Olá.
vamos lá entao
O hamster mais sociavel mais facil de manusear é o Sirio, o roborovski nem é um hamster que goste muito de ser pegado e é muioto esquivo foge com facilidade, sao pequenos e rapidos. Eu tenho um anao russo é muito bonito e é bastante sociavel.
Para alojamento precisas de uma gaiola ampla que de pra ter todos os acessorios e uma boa organização. Se queres com um andar, com mais que um, com tubinhos a andar por fora, isso já é a gosto. Eu pessoalmente nmao gosto dessas com muitos tubinhos. Convem ser uma gaiola de grades e tampo em plastico, nada de fundos em grades. Aquelas de acrilico todas tapadas , nao sao boa ideia, se quiseres podes optar por uma mista.
A alimentaçao fazes assim: compras umas tres raçoes diferentes e misturas tudo. Podes dar tambem por exemplo maça, ou pera, e como guluseima um amnduim, uma amendoa ou uma noz, de vez em quando.
Higiene. Lavar a gaiola uma vez por semana. E pra ele tomar banho, tambem uma vez por semana darlhe um pratinho com areia de chinchila. Nunca se deve dar banho com agua. Eu coloco a areia quando estou a levar a gaiola.
Manuseio, é nao mexeres muito nele no inicio, deixalo habituar-se a casa,ç depois começas a por a mao dentro da gaiola pra ele sentir o teu cheiro, ja ouvi falar num truque que é: colocares um lanço por dentro da camisola durante umas horas e depois darlhes pra ele fazer o ninho com ele, pra se habitura ao cheiro, mas nunca exprimentei. Depois começas a dar comida a mao e quando ele se sentir ja a vontade e deixar fazer festinhas dentor da gaiola podes começar a pegar nele.
Quanto aos acessorios precisas:
uma roda nao deve ser de grades, mas ism toda forrada, pra ele nao ficra com as patas presas.
uma casinha pra ele fazer o ninho, nao uses aqueles ninhos que se vendem no mercado, uma boa ideia é o pelo higienico as tiras, pra ele fazer o ninho. Os coisos proprios pra lee faezr o ninho podem enrolarse as patas e partilas.
tubos eu so tenho um na minha gaiola, e ele nem liga muito, podeslhe dar um tubo de papel higienico o cartao, que é pra ele roer.
comedouro, bebedouro (agua nova dia sim dia nao)
podes comprar uns bocaditos de madeira que há nas lojas, pra ele roer. podes comprar um wc, mas isto ja sao regalias.
Nao estou a ver assim mais nada, e acho que ja te disse muito