O que vc faria??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LucNun
Membro Veterano
Mensagens: 1613
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sexta set 25, 2009 9:31 pm

Tudo depende da experiência de vida do cão. Mas há casos, sim, poucos, mas há. Além disso, os cães abandonados em centros urbanos têm um comportamento diferente, não tão assilvestrado como os que refere. E estes ainda por cima são alimentados, é a fome que os leva a procurar presas e depois a falta de controlo humano faz o resto.

Podem nunca se adaptar a viver numa casa, mas são controláveis. O problema é sempre circunscrevê-los a um território vigiado e acabar com a errância.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
EUROPWOLF
Membro
Mensagens: 173
Registado: quarta jul 08, 2009 4:03 am

sexta set 25, 2009 9:35 pm

Qual é o problema das quintas terem animais e terras cultivadas?
Não vi aqui referido que eles eram ou deixavam de ser agressivos, não vi referências de destruirem terras cultivadas....

Quase todos os donos?
Pelo que vejo, os que os têm presos soltam-nos sempre todos os dias. A maior parte dos casos, até têm cães para diversas funções, para guarda, para caça, para pastoreio, etc...
Os de caça, são soltos para se exercitarem, os de guarda normalmente são soltos a noite inteira para guardar a propriedade, os de pastoreio são soltos para irem tomar conta do gado...etc...

Não percebo o seu ponto de vista, so por um cão viver na rua, automaticamente quer dizer que não se adapte a viver numa quinta, numa casa, etc?

Se se tornaram bravios, secalhar é porque o proprietário não soube lidar com eles do modo correcto...
Fitinhas
Membro Veterano
Mensagens: 2293
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm
Localização: Bichona Luca, Gatona Pipoca :D

sexta set 25, 2009 10:51 pm

Antes de mais, obrigada a tds quantos estão a participar, e de alguma forma a ajudar.
Ja mandei mail á animais de rua, vou aguardar resposta.
Só sei que esta situação n pode continuar, para os moradores pode ser normal, para mim faz imensa confusão.
Sei que n estão mal tratados, mas custa me ver aquela cadela...
moslie
Membro Veterano
Mensagens: 2263
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sexta set 25, 2009 11:02 pm

O problema dos terrenos cultivados e dos animais de quinta é que os cães destroiem as coisas, e perseguem os animais, e cães de grande porte fazem muitos estragos. E muitas vezes não é para comer, é porque ficam excitados com o cheiro dos animais e com o sangue.
Vivi muito tempo numa zona rural e sei como é, por isso a maioria das quintas tem os animais à corrente.
Houve um sitio onde uma fêmea e os dois filhos machos mataram um poldrinho que tinha a égua peada e não pode acudir ao filho.

Das que conheço onde os bichos estão soltos à noite, são quintas só de àrvores de fruto e oliveiras, sem terras lavradas, e sem capoeiras.

Não são os cães simplesmente de rua que não se adaptam a casa (e alguns não se adaptam mesmo), são os animais já sem relacionamento humano, que não admitem proximidade nem tem já vinculo com humanos.
Por ex. no tópico dos cães do Lumiar, não sei se repararam no ex. de uma cachorra que nunca se habituou.
Se até cachorros pequenos, ficam animais timidos e manhosos, porque falta o periodo de de socialização, como é com adultos?
LucNun
Membro Veterano
Mensagens: 1613
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sexta set 25, 2009 11:31 pm

O caso dos cães do Lumiar não serve de bitola. Acompanhei esse caso desde o princípio e foi um acumular de erros sobre erros por causa do olhar cor-de-rosa com que muitos olham para os animais. O resultado foi o que agora está em apelo.

A cachorra que refere foi apanhada, junto com uma irmã de ninhada, já demasiado crescida (creio que tinha quatro meses na altura da captura, que foi feita da pior maneira possível). Já por isto seria difícil socializá-la como devia ser, mas teve azar e foi parar a mãos inábeis. Claro que nunca se adaptou, vivendo sempre num terror extremo. Não sei como estará hoje, se o convívio com outros cães e as pessoas da APCA a terão domesticado. A outra irmã foi adoptada e parece que se conseguiu socializá-la.

No caso dos cães da Fitinhas, a vivência é outra. São insociáveis, mas têm contacto com pessoas. Têm um território estabelecido por eles e nele se movimentam sem necessitarem de procurar o que comer nos rebanhos, que ali não existem. Não é por isso que deixam de constituir um risco para a saúde pública, evidentemente, e nem por isso deixam de ter de ser controlados e tratados, mas não são uma matilha de cães assilvestrados.
Última edição por LucNun em sexta set 25, 2009 11:35 pm, editado 1 vez no total.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
LucNun
Membro Veterano
Mensagens: 1613
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sexta set 25, 2009 11:34 pm

Fitinhas Escreveu:Antes de mais, obrigada a tds quantos estão a participar, e de alguma forma a ajudar.
Ja mandei mail á animais de rua, vou aguardar resposta.
Só sei que esta situação n pode continuar, para os moradores pode ser normal, para mim faz imensa confusão.
Sei que n estão mal tratados, mas custa me ver aquela cadela...
Concentre os seus esforços na cadela, Fitinhas. Para já, pelo menos.

Já agora, uma questão: se ela não está esterilizada, com certeza que tem tido ninhadas. O que têm feito com elas? Como têm lidado com os cios e com tudo o que é inerente a esses períodos?
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
jofelix
Membro Veterano
Mensagens: 2300
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Localização: YODA, HOPI e KASHA

sábado set 26, 2009 12:00 am

Fitinhas Escreveu:Antes de mais, obrigada a tds quantos estão a participar, e de alguma forma a ajudar.
Ja mandei mail á animais de rua, vou aguardar resposta.
Só sei que esta situação n pode continuar, para os moradores pode ser normal, para mim faz imensa confusão.
Sei que n estão mal tratados, mas custa me ver aquela cadela...
Olá,
Fitinhas, eu se tivesse uma matilha perto de casa nas mesmas condições, certamente que daria alguma ajuda na colecta para tratarem da saúde dos cães. O ideal seria o preço justo.

Percebeste a ideia :wink:
Não perdes nada por tentar.

Um abraço
Fitinhas
Membro Veterano
Mensagens: 2293
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm
Localização: Bichona Luca, Gatona Pipoca :D

sábado set 26, 2009 12:14 am

Luc isso eu n sei... mas bom fim n devem ter.

Eu apenas vou aquele local uma ou duas vezes por semana, por motivos de trabalho.
Mal vi aquela situação, logo andei a sondar os moradores.
Naquele terreno existe uma casa com quintal vedado, mas o portão está sempre aberto, normalmente quem trata os cães é o dono dessa casa.
Os moradores por vezes tb os alimentam e foi por eles que soube que a cadela está constantemente prenha...
Qd me aproximei da cadela deu me dó, custa a levantar se para fugir, um olhar daqueles :(
N está magra, mas parece fraca e cansada.
Segundo a animais de rua, posso candidatar os animais para esterelização/castração, mas tb vou ter de entrar nas despesas. :?
Sinto me atada :(
LucNun
Membro Veterano
Mensagens: 1613
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sábado set 26, 2009 12:29 am

Eles fazem preços muito baixos, e pode sempre pedir ajuda para isso. Vá ao site deles ou mande-lhes um mail a expor a situação e a pedir ajuda.

A cadela pode estar doente, sim, convinha ver bem isso com o veterinário.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
jofelix
Membro Veterano
Mensagens: 2300
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Localização: YODA, HOPI e KASHA

sábado set 26, 2009 12:48 am

Fitinhas Escreveu:Luc isso eu n sei... mas bom fim n devem ter.

Eu apenas vou aquele local uma ou duas vezes por semana, por motivos de trabalho.
Mal vi aquela situação, logo andei a sondar os moradores.
Naquele terreno existe uma casa com quintal vedado, mas o portão está sempre aberto, normalmente quem trata os cães é o dono dessa casa.
Os moradores por vezes tb os alimentam e foi por eles que soube que a cadela está constantemente prenha...
Qd me aproximei da cadela deu me dó, custa a levantar se para fugir, um olhar daqueles :(
N está magra, mas parece fraca e cansada.
Segundo a animais de rua, posso candidatar os animais para esterelização/castração, mas tb vou ter de entrar nas despesas. :?
Sinto me atada
:(
Olá,

Está provado que o Europwolf tem razão.

E não há ninguém neste fórum, do Barreiro ou arredores que possa ajudar a Fitinhas num contacto com a C.M. do Barreiro ou outras entidades para ajudarem nas despesas ??

Vamos lá, desatem a Fitinhas :wink: :wink:
Quem não se quiser comprometer aqui neste fórum, que o faça por MP, que também vale, até pode ser uma associação :wink:
Um abraço
EUROPWOLF
Membro
Mensagens: 173
Registado: quarta jul 08, 2009 4:03 am

sábado set 26, 2009 1:04 am

moslie Escreveu:O problema dos terrenos cultivados e dos animais de quinta é que os cães destroiem as coisas, e perseguem os animais, e cães de grande porte fazem muitos estragos. E muitas vezes não é para comer, é porque ficam excitados com o cheiro dos animais e com o sangue.
Vivi muito tempo numa zona rural e sei como é, por isso a maioria das quintas tem os animais à corrente.
Houve um sitio onde uma fêmea e os dois filhos machos mataram um poldrinho que tinha a égua peada e não pode acudir ao filho.

Das que conheço onde os bichos estão soltos à noite, são quintas só de àrvores de fruto e oliveiras, sem terras lavradas, e sem capoeiras.

Não são os cães simplesmente de rua que não se adaptam a casa (e alguns não se adaptam mesmo), são os animais já sem relacionamento humano, que não admitem proximidade nem tem já vinculo com humanos.
Por ex. no tópico dos cães do Lumiar, não sei se repararam no ex. de uma cachorra que nunca se habituou.
Se até cachorros pequenos, ficam animais timidos e manhosos, porque falta o periodo de de socialização, como é com adultos?
Depois disto, fiquei sem saber o porquê de se terem seleccionado cães precisamente para funções deste tipo durante séculos :wink:

Fiquei também sem perceber porque é que nas quintas existem cães se eles provocam assim tanto prejuízo, etc.

Fiquei a pensar, que o melhor mesmo é proibirem-se os animais em tudo o que não sejam cidades grandes, porque os cães pelo visto só se adaptam e aprendem a viver nesses sítios, agora em quintas, etc. pelo visto não.

Fiquei sem saber o motivo pelo qual os pastores utilizam cães para os ajudarem no trabalho, e protegerem os seus animais, se estes provocam assim tanto prejuízo e são um perigo tão grande para os outros animais...

Os cães destroem as coisas e perseguem outros animais se nada for feito na sua educação para que tal não aconteça.

Gostava de saber o que significa os cães ficarem excitados com o cheiro dos outros animais e do sangue? Isto estará relacionado com o mito de que se eles comerem carne crua depois apanham-lhe o gosto e atacam tudo incluindo humanos?

E, qual é o mal de alguns serem postos à corrente? Dos que vejo com corrente nas quintas, até têm uma corrente bem grande para se movimentarem, até chegar à hora de os exercitar. Correntes essas, que muitas vezes proporcionam mais espaço ao animal do que muitos canis bonitinhos, do que muitos apartamentos, etc.

Em muitos sítios e mesmo nas grandes cidades os cães atacam e matam outros animais e até mesmo pessoas.

Parece-me é que nessas quintas, não souberam educar os animais devidamente, para eles causarem tanto prejuízo aos donos e não saberem comportar-se.

A única descrição destes cães, e peço o favor de não baralhar com os do lumiar ou qualquer outros, porque cada caso é um caso diferente, é a de que eles se afastam de algumas pessoas.
Vínculo humano, não me diga que também é da opinião daquele mito que apenas os cães bebés se habituam aos donos, etc.?
Em termos de comportamento tudo dá para trabalhar...

Nem todos os proprietários de quintas tratam bem os animais, mas também não são todos os que os tratam mal.
O mesmo se aplica aos que vivem nas cidades (onde tenho visto animais tratados de pior maneira do em todos os outros locais), o mesmo se aplica aos caçadores (tão mal afamados juntos dos amigos dos animais), etc.
Fitinhas
Membro Veterano
Mensagens: 2293
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm
Localização: Bichona Luca, Gatona Pipoca :D

sábado set 26, 2009 1:06 am

Apesar do grave da situação, o jofelix ja conseguiu fazer me rir!

N vou contactar com a CMB pelo simples facto que eles vao pegar nos caes e leva los para o canil.
Na minha opinião, canil n é opção.
Aguardo resposta da Animais de rua e consoante aquilo que me disserem logo vejo...
Na falta de melhor agarro na cadela e levo ao Vet da minha, pode ser que ele faça um desconto!

Aceitam se donativos! 8)
:? :|
EUROPWOLF
Membro
Mensagens: 173
Registado: quarta jul 08, 2009 4:03 am

sábado set 26, 2009 1:11 am

jofelix Escreveu:
Fitinhas Escreveu:Luc isso eu n sei... mas bom fim n devem ter.

Eu apenas vou aquele local uma ou duas vezes por semana, por motivos de trabalho.
Mal vi aquela situação, logo andei a sondar os moradores.
Naquele terreno existe uma casa com quintal vedado, mas o portão está sempre aberto, normalmente quem trata os cães é o dono dessa casa.
Os moradores por vezes tb os alimentam e foi por eles que soube que a cadela está constantemente prenha...
Qd me aproximei da cadela deu me dó, custa a levantar se para fugir, um olhar daqueles :(
N está magra, mas parece fraca e cansada.
Segundo a animais de rua, posso candidatar os animais para esterelização/castração, mas tb vou ter de entrar nas despesas. :?
Sinto me atada
:(
Olá,

Está provado que o Europwolf tem razão.

E não há ninguém neste fórum, do Barreiro ou arredores que possa ajudar a Fitinhas num contacto com a C.M. do Barreiro ou outras entidades para ajudarem nas despesas ??

Vamos lá, desatem a Fitinhas :wink: :wink:
Quem não se quiser comprometer aqui neste fórum, que o faça por MP, que também vale, até pode ser uma associação :wink:
Um abraço
Acho bem que a pessoa também tenha que entrar com algum €, agora depende é da quantia que eles querem que a pessoa contribua...

Pelo que sei, lá perto existe uma associação, e no mesmo distrito existem outras tantas...é uma questão de contactar todas a ver se podem fazer algo.

A CM do Barreiro, o mais certo é a ajuda ser colocá-los no canil até serem abatidos.

Penso, que a solução até ela ser esterilizada, seria a pílula.

Pode também colocá-los para adopção no fórum ou noutro local.
EUROPWOLF
Membro
Mensagens: 173
Registado: quarta jul 08, 2009 4:03 am

sábado set 26, 2009 1:13 am

Fitinhas, uma coisa importante, é quando lá for, pedir a alguém que lhes dê comida ou alguém que eles conheçam para se aproximarem consigo dos cães, pode ser que assim eles não fujam.
Fitinhas
Membro Veterano
Mensagens: 2293
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm
Localização: Bichona Luca, Gatona Pipoca :D

sábado set 26, 2009 1:16 am

Estou de acordo com o Europwolf.
Acredito que sejam recuperaveis, claro que tem de haver um trabalho de sociabilização, do psicológico do cão,etc.
Estes são claramente cães que sempre viveram na rua, são alimentados por Humanos que n são reconhecidos cm donos, mas sim como uma ameaça.
São cães que a meu ver sabem perfeitamente o que a maioria dos Humanos lhe fariam se lhes pusessem as mãos em cima.
Teem que ganhar confiança nos Humanos, e isso é possivel com trabalho!
Responder

Voltar para “Cães”