Treino de higiene

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

segunda set 08, 2003 11:15 pm

Olá a todos.
Gostava que partilhassem comigo algumas das vossas experiências com o treino de higiene dos vossos canitos. Tenho uma cadelinha de quase 4 meses que vai fazer amanhã uma semana que está em minha casa. Não pode ir à rua porque não tem a vacinação completa até ao fim de Setembro, e portanto, estou a tentar ensinar-lhe a ir fazer à varanda. Ela agora já está a começar a aprender, mas às vezes parece que se esquece... Mas o curioso é que, quando se esquece, só faz a "asneira" na cozinha e não nos resto da casa. O chão da cozinha é de azulejos igual ao da varanda. Será por isto? Será que ela confunde? Quando eu a repreendo por estar a fazer no sitio errado, ela já corre imediatamente para a varanda, o que me leva a pensar que ela até sabe que era ali que devia ter feito.
Kisses a todos. :)
bonekita
Membro
Registado: sexta ago 29, 2003 4:29 pm
Localização: 1 cadela, 1 cão e 2 gatitas. Varios peixes e passaros, 2 chinchilas e 7 coelhos...

terça set 09, 2003 12:02 am

Dalihah,

quando isso aconteceu com os meus cães, os veterinários disseram-me para colocar jornal na zona da casa aonde ela poderia ir fazer as "asneiras"! Comigo deu resultado e eles sempre fizeram no jornal...

Espero ter ajudado..

Boa sorte!!
gengibrecanela
Membro
Registado: sexta ago 29, 2003 5:16 pm

terça set 09, 2003 12:39 am

Olá.
Educar um cão nem sempre é uma tarefa fácil, tanto no que respeita à higiene como à obediência...
Em relação há higiene muita gente poderá contribuir com a experiência pessoal adquirida; Vou tentar fazer a minha contribuição: evita limpar os "acidentes" na presença do teu cão levando-o para uma divisão diferente, recompensa-o quando o seu comportamento estiver correcto e por favor não esfregues o focinho do cão na "prova do crime".
Espero que as minhas dicas te ajudem.
Boa sorte. ;)
Pt_men
Membro Júnior
Registado: domingo jul 27, 2003 6:26 pm

terça set 09, 2003 12:24 pm

Olá a todos
Apesar de já há algum tempo andar a seguir atentamente o forum esta é a primeira mensagem que coloco.
Pois é Dalilah, eu também tenho um problema parecido. A minha menina é tão esperta que ao segundo dia em casa já sabia que as necessidades eram feitas na varanda. O difícil agora está em "explicar-lhe" que quando vai à rua já aí as pode fazer!!
Alguém me pode dar uma sugestão para me safar desta?? :lol:

Beijos

Nuno Matias
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

terça set 09, 2003 2:11 pm

Olá pt-men eu passei o mesmo com a daisy, ela aprendeu com 6 semanas a ir ao quintal, ás vezes ainda se decuidava em casa principalmente de noite. quando pode finalmente ir á rua por ter as vacinas todas não havia meio de fazer nada na rua, andava mais de uma hora e nada mas assim que chegava a casa fazia logo. A minha solução foi paciência, com o tempo e ela agora já tem 7 meses passou a fazer primeiro um xixi e aos poucos lá foi fazendo o cócó, mas ainda faz também no quintal. De manhã quando nos levantamos levamo-los logo á rua, como tá apertada faz logo, e vai-se habituando. Agora sempre que vai á rua faz pelo menos um xixi.
Espero ter ajudado e já sabe muita paciência. ;)
Dalilah
Membro Veterano
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

terça set 09, 2003 2:50 pm

Olá Pt-Men e Sojo:
Eu tenho exactamente esse receio com a minha Rebeca, que quando chegar a altura de ela fazer na rua, vai ser o cabo dos trabalhos... mas por enquanto não posso deixá-la fazer na casa toda!!! Ainda por cima, só lá para o fim de Setembro é que ela pode sair.
Faz hoje uma semana que a rebeca veio cá para casa e agora é que está a aprender... e às vezes descuida-se. Então, à noite, não dá hipótese, quando me levanto, tenho sempre umas prendas. :p
Mas durante o dia, muitas vezes vai sozinha lá ter à varanda e fica toda contente quando eu a elogio pelo que fez bem. :)

Jocas.
gengibrecanela
Membro

terça set 09, 2003 7:28 pm

Olá.
Um truque que resultou com o meu cão e com o de alguns amigos, foi durante o passeio levar o cão através do maior número de pavimentos diferentes, de forma a que o cão encontre um local onde se sinta à vontade. No caso de isso acontecer, levá-lo de novo a esse local ou a outros semelhantes para verificar a sua reacção. É um pouco por tentativa/erro; é preciso ter paciência...
Espero que ajude.
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta set 10, 2003 8:28 am

Dê uma vista de olhos no meu diário. Está lá um tópico dedicado á saga dos xixis :oops:
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quarta set 10, 2003 9:42 am

Pois é, mas a minha cadela tem 7 meses e não aprende onde deve fazer!!! Bem, quem não sabe mais o que fazer sou eu!! :oops:
Dalilah
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 10, 2003 11:19 am

Isabel:
A minha menina tem 3 meses, quase 4. Hoje tive quase um ataque de nervos porque passei com ela meia hora às 9 da manhã na varanda para ela fazer xixi e ela nunca fez. Quando desisti e pensei "Tento mais daqui a pouco", vim para dentro e.... :evil: foi a primeira coisa que ela fez em casa!
Mas temos de usar de muita paciência com os nossos canitos... uns aprendem mais rápido, outros mais devagar, e já bem e parece que a minha vai ser lenta... por isso, não desanime, coragem! :)
Beijinhos
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quarta set 10, 2003 12:09 pm

Dalilah Escreveu: Isabel
A minha menina tem 3 meses, quase 4. Hoje tive quase um ataque de nervos porque passei com ela meia hora às 9 da manhã na varanda para ela fazer xixi e ela nunca fez. Quando desisti e pensei "Tento mais daqui a pouco", vim para dentro e.... evil foi a primeira coisa que ela fez em casa!
Mas temos de usar de muita paciência com os nossos canitos... uns aprendem mais rápido, outros mais devagar, e já bem e parece que a minha vai ser lenta... por isso, não desanime, coragem! )
Beijinhos
Pois...é o que eu tenho tido nestes últimos meses!!! Mas acho que 7 meses já é um bacado!!! Na rua, agora já começa a fazer alguma coisa! Até agora podia andar com ela todo o dia fora que nada, mal chegava a casa...pumba, já está!! Mas de qualquer forma tenho o jornal na cozinha bem aberto e ela faz onde lhe apetece e na casa toda...às vezes é um desespero!
gengibrecanela
Membro

quarta set 10, 2003 4:56 pm

Olá.
Tal como as pessoas, não há dois cães iguais.
Nada como ter o balde e a esfregona sempre à mão :lol: :lol: :lol: .
Boa sorte para todos e muita paciência.
RalphShark
Membro
Registado: quarta jul 30, 2003 1:01 pm

quarta set 10, 2003 6:39 pm

Esta dica servirá para qd a levar à rua! Qd a sua cadela fizer o seu xixi ou coco na varanda diga-lhe de imediato "faz xixi" (ou o k lhe + convier) e de seguida recompense-a com festas! Qd a levar à rua, com paciencia vah dizendo akilo k começou por dizer na varanda qd ela fez as suas necessidades. Pode parecer ridiculo, ainda para mais se alguem estiver a olhar :p , mas a cadela vai associar o k diz ao fazer as suas necessidades. Isto dp vai-lhe dar jeito qd ker k a sua cadela faça as suas necessidades em determinadas alturas especiais, como antes de xegar a casa de uns amigos ou até msm antes de uma longa viagem.

Boa sorte!
Abraço ;) :lol:
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta set 10, 2003 8:19 pm

isabelpo Escreveu: Pois...é o que eu tenho tido nestes últimos meses!!! Mas acho que 7 meses já é um bacado!!! Na rua, agora já começa a fazer alguma coisa! Até agora podia andar com ela todo o dia fora que nada, mal chegava a casa...pumba, já está!! Mas de qualquer forma tenho o jornal na cozinha bem aberto e ela faz onde lhe apetece e na casa toda...às vezes é um desespero!
Pois é, Isabel, a Missy, perdão, a Meggy está mal configurada. Tem que ser programada para fazer no jornal.
Vou dar uma sugestão. Abre-lhe uma página com certas notícias, como promessas do governo ou outras coisas assim. Dá-lhe logo a vontade. :lol:

Agora a sério. Estas situações são passageiras e até têm uma certa graça. Os cachorros não se "inventaram" para viverem num apartamento. Muito bem se comportam eles. E uns adaptam-se mais rapidamente do que outros. O meu Fozzy andou a mijar por tudo quanto era lado durante meses e meses. Sabe-se lá porquê?
Uma habilidade que facilita é deixar o jornal levemente húmido com urina. Isso estimula-os a fazer lá. Mas se errarem a pontaria, não dramatizem. E muito menos os castiguem. Tenham paciência.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Dalilah
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 11, 2003 9:45 am

E já agora, outra questão do mesmo assunto. Acham que durante o treino de higiene pode-se simultaneamente ir treinando o cão noutras coisas (tipo o senta, deita, etc)? Ou devemo-nos concentrar e concentrar inteiramente o cão apenas nos xixis? :)
Por exemplo, como recompensa por fazer um xixi no sítio certo, costumo dar à minha Rebeca um biscoito. Se começar a treiná-la no senta e também utilizar biscoito como recompensa não estará ela a receber demasiados biscoitos e não acabará por não lhes dar grande valor? :p
Kisses.
Responder

Voltar para “Cães”