Olá.
Tenho uma amiga que está a ponderar ficar com uma cadela, mas a cadela é muito assustada, nomeadamente com homens, com barulhos estranhos, movimentos rápidos.
Ela gosta muito dela e diz que esse não é o motivo pelo qual está a decidir se fica ou não com ela, mas diz que é uma situação chata e que gostava que melhorasse, pois gostava de levar a cadela para todo o sítio com ela sem a mesma ter receio de tudo e andar a fugir de um lado para o outro ou a esconder-se atrás dela. Gostava de a poder passear normalmente e até quem sabe um dia mais tarde soltá-la.
Ela anda a tentar falar com várias pessoas sobre esse problema para a ajudarem, no entanto coloquei este tópico, pois acho que existem aqui imensas pessoas que percebem bastante de animais e que poderão vir a ajudar.
Ela já pôs a hipótese de levar a cadela a um psicólogo para cães.
O que acham que ela deve fazer para resolver esta situação?
Cadela com muito medo - O que fazer?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 26, 2008 8:40 pm
-
- Membro
- Registado: domingo jan 28, 2007 3:51 pm
Boas...
Penso que isso será falta de sociabilização, provavelmente a cadela andava sempre por casa, nao estando habituada a esse tipo de barulhos, pessoas, animais, etc....
É tudo uma questao de paciencia, e habituar a cadelita a essas situaçoes, claro com calma e aos poucos...
Nunca se pode querer tudo de uma vez
Penso que isso será falta de sociabilização, provavelmente a cadela andava sempre por casa, nao estando habituada a esse tipo de barulhos, pessoas, animais, etc....
É tudo uma questao de paciencia, e habituar a cadelita a essas situaçoes, claro com calma e aos poucos...
Nunca se pode querer tudo de uma vez

Cumpzz
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
- Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel
Associar aquilo que ela teme a coisas positivas!
Por exemplo ela tem medo de homens!
Deve ter tido alguma má experiência com eles.
Para que volte a ganhar confiança nos homens, pode por exemplo pedir a diversos amigos seus do sexo masculino (um de cada vez) que se aproximem da sua cadela calmamente, não lhe dêem festas, simplesmente caminhem calmamente e dêem uma guloseima, façam isso ate que a cadela esteja mais confiante e depois, passe a uma segunda fase: a de dar uma guloseima e a seguir uma festa! A guloseima e a festa é sempre dada pelo homem que se aproxime!
A cadela associará assim a parecença do homem a algo positivo, a algo que não deve temer!
A sua postura devera ser sempre calma e confiante! Importante que não lhe de festas se o cão se mostrar nervoso, ou com medo! Mime-o só quando este se mostrar calmo!
Boa sorte!
Por exemplo ela tem medo de homens!
Deve ter tido alguma má experiência com eles.
Para que volte a ganhar confiança nos homens, pode por exemplo pedir a diversos amigos seus do sexo masculino (um de cada vez) que se aproximem da sua cadela calmamente, não lhe dêem festas, simplesmente caminhem calmamente e dêem uma guloseima, façam isso ate que a cadela esteja mais confiante e depois, passe a uma segunda fase: a de dar uma guloseima e a seguir uma festa! A guloseima e a festa é sempre dada pelo homem que se aproxime!
A cadela associará assim a parecença do homem a algo positivo, a algo que não deve temer!
A sua postura devera ser sempre calma e confiante! Importante que não lhe de festas se o cão se mostrar nervoso, ou com medo! Mime-o só quando este se mostrar calmo!
Boa sorte!

<p>Cumprimentos</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 26, 2008 8:40 pm
Muito obrigada pelas vossas explicações, foram ambas muito úteis.
Irei comunicar-lhe as vossas opiniões, e de certeza que com paciência, claro, a cadela conseguirá vir a perder alguns medos.
Muito obrigada mais uma vez.
Irei comunicar-lhe as vossas opiniões, e de certeza que com paciência, claro, a cadela conseguirá vir a perder alguns medos.
Muito obrigada mais uma vez.
Olá!a minha cadela Guna tinha(tem)exactamente esse comportamento! já está comigo desde Agosto de 2008 e aos poucos o comportamento melhora, mas com muita calma!dos meus amigos e familia apenas 6 pessoas se conseguem aproximar dela, mas qto mais a pessoa aparecer e tentar, mais rapidamente ela se habitua!desde que veio para minha casa, com 5 meses, que a levo à rua de trela. mtas vezes solta-se pois com o pânico encolhe-se de tal maneira que tira o peitoral quando alguém se aproxima. hoje está melhor, na zona onde moramos já se cruza com os vizinhos sem desatar a correr e a fugir! nunca alimentei esse medo, nunca a protegi nesses momentos. a única coisa que fazia era arranjar soluções. por ex., qdo via alguém a aproximar-se no passeio à nossa frente obrigava-a a sentar-se junto a mim e a ficar lá. sp a falar com ela para ela acalmar!uma coisa tb reparei: andando solta na rua não mostra medo nenhum pois consegue se desviar das pessoas! nessa situação quem tem medo sou eu pois imagino sempre que vai correr para o meio da rua e magoar-se!qdo a Guna fez 11 meses arranjei uma cadela "normal", sem medo de homens nem de crianças!isso ajuda muito porque ela vê o comportamento da outra e fica mais à vontade. escolhi para segunda cadela uma mais pequena e eduquei-a para ser o segunda cão da casa.mais uma forma de aumentar a confiança! é uma questão de paciência e carinho. mas leva tempo.hoje já consigo levá-la a sítios estranhos, mas tento evitar sitios com muita gente. n consigo tê-la, por ex, numa esplanada cmg! tem que ter espaço para se sentir protegida e ganhar confiança.mas é possível!alguma coisa que eu possa ajudar, estou ao dispôr! estou solidária!!