Touradas

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
budashakyamuni
Registado: sábado set 06, 2003 9:17 pm

segunda set 08, 2003 3:15 pm

Um forte Viva a tod@s as participantes =)

Acho que tenho que voltar a pedir desculpa pela minha "entrada", peço desculpa porque a referida entrada fez nascer durante algum tempo um certo mau estar. Por isso, peço desculpa! Sincera.

Em relação à pergunta aqui lançada, nam creio ter que pedir desculpa pois ela é bastante actual e é base para um amblo debate de opiniões visões, abordagens, prespectivas e atitudes.

Saúdo quem gosta de touradas e quem não gosta! Saúdo mesmo! Ambas as pessoas são a base para o fim do sofrimento dos cavalos, dos touros e dos toureiros, nas praças de toiros.

E a minha posição? Tenho hoje a certeza que as touradas são puro sofrimento; para todos os intervenientes na arena; no entanto apenas dois estão lá porque não tinham grandes opções de fuga - cavalo de touro.

Disse "hoje", porque já fui um "aficionado", já apreciei as touradas e participei em largadas de rua. Já gostei de ver lutas de cães e/ ou outros animais. lembro-me que quanto à luta de animais houve um filme que me fez mudar o coração, era um do Charles Bronson (nam sei se é assim que se escreve; aliás o meu português não é do melhor, peço desculpa.)
NEsse filme, o "herói", salva um cão de luta e desenvolve-se entre eles amor, ternura, respeito e irmandade.

Em relação às touradas, fui-me aprecebendo de que os touros ou as vacas, sofrem nas largadas, touradas. Sentem, eles realmente sentem medo, angústia, desorientação, solidão...

A minha pergunta prossegue, pois é importante. O meu propósito é que dialoguemos, é que quem é favor de touradas tenha a oportunidade de conversar com quem não é, e vice versa.

Imensas vezes (porque tento participar em várias acções para defesa animal e não só), noto que não dialogamos muito, limitamo-nos a agressões mútuas. Estou certo de que todos podemos dialogar sem insultos. tentaremos. Felizmente sei cada vez mais de que não estou sozinho. São cada vez mais as pessoas que descobrem que os insultos e a violência (seja ela como for) já mostrou que não serve para nada.

Entretanto, a pergunta continua É a favor ou contra as touradas?

Com respeito, sem desejar mal a ninguém, sem gritar, sem querer ofender, sem desejar polémicas.

Na Paz pela paz e sem violência

Que Todas As Formas de Vida Sensível Sejam Felizes!
TEYATA OM MUNI MUNI MAHA MUNAYE SOHA
minidiogo
Membro Veterano
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

segunda set 08, 2003 4:09 pm

as desculpas nao se pedem mas sim evitam-se!;)
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

segunda set 08, 2003 4:24 pm

budashakyamuni admiro a sua mudança. Digo isto porque, pessoalmente, nunca vi ninguém a mudar a sua opinião acerca dos assuntos que referiu. Com isto concluo que há dois tipos de pessoas que apreciam essas barbaridades. Um tipo é aquele que aprecia o assunto, mas que não percebe o que realmente envolve, ou seja, a ideia dessas pessoas não é, mesmo fazer sofrer ninguém... até um dia se aperceberem disso. Não tenho a certeza, mas parece que foi o seu caso, pelo menos é o que parece dar a entender. O outro tipo de pessoa, é aquele que sabe que o sofrimento realmente está lá e é disso que gosta. São essas as tais pessoas que eu digo que não se sabem controlar, não controlam a sua maldade. Creio, e esta é a minha opinião até que me provem o contrário, que essas pessoas nunca vão mudar, senão um dia, elas olhariam para trás e iam ver que passaram anos e anos a fazer o que não deviam e elas não querem isso, seria demasiada vida deitada fora... é este o ponto de vista que tenho dessas pessoas. Se me conseguirem provar o contrário, não ficarei ofendida por ter uma ideia errada, mas sim feliz por se conseguir mudar tal cruel maneira de ser.
Obrigada por terem lido até ao fim o meu testamento ;)
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
baiha
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
Contacto:

segunda set 08, 2003 4:50 pm

Boas tardes,

Eu entrei neste post porque achei e acho que não se pode criticar de uma forma tão veementee e agressiva um ponto de vista, pelo que peço que quem tiver opinião formada, a dê mas sem entrar a matar com frases que destroem a discussão e não levam a conclusão alguma.

Quanto ao que o membro Bloodberry falou acerca dos dois tipo de pessoas, eu concordo, mas posso afirmar com toda a certeza que uma grande (mesmo grande) parte das pessoas que vão a uma praça ver uma corrida de touros, não vão lá para ver sangue mas sim o desenrolar de uma corrida com toda a beleza que ela tem (para quem gosta) e o corolário que a meu ver é acessório (sem interesse) da morte, aliás quanto mais rápida e eficaz mais valor tem o toureiro que a executa e criticado o toureiro que a faz mal.

Portanto eu julgo que serão três e não dois os tipos de pessoas que gostam de touradas, embora as outras duas sejam inexpressivas.

Atentamente,

Daniel
Bloodberry
Membro Veterano

segunda set 08, 2003 4:59 pm

eu entendo que há sempre mais de uma opinião diferente, mas as únicas que para mim estão válidas, são as que não fazem sofrer ninguém. se uma pessoa me vier dizer que não gosta de touradas porque é uma seca, eu aceito como quando me dizem que não gostam de touradas porque faz sofrer. eu concordo com as duas... eu reparei da primeira vez na minha vida que as touradas faziam sofrer quando tinha para aí uns... 10 anos... (não tenho bema certeza). eu sabia que as touradas existiam, mas na minha pura inocência não fazia ideia do que realmente era. uma vez, a minha mãe estava a ver uma tourada eu vi o toureiro a espetar aquelas coisas (não sei o nome :oops: ) no touro. eu perguntei à minha mãe porque é que o toureiro fazia aquilo, não estava a perceber o sentido da coisa, se estavam na tv como é que ele tinha a lata de estar a fazer mal a alguém... a minha mãe repsondeu que aquilo não doía :o eu respondi "mas como não doi? tem sangue! deve doer!" e saí a gritar da sala toda furiosa. logo desde pequena que vejo aquilo como um crime, não um desporto ou tradição...
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

segunda set 08, 2003 5:13 pm

As touradas para serem aceitaveis tería que existir equivalência nas medidas tomadas,
Homem e touro, sem mais nada. E mesmo assim não concordo, porque os Homens podem escolher, os animais não têm voto na matéria.

Num outro forúm a Bloodberry escreveu um tópico em relação à crueldade humana, vejam o link que ela deu, as imagens são melhores que mil palavras.

http://www.pelosanimais.com/46.html

PS- Bloodberry, desculpa estar a utilizar o teu link, mas aqui emprega-se muito bem.
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda set 08, 2003 7:20 pm

bahia Escreveu:não vão lá para ver sangue mas sim o desenrolar de uma corrida com toda a beleza que ela tem (para quem gosta) e o corolário que a meu ver é acessório (sem interesse) da morte,
:evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

Eu garanto que sou uma pessoa pacífica, mas quando vejo ou leio ou ouço certas coisas, no género destas, passo a ver tudo "vermelho"!!
:evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

Tenho que exercer um autocontrole extremo, porque o meu primeiro impulso seria dizer a quem gosta da "beleza" das touradas que eu gostaria da beleza de os ver no lugar do touro!! E depois perguntar-lhes cinicamente: "então não estão a apreciar a "beleza" da situação?"

As crianças, na sua espontaneidade e ingenuidade vêm bem onde está o mal, como provou o relato de Bloodberry:
eu perguntei à minha mãe porque é que o toureiro fazia aquilo, não estava a perceber o sentido da coisa, se estavam na tv como é que ele tinha a lata de estar a fazer mal a alguém... a minha mãe repsondeu que aquilo não doía eu respondi "mas como não doi? tem sangue! deve doer!" e saí a gritar da sala toda furiosa. logo desde pequena que vejo aquilo como um crime, não um desporto ou tradição...
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda set 08, 2003 7:27 pm

Diferencio entre o abate para alimentação que deverá embora o não seja, ser feito da forma mais indolor e não stressante possivel.

Um comentário de dizer que há beleza nas touradas será estranho numa pessoa que diz que gosta de animais. Mais vale a pena corrigir e dizer que gosta de alguns animais. Pela questão da tradição, já existem formas de prender as bandarilhas com velcro, não ferindo o animal, daí que se veja peerfeitamente que esta solução não é usada porque desvirtua a "beleza" de espetar ferros no animal e fazer o sangfue correr.

A tourada nos dias de hoje não tem justificação pelo sofrimento causado aos animais por diversão. Até na caça o objectivo não é ferir diversas vezes a presa numa brincadeira cruel mas somente matar o animal.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
baiha
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
Contacto:

segunda set 08, 2003 10:00 pm

Boa noite,

Pelo que vejo a intolerância por parte de alguns continua, pelo que não vou perder mais tempo com essas pessoas além destas duas linhas.

Falando acerca das touradas, não me irei perder a debater argumentos mais que conhecidos por todos os intervenientes neste forúm outros mais correctos outros menos acerca das corridas de touro, mas sim porque não aceitar o direito ás pessoas que gostam da mesma a possam ver sem que sejam apelidadas de violentos e sanguinários, serão precisos argumentos deste tipo, e acharão os mesmos que será com eles que irão acabar as corridas.

Eu não tenho uma ideia conservadora ao extremo acerca da tourada, sei perfeitamente que o touro sofre enquanto está a ser lidado, mas por outro lado não admito pensar que algum dia a corrida de touros á Portuguesa, Espanhola ou outras irão acabar, portanto aquilo que eu desejo que aconteça será arranjar formas de aligeirar o mais possível (até onde o engenho dos intervenientes permita) a dor e sofrimento do animal sem desvirtuar a essência da corrida.

E já agora se me permitem, e isto se calhar é utópico pensá-lo mas vou escrevê-lo na mesma, de maneira a que o touro não sofra qualquer dano fisico ou psíquico.

Atentamente,

Daniel
Bloodberry
Membro Veterano

segunda set 08, 2003 10:33 pm

Corridas de touros... eu nunca vi uma. Alguém me pode explicar exactamente como é? Assim poderei dar a minha opinião, eu e todos os que não sabem.
Mas se as tais corridas provocarem sofrimento (feridas, humilhação, que ás vezes até doi mais) ao animal, nunca vou concordar. Para mim, magoar é CRIME e eu não concordo que gostar de um crime ou concordar com o crime seja uma opinião normal... lamento... :(
budashakyamuni
Registado: sábado set 06, 2003 9:17 pm

terça set 09, 2003 12:07 am

Baiha, ficarei com pena se te fores embora. Digam as pessoas o que disserem, porque te has-de ir embora?
Espero bem que não vás. Peço.

Em relação ao que disseste, parece-me que foste bem sincero e respeito isso.

Agora, gostaria de te pôr algumas questões as quais respondes aqui ou respondes pessoalmente na tua própriamente.

1ª Imaginando alguém que amas imenso, transformando esse alguém em touro, concordavas que vossa à arena?

2ª Se alguém que amas cai ao chão e se magoa, ajudas?

3ª se alguém cai ao chao e não a conhces de lado algum, ajudas?

4ª Se alguém terrívelmente mal cheiroso, imundo e cheio de bolhas de doença cai ao chão, ajudas?

5ª Consideras bonito ver alguém (humano) sofrer?

6ª Estás neste fórum porque gostas de cães, gatos ou outros?

7ª Se um touro salvasse a vida da pessoa que mais amas no mundo e esse touro tivesse que ir, a seguir, para uma praça para ser toureado, deixavas?

8ª Sentias pena por esse touro?

É só isso =)

NA Paz pela Paz e sem violência

Que Todas As Formas de Vida Sensível Sejam Felizes!
TEYATA OM MUNI MUNI MAHA MUNAYE SOHA
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

terça set 09, 2003 12:50 am

Para quem já disse várias vezes que é adepto das touradas, que vem inclusive apregoar que:
sei perfeitamente que o touro sofre enquanto está a ser lidado, mas por outro lado não admito pensar que algum dia a corrida de touros á Portuguesa, Espanhola ou outras irão acabar,
não adianta "gastar latim", este tipo de "pessoas" só conhece uma linguagem, e é essa que deve ser uasada! :evil: :evil: :evil: :evil:
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça set 09, 2003 10:36 am

CasadeAnaval Escreveu:Pela questão da tradição, já existem formas de prender as bandarilhas com velcro, não ferindo o animal, daí que se veja peerfeitamente que esta solução não é usada porque desvirtua a "beleza" de espetar ferros no animal e fazer o sangfue correr.
Mesmo assim acho que o animal é maltratado (não fisicamente mas psicológicamente), já que é sem dúvida stressante e irritante (para o animal) estar a correr numa arena com alguém a "colar-lhe" coisas por cima.

Sem sofrimento pela parte do animal não existe tourada. Por mais soluções que se pensem é contra a dignidade do animal obrigá-lo a estar numa arena a perseguir uma pessoa a cavalo. Quanto a estes (os cavalos), existem "cavaleiros" que deviam deixar de ter esse nome. Obrigam os seus cavalos a correr o perigo de serem "espetados" (deve doer, mesmo sem as pontas dos chifres) e a enfrentarem o stress da corrida. Para além disso, magoam-nos exageradamente com as esporas. Se sabem que o cavalo não é fácil de manejar em situações enervantes para quê expô-los a elas!?
RuteMartins
Membro Veterano
Registado: sábado jun 21, 2003 2:36 pm

terça set 09, 2003 11:22 am

100%contra as touradas, largadas e tudo do género. Nunca vi, uma até ao fim, obrigaram-me a ver uma vez uma largada, mas insisti tanto que acabámos por ir embora. Tanto sofrem os touros, para morrerem, quando não é na arena acaba por ser no matadouro, :( de beleza não tem nada :( :evil: :( :(
Lequinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jul 11, 2003 9:32 am
Localização: Blacky e Spock canitos SRD'S, Blue-gata x-siamesa,Mateus-gato srd

terça set 09, 2003 11:46 am

Touradas, MEU DEUS, Toureiros, MEU DEUS!!! É melhor nem dizer o que penso deles, ainda posso ser presa... :(
:evil:
Sempre tentei respeitar os outros pelas suas diferenças, nem todos podemos pensar da mesma maneira, mas sobre este assunto simplesmente sou radicalista. Não há discussão possível, quem respeita o ser vivo como um todo não pode gostar de touradas, nem de qualquer outra "actividade" que para belo prazer do HOMEM signifique o sofrimento de terceiros, sem se poderem defender (se bem que adoro ouvir quando o Touro conseguiu dar umas cornadas valentes em algum ser insignificante desses)..
É a minha opinião e também tenho direito a ela.

Um abraço
Silvia
<p><a href="http://www.refugiodaspatinhas.org/">htt ... /</a>&nbsp; <a href="http://www.abra.org.pt/html/index.php"> ... p</a>&nbsp; <a href="http://lojinhasaast.blogspot.com/">http ... ot.com/</a> <a href="http://www.animaisderua.org/">http://ww ... nbsp;&nbsp; <a href="http://www.liberta-me.org/">http://www. ... /</a>&nbsp; <a href="http://ajudaalimentaranimal.blogspot.co ... rmelha.com http://ajudaalimentaranimal.blogspot.com</a>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://qoasmi.hi5.com/">http://qoasmi.h ... nbsp;&nbsp; <a href="http://ocantinhodamilu.net">http://ocantinhodamilu.net</a></p>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”