que raça escolher

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

APBS
Registado: domingo set 27, 2009 9:01 am

domingo set 27, 2009 9:20 am

Bom dia

Sou novo por aqui, gostaria se possivel a vossa ajuda.

Os meus filhos gostavam de ter um cão como parceiro de brincadeiras e companhia.
Como moro em apartamento por isso estamos divididos entre o podengo pequeno Português pelo liso e o beagle.
Qual destas voces aconcelham.

Desde já fica aqui o meu agrdecimento pela a aluda.

Obrigado
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

domingo set 27, 2009 10:21 am

Provavelmente nenhuma delas... são ambos cães de caça em matilha... logo não toleram bem a solidão e como tal vão encontrar algo para manifestar a sua frustração.
O beagle provavelmente vai transformar-se num ladrador que vai deixar os vizinhos todos furiosos, e o podengo deve tornar-se num cão com um petite por destruição capaz de levar qualquer dono à loucura.
Os cães de caça em matilha não deve ser mantidos sozinhos.

Há tantas raças por onde escolher que toleram muito melhor viver sem a companhia de um semelhante.
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo set 27, 2009 10:45 am

Essas raças que indicou são muito boas para crianças mas não em apartamento, precisam de muito exercicio e e espaço. Os beagles não são fáceis de treinar e estão sempre prontos a fugir.

Quanto tempo vai o cão passar sózinho? Geralmente as raças que aguentam melhor periodos sem o dono ao pé são raças grandes de cão pastor, o que não é muito o perfil para apartamento.
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

domingo set 27, 2009 10:52 am

Olá!
Vou dar outras ideias ao forista e depois digam que são boas ou nem por isso.E que tal um pinscher, um chiuhaha ou um basset?um West?
Os dois primeiros,se forem miniaturas,até pode levá-lo po emprego (tou a brincar,claro...lol...)
Moslie,há raças grandes que supostamente se dão muito bem em apartamento.Claro que vivenda é sempre melhor...mas li um artigo que falava que o São Bernardo,por exemplo,que é enorme,dava-se muito bem em apartamento,até lhe bastava um cantinho só dele para se sentir feliz.Não conheço ninguém com um,por isso,nao pude confirmar essa tese...

Jocas caninas
mi_xen
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

domingo set 27, 2009 10:59 am

Porque não um Cavalier King Charles Spaniel? são cães de apartamento, toleram bem as brincadeiras de crianças...

Na minha opinião nem o podengo nem o beagle são cães para apartamento, apesar de haver quem os tenha... Corre até o risco de ter o beagle a ladrar de manhã até a noite...
moslie
Membro Veterano

domingo set 27, 2009 11:38 am

As raças anãs não são indicadas para crianças: chihuahuas, pinchers, caniches e yorkshires são demasiado nervosos, ciumentos e frágeis. O tamanho faz como que se sintam ameaçados pelas brincadeiras das crianças e não são animais pacientes, além de que mordem com facilidade.
Pessoalmente não concordo com raças gigantes em apartamento, podem até ser sossegados, mas na fase da juventude podem fazer grandes estragos, exigem muita experiência de treino e passeios demorados. Um apartamento não é uma moradia, não vale a pena iludirmos-nos....
Um west é uma boa opção. Mas precisa de muito exercicio, todos os terriers são animais vivaços. Não é por ser pequeno que dispensa boas corridas.
Há aqui uma forista com um e ela diz que é bom com crianças. Sendo pequenos, os Lulus tem bom feitio, e são espertos, mas não gostam de ser deixados sós e podem ser barulhentos.
Pug's - são óptimos, bom feitio, pequenos, não exigem muito exercicio. São também caros (cuidado que há muita gente a vender animais com grandes problemas de saúde) e deitam muito pêlo.

Depois tem sempre uma boa opção: visite um canil municipal ou de uma associação e diga o que pretende. Pode trazer um cão/cadela jovem, mas que já se sabe o feitio. Há animais lindos abandonados e quem os recolhe sabe o temperamento deles.
Habituam-se lindamente, quanto a isso não tenha problemas.
APBS
Registado: domingo set 27, 2009 9:01 am

domingo set 27, 2009 12:44 pm

Obrigado pela vossa ajuda.
Vou aproveitar a ideia da mosile e vou ao canil municipal.
Obrigado :D
softadoranimais
Registado: sábado ago 29, 2009 2:18 pm

domingo set 27, 2009 1:33 pm

Ja que falam do assunto, vou fazer uma perguntinha:

Quais sao as raças pequenas que toleram mais a solidao? (nao sei se me fiz entender bem)

Obrigada!
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

domingo set 27, 2009 1:39 pm

Tolerar a solidão? Isso não é saudável (mental e fisicamente) para a vida de nenhum cão!
<p>Cumprimentos</p>
moslie
Membro Veterano

domingo set 27, 2009 1:44 pm

Nenhuma! Um cão que passa o tempo sózinho não aprende nada, nunca vai ser meigo, obediente e brincalhão, vai ficar stressadissimo cada vez que vê os donos, não vai saber comportar-se porque os cães não nascem ensinados e é preciso tempo, paciência e persistência para ensinar um cachorrinho!

Há de facto raças que suportam melhor o estarem sem o dono, são raças mais independentes, do tipo guarda, que foram criadas para estarem por ex. sózinhas com um rebanho ou uma propriedade. mas não passam sem treino e contacto humano, ou tornam-se incontroláveis.

Um cão bébé sózinho, vai chorar imenso, e depois vai-se pôr a destruir coisas....
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

domingo set 27, 2009 2:16 pm

Olá,

Também foi questionado aqui:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=71111

Um abraço
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

domingo set 27, 2009 2:29 pm

o cavalier ou o pug são boas opções, bons para apartamento, pacientes com crianças, não fazem barulho....
mar70
Membro Veterano
Registado: terça ago 18, 2009 8:10 pm

domingo set 27, 2009 4:02 pm

outra opcao fantastica para crianças e de muito facil manutenção é o schnauzer miniatura. Como tem pelo cerdoso nao cai e é de facil tratamento. sao muito tolerantes com as crianças.

Um outro exemplo seria um cocker spaniel mas bem mais activo q um schnauzer.

Como ja foi dito as raças minis nao sao de todo adequadas a crianças pois sao pouco tolerantes.

Eu pessoalmente qd a pessoa tem algumas condicionantes acho preferivel adoptar um animal mais velho. Porque nesse caso aquilo q esta a vista é o q o animal é. Ou seja ja tem algumas certezas acerca do comportamento q o espera e ja sabera como reaje c as crianças e se tolera ficar sozinho ou nao.

a outra vantagem é ja ver o tamanho definitivo do cao e nao haver duvidas quanto a ir crescer muito ou pouco. e depois a maioria deles aprende muito mais depressa q um cachorro muito pequeno. alem disso nao tem q passar 6 meses a limpar xixis d chao pq um cachorro muito raramente aprende a fazer tudo la fora antes dessa idade. um adulto ou jovem muitas vezes tem um periodo d adaptação mas rapidamente se insere na rotina da familia
moslie
Membro Veterano

domingo set 27, 2009 4:32 pm

Nunca me lembro do schnauzer, é uma óptima opção: são inteligentes, meigos e brincalhões. Atenção: implica um custo com manutenção do pêlo, que tem de ser tosquiado.
Cocker's eu não meteria um com crianças. Já foi uma boa raça, mas a ganância dos criadeiros estragou-a, só comprando num criador de muita confiança.

O ideal é mesmo um animal já ensinado e de quem já se sabe a personalidade.
Os rafeiros dão excelentes amigos.
diogo1710
Membro
Registado: segunda ago 03, 2009 9:48 am

domingo set 27, 2009 8:00 pm

No apartamento tem um bom terraço???? se sim talvez o podengo.

Mas o Charles Spaniel é o mais indicado tal como o yorkshire. e o westie tolera bem sozinho pq sabe q o dono vai voltar ou então um shnauzer miniatura, mas de preferencia fêmea.

Espero ter ajudado.
Responder

Voltar para “Cães”