hoje tornei-me membro da Arca de Noé, depois de pesquisar sobre PIF na web. No sábado morreu o nosso gatinho TXIKI e suspeita-se de PIF. Hoje passei todo o dia a pesquisar na web e procuro respostas por todo o lado. Temos outro gatinho e temo que poderá estar contagiado. O Txiki foi encontrado por mim em cima de uma árvore a miar no natal de 2001. Era um gatinho bébé (4 meses aprox.) e via-se que estava bem tratado (incialmente pensamos que se tinha perdido, mas parece que foi um desses "presentes" indesejáveis e estava abandonado). Era muito meiguinho e nunca parava de lamber as maos das pessoas. Há uns meses ficou muito magrinho mas aparentemente estava saudável e o vet dizia que era da sua constituiçao (o meu pai passou a chamar-lhe "top-model" porque era muito elegante. Nao nos preocupamos porque o pelo era muito macio e era muito activo e nao apresentava nenhum sinal de debilidade. Estava vacinado de tudo aquilo que podia estar (em princípio). Em Outubro de 2002 trouxe-mos o Biotza (encontrado na serra da Gardunha com pneumonia e todo encharcado (pensamos que abandonado pela mae). O veterinário detectou o que nós imaginavamos - o Biotza descende de gato selvagem ou de lince. É lindo! Tem uma cauda como um esquilo, tem um pelo tigrado impressionante e tem as patas mais curtas que o "normal". É muito ágil e rapidíssimo. Trepa às árvores e muros de uma maneira curiosa (tipo "spiderman") e além disso tem uns sentidos muito aguçados. Está vacinado e aparentemente está saudável. Há uns meses o Txiki apareceu com uma espécie de conjutivite (pensavamos nós) e estivemos imenso tempo a cura-lo com uns remédios receitados pelo vet. Melhorou mas nunca ficou 100% bem. Nas últimas 2 semanas, depois de 2 días fora de casa (a casa tem jardim e ele gosta muito de passear. Normalmente dormia em casa mas às vezes ficava fora) apareceu "murcho" e com febre. Preocupadíssimos fomos ao vet que nos disse que provavelmente tinha comido um outro animal envenenado (ratinho de campo ou toupeira) e durante uma semana levamos o gatinho ao vet todos os dias para levar uma injecçao de anti-inflamatório... mas o pior passou no sábado... depois de tantos cuidados, de suplementos vitamínicos e energéticos - porque já nao comia - e de muitos miminhos... o Txiki começou com uma respiraçao muito ofegante e levamo-lo à Clinica de Sintra (até hoje pessoas encantadoras) porque o vet habitual estava fora da cidade. Aí pensaram que tinha sido atropelado porque na radiografia nao conseguiam ver o diafragma... mas nao.... parece que é mesmo PIF... estava a sofrer tanto que já nao podia estar sem oxigénio nem soro e aceitamos que o "adormececem". Agora estamos destroçados... principalmente pela sensaçao de impotência e de nao ter respostas mais claras... que fazer nestas situaçoes?? como ajudá-los? Agora temos um dilema enorme... o Biotza.... quase de certeza que foi contagiado. Aparentemente está saudável... como prevenir?? já desinfectamos tudo o que pudemos... mas o jardim é grande?? o que fazer.... estamos à espera dos resultados das análises... e se der positivo... podemos fazer alguma coisa? ou simplesmente estar atento a que a doença nao se revele?

Estou a ler tudo o que posso na web. Por favor se alguém conhece vets conhecedores desta doença em Portugal e em especial na zona de Cascais ou Lisboa, por favor dizer-me.
Obrigada.
PS: Moka, sinto muito o que passou com a tua gatinha. Nao sabes como compreendo o desespero e a impotência.