http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interi ... o=BiosferaA Escola Santos Simões, em Guimarães, construiu um gatil para acolher 30 gatos que são tratados por alunos e professores, uma experiência única em Portugal que uniu a comunidade escolar contra o abandono dos animais, disse hoje à Lusa, a coordenadora do projecto.
"É um projecto pedagógico que tem por objectivo reforçar a ligação emocional entre as crianças e os animais, dado que através delas, podemos educar uma população", sustentou Luísa Veiga, professora e coordenadora do Gatil Simãozinho.
Com 30 animais, o gatil foi criado para acolher gatos vadios que viviam em terrenos próximos daquela escola do 2º e 3º ciclo.
Este ano lectivo, o espaço tem novas instalações pensadas, construídas e equipadas por voluntários.
"A escola não possui qualquer orçamento destinado ao funcionamento do gatil", frisou a docente.
O dinheiro para a alimentação e tratamento dos animais é, por isso, obtido através de donativos externos à escola e de várias actividades como a venda de bolos, confeccionados e vendidos pelos estudantes.
Os alunos do 5º e 6º ano são os mais empenhados no projecto de recolha e tratamento de gatos abandonados, tendo sido os alunos, após votação, quem escolheu o nome do gatil.
Em homenagem ao patrono da escola, o historiador Santos Simões, os alunos decidiram baptizar o espaço como "Simãozinho",
"É um projecto que começou quase como uma brincadeira e que tem tido resultados extraordinários", frisou Luísa Veiga.
São os alunos, professores e funcionários da escola que tratam da alimentação e higiene dos gatos. Os estudantes deslocam-se ao gatil, sempre acompanhados por um adulto, e ajudam no tratamento dos gatos ou apenas brincam com os animais.
"Já foram adoptados quatro gatos mas lançamos agora um proposta para que as turmas ou os alunos, individualmente, apadrinhem um gato", disse a coordenadora do gatil.
Há três anos que a ideia de criar um gatil e fazer dele um espaço pedagógico para os estudantes, foi ganhando forma.
"A ideia que serviu de base a este projecto foi a de não deixar ao abandono a população de gatos que existia na antiga Escola Secundária da Veiga, em Guimarães, e que deu origem à nova Escola EB 2, 3 Santos Simões", recordou Luísa Veiga.
Com o novo gatil, os cuidados com os gatos durante os fins-de-semana são assegurados por funcionários e docentes da escola.
"A existência, única em Portugal, de um gatil na escola, a forma como a comunidade escolar se envolveu na sua concretização e no seu funcionamento e o facto do dr. Santos Simões, o patrono da escola, ser um grande amigos dos gatos, torna este projecto numa experiência inesquecível", salientou a professora.
http://www.noticiasdeguimaraes.com/esco ... -um-gatil/