Lygodactylus kimhowelli

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Sergiombl
Membro
Registado: quarta set 30, 2009 2:55 pm

quarta set 30, 2009 5:09 pm

Boa tarde!!

estou a pensar adquirir um animal desta espécie e gostaria de saber se este terrário é adquado.
Tem uma humidade de cerca de 80%, e tenho uma lâmpada diurna para repteis com 40W. A minha dúvida é se posso tê-la como tenho nas fotos ou se tenho de a colocar no interior do tarrário...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
com os melhores cumprimentos

Sérgio Lopes[/img]
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

quarta set 30, 2009 5:29 pm

Que tamanho tem o terrário?

Não, as lâmpadas não necessitam de estar dentro do terrário...
pOwned
Membro
Registado: terça dez 23, 2008 6:55 pm

quarta set 30, 2009 8:59 pm

Boas,

Depende, se a lâmpada for destinada só e exclusivamente para iluminação pode estar fora do terrario, mas se colocares uma uv tem que estar dentro do terrario porque os raios uv não atravessam o vidro. penso eu de que...
NhamNham
Membro Veterano

quarta set 30, 2009 9:13 pm

pOwned Escreveu:Boas,

Depende, se a lâmpada for destinada só e exclusivamente para iluminação pode estar fora do terrario, mas se colocares uma uv tem que estar dentro do terrario porque os raios uv não atravessam o vidro. penso eu de que...
Nem tinha reparado de que era feito o topo do terrário (foi bom teres chamado à atenção pOwned :wink: ) . Parti do principio de que era rede :roll:
Sim, os raios UV não atravessam vidro... E tem atenção também a distância da parte mais alta...
A lâmpada UVB deve estar a uns 20cm da zona mais alta (nunca mais de 30cm). :wink:
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

quarta set 30, 2009 9:14 pm

pOwned Escreveu:Boas,

Errado :wink:

Um exemplo recente: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... c&start=15

Cumps
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
NhamNham
Membro Veterano

quarta set 30, 2009 9:26 pm

Se falarmos em radiação solar, até era capaz de fazer o mesmo efeito (desprezando os outros pontos negativos, como o sobreaquecimento, por exemplo).

Mas com uma daquelas vulgares lâmpadas UVB, o melhor é mesmo ficar sem vidro no meio. Porque a reduzir sempre uma certa percentagem, junto ao "enfraquecimento" da lampada... ao fim de 2 meses ou 3 já passa radiação insuficiente...

Mas não tinha noção dessas percentagens...
Onde foste buscar isso, Naz?
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

quarta set 30, 2009 9:29 pm

se a tampa é toda em vidro , onde estão os respiradores?
<p><strong></strong></p>
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

quarta set 30, 2009 10:02 pm

NhamNham Escreveu:Se falarmos em radiação solar, até era capaz de fazer o mesmo efeito (desprezando os outros pontos negativos, como o sobreaquecimento, por exemplo).

Mas com uma daquelas vulgares lâmpadas UVB, o melhor é mesmo ficar sem vidro no meio. Porque a reduzir sempre uma certa percentagem, junto ao "enfraquecimento" da lampada... ao fim de 2 meses ou 3 já passa radiação insuficiente...

Está provado que os UVB's passam, mas como disses-te (pelo que percebi) a potência de uma lampada é muito inferior ao sol (como sabemos), por isso não sei até que ponto passa, mas que passa, passa (a lampada), dai ter dito que era errado dizer que "não passa".

Eu sabia que passava, mas não sabia nada em concreto, por isso usei o gervásio, e o Fred confirmou com os seus apontamentos das aulas (ao qual não prestou muita atenção :twisted:).

Mas vou ver se encontro aquilo que pesquisei da outra vez e meto aqui :wink:
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
NhamNham
Membro Veterano

quarta set 30, 2009 10:08 pm

Nazgul93 Escreveu:
NhamNham Escreveu:Se falarmos em radiação solar, até era capaz de fazer o mesmo efeito (desprezando os outros pontos negativos, como o sobreaquecimento, por exemplo).

Está provado que os UVB's passam, mas como disses-te (pelo que percebi) a potência de uma lampada é muito inferior ao sol (como sabemos), por isso não sei até que ponto passa, mas que passa, passa (a lampada), dai ter dito que era errado dizer que "não passa".

Eu sabia que passava, mas não sabia nada em concreto, por isso usei o gervásio, e o Fred confirmou com os seus apontamentos das aulas (ao qual não prestou muita atenção :twisted:)
Eheheh, tá certo.

Há certos temas sobre radiação UVB, em que ainda tenho muitas dúvidas, mas ainda não tive paciencia para gervásios... um dia quando tiver tempo e vontade.
Nomeadamente, a duração das lâmpadas... para além de ver muita informação contraditória também penso por mim claro :roll: (felizmente)
Mas não desviemos o tópico :roll:
Sergiombl
Membro

quinta out 01, 2009 10:14 am

bom dia!!

respondendo a algumas perguntas, o terrário tem cerca de 50x25x30.
Os respiradores ainda nao estão colocados mas deixei 8x25cm sem vidro para os colocar.

Em relação á lampada uva, coloco-a então dentro do terrario??

cumprimentos
Sergiombl
Membro

quinta out 01, 2009 12:37 pm

Em relação á lâmpada de 40W, experientei a colocar dentro do terrário e ficou muito quente. Tenho também uma lâmpada de 15W night glo, que emite também raios UVA.

Será mais aconselhado?

cumprimentos
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta out 01, 2009 1:18 pm

Sergiombl Escreveu:Em relação á lâmpada de 40W, experientei a colocar dentro do terrário e ficou muito quente. Tenho também uma lâmpada de 15W night glo, que emite também raios UVA.

Será mais aconselhado?

cumprimentos
De que lâmpada em concreto estás a falar?
Sergiombl
Membro

quinta out 01, 2009 3:24 pm

eu coloquei uma lâmpada de 40W Sun Glo, diz k é uma luz diurna para repteis e anfibios, mas ficava demasiado calor lá dentro.
tenho outra que é tem 15W Night glo, também para anfibios e repteis, esta já apresenta uma temperatura mais baixa.
Agora a minha dúvida é, se posso utilizar a night glo durante o dia para aquecer e fornecer os raios Uva ou se nao é indicada.
NhamNham
Membro Veterano

quinta out 01, 2009 4:44 pm

A tall vivarium is recommended, since the species is arboreal. For each inhabitant in the vivarium there should be a trunk or at least a large branch for climbing on and to ensure a good number of stress-free places to rest and bask. UV-lighting is more than highly recommended. Minimum size for a pair or trio should be around 40 x 40 x 60 cm, but larger is generally better. House only one male per vivarium, unless the vivarium is very large, such as 120 x 60 x 200 cm or more. Several females can be housed together with the male. Even if the vivarium size seems large at first, the geckos are out in the open, living their lives in plain view 95% of the time.
Fonte: http://lygodactylus.com/kimhowelli.html

Parece que te está a faltar a lâmpada emissora de UVB. E parece também que o terrário é um pouco pequeno (embora não tenha experiência com a espécie, apenas me estou a basear no que leio :wink: ).
Sergiombl
Membro

quinta out 01, 2009 5:57 pm

no site onde estou a pensar adquirir o meu exemplar diz que as medidas necessarias são de 30x30x45. O problema que estou a ver no meu é que é maior em largura que em altura.

Agora, outro problema é a luz, a de 40W é demasiado quente, a de 15W (lâmpada nocturna) faz com que tenha a temperatura correcta, mas parece que ambas só emitem UVA....
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”