Tenho um labrador chocolate de 8 meses. Boris de seu nome.
Sempre foi um cão com um comportamento muito submisso com os outros cães. Raramente ladrava (passou meses sem ladrar) e sempre se deu bem com tudo e todos.
Anda na escola e faz treino de obediência. Tudo tem corrido bem.
Até que, há poucos dias, andamos a reparar que apresenta um comportamento algo estranho. Deixo aqui algumas situações que nos estão a preocupar e peço então a vossa ajuda para melhor averiguar o que se passa.
- Um dia destes estávamos com ele no jardim (onde ele costuma passear e conhece muito bem) e soltámo-lo para brincar com uma bola. Esteve entretido até que reparou numas crianças que estavam na relva ao lado (+/- 30 metros) a jogar à bola e começou a correr e a ladrar "à grande". Correu 6 metros por aí e parou com o nosso comando. Como é óbvio os miúdos ficaram assustados mas fomos depois lá com o Boris e ele estava contente, não parecendo mais do que "eu prefiro uma bola maior do que a minha por isso cá vou eu".
Saliento que ele anda sempre à trela excepto quando queremos que ele corra um bocadito.
- Passado um dia ladrou, no mesmo jardim, a duas pesoas muito próximas da família, que lidam com ele desde bebé.
- Hoje, estavam cá os meus pais em casa e esteve na maior até a minha mãe estar a falar comigo e ele deu um salto do sofá até ela e ladrou.
é um ladrar seguido e não constante. ladra e cala-se logo. tipo "5 ãos seguidos". É um ladrar agressivo e não me parece que seja para chamar atenção, parece-me mais de medo.
Estamos preocupados porque ele nunca foi assim e o que é estranho é que agora faz isto com pessoas da família e com cães que ele conhece desde pequeno. Por exemplo brinca com eles, mas de longe ladra.
Nunca rosnou, não mostra os dentes mas ladra de longe.
A nossa atitude foi desde sempre repreendê-lo quando isto acontece.
Já aconteceu esta situação a algum de vós??
Agradeço as vossas respostas desde já.
Beijinhos