Um caso de agressão ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
marcoliv
Membro
Registado: domingo mai 10, 2009 1:05 am

quarta set 30, 2009 12:52 pm

O septuagenário recorda que foi o seu porte atlético que os atraiu. "Comprei-o pequenino, no Sabugueiro, na serra da Estrela", relembra , acrescentando ter custado "20 e tal contos". "Uma pequena fortuna. Mas era a nossa protecção, já somos velhos e ele sempre nos fazia sentir mais seguros", finaliza.
Musky:
E por serem septuagenários e da província, tinham mais do que obrigação de saber o perigo potencial que corriam. Percebeu???
Eu diria isso era no caso de eles terem 20 ou 30 anos, em que as pessoas têm muito mais acesso à informação, e podem vir a foruns como este ler tudo e mais alguma coisa sobre comportamento canino, e as coisas já são vistas com outra abertura. Muita gente daquela idade (70 e tais) acha que, pelo simples facto de não bater no cão e ter comida e água já é tratar bem. Isto são coisas que vão mudando de geração em geração, e felizmente estão bem melhores apesar de tudo. Contudo, não acho que esta falta de conhecimento/informação sirva de justificação para os maus tratos, em nenhum caso!

Eu sou da aldeia e na maior parte das casas onde vejo cães, se calhar 80 ou 90% estão presos a uma corrente, sendo soltos apenas, se tiverem sorte, para ir ao veterinário, no dia da vacina anual. E as pessoas não têm a mínima noção de que isto no futuro pode conduzir a uma agressão do cão. Se isso acontecer, abate-se o cão porque, ao contrario do que todos pensavam, afinal o cão é ruim (ou rõe, como se diz na minha zona)!
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta set 30, 2009 1:01 pm

Lamento que tivesse acontecido, mas já era previsível… Acho que os donos do cão não tinham a mínima noção das necessidades do cão e continuam a não ter. Para eles o problema estava no cão.

Também tenho pena que estas notícias, pela forma como são dadas, não sirvam para educar um pouco, podiam aproveitar para explicar que são os erros dos donos que levam a estas situações em vez de dizerem que o Serra da Estrela tem um temperamento difícil. O acidente aconteceu e continuam a pensar “que, no entanto, nunca pensou que o animal acabasse por se virar contra quem o acolhera nestes últimos anos.”
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta set 30, 2009 3:31 pm

Na minha humilde opinião de citadina :oops: só acho que por muito restrita que seja a informação que se tenha, o facto de um cão que rosna a toda a gente, excepto a uma pessoa, por si só é um sinal de alerta.
É que rosnar às visitas, aos vizinhos ( isto já não é muito normal ), ao carteiro, ao senhor da luz , ao fiscal das finanças e ao da camara :twisted: é uma coisa. Agora, às pessoas de casa ???
Não sei , acho que não é preciso nets nem livros para se perceber que ali estava algo que não "batia" certo.
Mas generalizar que em Santa Maria da Feira , ou quem vive no campo, é mau como as cobras e quem vive ou nasceu na cidade não conhece nada.... :roll:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta set 30, 2009 5:36 pm

Ponky Escreveu:[A noticia que li ontem em Jornal não diz que o cao foi impingindo, diz que o senhor numa ida a Serra da Estrela tinha comprado o cao por "vinte e tal contos.."
Anos antes, o cão já tinha atacado o seu antigo tratador, no braço. "Nós até deixamos de lhe dar banho porque ele já estava muito grande e tínhamos medo", disse Vicente Cavadas que, no entanto, nunca pensou que o animal acabasse por se virar contra quem o acolhera nestes últimos anos.
"Comprei-o pequenino, no Sabugueiro, na serra da Estrela", relembra , acrescentando ter custado "20 e tal contos".
Então ninguém vê nada de estranho aqui? :roll:
marcoliv Escreveu:Eu diria isso era no caso de eles terem 20 ou 30 anos, em que as pessoas têm muito mais acesso à informação,
Eles são da província, não são? E velhotes. Agora vai-me dizer que as pessoas da provincia, que sempre viveram na provincia, e já têm uma certa idade precisam da internet para se informarem sobre animais????

Deve ser uma zona da provincia muito esquisita, porque onde nasci qualquer criança aos 5 anos já tinha sido ensinada a lidar com os animais, domésticos ou selvagens.
Eu sou da aldeia e na maior parte das casas onde vejo cães, se calhar 80 ou 90% estão presos a uma corrente, sendo soltos apenas, se tiverem sorte, para ir ao veterinário, no dia da vacina anual.
Isso já é uma situação actual, pós-TV's e etcs.
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

quarta set 30, 2009 5:58 pm

Musky Escreveu:Agradeço o favor de não insultarem as pessoas simples.

Esse casal não é simples. São estúpidos, tacanhos e maus. Foi muito bem feita e não tenho pena nehuma deles.

Apenas tenho pena do cão.

Onde nasci as pessoas eram simples. Toda a gente tinha cães, a maior parte rafeiros. Mas os dos meus avós eram serras. Andavam soltos por todo o lado. Os portões estavam sempre abertos e qualquer pessoa entrava e saia, sem que os cães lhes fizessem mal. Durante o dia, claro.
À noite os portões eram fechados e aí os cães mudavam de atitude. E não eram treinados. Mas sabiam por instinto quando e como actuar.

Mas aqui trata-se de gente de Sta. Maria da Feira, concelho onde se mata o vizinho a tiro por causa do futebol. Ou dum ramo de uma árvore. Onde há anos um tipo matou os pais. Mas será que aquela gente não consegue sair da idade da pedra? :roll:
Desculpe lá mas bem feita coisa nenhuma... São pessoas idosas, sem informação sobre as necessidades que um cão requer para se manter mentalmente e fisicamente saudável.

Estes senhores quando eram pequenos de certeza que viam os cães da família sempre presos, e aprenderam que era assim que deveria ser! Claro que isso é errado, mas para eles era tudo o que sabiam.

Agora conhece os senhores para dizerem que são pessoas más, estúpidos e tacanhos? :?

Os meus avós não eram estúpidos nem tacanhos e muito menos pessoas más, mas tinham os cães presos (pois pensavam que era assim que deveria ser) mas quando o meu pai começou a namorar com a minha mãe explicou-lhes que não estavam a proceder direito, e nunca mais nenhum cão é preso naquela casa! :wink:
<p>Cumprimentos</p>
Lena1
Membro
Registado: segunda dez 01, 2008 1:15 pm

quarta set 30, 2009 6:21 pm

A minha mãe tem 80 anos e acha que eu deveria prender o meu cãozinho que só tem 3meses e meio ( ele faz muitas ansneiras :D ). Ela gosta muito de cães mas é assim que imagina que deve ser. Expliquei-lhe tudo à respeito do mal que isso faz e agora ela dá-me razão. Até acha mal que a vizinha tenha o cão preso. Em pessoas com uma certa idade a falta de informação é realmente um obstáculo. Eles foram vítimas e infelizmente o cão também foi. Cabe aos mais novos tentarem elucidar os mais velhos para que se evitem situações dessas e não simplesmente criticarem e dizerem "bem feita". Também acho que alguns veterinários deveriam, para além de ganhar o seu dinheiro, preocuparem-se em ajudar e tentar saber sempre em que condições vivem os animais que costumam vacinar e tratar. Enquanto tratam o animalzinho, uma boa conversa com os donos pode ajudar muito.
n3ka
Membro Veterano

quarta set 30, 2009 6:39 pm

Lena1 Escreveu:A minha mãe tem 80 anos e acha que eu deveria prender o meu cãozinho que só tem 3meses e meio ( ele faz muitas ansneiras :D ). Ela gosta muito de cães mas é assim que imagina que deve ser. Expliquei-lhe tudo à respeito do mal que isso faz e agora ela dá-me razão. Até acha mal que a vizinha tenha o cão preso. Em pessoas com uma certa idade a falta de informação é realmente um obstáculo. Eles foram vítimas e infelizmente o cão também foi. Cabe aos mais novos tentarem elucidar os mais velhos para que se evitem situações dessas e não simplesmente criticarem e dizerem "bem feita". Também acho que alguns veterinários deveriam, para além de ganhar o seu dinheiro, preocuparem-se em ajudar e tentar saber sempre em que condições vivem os animais que costumam vacinar e tratar. Enquanto tratam o animalzinho, uma boa conversa com os donos pode ajudar muito.
Nem mais! :wink:
<p>Cumprimentos</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta set 30, 2009 6:40 pm

Leão já tinha atacado antes.

Apesar de nunca se ter virado aos donos, o serra da Estrela de grande porte já tinha mostrado sinais de violência. "No ano passado, quando uma equipa de uma clínica veterinária veio cá para lhe dar uma vacina, atacou os funcionários", conta um morador, que não se quis identificar.

Anos antes, o cão já tinha atacado o seu antigo tratador, no braço. "Nós até deixamos de lhe dar banho porque ele já estava muito grande e tínhamos medo", disse Vicente Cavadas que, no entanto, nunca pensou que o animal acabasse por se virar contra quem o acolhera nestes últimos anos.
O septuagenário recorda que foi o seu porte atlético que os atraiu. "Comprei-o pequenino, no Sabugueiro, na serra da Estrela", relembra , acrescentando ter custado "20 e tal contos". "Uma pequena fortuna. Mas era a nossa protecção, já somos velhos e ele sempre nos fazia sentir mais seguros", finaliza.
O que está a bold não condiz uma coisa com a outra. Primeiro já tinha atacado o antigo tratador e "nunca pensou que o animal atacasse quem o acolhera nestes ultimos anos."
Depois comprou-o pequenino... :?
Isto para reforçar se anteriormente já tinha atacado, inclusive uma " equipa da clinica veterinária " :o que o foi vacinar....que mais informação precisavam estas pessoas?????
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta set 30, 2009 6:48 pm

Esse casal não é simples. São estúpidos, tacanhos e maus. Foi muito bem feita e não tenho pena nehuma deles.

Apenas tenho pena do cão.
Estou inteiramente de acordo.
Ressalvando que não é de serem da província, nem de serem velhotes, nem nada disso.
É de serem estúpidos, tacanhos e maus.

Estou um bocado farta que se desculpe a brutalidade e os maus tratos.
São criancinhas, são de "outras etnias", são velhos, são desempregados, são o raio-que-os-parta...
São feios, porcos e maus, é o que são.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
n3ka
Membro Veterano

quarta set 30, 2009 8:15 pm

:o :o :o

Não são mais nada????

Aqui ninguém desculpou ninguém, tenham lá calma! :?
<p>Cumprimentos</p>
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

quarta set 30, 2009 8:28 pm

Boas

Não quero ser tão duro em relação a estas pessoas como a Musky foi, até porque, esta noticia é somente uma noticia de jornal e como tal, um lado da "estória".

Adiante

Olhando unicamente para a noticia tal como ela nos é trazida, sem dúvida que existem algumas coisas que me deixam apreensivo.

A questão do cão ter sido comprado numa ida à serra e depois falar-se de que já havia atacado o antigo tratador e blá blá blá.

Adiante

O que me deixa verdadeiramente preocupado, é que situações como esta, acontecem e sempre aconteceram, quer seja por pura negligência, quer seja por acidente, mas regra geral, aconteciam com Cães... actualmente, acontecem com Serras, Rotts, PA's etc etc etc.

Isto deve-se sobretudo ao facto de dar imenso jeito para uma meia dúzia de pacóvios, sejam eles da cidade ou da provincia, darem algum brilho às suas tristes vidas e aparecerem na imprensa que teima em lhes proporcionar 5 minutos de fama. Desta forma, um cão com raça, é sempre mais interessante.

A outra situação que me procupa, ou melhor, que me revolta, tem a ver essencialmente com isto:
Quando a GNR de Santa Maria da Feira chegou ao local, alguns populares tinham conseguido parar o cão. Os militares arrastaram, então, o canídeo até uma mata próxima e abateram-no.
Ora, se o cão já se encontrava controlado, não entendo qual a necessidade de ser arrastado para uma mata e ter sido abatido.

Se existiu possibilidade de ser arrastado para uma mata, certamente, também existiria a possibilidade de ser chamado o veterinário municipal que, deveria encontrar uma forma digna de por termo a esta situação.

Infelizmente, parece que, este cão, serviu para colmatar aquilo que a Instituição deveria proporcionar aos seu militares.... tiro ao alvo.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

quarta set 30, 2009 8:33 pm

nicasxi Escreveu:
Leão já tinha atacado antes.

Apesar de nunca se ter virado aos donos, o serra da Estrela de grande porte já tinha mostrado sinais de violência. "No ano passado, quando uma equipa de uma clínica veterinária veio cá para lhe dar uma vacina, atacou os funcionários", conta um morador, que não se quis identificar.

O que está a bold não condiz uma coisa com a outra. Primeiro já tinha atacado o antigo tratador e "nunca pensou que o animal atacasse quem o acolhera nestes ultimos anos."
Depois comprou-o pequenino... :?
Isto para reforçar se anteriormente já tinha atacado, inclusive uma " equipa da clinica veterinária " :o que o foi vacinar....que mais informação precisavam estas pessoas?????
Acho é que o texto está mal escrito, penso que o jornalista chama ao dono do cão ao antigo tratador porque o cão foi abatido, tanto que logo de seguida coloca as palavras do dono.
E o mesmo acontece na frase dos "ultimos anos", acho que não soube "criar" o texto., acredito que a ideia era dizer "a quem o acolheu nestes anos "( talvez)
<p><strong><a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt"></a></strong><strong><u></u></strong></p>
<p>&nbsp;" Ai se eu pudesse..." by Sofiaabreulopes :P</p>
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

quarta set 30, 2009 9:41 pm

Sendo a notícia do Correio da Manhã nao me admira nada a sua falta de rigor,são notícias populares,e tipo copy/paste e corta e costura...o jornalista não é jornalista, é secretária.
Enfim...
Certos actos reforçam a ideia de que o ser humano é mau por natureza: cao abatido na mata...ou o animal nao estava dominado, fugiu e os militares armaram-se em caçadores, a divertirem-se com isso...ou entao, divertiram-se mesmo com a situação de "vamos lá despachar o assunto na mata,assim nao precisamos de vets nem de ir ao canil..."...
Enfim...se fosse um violador,nao o levavam pa mata...se fosse um incendiário,era solto na hora e dava-se um rebuçado...

Jocas caninas
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quarta set 30, 2009 9:45 pm

Foi assim que eu também interpretei. Ele salientou bem que comprou o cão pequeno, no Sabugueiro.
E que como viviam sózinhos, era o cão que lhes dava segurança.

O que me irrita mais, é que o CM podia ter aproveitado (já que deu bastante destaque à noticia), para salientar o facto do cão estar preso num reduto minúsculo, e já que pode fazer aquela chamada ao lado da página a dizer que os serras são de feitio dificil (o que é uma injustiça, um cão que há séculos lida com ovelhas nunca pode ser de feitio dificil), devia sim ter dito que são animais de fácil trato quando bem educados e que nunca devem ser mantidos presos em espaços pequenos e sem socialização.
Assim sim, este triste caso serviria ao menos para ensinar alguma coisa!

Da maneira que apresentaram o caso, denegriram uma das raças mais nobres que temos!
vitorina
Membro Veterano
Registado: quarta abr 29, 2009 4:41 pm
Localização: duas cadelas Pura e Becas. Duas caturras o Zé e a Rosa

quarta set 30, 2009 10:22 pm

Segundo o que li o desgraçado do cão conseguiu sair daquele espaço e devia estar contentissimo, a velha resolveu ir atrás dele para o prender e ele atirou-se a ela, pudera :roll:
Responder

Voltar para “Cães”