Musky Escreveu:Jofelix
Não queria ofendê-lo, mas não retiro o que disse. Conheço bem o Portugal profundo e infelizmente foi no concelho de Sta. Maria da Feira que vi mais casos tristes.
1. Condições de alojamento de animais (desde cães a galinhas) absolutamente exíguos e nojentos.
2. Animais soltos a vadiar em estradas nacionais apertadíssimas e sem bermas onde se possam refugiar dos automóveis.
3. Má vizinhança - ao ponto de uma pessoa não poder ter um cão ou gato na sua propriedade murada só porque o vizinho não gosta. E se insiste, matam-lhe o animal (quando não atacam a própria pessoa).
Claro que não são todas as pessoas do concelho. Mas a percentagem é muito elevada.
Agora Jofelix pense bem: a senhora da notícia correu atrás do cão e foi atacada porque levava a vassoura na mão. Sabe o que isto significa, não sabe?
Outra coisa Jofelix, olhe que na província também há lutas de animais. De cães não sei, mas há lutas de galos. E não são menos sangrentas.
Olá,
E a resposta que dei foi somente para mostrar que não é só na província que há coisas más.
Nas cidades, sejam elas maiores ou menores de países mais ou menos desenvolvidos, também há coisas estranhas com animais e não só.
Agora chamar às gentes de Santa Maria da Feira pré-históricos, estúpidos, tacanhos, maus, etc, porque um cão atacou uma mulher/homem de 80 anos que não soube educar o cão, é demasiado.
Eu, em todas as minhas intervenções neste fórum não estou a defender os donos do cão.
Mas, como disse, são velhotes, não conhecem a Internet, televisão e jornais não ensinam a evitar casos idênticos e para eles era normal que um cão de guarda rosne e ladre.
Mas também não os condeno, como aqui condenaram, porque são gente humilde que já foi vítima de assalto, e que resolveram adquirir um cão para se sentirem mais protegidos.
Talvez, repito, talvez a próxima geração comece a tratar melhor os animais e em particular os cães.
Digo talvez, porque não é só o cão que tem que ser educado (treinado) e socializado, os futuros donos também terão que adquirir esses conhecimentos, caso contrário ...
Maus vizinhos há em todo o lado;
Envenenar e matar cães à paulada, também;
Ferir e/ou matar vizinhos a tiro ou à paulada, idem.
Na província sobra pouco terreno para os cães e galinhas, porque a maioria das pessoas utiliza o terreno para cultivar, seja para auto-sustento seja para vender para às cidades.
Cidades estas que têm os terrenos, mas, ou estão abandonados e há espera de edificações, ou são reservados ao lazer das pessoas, etc.
Também conheço o Portugal profundo e não é só em Santa Maria da Feira que acontecem estas atrocidades, classificá-la em 1º lugar é natural porque é o maior concelho da Província.
Estradas nacionais apertadíssimas sem bermas onde se possam refugiar, é válido também para as pessoas, e o facto de serem apertadíssimas deve-se ao elevado aglomerado habitacional/populacional que cresceu ao lado de uma Estrada Nacional que já foi larga, no tempo dos carros de bois e charretes.
Temos que relativizar este aspecto, porque muitas estradas que antes tinham passeios, agora não os têm porque se preferiu dar mais espaço aos carros, que foi o caso em Santa Maria da Feira.
Um abraço