Há ladrar e ladrar ??!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Responder
RaquelJ
Membro Júnior
Registado: terça jun 30, 2009 3:22 pm

segunda set 28, 2009 2:39 pm

Olá a todos :D

Tenho um labrador chocolate de 8 meses. Boris de seu nome.

Sempre foi um cão com um comportamento muito submisso com os outros cães. Raramente ladrava (passou meses sem ladrar) e sempre se deu bem com tudo e todos.

Anda na escola e faz treino de obediência. Tudo tem corrido bem.

Até que, há poucos dias, andamos a reparar que apresenta um comportamento algo estranho. Deixo aqui algumas situações que nos estão a preocupar e peço então a vossa ajuda para melhor averiguar o que se passa.

- Um dia destes estávamos com ele no jardim (onde ele costuma passear e conhece muito bem) e soltámo-lo para brincar com uma bola. Esteve entretido até que reparou numas crianças que estavam na relva ao lado (+/- 30 metros) a jogar à bola e começou a correr e a ladrar "à grande". Correu 6 metros por aí e parou com o nosso comando. Como é óbvio os miúdos ficaram assustados mas fomos depois lá com o Boris e ele estava contente, não parecendo mais do que "eu prefiro uma bola maior do que a minha por isso cá vou eu".

Saliento que ele anda sempre à trela excepto quando queremos que ele corra um bocadito.

- Passado um dia ladrou, no mesmo jardim, a duas pesoas muito próximas da família, que lidam com ele desde bebé.

- Hoje, estavam cá os meus pais em casa e esteve na maior até a minha mãe estar a falar comigo e ele deu um salto do sofá até ela e ladrou.

é um ladrar seguido e não constante. ladra e cala-se logo. tipo "5 ãos seguidos". É um ladrar agressivo e não me parece que seja para chamar atenção, parece-me mais de medo.

Estamos preocupados porque ele nunca foi assim e o que é estranho é que agora faz isto com pessoas da família e com cães que ele conhece desde pequeno. Por exemplo brinca com eles, mas de longe ladra.
Nunca rosnou, não mostra os dentes mas ladra de longe.

A nossa atitude foi desde sempre repreendê-lo quando isto acontece.

Já aconteceu esta situação a algum de vós??

Agradeço as vossas respostas desde já.

Beijinhos
dear
Membro Veterano
Registado: terça jan 27, 2004 10:30 am
Contacto:

segunda set 28, 2009 4:50 pm

Olá!

Não estará ele a tentar demonstrar a sua dominância? Não tenho muita experiência com machos, mas as minhas fêmeas ladram sempre que alguém se aproxima do espaço delas, mesmo que sejam outros cães...
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

segunda set 28, 2009 5:48 pm

Eu mantenho a ideia da chamada de atenção ou pa brincar que deixei no topico dos caes....

Jocas caninas
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

segunda set 28, 2009 6:07 pm

Deixa o cão sozinho na escola ou está lá quando ele tambem está?
RaquelJ
Membro Júnior

segunda set 28, 2009 8:01 pm

Na escola o Boris está sempre comigo.

Sou eu que o treino. Obviamente supervisionada pelos treinadores.

Não é ladrar de chamada de atenção. Daí o nosso espanto. Inclinamo-nos mais para o medo de alguma coisa...ou até mesmo a dominância.

Apesar de ele ser submisso com outros cães. Aliás neste momento quando ladra é este ladrar. Não tem outro!!

Eu sou dona galinha. Mas sinto que há alguma coisa que o incomoda.

Ele ficou muito susceptível a sons.
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

segunda set 28, 2009 10:24 pm

Já contou ao treinador o que se passa? Que disse ele?
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

terça set 29, 2009 5:01 pm

Ia até mais longe , comentaria com o treinador isso mesmo, porque se antes não fazia , agora faz,procurar entender,escola só não é justificativo porque os labs que conheço alguns começaram a ladrar bem tarde ou seja com oito e mais meses, alguns ladram imenso e outros quase nada.
RaquelJ
Membro Júnior

domingo out 04, 2009 9:29 pm

Ele está melhor. nunca mais voltou a ladrar daquele modo.

Falei com os trinadores e a hipótese é o medo.

Por alguma razão (qual ao certo não sabemos, porque ele nunca fez isto na escola) ele sentiu-se desconfortável e ladrou daquele modo.

Ele tem 8 meses e meio e é natural que esteja a mudar o seu carácter.
Ainda ontem fomos à exposição em Belém e ele deu-se lindamente com todos os cães. Nunca ladrou e esteve sempre muito bem.

A questão são as coisas inesperadas. Por exemplo hoje passou um carro com um megafone (por causa das eleições) e ele teve um medo de morte do som! Pôs o rabo entre as pernas e ficou doido. A olhar para todos os lados cheio cheio de medo. Malditos políticos! :lol:

As coisas estão a correr melhor! Eu quero resolver esta situação porque quero ter outro! :D Mas como é óbvio preciso de saber o que o põe desconfortável.

Beijinhos
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”