Cães Agressivos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Vnat
Registado: sábado out 25, 2008 1:35 pm

sexta set 25, 2009 5:05 am

Peço desculpa se há já há algum tópico sobre este assunto, mas pesquisei e não encontrei nada, nem aqui nem em lado nenhum.

Bem, começando pelo principio, há uns meses adoptei uma cadela que é um amor, ela dá-se bem com toda a gente e com todos os animais. Até à pouco tempo nunca a tinha passeado na rua porque estava em recuperação e não podia levar vacinas. O problema surge agora há cerca de dois meses quando a comecei a passear na rua. Existem dois cães extremamente agressivos no meu bairro e estão soltos na rua dia e noite (têm a porta do quintal aberta). A principio começaram por lhe rosnar só, depois começaram por lhe ladrar e depois por vir atrás dela a tentar morder. Chegaram mesmo a morder-lhe uma orelha fazendo um rasgão enorme. O comportamente dos animais vai piorando pois a dona smp que está presente ela ri-se, recusa-se a prende-los e a chama-los.

Há umas duas semanas a situação ainda se agravou mais, já não tentam morder só a cadela mas toda a gente cá de casa que a costuma passear mesmo quando vamos sozinhos. Há uns dias vinha eu das compras e um deles atira-se há minha perna, não sei como institivamente apercebi-me a tempo e só tive tempo de lhe dar um pontapé e ele só apanhou as calças e fez um arranhão na perna (sim custou-me imenso porque sei que o animal não tem culpa nenhuma, foi a primeira e espero que seja a ultima vez que tenha que bater num animal, mas era ele ou eu). Hoje o meu namorado que raramente passeia a minha cadela, veio cá a casa e à saida um dos cães também o tentou morder. Eu há dias que não passeio a cadela, deixo-a no quintal e no terraço e já estou a chegar ao ponto de evitar ao maximo sair de casa porque não quero ter que voltar a bater num animal. Não é justo ter a minha liberdade condicionada devido a donos irresponsáveis.

Sinceramente gostava que alguem me desse alguma sugestão do que deva fazer, toda a gente com quem tenho falado diz para fazer queixa na policia mas que corro o risco de levarem os cães para abate. E por isso ainda não fiz queixa. Nunca me vi antes numa situação destas, não sei mesmo como estas coisas funcionam e se é mesmo assim. Não queria ser responsável pela morte de dois animais que não têm culpa nenhuma, eles só fazem o que a dona os incentiva quando se ri e brinca com a situação.

As minhas tentativas de falar com a senhora são inuteis, ela recusa-se a prender os animais e ainda se ri. Estou mesmo sem mais ideias, nem sei que mais possa fazer. Se alguem já passou por algo assim ou tenha sugestões do que possa ser feito para força-la a prender os animais, ou retirar-lhe os animais sem os levar para abate, pedia que partilhassem.

desculpem pelo topico enorme lol
:lol:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta set 25, 2009 7:17 am

Tem mesmo de fazer queixa.
À 1ª vez - se fôr como aqui - a dona é apenas avisada.
Os cães não vão para o canil.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
marcoliv
Membro
Registado: domingo mai 10, 2009 1:05 am

sexta set 25, 2009 7:36 am

Realmente à pessoas que não têm civismo nenhum...
Acho que o melhor que tem a fazer mesmo é contactar o SEPNA da GNR.
marcoliv
Membro
Registado: domingo mai 10, 2009 1:05 am

sexta set 25, 2009 7:48 am

Realmente à pessoas que não têm civismo nenhum...
Acho que o melhor que tem a fazer mesmo é contactar o SEPNA da GNR.
furanita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 9:16 pm

sexta set 25, 2009 8:41 am

A mim acontece me uma parecida uma pura cão das ruas poe se sentada em frente a porta do predio de dentes a mostra e não há quem lá entre!!!nem saia!!!...para não falar que existe uma creche em frente com um pequeno jardim que é onde os caes fazem o seu xixi e o seu cócó e ninguém apanha;) não á o máximo???:)os caes passam o dia na rua só á noite entram em casa:)
<p>"ficavas mesmo bem era numa f&oacute;gueira"</p>
Luiza92
Membro Veterano
Registado: sexta set 21, 2007 10:10 pm

sexta set 25, 2009 11:42 am

a mim ja me aconteceu algo parecido.
o cao era pequeno, mas agarrava-se ao pescoço do Boxy e naao largava, depois comecei a andar com um jornal na mao (so pra meter medo), e ele começou a nao chegar tao perto, apesar de rosnar sempre...
o Boxy ficou com medo de caes por causa dele :evil:
nao tive que fazer nada.. passados uns 2 meses o cao foi assassinado por um rafeiro alentejano...
ou era isso, ou atropelado, porque o cao ate aos carros rosnava, e como era pequenino, os donos achavam muita graça :x
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sexta set 25, 2009 12:00 pm

não pense com o coração. pense racionalmente. esse cães são um perigo para a sociedade. se fizer queixa eles primeiro fazem um vistoria e avisam a dona, apenas se ela quiser desistir dos cães é que pode dizer para os levarem.

muito sinceramente prefiro os cães mortos a socialmente perigosos!

vai esperar até morderem uma criança?
EUROPWOLF
Membro
Registado: quarta jul 08, 2009 4:03 am

sexta set 25, 2009 12:17 pm

Deve apresentar queixa na psp ou gnr da sua área de residência.
Deve também contar tudo o que se passou. Assim sendo, os cães passam a ser considerados perigosos, e com isso, a dona terá que respeitar toda a legislação no que diz respeito à detenção de cães perigosos.
Isto, pode resolver as coisas, porque se não se pode apelar ao raciocínio dessa pessoa, então vai-se à carteira, e as multas nestes casos não são nada leves. Pode ser, que com medo das multas, deixe de ter os cães nessa situação.

PS- não confundir animais considerados perigosos com animais potencialmente perigosos, pois vai uma enorme diferença de uma definição para a outra.
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

sexta set 25, 2009 12:50 pm

Vnat Escreveu: Chegaram mesmo a morder-lhe uma orelha fazendo um rasgão enorme. O comportamente dos animais vai piorando pois a dona smp que está presente ela ri-se, recusa-se a prende-los e a chama-los.

Não é justo ter a minha liberdade condicionada devido a donos irresponsáveis.

Sinceramente gostava que alguem me desse alguma sugestão do que deva fazer, toda a gente com quem tenho falado diz para fazer queixa na policia mas que corro o risco de levarem os cães para abate. E por isso ainda não fiz queixa. Nunca me vi antes numa situação destas, não sei mesmo como estas coisas funcionam e se é mesmo assim. Não queria ser responsável pela morte de dois animais que não têm culpa nenhuma, eles só fazem o que a dona os incentiva quando se ri e brinca com a situação.

:lol:
Olá,
Pelo dono o que devias fazer de imediato era fazer queixa na GNR e obrigá-la a pagar todas as despesas de veterinário, mas como receias pelo futuro dos cães;
Podes começar por lhe deixar na caixa do correio, ou entregar pessoalmente, cópia da legislação com a parte da recolha e eventual abate bem sublinhada, bem como a ameaça de participação às autoridades, porque a tua liberdade mão pode ser condicionada por tal dona.
Apesar de irresponsável, deve gostar dos cães e passará a fechar o portão.
Se não o fizer, participa às autoridades, que por sua vez a irão advertir para tomar medidas de contenção dos cães, e aplicar-lhe uma coima se necessário, e quando se mexe no bolso ...

A Legislação diz:
http://www.animaisderua.org/files/artig ... igosos.pdf

E, esperemos que resulte (se ela gostar dos cães).

Um abraço
Última edição por jofelix em sexta set 25, 2009 6:16 pm, editado 1 vez no total.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sexta set 25, 2009 2:29 pm

Os cães morderam a sua cadela, tentaram morde-la a si e ao seu namorado, andam soltos… Vai falar com a tal senhora e ela ainda se ri?
Acho que não deve continuar a tentar alertá-la, pela descrição ela nem quer saber. Será melhor fazer queixa, nem que seja por eles andarem soltos na rua.
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

sábado set 26, 2009 9:48 am

Olá,
Para registar um cão na categoria G e H é obrigatória a apresentação dos documentos:

-Boletim sanitário;
-Prova de identificação electrónica;
-B.I. do proprietário;
-Termo de responsabilidade*
-Registo criminal do qual resulte não ter sido o detentor condenado, por sentença transitada em julgado, por crime contra a vida ou a integridade fí­sica, quando praticados a tí­tulo de dolo;
-Documento que certifique a formalização de um seguro de responsabilidade civil, de capital máximo de 50 000 euros;
-Declaração de esterilização, passada por médico veterinário, no prazo de 15 dias após a esterilização ter sido efectuada devendo constar que o cão:
a) Está esterilizado;
b) Não foi sujeito à esterilização, dentro do prazo determinado pela autoridade competente, por não estar em condições adequadas, atestadas
por médico veterinário, indicando-se naquele atestado o prazo previsí­vel para essa intervenção cirúrgica.

São registados na categoria H todos os cães, independentemente da raça a que pertença, que:
i) Tenha mordido, atacado ou ofendido o corpo ou a saúde de uma pessoa;
ii) Tenha ferido gravemente ou morto um outro animal fora da propriedade do detentor;
iii) Tenha sido declarado, voluntariamente, pelo seu detentor, à junta de freguesia da sua área de residência, que tem um caracter e comportamento agressivos;
iv) Tenha sido considerado pela autoridade competente como um risco para a segurança de pessoas ou animais, devido ao seu comportamento agressivo ou especificidade fisiológica;
Fonte: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=67332
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

sábado set 26, 2009 2:16 pm

Vnat Escreveu:As minhas tentativas de falar com a senhora são inuteis, ela recusa-se a prender os animais e ainda se ri. Estou mesmo sem mais ideias, nem sei que mais possa fazer. Se alguem já
Sinceramente eu no seu caso tentava novamente falar seriamente com a dona dos cães, expor tudo o que já se passou, e as consequências que essa senhora ira ter caso não mantenha os cães dentro da propriedade dos mesmos!
<p>Cumprimentos</p>
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

sábado set 26, 2009 4:05 pm

n3ka Escreveu:
Vnat Escreveu:As minhas tentativas de falar com a senhora são inuteis, ela recusa-se a prender os animais e ainda se ri. Estou mesmo sem mais ideias, nem sei que mais possa fazer. Se alguem já
Sinceramente eu no seu caso tentava novamente falar seriamente com a dona dos cães, expor tudo o que já se passou, e as consequências que essa senhora ira ter caso não mantenha os cães dentro da propriedade dos mesmos!
Fale outra vez com ela e diga lhe que os cães já lhe morderam e podem morder a uma criança; pode ser que com este argumento ela acorde para a realidade e fale também na legislação e nas multas.

Ah e se não surtir efeito faça queixa, ninguém deve viver com medo de sair de casa por causa das acções dos outros.

O meu pai contou me uma conversa que teve com uma pessoa que trabalha nos tribunais, acerca de cães que andam soltos e depois acontecem acidentes, e muitos donos desses cães ficam sem nada por causa das multas que tiveram que pagar.
Vnat
Registado: sábado out 25, 2008 1:35 pm

segunda out 05, 2009 9:39 pm

Queria agradecer as sugestões e fazer uma pequena actualização sobre o caso e pode ser que ajude alguem num caso semelhante.

Um dos cães finalmente mordeu o meu namorado, felizmente só lhe apanhou as calças e as chaves. Houve testemunhas, a dona estava presente e nem se mexeu enquanto tudo acontecia. Dirigimo-nos à psp e lá depois de nos perguntarem se alguem estava magoado, as circunstancias, historial etc foi-nos dito que não podiam fazer nada, que tem que ser no local do incidente que para a proxima vez ligarmos que enviavam um carro para avisar e multar a senhora. O tempo do carro patrulha chegar é o tempo de os cães "desaparecerem" por isso nem vale a pena. Excepto isto nada mais podem fazer a não ser que alguém fique gravemente ferido...

O que eu agora faço é andar sempre com um pau e com tennis e cada vez que algum dos animais se aproxima leva logo, e já começaram a afastar-se mais de mim, às vezes ainda tentam a sorte mas depressa arrependem-se...

Por isso se alguém alguma vez se encontrar numa situação semelhante a policia é inutil, estão por conta própria... só mais umas agravantes, eu apesar de não concordar os cães segunda a legislação que publicaram aqui deveriam ser considerado perigosos pois são dois pitbulls, a senhora é uma toxicodependente com cadastro... Isto realmente só em portugal...
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

segunda out 05, 2009 9:48 pm

Vnat Escreveu:Dirigimo-nos à psp e lá depois de nos perguntarem se alguem estava magoado, as circunstancias, historial etc foi-nos dito que não podiam fazer nada, que tem que ser no local do incidente que para a proxima vez ligarmos que enviavam um carro para avisar e multar a senhora. O tempo do carro patrulha chegar é o tempo de os cães "desaparecerem" por isso nem vale a pena. Excepto isto nada mais podem fazer a não ser que alguém fique gravemente ferido...

Minha nossa... Nem se dignaram a ir falar com a dona dos cães??? Nem uma notificaçãozita? Nada de nada???

:o
<p>Cumprimentos</p>
Responder

Voltar para “Cães”