Iniciação- Gerbos!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
TurtleLover
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 7:17 pm
Localização: Tenho de tudo um pouco: cães, gatos, peixes, tartarugas, ovelhas, patos... xD

domingo set 27, 2009 5:35 pm

Boa a tarde a todos!
Estou a pensar em adquirir um hamster, mas não tenho intenções de comprar AGORA (talvez lá para dezembro assim como se fosse uma prenda de mim para mim :P ). Primeiramente ando a informar-me sobre eles porque confesso que não sei grande coisa sobre as suas necessidades e bem-estar (a minha "especialidade" é mais tartarugas) . :oops:
Para começar gostava de saber:
- A vossa opinião sobre a espécie mais "sociável" e mais facilmente domesticável (pelas care-sheets aqui da Arca, entre o hamster e o hamster roborovski, o primeiro é mais sociável);
- Alojamento;
- Alimentação;
- Higiene;
- Manuseio;
- Acessórios (rodas,tubos,esferas,etc...);
E por agora é só! :wink:

Cumprimentos*

P.S.: Tenho de acrescenstar que iniciei à relativemente pouco tempo a minha pesquisa de informação por isso se fizer assim alguma pergunta mais descabida peço desulpa. :oops:
Última edição por TurtleLover em domingo out 18, 2009 3:53 pm, editado 1 vez no total.
"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas." -<strong>Axel Munthe</strong><strong></strong>
Malva
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2008 9:42 am

domingo set 27, 2009 5:56 pm

Olá.
vamos lá entao

O hamster mais sociavel mais facil de manusear é o Sirio, o roborovski nem é um hamster que goste muito de ser pegado e é muioto esquivo foge com facilidade, sao pequenos e rapidos. Eu tenho um anao russo é muito bonito e é bastante sociavel.

Para alojamento precisas de uma gaiola ampla que de pra ter todos os acessorios e uma boa organização. Se queres com um andar, com mais que um, com tubinhos a andar por fora, isso já é a gosto. Eu pessoalmente nmao gosto dessas com muitos tubinhos. Convem ser uma gaiola de grades e tampo em plastico, nada de fundos em grades. Aquelas de acrilico todas tapadas , nao sao boa ideia, se quiseres podes optar por uma mista.

A alimentaçao fazes assim: compras umas tres raçoes diferentes e misturas tudo. Podes dar tambem por exemplo maça, ou pera, e como guluseima um amnduim, uma amendoa ou uma noz, de vez em quando.

Higiene. Lavar a gaiola uma vez por semana. E pra ele tomar banho, tambem uma vez por semana darlhe um pratinho com areia de chinchila. Nunca se deve dar banho com agua. Eu coloco a areia quando estou a levar a gaiola.

Manuseio, é nao mexeres muito nele no inicio, deixalo habituar-se a casa,ç depois começas a por a mao dentro da gaiola pra ele sentir o teu cheiro, ja ouvi falar num truque que é: colocares um lanço por dentro da camisola durante umas horas e depois darlhes pra ele fazer o ninho com ele, pra se habitura ao cheiro, mas nunca exprimentei. Depois começas a dar comida a mao e quando ele se sentir ja a vontade e deixar fazer festinhas dentor da gaiola podes começar a pegar nele.

Quanto aos acessorios precisas:
uma roda nao deve ser de grades, mas ism toda forrada, pra ele nao ficra com as patas presas.
uma casinha pra ele fazer o ninho, nao uses aqueles ninhos que se vendem no mercado, uma boa ideia é o pelo higienico as tiras, pra ele fazer o ninho. Os coisos proprios pra lee faezr o ninho podem enrolarse as patas e partilas.
tubos eu so tenho um na minha gaiola, e ele nem liga muito, podeslhe dar um tubo de papel higienico o cartao, que é pra ele roer.
comedouro, bebedouro (agua nova dia sim dia nao)
podes comprar uns bocaditos de madeira que há nas lojas, pra ele roer. podes comprar um wc, mas isto ja sao regalias.

Nao estou a ver assim mais nada, e acho que ja te disse muito :lol: :lol: :lol:
http://mundodastartarugas.forumpratodos.com - Forum Tartarugas
<u><strong /></u>
diogo1710
Membro
Registado: segunda ago 03, 2009 9:48 am

domingo set 27, 2009 6:36 pm

Eu já tive dois hamsters não eram sirios eram daqueles normais que se vendem nas lojas. São muitos giros e divertidos.Dormem de dia e tão activos ao fim do dia e à noite.
A média de tempo de vida é dois anos o problema.
Limpar a gaiola 1 vez por semana, na cama pomos algodão.
brinquedos eu punha uuma roda e barritas de vitaminas.
para por tubos tem que ter uma gaiola media -grande.

NOTA: NÃO COMPRE DOIS HAMSTERS PARA PÔR NUMA SÓ GAIOLA POIS ELES LUTAM E MATAM-SE. mas nao sao tds....

Espero ter ajudado
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

domingo set 27, 2009 6:56 pm

Olá ;)
Deixo aqui um link que poderá ser útil: http://www.mundodosanimais.com/portal/m ... sters.html

Quanto ás rodinhas só quero alertar para que sejam fechadas, para não se magoarem nas patinhas.
Quanto ao algodão que é vendido para a caminha dos hamsters, não aconselho, pois as fibras podem entrelaçarem-se nas patinhas e prender a circulação originando amputações.

Pessoalmente prefiro usar feno para a cama, mas pode usar papel higiênico é mais barato e não existe o problema que existe com o tal "algodão".

Ao manusear o hamster atenção aos cheiros de outros animais ou comida, a tendência é morder.

Como litter uso madeira prensada, é absorvente e mudo 1 vez por semana.

Se tiveres dúvidas é só dizeres ;)
Boa sorte!
TurtleLover
Membro Veterano
Localização: Tenho de tudo um pouco: cães, gatos, peixes, tartarugas, ovelhas, patos... xD

domingo set 27, 2009 7:07 pm

Malva Escreveu:Olá.
vamos lá entao

Para alojamento precisas de uma gaiola ampla que de pra ter todos os acessorios e uma boa organização. Se queres com um andar, com mais que um, com tubinhos a andar por fora, isso já é a gosto. Eu pessoalmente nmao gosto dessas com muitos tubinhos. Convem ser uma gaiola de grades e tampo em plastico, nada de fundos em grades. Aquelas de acrilico todas tapadas , nao sao boa ideia, se quiseres podes optar por uma mista.

Higiene. Lavar a gaiola uma vez por semana. E pra ele tomar banho, tambem uma vez por semana darlhe um pratinho com areia de chinchila. Nunca se deve dar banho com agua. Eu coloco a areia quando estou a levar a gaiola.

Quanto aos acessorios precisas:
uma roda nao deve ser de grades, mas ism toda forrada, pra ele nao ficra com as patas presas.
uma casinha pra ele fazer o ninho, nao uses aqueles ninhos que se vendem no mercado, uma boa ideia é o pelo higienico as tiras, pra ele fazer o ninho. Os coisos proprios pra lee faezr o ninho podem enrolarse as patas e partilas.
tubos eu so tenho um na minha gaiola, e ele nem liga muito, podeslhe dar um tubo de papel higienico o cartao, que é pra ele roer.
comedouro, bebedouro (agua nova dia sim dia nao)
podes comprar uns bocaditos de madeira que há nas lojas, pra ele roer. podes comprar um wc, mas isto ja sao regalias.
Então aquelas gaiolas que se vê nas lojas de animais, de plástico e que já têm a rodinha e o tubo não é o mais aconselhável?

O que é que a areia faz de modo a que o hamster fique limpo?
E porque é que não se deve dar banho com água? Também já me disseram para pôr pó-de-talco para o pêlo ficar fofinho.

O cartão não lhe faz mal? :o
diogo1710 Escreveu:
NOTA: NÃO COMPRE DOIS HAMSTERS PARA PÔR NUMA SÓ GAIOLA POIS ELES LUTAM E MATAM-SE. mas nao sao tds....

Espero ter ajudado
Eu só quero comprar um porque pelo que já andei a ler,eles também se reproduzem como coelhos. :P

Obrigada pela ajuda!! :D
"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas." -<strong>Axel Munthe</strong><strong></strong>
TurtleLover
Membro Veterano

domingo set 27, 2009 7:16 pm

Kathamina Escreveu:Olá ;)
Deixo aqui um link que poderá ser útil: http://www.mundodosanimais.com/portal/m ... sters.html

Quanto ás rodinhas só quero alertar para que sejam fechadas, para não se magoarem nas patinhas.
Quanto ao algodão que é vendido para a caminha dos hamsters, não aconselho, pois as fibras podem entrelaçarem-se nas patinhas e prender a circulação originando amputações.

Pessoalmente prefiro usar feno para a cama, mas pode usar papel higiênico é mais barato e não existe o problema que existe com o tal "algodão".

Ao manusear o hamster atenção aos cheiros de outros animais ou comida, a tendência é morder.

Como litter uso madeira prensada, é absorvente e mudo 1 vez por semana.

Se tiveres dúvidas é só dizeres ;)
Boa sorte!
Obrigada pelo link! :wink:
E por baixo da madeira prensada se puser uma folha de jornal não é mais higiénico?
Outra dúvida, quais são as doenças mais comuns nos hamsters?

Obrigada a todos!!
diogo1710
Membro
Registado: segunda ago 03, 2009 9:48 am

domingo set 27, 2009 7:41 pm

a água podese por mas raramente e pomos um bcdnh na mão e passamos-lhe por cima e limpamos-lhe logo de seguida.

As gaiolas com tubos e como achar melhor.
A areia não sei que nunca eprimentei
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo set 27, 2009 7:49 pm

diogo1710 Escreveu:Eu já tive dois hamsters não eram sirios eram daqueles normais que se vendem nas lojas. São muitos giros e divertidos.Dormem de dia e tão activos ao fim do dia e à noite.
A média de tempo de vida é dois anos o problema.
Limpar a gaiola 1 vez por semana, na cama pomos algodão.
brinquedos eu punha uuma roda e barritas de vitaminas.
para por tubos tem que ter uma gaiola media -grande.

Espero ter ajudado
Diogo nas lojas vendem-se de todas as especies de hamsters e os sirios são tão normais como qualquer dos outros...
Algodão ou material feito por fios, nunca se deve utilizar nos ninhos que pode enrrolar em volta dos dedos ou membros e estrangular acabando por amputa-los...
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

domingo set 27, 2009 8:12 pm

Boas,
1-"espécie mais "sociável" e mais facilmente domesticável"
2- Alojamento;
3- Alimentação;
4- Higiene;
5- Manuseio;
6- Acessórios (rodas,tubos,esferas,etc...);
1- Hamster Sírio

2- Gaiola de grades+fundo plástico, gaiola só de plástico, é à escolha. Para sírio, pelo menos 40cm X 20cm X 20 cm (tamanho mínimo aceitável)

3- Ração própria comprada em qualquer loja de animais ou hipermercado (ter em atenção que deverás fazer uma pequena filtragem no caso de ter muitas sementes de girassol, em grandes quantidades serão nocivas a longo prazo). A água é mudares diariamente, ou dia sim dia não.

4- Limpeza semanal da gaiola elimina cheiros, substracto podes usar corn cobs, serradura ou rolitos de madeira prensada, na minha opinião os rolitos é o ideal. A higiene do hamster em si é feita por ele, não há necessidade de intervir normalmente.

5- Compra um exemplar vindo de criador, à partida será muito mais manso pois deverá ter muito mais manuseio desde bebé e facilmente será manuseado por ti. Basta dedicares uma beca de tempo ao manuseio que não terás problemas (mesmo com hamsters vindos de loja e "maus")

6- A nível de acessórios... Roda permite que se exercitem, deverá ser fechada e não de grades (se adquirires um sírio tens que ter em atenção o tamanho da roda, para adulto deverá ter à volta de 18cms)

Alguns extras:

Para ninho: feno e papel higiénico, eles lá organizarão a coisa como entenderem que deve ficar, não precisas de casota nem nada dessas mariquices (muitos dos meus têm a casota a ganhar pó).

São animais nocturnos, e como tal não deverão estar em local muito iluminado, se bem que passarão a maioria do dia a dormir... A temperatura onde estarão também convém que não seja muito alta e que não tenham correntes de ar.

Se quiseres passa pelo meu site, tenho (penso eu) bem explicado o essencial. Qualquer outra dúvida é só perguntar.

Cumprimentos e boa sorte ;)
HamsterVille - Cria&ccedil;&atilde;o e selec&ccedil;&atilde;o de hamsters s&iacute;rios http://hamsterville.no-ip.org/
Pure
Membro Veterano

domingo set 27, 2009 8:14 pm

Peço desculpa mas só agora é que reparei que algumas das perguntas já tinham sido respondidas, de qualquer das maneiras fica estilo um resumo para as já respondidas. (No caso de respostas diferentes, a minha resposta baseia-se na minha opinião e experiência com hamsters sírios apenas).
TurtleLover Escreveu: "..." E por baixo da madeira prensada se puser uma folha de jornal não é mais higiénico? "..."
O jornal tem tinta, quando mastigado poderá ser nocivo para eles, o ideal é substracto solto e não deixar atingir pontos críticos.

Cumprimentos
HamsterVille - Cria&ccedil;&atilde;o e selec&ccedil;&atilde;o de hamsters s&iacute;rios http://hamsterville.no-ip.org/
Malva
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2008 9:42 am

segunda set 28, 2009 7:26 am

E eu exquecime de falar nos substractos.

Eu uso cat's best, mas tambem ja usei aparas de madeira, mas gosto mais od que uso agora. O jornal realmente nao deves por.

A aagua pode fazer com que eles se constipem, pois sao muito sensiveis a isso. A areia entranha-se no pelo, porque é um pozinho, e assim deixa o pelo limpo e com um aspecto mais bonito, mas acho que é dispensavel, eu sempre usei.

Aquelas todas em acrilico, nao têm uma boa circulaçao de ar e pode aquecer muito, ou entao arrefecer muito e depois nso dias de calor aquilo deve ficar tudo ressoado, se uma for uma mista de acrilico e grades, nao é mau. Mas o que eu aconselho é o fundo em plastico e depois a etsrutura em grades.

Eu pessoalmente nem gosto muito daquelas gaiolas cheias de tubos a anadr pro fora, ocupam muito espaço e nao sao praticas para lavar, eu na minha tem um tubo de plastico, ele nem liga muito, nunca o vi lá.

O de cartao é bom pra eles roerem, não, nao faz mal, porque eles em priencipio acho que nao o comem.

Se tiveres tudo direitinho, nao tens que te preocupar, depois há coisas que vais descobrindo quando tiveres o hamster, e o manuseamento tambem tem muito a ver com a personalidade do animal, por norma os sirios sao os mais sociaveis e mais faceis de lidar, mas ate te pode clhar um que nao gosta de mimos. :)
http://mundodastartarugas.forumpratodos.com - Forum Tartarugas
<u><strong /></u>
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

segunda set 28, 2009 8:49 am

TurtleLover, aqui para nós que ninguém nos ouve, eu adoro o meu hamster, nem ponho em causa o quanto, mas em termos se sociabilidade, interação e inteligência, sem dúvida ratazanas domésticas :roll:

Bem, quanto á areia de chinchila, limpa o pêlo e retira o excesso de oleosidade deste. Não se deve dar banho com água, não há necessidade disso.

Como já disseram, folha de jornal tem produtos tóxicos que ingeridos e em contacto com a urina se tornam prejudiciais.

Em relação á limpeza da gaiola, já se debateu em outro tópico o uso de detergente, chegando á conclusão que se depois do uso a gaiola for passada por água corrente para tirar residuos dos detergentes e for bem seca não existe grande problema.
Outras opiniões ficam-se e também uso esta, para desinfectar sem usar lixivia, etc, usar vinagre, além de desinfectar elimina odores.

Também não gosto de grandes tubos que vão de uma ponta á outra da gaiola, em termos de limpeza não é prático. Mas podes colocar acessórios sim.

As bolas para exercicio fora da gaiola, já utilizei, deixei de usar e agora quando limpo a gaiola deixo a Alexa dar umas voltinhas.
Diz na embalagem que o hamster não deve permanecer lá dentro mais de 20m (se não estou em erro) por dia. O meu Sírio não stressa dentro da bola, mas é preciso ter o factor stress em atenção e também o facto que é algo imposto por nós e não por vontade dele.
A minha opinião pessoal é não comprares.

A roda, e falo no caso dos hamsters sírios, quando comprares gaiola é provável que a roda já venha incluída, mas no meu caso, tive que optar por uma medida maior visto que passado uns tempos já não cabia nela.
Se optares por um hamster sírio, aconselho a uma roda de 18cm, fechada pelas razões já apresentadas.

;)
Pure
Membro Veterano

segunda set 28, 2009 8:01 pm

Já agora, para quem não gosta de tubos nas gaiolas.
Imagem

Essa é a casa de um dos meus mais velhotes, macho sírio, nunca precisei de limpar os tubos, ele no máximo armazena alguma da comida num dos "vales", mas acaba por comê-la também ;), cada caso é um caso.

Cumprimentos
TurtleLover
Membro Veterano

segunda set 28, 2009 8:38 pm

Pure Escreveu: (...)
Se quiseres passa pelo meu site, tenho (penso eu) bem explicado o essencial. Qualquer outra dúvida é só perguntar.

Pure parabéns pelo site,é bastante acessivel e exclarecedor! :)
E tem uns belos exemplares! :wink:
Malva Escreveu:E eu exquecime de falar nos substractos.

(...) Eu uso cat's best, mas tambem ja usei aparas de madeira, mas gosto mais od que uso agora. (...)
Eu também já me tinha lembrado de usar como substrato areia para os gatos, daquela que aglomera com o xixi mas não sei se também é a mais indicada porque o hamster pode magoar-se ou ir areia agarrada em algum alimento!
Kathamina Escreveu:TurtleLover, aqui para nós que ninguém nos ouve, eu adoro o meu hamster, nem ponho em causa o quanto, mas em termos se sociabilidade, interação e inteligência, sem dúvida ratazanas domésticas :roll: (...)
Ratazanas domésticas?! :lol: Não é um bocado,vá... ratazana!! São iguais às ratazanas da "rua",grandes,gordas e de aspecto duvidoso? :o

Já agora aconselham a compra de uma menina ou de um menino? :wink:

Obrigada a todos pela ajuda,têm sido essenciais!! :D
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

segunda set 28, 2009 8:45 pm

TurtleLover Escreveu:
Pure Escreveu: (...)

Pure parabéns pelo site,é bastante acessivel e exclarecedor! :)
E tem uns belos exemplares! :wink:
Malva Escreveu:E eu exquecime de falar nos substractos.

(...) Eu uso cat's best, mas tambem ja usei aparas de madeira, mas gosto mais od que uso agora. (...)
Eu também já me tinha lembrado de usar como substrato areia para os gatos, daquela que aglomera com o xixi mas não sei se também é a mais indicada porque o hamster pode magoar-se ou ir areia agarrada em algum alimento!
Kathamina Escreveu:TurtleLover, aqui para nós que ninguém nos ouve, eu adoro o meu hamster, nem ponho em causa o quanto, mas em termos se sociabilidade, interação e inteligência, sem dúvida ratazanas domésticas :roll: (...)
Ratazanas domésticas?! :lol: Não é um bocado,vá... ratazana!! São iguais às ratazanas da "rua",grandes,gordas e de aspecto duvidoso? :o

Já agora aconselham a compra de uma menina ou de um menino? :wink:

Obrigada a todos pela ajuda,têm sido essenciais!! :D
A espécie é a mesma das ratazanas de rua, mas no fundo são bastante diferentes, por fora sao na mesma ratazanas mas não têm aquele aspecto e são muito mais simpáticas :wink: Basta veres alguns tópicos de ratz com fotos vais ver como mudas de ideias. As ratz sao sociaveis portanto devem ser mantidas aos pares no minimo logo 2 meninas ou 2 meninos :wink:
Cumps
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Exóticos”