Um caso de agressão ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

quinta out 01, 2009 1:54 pm

jofelix Escreveu:Eu sou da idade da pedra porque sou da província e este como é da cidade é da idade do fogo:

http://diario.iol.pt/sociedade/lisboa-t ... -4071.html
Ou do calhau....

Já agora o cão sempre foi das pessoas ou houve algum antigo tratador? ( se souber)
<p><strong><a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt"></a></strong><strong><u></u></strong></p>
<p>&nbsp;" Ai se eu pudesse..." by Sofiaabreulopes :P</p>
Ponky
Membro Veterano

quinta out 01, 2009 2:09 pm

Ups :oops: ja vi na sua intervenção que sempre foi das pessoas...
<p><strong><a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt"></a></strong><strong><u></u></strong></p>
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quinta out 01, 2009 2:10 pm

xenita Escreveu:

A notícia em si:
A senhora que até era amiga do cão, que não foi sociabilizado nem uma grande parte dos donos dos cães sabe o que isso é, foi lavar a jaula onde ele ficava, este ao ver a porta aberta fugiu para a rua, a senhora foi busca-lo, mas como levava a vassoura na mão, o cão virou-se a ela porque se sentiu ameaçado. O marido deu-lhe o pontapé e recebeu o troco, porque o animal estava enfurecido. A besta do vizinho que oespetou e feriu com uma forquilha piorou a situação, ficando o animal completamente enraivecido e refugiando-se numa mata próxima, a PSP quando chegou viu-se incapaz de o dominar, e como oferecia perigo público optou por abatê-lo ali mesmo com UM tiro.
É mentira que ele tenha anteriormente atacado uma equipa de veterinários.

A noticia põem-me mal disposto, mas alguns comentários fazem o mesmo efeito.[/quote
]

Por aqui se vê tão bem que o animal era tratado.Nunca foi tratado como cão Serra da Estrela.
pessoas que não merciam ter um cão,quanto mais um Serra d Estrela.
E os Pastor Alemão e outros de grande porte ou que exijam mais espaço e liberdade enfiados em apartamentos o dia todo ?
E os que são treinados e socializados mordem os donos, é defeito do dono, do treinador ou do cão ?

O problema é que na maior parte das vezes as pessoas adoptam os cães, ou porque são bonitos (em pequenos) ou porque têm pena, ou porque está na moda.
Mas há cães que exigem donos de pulso firme e nem todos o são, depois dá estes resultados.
Musky escreveu:
Deve ser uma zona da provincia muito esquisita, porque onde nasci qualquer criança aos 5 anos já tinha sido ensinada a lidar com os animais, domésticos ou selvagens.
Fiquei com a cara num bolo e o nariz cortado, apenas preso por um fio. Tinha 6 anos de idade. Fui de urgencia para o hospital onde fui cozida etc. Ainda hoje tenho no nariz algumas marcas.

E sim! a minha família disse-me Bem Feita!
:roll: :roll:
Disseram bem feita para sacudir as responsabilidades. É próprio da província.
jofelix
Membro Veterano

quinta out 01, 2009 2:26 pm

Ponky Escreveu:Ups :oops: ja vi na sua intervenção que sempre foi das pessoas...
Não percebo a insinuação, mas:
Estou somente melhor informado que a jornalista que escreveu (?) a peça.
Não fui interveniente.
Já o disse, o cão sempre foi deles, não houve tratador nenhum pelo meio.
Os velhotes não sabem o que é a Internet, nem procuraram informar-se.
Televisão e Jornais só noticiam a tragédia e não como a evitar.
Para eles era normal o cão ladrar e rosnar.
Levar uma mordedela, também foi normal, acontece ...
Ter o cão enjaulado, para eles, também era normal, porque quando era mais pequeno fazia o que qualquer cachorro faz, ou seja, destruiu tudo que era flor, canteiros, roupa, etc. e então optaram pela jaula de onde não mais saiu, por desconhecimento e idade dos donos.
Eu já tive 1 Serra da Estrela e fui obrigado a enjaula-lo pelas mesmas razões até aos 6 meses +-, saindo todos os dias com ele, até que acalmou, deixou de ser "destruidor" e viveu em liberdade até aos 15 anos.

Um abraço
Ponky
Membro Veterano

quinta out 01, 2009 2:34 pm

falei na sua intervenção, mas aqui no forum. :wink:
Continuo a achar que o texto foi mal escrito.
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

quinta out 01, 2009 2:49 pm

Não, não é próprio da Província. Eu nem sou da província, sou alfacinha de gema. É próprio das pessoas bem formadas, que educam os seus filhos de molde a que sejam também crianças bem formadas e que os ensinam a respeitar os outros seres vivos. E, de facto, há uns meses para cá vivo na Província e bem vejo o que cá se passa. Há coisas boas, claro mas, a maior parte, é má - estou a falar em relação ao tratamento dados aos cães.
Mas a verdade é que essas pessoas que os têm amarrados a correntes de 20 cms, com um bidon por residência, ou até sem bidon nenhum, a chafurdar nas próprias fezes - embora tenham vivendas tipo maison com vastos terrenos - nem têm consciência de que os estão a maltratar. Acham que assim é que está bem e que a tontinha sou eu, que dou aos meus cães a maior das liberdades, que andam à vontade, dentro e fora de casa, que se deitam nos depauperados sofás e que dormem no meu quarto. Cão é para estar preso e o resto é paisagem. E quanto aos cães dos caçadores (que são 90% dos homens da região) nem vale a pena falar. E também não vale a pena falar de mudar mentalidades, porque sejam novos ou velhos - e há muitos novos - são totalmente nhurros. Nada os demove. Eu já tentei e acabei por desistir porque, a certa altura, passa a ser considerado intromissão na vida dos outros. E eu também não gosto que se metam na minha.

No que concerne aos gatos, os que sobrevivem aos atropelamentos e aos tiros dos caçadores, têm uma rica vida e não há que ter pena deles. Claro que castrações e esterilizações estão fora de questão, mas também os que restam dos tais atropelamentos e tiros não chegam para alterar o ecossistema.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

quinta out 01, 2009 3:43 pm

colette
Tudo isso se passa na minha zona.

Cães amarrados a bidões de chapa que no verão é a sua casinha.com calor tórrido e a agua nem vela porque aos pulos de exaustão a entornou.
Tenho visto isso por cá que dá raiva.
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

quinta out 01, 2009 4:01 pm

Sim, raiva, fúria, impotência.
Mas tenho que pensar nos meus, para que não sobre para eles.
Já tive a minha conta.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta out 01, 2009 5:22 pm

Jofelix

Não queria ofendê-lo, mas não retiro o que disse. Conheço bem o Portugal profundo e infelizmente foi no concelho de Sta. Maria da Feira que vi mais casos tristes.
1. Condições de alojamento de animais (desde cães a galinhas) absolutamente exíguos e nojentos.
2. Animais soltos a vadiar em estradas nacionais apertadíssimas e sem bermas onde se possam refugiar dos automóveis.
3. Má vizinhança - ao ponto de uma pessoa não poder ter um cão ou gato na sua propriedade murada só porque o vizinho não gosta. E se insiste, matam-lhe o animal (quando não atacam a própria pessoa).

Claro que não são todas as pessoas do concelho. Mas a percentagem é muito elevada.

Agora Jofelix pense bem: a senhora da notícia correu atrás do cão e foi atacada porque levava a vassoura na mão. Sabe o que isto significa, não sabe?

Outra coisa Jofelix, olhe que na província também há lutas de animais. De cães não sei, mas há lutas de galos. E não são menos sangrentas.
jofelix
Membro Veterano

quinta out 01, 2009 6:35 pm

Musky Escreveu:Jofelix

Não queria ofendê-lo, mas não retiro o que disse. Conheço bem o Portugal profundo e infelizmente foi no concelho de Sta. Maria da Feira que vi mais casos tristes.
1. Condições de alojamento de animais (desde cães a galinhas) absolutamente exíguos e nojentos.
2. Animais soltos a vadiar em estradas nacionais apertadíssimas e sem bermas onde se possam refugiar dos automóveis.
3. Má vizinhança - ao ponto de uma pessoa não poder ter um cão ou gato na sua propriedade murada só porque o vizinho não gosta. E se insiste, matam-lhe o animal (quando não atacam a própria pessoa).

Claro que não são todas as pessoas do concelho. Mas a percentagem é muito elevada.

Agora Jofelix pense bem: a senhora da notícia correu atrás do cão e foi atacada porque levava a vassoura na mão. Sabe o que isto significa, não sabe?

Outra coisa Jofelix, olhe que na província também há lutas de animais. De cães não sei, mas há lutas de galos. E não são menos sangrentas.
Olá,
E a resposta que dei foi somente para mostrar que não é só na província que há coisas más.
Nas cidades, sejam elas maiores ou menores de países mais ou menos desenvolvidos, também há coisas estranhas com animais e não só.
Agora chamar às gentes de Santa Maria da Feira pré-históricos, estúpidos, tacanhos, maus, etc, porque um cão atacou uma mulher/homem de 80 anos que não soube educar o cão, é demasiado.

Eu, em todas as minhas intervenções neste fórum não estou a defender os donos do cão.
Mas, como disse, são velhotes, não conhecem a Internet, televisão e jornais não ensinam a evitar casos idênticos e para eles era normal que um cão de guarda rosne e ladre.
Mas também não os condeno, como aqui condenaram, porque são gente humilde que já foi vítima de assalto, e que resolveram adquirir um cão para se sentirem mais protegidos.

Talvez, repito, talvez a próxima geração comece a tratar melhor os animais e em particular os cães.
Digo talvez, porque não é só o cão que tem que ser educado (treinado) e socializado, os futuros donos também terão que adquirir esses conhecimentos, caso contrário ...

Maus vizinhos há em todo o lado;
Envenenar e matar cães à paulada, também;
Ferir e/ou matar vizinhos a tiro ou à paulada, idem.

Na província sobra pouco terreno para os cães e galinhas, porque a maioria das pessoas utiliza o terreno para cultivar, seja para auto-sustento seja para vender para às cidades.
Cidades estas que têm os terrenos, mas, ou estão abandonados e há espera de edificações, ou são reservados ao lazer das pessoas, etc.

Também conheço o Portugal profundo e não é só em Santa Maria da Feira que acontecem estas atrocidades, classificá-la em 1º lugar é natural porque é o maior concelho da Província.
Estradas nacionais apertadíssimas sem bermas onde se possam refugiar, é válido também para as pessoas, e o facto de serem apertadíssimas deve-se ao elevado aglomerado habitacional/populacional que cresceu ao lado de uma Estrada Nacional que já foi larga, no tempo dos carros de bois e charretes.
Temos que relativizar este aspecto, porque muitas estradas que antes tinham passeios, agora não os têm porque se preferiu dar mais espaço aos carros, que foi o caso em Santa Maria da Feira.

Um abraço
jofelix
Membro Veterano

quinta out 01, 2009 6:49 pm

Musky Escreveu:Jofelix

Sei e já o disse: O cão sentiu-se ameaçado. Mas quero frisar que a Srª. não lhe bateu com a vassoura nem o ameaçou com a mesma.

Não comparemos lutas de cães com lutas de galos!!
Nas lutas de galos que alguns parvos patrocinam esporadicamente e mais por ocasiões festivas, o destino dos galos é a panela.
As lutas de cães ... bem, vocês sabem como são e como acabam.
Também há cães muito bem tratados na minha zona, nem tudo é bidon !!
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

quinta out 01, 2009 7:05 pm

:o

Isto aconteceu porque um cão foi tratado de forma negligente, devido a ignorância / falta de informação dos donos.
Para alem deste existem muitooooos mais velhotes, adultos e jovens sem a mínima informação de como se deve tratar correctamente um cão!

Ignorância não é nem nunca foi sinonimo de pessoas más! :?

Mas existe com certeza pessoas más que negligenciam os seus cães, mas aqui penso que não se aplica. Logo não é bem feito o que aconteceu, nem para o casal nem para o cão!
<p>Cumprimentos</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta out 01, 2009 7:53 pm

Agora, a "ignorância" traduz-se muitas vezes - as mais das vezes - em maldade.
Veja-se o caso do homem alcoolizado que foi deixado de cabeça para baixo, toda a noite, e que foi encontrado morto.
Não o queriam matar, não, só quiseram "gozar" com um homem simples de espírito.

Veja-se o caso, já referido,em que mãe e filho deficiente foram sequestrados e mantidos como porcos numa divisão de uma casa.
Ignorância ?

Lembre-se o caso do travestri assassinado por uns jovenzitos, em Coimbra.
E aquele caso dos meninos que se divertiam a lançar gatos do cimo das muralhas do castelo e faziam vídeos.
Ignorância ?

Maldade, acho eu.

Embora, neste caso concreto, acredito que houvesse, de facto muita ignorância.
Mas há, sobretudo, insensibilidade, também conhecida por "bruteza".
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

quinta out 01, 2009 8:06 pm

aisd Escreveu:Agora, a "ignorância" traduz-se muitas vezes - as mais das vezes - em maldade.
Concordo que a ignorância leva a actos de maldade! Mas só "podemos" dizer que é "bem feito", quando a maldade leva a actos ignorantes... não sei se me percebe assim. :|
<p>Cumprimentos</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quinta out 01, 2009 8:18 pm

Tive 4 PA, dois machos fora de Portugal e um casal em Portugal, tive dois serras, não contando com o casal de serras de rebanho com quem convivi na infância.
Nunca um cão meu foi enjaulado, nunca um cão meu esteve à corrente, e posso dizer que um dos PA veio para nossa casa já adulto.
Tive amigos meus com serras e nunca vi nenhum deles ter de enjaular um cão, nem sequer em canil estavam, estavam no quintal e em casa, quando era preciso vedar o acesso a algum lado, fechavam o acesso do cão a essa zona.

Os meus serras, um morto de trombose, já com 12 anos, outro com 13, de um cancro na pata, foram sempre cães de familia, com muito espaço e que tiveram educação muito firme. Tivemos de optar ou ter um guarda eventualmente perigoso, ou ter belissimos cães de familila que conviviam com crianças, visitas, sempre amigáveis. Tive foi o privilégio de ter na familia quem soubesse muito bem lidar com cães, e posso dizer que um dos PA andou numa escola da policia, mas os serras foram sempre educados como cães de casa e eram do melhor!

Os serras que conheci perigosos, eram cães de guarda a uma fábrica, fechados todo o dia e soltos à noite, quase sem socialização.

Não se brinca aos leões enjaulados com um bicho desta corpulência. Um serra é paciente até um certo ponto, depois passa-se....
Responder

Voltar para “Cães”