Desparatização em ofídeos/saurios

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sexta set 25, 2009 9:20 pm

malta encontrei num forum espanhol os produtos e as doses e acho um bom tema de discussão: será que em casa podemos aplicar as doses indicadas como modo preventivo, e sem a ajuda de um veterinário?
falo por mim que tenho sempre cá por casa para desparasitar os peixes, os produtos metrodinazol e pratiquantel.
abraço
Última edição por cris17 em sexta set 25, 2009 10:02 pm, editado 1 vez no total.
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

sexta set 25, 2009 9:27 pm

O que acho é que ainda vai haver muita gente a fazer asneira, ao tentar fazer algo que não sabe...

Não sei se é boa ideia deixar assim tudo tão (supostamente) explicito 8)
Mas........ a informação (se correcta) é boa.
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sexta set 25, 2009 9:30 pm

Eu sinceramente acho que é um perigo...
Já se cometem asneiras suficientes sem o pessoal manipular quimicos.
Apesar de ser excelente info, acho que os desparasitantes devem ser sempre aconselhados e preparados por vets
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sexta set 25, 2009 9:37 pm

;)
Última edição por Bondage2010 em sexta set 25, 2009 9:59 pm, editado 1 vez no total.
cris17
Membro Veterano

sexta set 25, 2009 9:41 pm

obrigado pelas respostas. Pois é capaz de dar mau resultado mas fica já aqui entao para os supostos espertinhos:
"As infecções parasitárias são um dos problemas mais comuns em répteis em cativeiro, especialmente aqueles de recente aquisição, seja por más condições de mantê-los ou eles são provenientes do comércio de especiarias.
É importante mencionar que antes de iniciar um processo de desparasitação deve ser realizado um estudo de fezes, baixo-teste de custo e bastante útil, e o melhor de tudo é que tanto o estudo e tratamento devem ser realizados por um veterinário, de preferência com experiência no trato com répteis."
cris17
Membro Veterano

sexta set 25, 2009 9:43 pm

Bondage2010 Escreveu:Edita que é proibido mencionar medicamentos ou nomes de productos no forum justamente porque o pessoal faz asneiras com más intrepertações ;)
mas aquil não são os nomes dos medicamentos, mas sim das substancias que X medicamento tem. Nao é publicidade penso eu... mas se quiseres eu edito
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sexta set 25, 2009 9:45 pm

cris17 Escreveu:
Bondage2010 Escreveu:Edita que é proibido mencionar medicamentos ou nomes de productos no forum justamente porque o pessoal faz asneiras com más intrepertações ;)
mas aquil não são os nomes dos medicamentos, mas sim das substancias que X medicamento tem. Nao é publicidade penso eu... mas se quiseres eu edito
Eu acho que é melhor...

E chama-se substância activa
cris17
Membro Veterano

sexta set 25, 2009 9:48 pm

jpmf Escreveu:
cris17 Escreveu:
Eu acho que é melhor...

E chama-se substância activa
sim é mesmo isso. Bom se desse apagava o topico, devo editar e apagar tudo?
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sexta set 25, 2009 10:52 pm

Boas. A minha opinião é que é um perigo lidar com fármacos só porque uma pessoa amiga usa e resulta, nos nossos animais. Primeiro, porque o problema pode não ser o mesmo e segundo, porque as posologias indicadas podem não ser as mesmas (dependendo do fármaco, do tamanho do animal, etc). Para além disso, uma avaliação realizada pelo dono nada tem a ver com uma avaliação feita pelo vet (vá, algumas excepções), pelo que mexer naquilo que não se sabe, é sempre má ideia.

E com isto digo desparasitantes, digo gotas para por nos olhos das tartarugas, cremes (especialmente em répteis) e qualquer tipo de nomeação de fármacos aqui no forum, porque mesmo que não digamos «põe isto que faz bem», ao afirmarmos que perante este problema, lidámos desta maneira e colocámos este produto, dizendo o seu nome, estaremos a influenciar muita gente que apenas lê os tópicos e nem perguntas faz, induzindo essas mesmas pessoas em erro. É colocar a informação em mãos erradas ou a pessoas com interpretações erradas acerca de um determinado problema.

É uma opinião paternalista, mas é a que provoca menos perigos.

Isto sem falar, claro, em diagnósticos a la carte como muitos users pedem...imaginem agora falarmos em medicamentos...
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”