostaria de saber se alguém tem cães com casos semelhantes, com bons ou maus resultados.
Obrigado
Joana, Dona da BROA
Epilepsia
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Olá,
Dá um saltito ao Hospital de Medicina Veterinária, aí em Lisboa, e pede uma segunda opinião.
Entretanto vai lendo o link abaixo:
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=258
Melhoras
Um abraço
Dá um saltito ao Hospital de Medicina Veterinária, aí em Lisboa, e pede uma segunda opinião.
Entretanto vai lendo o link abaixo:
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=258
Melhoras
Um abraço
Eu ja tive uma cadela com episodios epiléticos... e as primeiras coisas que me aconselharam foi a não deixar a cadela criar, porque a epilepsia é hereditária, e não faz sentido reproduzir cães com doenças hereditárias... e é de facto agonizante ter um cão epileptico e ter de assistir aos ataques sem poder fazer muito, por isso não vejo porque estar a criar mais cãezinhos com grandes possibilidades de sofrerem de epilepsia...
também me explicaram queo cio pode ser um factor de stress que propicia esses episódios mais frequentemente e que que a esterilização podia de diminuir o numero de episodios epilépticos.
também me explicaram queo cio pode ser um factor de stress que propicia esses episódios mais frequentemente e que que a esterilização podia de diminuir o numero de episodios epilépticos.
Os meus olhos não vêm, as minhas mãos não tocam, mas o meu coração SENTE!
Tive um cão com epilepsia. No caso dele, os ataques eram despoletados pelo sol/calor/cansaço e por certos medicamentos especialmente os antibióticos.
Embora tivesse sempre em casa um medicamento para administrar em caso de ataque, o vet disse-me que o melhor preventivo era evitar as situações que despoletavam os ataques. A partir daí foi fácil controlar a doença e o meu cão morreu de velhice, com 18 anos ou mais (tinha sido adoptado já adulto).
Portanto, como no seu caso as crises vieram durante o cio, fale com o seu vet sobre a hipótese de esterilizar a sua cadela.
Embora tivesse sempre em casa um medicamento para administrar em caso de ataque, o vet disse-me que o melhor preventivo era evitar as situações que despoletavam os ataques. A partir daí foi fácil controlar a doença e o meu cão morreu de velhice, com 18 anos ou mais (tinha sido adoptado já adulto).
Portanto, como no seu caso as crises vieram durante o cio, fale com o seu vet sobre a hipótese de esterilizar a sua cadela.
A minha cadela faz acupunctura. Para a epilepsia, com episódios não frequentes, fazem-se tratamentos uma vez por mês. A minha cadela faz os tratamentos numa clínica em Oeiras (Sassoeiros). Estamos a falar de 30 euros por sessão.
Aconselho uma pesquisa na net pela acupunctura animal mas nada melhor que falar com o vet.
Aconselho uma pesquisa na net pela acupunctura animal mas nada melhor que falar com o vet.